Blog Veja Agora | Com Junior Araujo - Notícia com veracidade dos fatos

Evento reúne centenas de apoiadores do pré-candidato a Deputado Federal, Dr Joel, neste domingo

Diálogo, troca de ideias e entusiasmo pelo futuro marcaram o almoço realizado, neste domingo (21), em apoio ao pré-candidato a deputado federal e vereador de São Luís, Dr Joel. O evento, que aconteceu no bairro Itapiracó, reuniu cerca de trezentos apoiadores e contou ainda com a presença do pré-candidato a senador, André Fufuca, e do pré-candidato a deputado estadual pelo Maranhão, Marcos Miranda Jr.

Na ocasião, Dr Joel reiterou o objetivo do projeto político do grupo Braide em transformar o estado do Maranhão com a participação do povo: “É desta forma, ouvindo a população, que continuaremos trabalhando, para que o nosso estado possa avançar assim como nossa capital tem avançado. Tenho muito orgulho de ter participado ativamente deste trabalho, ao lado do futuro governador, Eduardo Braide, e por este motivo aceitei mais este desafio, para continuar cuidando da nossa gente”, afirmou.
Durante o encontro, lideranças comunitárias, amigos e representantes de diversos segmentos da sociedade destacaram a importância da participação popular na construção de um Maranhão mais desenvolvido e com mais oportunidades. O momento também foi marcado por manifestações de apoio ao projeto político liderado por Eduardo Braide.
Para Dr Joel, a reunião reforça a força do diálogo e da união em torno de propostas voltadas para o desenvolvimento do estado. “Estamos construindo um projeto coletivo, baseado em trabalho, responsabilidade e compromisso com as pessoas. O Maranhão tem potencial para avançar ainda mais, e queremos contribuir para levar mais qualidade de vida e oportunidades para todos os maranhenses”, destacou.
O pré-candidato a senador André Fufuca ressaltou a importância da formação de novas lideranças e da união em torno de um projeto voltado para o crescimento do Maranhão. Já Marcos Miranda Jr. enfatizou a necessidade de fortalecer a representatividade do estado por meio de iniciativas comprometidas com as demandas da população.
O encontro encerrou em clima de confraternização e confiança, consolidando mais uma etapa das articulações políticas do grupo para as eleições de 2026.

Arraial da Assembleia encerra-se com mais uma noite formidável de celebração da cultura popular maranhense

Agência Assembleia/MA

Uma grandiosa festa da cultura popular em seus aspectos mais variados. Assim foi o Arraial da Assembleia, encerrado neste domingo (21), com absoluto sucesso. O último dia de festança contou com uma programação que reuniu bois de diferentes sotaques, além de danças folclóricas que contagiaram o público. Mais uma vez, ficou completamente lotado o terreiro junino montado no estacionamento do Parlamento Estadual.

Para a presidente da Casa, deputada Iracema Vale (MDB), a cada ano o evento junino da Alema consolida-se como o arraial da família maranhense.

“Estamos todos muito felizes com o arraial que nós deputados da Assembleia Legislativa preparamos com muito amor, com muito carinho para todo o público. Aqui temos segurança, tranquilidade, muitas brincadeira, muita cultura maranhense e, acima de tudo, um ambiente super agradável, tranquilo, acessível para todas as famílias do Maranhão”, ressaltou Iracema Vale.

Os deputados Wellington do Curso (PSD) e Helena Duailibe (Republicanos) também prestigiaram o último dia de arraial, e exaltaram a exuberância da cultura maranhense.

*Programação*

A programação do último dia do Arraial da Assembleia iniciou-se com o show de forró do Renan Soeiro. Em seguida, houve a apresentação da Dança Portuguesa Tesouro de Coimbra, do Boi Revelação de São Marçal, do Coco Pirinã, do Boi Pérola dos Lençóis e do Boi Encanto do São Cristóvão.

Na parte final da programação, apresentaram-se o Boi Barbosa do Rosário, o Boi Encanto da Ilha, o Boi de São Simão e, por fim, o Boi de Matinha.

*Fomento à economia*

Público lotou mais uma vez o Arraial da Assembleia e aproveitou os atrativos do espaço.

O deputado Wellington do Curso declarou que foram quatro dias de uma festa maravilhosa. “Todos os dias foram de casa cheia, é uma festa linda, que faz menção à nossa cultura, mas que também fomenta a economia do nosso estado”.

“A Assembleia é a Casa do povo e nada mais justo que o povo esteja aqui dentro. E a gente vê como esse arraial, a cada ano, se valoriza cada vez mais, recebendo o reconhecimento máximo da população”, salientou Helena Duailibe.

Com acessibilidade, segurança, comodidade, decoração e uma infraestrutura de palco, luz e som, além de espaços para comercialização de comidas típicas e bebidas, o Arraial da Assembleia, coordenado pelo Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), foi o local escolhido por muitas famílias para apreciarem os festejos. Turistas também aproveitaram o arraial.

