Blog Veja Agora | Com Junior Araujo - Notícia com veracidade dos fatos

Osmar Filho leva programa “Cuidar dos Olhos” às comunidades de Pedrinhas e Santa Bárbara, em São Luís

Ações realizadas no fim de semana ampliam atendimentos oftalmológicos e contaram com parceria da vereadora Clara Gomes

O deputado estadual Osmar Filho (MDB) promoveu, no último fim de semana, mais duas ações do programa “Cuidar dos Olhos” em São Luís, reforçando a oferta de atendimentos oftalmológicos à população.

No sábado (25), a iniciativa foi realizada no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), no Campus Pedrinhas, localizado na zona rural da capital. Já no domingo (26), os serviços chegaram à Escola Mágica do Saber, na Vila São Domingos, situada no bairro Santa Bárbara.

Durante a ação de domingo, o parlamentar destacou o caráter comunitário do projeto e o apoio de lideranças locais. “Hoje o ‘Cuidar dos Olhos’ chegou aqui na Vila São Domingos, atendendo ao pedido da nossa amiga, a suplente de vereadora Dona Do Carmo, grande referência aqui na região. Agradecemos também ao governador Carlos Brandão e ao Orleans Brandão, que enquanto secretário, muito ajudou a levar essas ações a diversos municípios do Maranhão”, afirmou.

Com formato itinerante, o programa “Cuidar dos Olhos” tem percorrido diferentes cidades maranhenses, com foco na prevenção de problemas visuais e na ampliação do acesso a consultas e serviços especializados. Em São Luís, as atividades são realizadas em parceria com a vereadora Clara Gomes (PSD).

Por: Mirlene Bezerra
Foto/ Hamilton Jr

Orleans Brandão reúne-se com moradores do Bairro de Fátima, em São Luís


O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), participou na noite desta segunda-feira (6) de uma reunião com moradores do Bairro de Fátima, em São Luís. O encontro, articulado pelo vereador Beto Castro, reuniu lideranças comunitárias e moradores da região em um momento de diálogo e escuta sobre as principais demandas da comunidade.

O momento foi marcado pelo diálogo e estreitamento dos laços entre o pré-candidato e a população do Bairro de Fátima, reforçando a importância de espaços de conversa direta para a construção de propostas alinhadas às necessidades reais dos bairros da capital.

Durante o encontro, Orleans Brandão apresentou parte de sua trajetória à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas, pontuando obras e ações voltadas ao fortalecimento dos municípios. Ele também enfatizou a importância do diálogo com as comunidades como ferramenta essencial para uma gestão participativa e eficiente.

“Quero começar dizendo da alegria de estar aqui no Bairro de Fátima, olhando no olho de cada um de vocês e podendo conversar de forma direta e franca. Para mim, esse momento tem um significado muito especial. Eu sempre defendi que o trabalho dos vereadores é essencial dentro das comunidades. São eles que estão no dia a dia, ouvindo, acompanhando de perto as necessidades e ajudando a construir soluções reais. E aqui quero reconhecer o trabalho do vereador Beto Castro, que tem desempenhado seu papel com dedicação. Ele sabe que pode contar comigo enquanto eu estiver na vida pública para continuar trazendo benefícios para este bairro tão importante da nossa capital”, disse Orleans.

Ele afirmou ainda que que fez questão de iniciar essa nova fase da sua vida pública com a reunião no Bairro de Fátima. “Não é por acaso. Foi aqui também que o governador Brandão começou sua caminhada pela capital, mostrando que é nas comunidades que tudo começa. E eu quero dizer a vocês, com toda sinceridade: eu estou com muita vontade de seguir trabalhando por este estado. Muita vontade de fazer a diferença na vida das pessoas. É isso que me move. Nós já temos ações importantes que mostram que estamos no caminho certo”, afirmou.

Ele pontuou projetos que ajudou a consolidar, como os Restaurantes Populares, o prolongamento da Avenida Litorânea, a Avenida Metropolitana, entre muitos outros em diversas áreas. “Tudo isso mostra que a gente está tornando nossas cidades melhores para todos. Mas eu tenho plena consciência que ainda há muito a ser feito. E é por isso que estamos aqui, para ouvir e construir juntos soluções concretas”, ressaltou Orleans.

