BLOG VEJA AGORA - Notícias com veracidade dos fatos

Oportunidade! Serviço de telemetria para adquirir a CNH ainda não está sendo cobrado as taxas

Oportunidade! Auto escolas não estão cobrando taxa de telemetria em todo o Maranhão; simuladores estão com dias contados

Das duas empresas de telemetria que operam o sistema no Maranhão, apenas o ‘Grupo Criar’ não está cobrando a taxa referente aos serviços. Já o ‘ITrânsito’ continua cobrando, portanto, os consumidores que optarem em iniciar o processo de habilitação deve ficar atento. As duas empresas são credenciadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e responsáveis pela implantação da Telemetria no Maranhão.

Por enquanto, a Criar não está cobrando as taxas pelos serviços de telemetria, uma vez que apenas na semana passada, o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão – DETRAN realizou, uma visita técnica para apresentar ao Ministério Público, na pessoa do promotor de Justiça, Carlos Augusto da Silva Oliveira, titular da 9º Promotoria Especializada (Defesa do Consumidor), o sistema de monitoramento utilizado pelo órgão, que acompanha o funcionamento e a regularidade da Telemetria implantada no estado.

Os representantes das empresas ITrânsito e Grupo Criar apresentaram os detalhes do sistema, que valida a presença dos alunos durante as aulas práticas e teóricas para a obtenção da Carteira Nacional de Trânsito (CNH). As duas empresas são credenciadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e responsáveis pela implantação da Telemetria no Maranhão.

A telemetria exige que os veículos usados pelos Centros de Formação de Condutores do Maranhão (CFCs) trabalhem com câmeras de monitoramento e que a presença dos alunos em sala de aula, também seja monitorada. Essa medida garante que o aluno cumpra a carga horária de aulas determinada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e que o instrutor esteja totalmente atento ao aluno durante os 50 minutos de aula.

Aulas em Simuladores

A obrigatoriedade para aulas em simuladores na autoescola pode estar com os dias contados, é que o atual Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que incorporou o antigo Ministério dos Transportes, alertou que pretende acabar com a exigência.

Preço para adquirir a CNH

O Ministro falou sobre o assunto na Convenção Nacional da Confederação dos Transportadores Autônomos. Segundo ele, a ideia é reduzir a burocracia e os custos para aqueles que usam a CNH para trabalhar, como os motoristas, além da população em geral.

Em tempo: o preço da CNH no Brasil é dos mais caros e burocráticos do mundo.

E mais: no Maranhão, o Ministério Público abriu procedimento para acompanhar o serviço de telemetria que está em implantação.

Pra fechar: aproveite enquanto o serviço ainda não está sendo cobrado.

Categoria: Cidades, Dinheiro, Estado

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*