Os prefeitos de municípios atravessados pelas ferrovias da mineradora VALE se reuniram nesta segunda-feira (6) e elegeram o prefeito de Alto Alegre do Pindaré, Didi do PP, como o novo presidente do Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM). A eleição contou com a participação da maioria dos gestores municipais consorciados, consolidando o nome de Didi para comandar a entidade.
Em suas redes sociais, o novo presidente do CIM agradeceu a várias lideranças políticas que contribuíram para sua trajetória e eleição, entre elas o ex-prefeito Fufuca Dantas, o ministro André Fufuca, o governador do Pará, Helder Barbalho, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, o secretário Orleans Brandão e o prefeito eleito de Bacabal, Roberto Costa.
Didi destacou que sua gestão no CIM será pautada pelo fortalecimento das relações institucionais entre os municípios e os governos federal e estadual, além de garantir o diálogo com a mineradora VALE. Criado em abril de 2013, o CIM tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico e social das cidades consorciadas e intermediar as demandas municipais diretamente com os órgãos responsáveis.
O consórcio representa uma ferramenta estratégica para enfrentar desafios regionais, como os impactos econômicos e ambientais causados pela atividade mineradora, e buscar soluções conjuntas para os municípios afetados. A liderança de Didi é vista como uma oportunidade para ampliar os benefícios para as cidades envolvidas.
Fortalecimento regional e desenvolvimento econômico
O Consórcio Intermunicipal Multimodal é um importante instrumento de gestão colaborativa, promovendo ações integradas que beneficiam diretamente as comunidades locais. Sob a nova presidência de Didi do PP, a expectativa é de que o consórcio fortaleça ainda mais o elo entre as prefeituras, os governos e a iniciativa privada, impulsionando o progresso e a qualidade de vida nos municípios membros.