*Mobilização*

Considerado uma das mais atuantes lideranças políticas e comunitárias de São Luís, o vereador Beto Castro destacou o papel da mobilização popular na definição dos rumos políticos do Maranhão. O parlamentar ressaltou também a relevância da reunião para a população do Bairro de Fátima.

“Esse encontro mostra a importância de termos lideranças dispostas a ouvir. Orleans tem demonstrado compromisso com os municípios e com as pessoas, e isso faz toda a diferença. Ele conhece a realidade de todos os 217 municípios maranhenses porque esteve em todos eles, levando obras e ouvindo a população, da mesma forma como faz hoje aqui”, declarou.

O vereador afirmou ainda que a maioria das obras executadas no Bairro de Fátima é do Governo do Estado. “Nunca tivemos um governador tão amigo do Bairro de Fátima como Carlos Brandão, e eu tenho a certeza de que Orleans dará a mesma importância ao nosso bairro”, concluiu.

Iracema Vale participa da abertura da 65ª edição da Expoema, em São Luís

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, neste último domingo (31), da abertura oficial da 65ª edição da Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), um dos maiores eventos do setor agropecuário do estado.

Realizada de 31 de agosto a 7 de setembro, no Parque Independência, no bairro São Cristóvão, a Expoema promete movimentar a economia, gerar oportunidades de negócios e valorizar o trabalho dos produtores rurais maranhenses. A feira também reforça a tradição do agronegócio no estado e celebra conquistas recentes, como o título de “Maranhão Livre de Aftosa sem Vacinação”.

Durante a solenidade, Iracema Vale ressaltou a importância da união entre os poderes para o fortalecimento do setor. “Nesta época, as famílias vêm para se confraternizar, trazer as crianças para brincar, e ainda têm os shows para a juventude. É um ambiente de negócios e de exposição do setor agropecuário. Além de gerar renda para pequenos, médios e grandes empreendedores, o evento também divulga as ações que estão sendo realizadas no setor agropecuário do Maranhão”, destacou a parlamentar.

O senador Weverton Rocha também destacou a relevância da Expoema para o estado. “Quero parabenizar o governo pela realização deste grande evento, que já é uma tradição passada de geração em geração. Espero ver o Maranhão cada vez mais como grande protagonista no cenário nacional”, afirmou.

Já o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, lembrou a importância da feira para o setor produtivo e para as famílias maranhenses. “A Expoema, além de ser um espaço de grandes negócios, é um ambiente para a família. Quero parabenizar o governo pela realização dessa grande exposição, que reúne atrações culturais e nacionais. Reforço, ainda, que, recentemente, na gestão do governador Carlos Brandão, o Maranhão conquistou o título de livre de aftosa sem vacinação, um marco para o nosso estado”, disse.

Com uma programação diversificada, a 65ª edição da Expoema reúne exposição de animais, leilões, palestras técnicas, feira gastronômica, shows e atrações culturais, tornando-se um espaço de negócios, lazer e integração para toda a família maranhense.

O evento também contou com a presença do presidente da Famem, Roberto Costa (MDB); do Ministro do Esporte, André Fufuca (PP); dos deputados estaduais, Antônio Pereira (PSB), Arnaldo Melo (PP) e Ariston (PSB), além de outras autoridades.

Em São Luís, prefeito Rafael Brito participa de seminário do TCE sobre resíduos sólidos e reforça defesa pelo fim dos lixões

O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) realizou nesta quinta-feira (21), em São Luís, o seminário “Gestão de Resíduos Sólidos: Encerramento de Lixões”, reunindo autoridades nacionais para debater soluções para o saneamento básico no Maranhão.

O prefeito de Timon participou do encontro representando a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM). Engenheiro civil e profundo conhecedor do tema, Rafael já havia se destacado durante o mandato de deputado estadual ao criar a Frente Parlamentar pelo Fim dos Lixões. A iniciativa tinha como objetivo mobilizar a Assembleia Legislativa, prefeituras e sociedade civil em torno da implantação de aterros sanitários e alternativas sustentáveis para o descarte dos resíduos.

Como mediador do Painel “Estruturação do Sistema de Limpeza Pública Municipal”, Rafael Brito destacou a importância da união institucional para que o Maranhão avance na erradicação dos lixões: “Este é um tema muito importante, que conta com a participação de nós prefeitos para que somemos forças junto ao Tribunal de Contas, ao Ministério Público e à Secretaria de Estado do Meio Ambiente pela erradicação dos lixões no Maranhão. Hoje foi um dia de grande aprendizado, de grandes debates, com temas relevantes. Tenho certeza de que, a partir deste seminário e das legislações emitidas pelo Tribunal, chegaremos a um caminho seguro pela erradicação dos lixões no Maranhão.”

À frente da Prefeitura de Timon desde janeiro de 2025, Rafael Brito tem tratado a questão do lixão do município como prioridade. Logo no início da gestão, decretou estado de emergência ambiental no espaço localizado no povoado Bom Jardim, transformando em prática a mesma bandeira que já defendia enquanto parlamentar.

O seminário do TCE ocorre em meio a números alarmantes: 75% dos municípios maranhenses ainda utilizam lixões a céu aberto, apenas 10% atuam de forma regionalizada e pouco mais de 33% possuem plano municipal de saneamento, segundo dados do próprio tribunal.

Deputado Osmar Filho e vereadora Clara Gomes participam da inauguração do Estádio Beira-Rio na ilhinha

A revitalização do espaço esportivo foi solicitada pelo parlamentar, que acompanha de perto as demandas da comunidade desde 2009, quando iniciou sua trajetória política

Por: Mirlene Bezerra
Foto: Hamilton Jr.

O deputado estadual Osmar Filho (PDT) participou, nesta quinta-feira (07), da inauguração do Estádio Beira-Rio, no bairro da Ilhinha, em São Luís. O evento contou com a presença do governador Carlos Brandão (PSB), do secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, e da vereadora Clara Gomes (PSD), entre outras autoridades e lideranças comunitárias.

A revitalização do espaço esportivo foi solicitada por Osmar Filho, que acompanha de perto as demandas da comunidade desde 2009, quando iniciou sua trajetória política. O deputado recordou que o pedido de reforma foi feito ao secretário Orleans Brandão em setembro de 2024, após constatar a situação precária do campo durante a final de um campeonato local. “Este campo tem história, com muitas conquistas. Muitos atletas passaram por aqui. Essa história foi escrita por todos nós”, pontuou.

A obra é um marco importante para o esporte maranhense, por se tratar do primeiro campo oficial com gramado sintético do estado. O governador Carlos Brandão também reconheceu a importância da entrega: “Mesmo com o campo empoeirado, sem condições, a comunidade nunca desistiu de praticar esporte. Esse povo merece esse investimento”.

Em seu pronunciamento, Orleans Brandão agradeceu o deputado, que levou a demanda para o Governo do Maranhão. “Ninguém faz nada sozinho. A gente só faz as coisas quando tem uma boa equipe para trabalhar”, afirmou o Secretário de Assuntos Municipalistas, acrescentando que há outras grandes obras da administração estadual na região.

A vereadora Clara Gomes, aliada política e comunitária de Osmar, reforçou que a união de forças é essencial para que conquistas como essa se concretizem. Ela destacou que a requalificação de espaços públicos é uma política contínua do Governo do Maranhão, voltada para o bem-estar das comunidades.

*A obra*
A requalificação do Estádio Beira-Rio incluiu gramado sintético, melhorias estruturais e solução para problemas de drenagem e manutenção, permitindo que o local seja utilizado novamente para competições esportivas, treinos e projetos sociais.

Moradores como Yuri e Neto agradeceram o incentivo ao esporte e ressaltaram o impacto positivo da revitalização, principalmente para crianças e jovens do bairro. Já o dirigente esportivo Ricardo Paixão, do departamento de futebol do São Francisco, celebrou: “Essa revitalização é um grande passo para toda a cidade. A comunidade agradece ao governador Carlos Brandão, ao deputado Osmar Filho e à vereadora Clara.”

Durante o evento, o Governo também realizou a entrega de kits esportivos, que permitirão a retomada imediata das atividades esportivas no novo estádio.

Veja Agora: Vereador Júnior Nazaré solicita implantação de Restaurante Popular no bairro Santa Clara, em São Luís

O vereador de São Luís, Júnior Nazaré (Avante), protocolou um pedido oficial solicitando a implantação de um Restaurante Popular no bairro Santa Clara, uma das áreas mais populosas da capital maranhense. A iniciativa visa ampliar o acesso da população a refeições de qualidade a preços acessíveis, contribuindo para a segurança alimentar das famílias em situação de vulnerabilidade.

De acordo com o parlamentar, o requerimento já foi aprovado na Câmara Municipal e agora aguarda o encaminhamento do Governo do Estado. Júnior Nazaré demonstrou confiança no apoio do governador Carlos Brandão, destacando o perfil municipalista e sensível da atual gestão.

“Vamos seguir lutando por mais dignidade, inclusão e cuidado com quem mais precisa. Acredito no compromisso do nosso governador, que é trabalhador, agregador, municipalista e certamente vai atender esse pedido com carinho. Um Restaurante Popular no Santa Clara trará mais segurança alimentar e qualidade de vida para as famílias do nosso bairro”, afirmou o vereador.

Segurança alimentar e inclusão social

O Restaurante Popular, política já presente em outros bairros da capital, oferece refeições balanceadas e nutritivas por preços simbólicos, sendo um importante instrumento de combate à fome e de promoção da saúde pública.

Caso seja implantado, a unidade no bairro Santa Clara irá atender diretamente centenas de famílias em situação de vulnerabilidade social, além de gerar empregos e movimentar a economia local.

“Quem ganha com tudo isso é a população. Seguimos trabalhando para garantir direitos e mais qualidade de vida para o nosso povo”, concluiu Júnior Nazaré.

Flamengo x Botafogo-PB: ingressos estão a venda para o grande duelo no Castelão, em São Luís


Alô, Nação Rubro-Negra! A espera chegou ao fim. Começou nesta quarta-feira (23) a venda de ingressos para o aguardado confronto entre o time titular do Flamengo e Botafogo-PB, marcado para o dia 1º de maio, às 20h, no Estádio Castelão, em São Luís. A partida promete movimentar a capital maranhense durante o feriado do Dia do Trabalhador.

O evento deve reunir milhares de torcedores apaixonados, que terão a oportunidade de ver de perto o Mengão em campo. A expectativa é de casa cheia e clima de decisão nas arquibancadas.

Confira os valores dos ingressos por setor:

Setores 1, 2 e 3:
• Solidário (com doação de 1kg de alimento): R$ 190,00
• Meia-entrada: R$ 200,00
• Inteira: R$ 400,00

Setor 4:
• Solidário: R$ 340,00
• Meia-entrada: R$ 360,00
• Inteira: R$ 720,00

Setores 5 e 6:
• Solidário: R$ 190,00
• Meia-entrada: R$ 200,00
• Inteira: R$ 400,00

Cadeira Coberta:
• Solidário: R$ 440,00
• Meia-entrada: R$ 450,00
• Inteira: R$ 900,00

Os torcedores que optarem pela modalidade “ingresso solidário” devem levar 1kg de alimento não perecível no momento do acesso ao estádio. A ação une paixão pelo futebol e solidariedade, contribuindo com quem mais precisa.

Garanta seu lugar e venha fazer parte dessa festa histórica no Castelão!

Na madrugada desta quinta-feira (25), faleceu o desembargador Raimundo Freire Cutrim, tio do deputado estadual Glalbert Cutrim, no Hospital UDI, em São Luís.

Raimundo Freire Cutrim, irmão do conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA), Edmar Cutrim, teve uma trajetória notável na área jurídica. Formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, atuou como juiz de Direito em várias comarcas, onde se destacou por seu compromisso com a justiça e a ética profissional.

Em 1997, foi nomeado desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão por merecimento, posição na qual exerceu um papel fundamental no aprimoramento do sistema judiciário do estado. Sua ascensão ao cargo de corregedor-geral de Justiça, em dezembro de 2005, para o biênio 2006/2007, foi marcada pela implementação de projetos inovadores como o Fala Audiência, Leitor Ótico de Processos, Terminal de Consultas a Processos e a Distribuição Móvel de Petições (DMP).

Além de sua atuação como corregedor-geral, Raimundo Freire Cutrim presidiu o Tribunal de Justiça do Maranhão no biênio 2008/2009, período em que sua liderança e visão estratégica foram essenciais para a modernização e eficiência da instituição. Sua contribuição para o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, onde foi presidente de 21 de dezembro de 2009 a 19 de dezembro de 2011, também foi significativa, reforçando seu compromisso com a justiça eleitoral.

A trajetória de Raimundo Freire Cutrim na magistratura deixou um legado inestimável, marcado pela dedicação, inovação e compromisso com a justiça. Sua ausência será profundamente sentida por colegas, amigos e familiares, que sempre o reconheceram como um exemplo de integridade e dedicação ao serviço público.