*Atrativos*

Duas servidoras públicas, amigas de longa data, disseram que, pela segunda vez, prestigiaram o Arraial da Assembleia. “Viemos no ano passado; gostamos e, agora, viemos de novo”, declarou Sílvia Ramos, funcionária da Prefeitura de São Luís.

A servidora pública Conceição Pestana salientou que um dos principais atrativos do Arrarial é a questão da segurança. “Muito lindo esse Arraial; o melhor de São Luís: seguro, alegre e, principalmente, acessível a todos”, enfatizou.

Sob o olhar atento dos integrantes do Gabinete Militar, o Arraial da Assembleia contou com a ação conjunta da Polícia Militar do Estado e do Corpo de Bombeiros, mobilizado para qualquer eventualidade em caso de combate a incêndio, realização de resgates e primeiros socorros.

*Conforto e Segurança*

O Arraial da Assembleia levou alegria, diversão e entretenimento de qualidade ao público que compareceu ao local nas quatro noites de festa. E quem não pôde estar presente, também acompanhou a festa por meio dos canais de comunicação da Casa.

Foram mais de 100 profissionais envolvidos na cobertura do evento que teve todas as noites com transmissão ao vivo pela TV, Rádio e Canal do Youtube, além das redes sociais e Agência de Notícias.

A festa, que já integra o calendário do São João do Maranhão, tornou-se ponto de encontro de famílias e amigos que veem no local um espaço com conforto, segurança e comodidade, tendo como um dos destaques a programação voltada exclusivamente para as manifestações culturais locais.

*Sotaques*

Grupos de bumba meu boi de diversos sotaques, quadrilhas, danças regionais e shows de artistas maranhenses agitaram o Arraial da Assembleia.

Dr. Antônio Borba participa de encontro com lideranças em Itapecuru-Mirim e reforça compromisso com o Maranhão

O município de Itapecuru-Mirim recebeu, a visita do pré candidato a Deputado Estadual, Dr. Antônio Borba, que participou de uma reunião com lideranças políticas e comunitárias da região. O encontro marcou o início de uma série de diálogos voltados ao fortalecimento de ações e projetos para o desenvolvimento local.

Durante a agenda, Dr. Antônio Borba destacou a importância da união entre representantes políticos e a comunidade para construir soluções que atendam às necessidades da população. O evento reuniu diversas lideranças e contou com a participação de apoiadores que discutiram propostas e perspectivas para o futuro do município e do estado.

Em mensagem direcionada aos moradores, Dr. Antônio Borba agradeceu a receptividade da população de Itapecuru-Mirim e afirmou que novas visitas já estão previstas.

“Gratidão, meu povo lindo de Itapecuru. Em breve estaremos de volta, porque só começamos”, destacou.

A reunião também contou com a presença de importantes nomes da política maranhense, entre eles Marreca Filho, Orleans Brandão, Carlos Brandão, Júnior Marreca, além de outras lideranças regionais.

A iniciativa reforça o compromisso de manter diálogo permanente com a população e fortalecer o projeto de desenvolvimento defendido pelo grupo político, alinhado à proposta de construção de um “Maranhão de Futuro”.

Dr. Rômulo reúne multidão e encerra aniversário de 91 anos de Cajapió com grande Show de Prêmios

O município de Cajapió encerrou em grande estilo a programação comemorativa pelos seus 91 anos de emancipação política. O tradicional Show de Prêmios reuniu um público recorde e proporcionou momentos de alegria, emoção e confraternização entre centenas de famílias cajapioenses.

Durante o evento, diversas famílias foram contempladas com prêmios, transformando a celebração em uma grande festa popular marcada pela união, felicidade e gratidão. O encerramento das festividades reforçou o sentimento de pertencimento da população e destacou a importância da data para a história do município.

O prefeito Dr. Rômulo participou da programação e celebrou o sucesso do evento, destacando o crescimento e o desenvolvimento de Cajapió ao longo dos anos.

“Que Deus continue abençoando cada cajapioense! São 91 anos de história e Cajapió só cresce, ficando cada vez mais bonita”, afirmou o gestor.

Com uma organização que atraiu um grande número de participantes, o Show de Prêmios consolidou-se como um dos momentos mais aguardados das comemorações de aniversário da cidade. O recorde de público registrado demonstra o envolvimento da população e o prestígio que o evento conquistou junto aos moradores.

As celebrações dos 91 anos de Cajapió foram marcadas por uma programação diversificada, reunindo cultura, lazer e ações voltadas para a comunidade. O encerramento com o Show de Prêmios deixou um clima de satisfação e esperança, reforçando o compromisso da gestão municipal em promover eventos que valorizem a população e fortaleçam os laços entre os cajapioenses.

A festa terminou com muita animação e a certeza de que Cajapió segue escrevendo uma história de crescimento, desenvolvimento e conquistas para seu povo.

Cultura e tradição marcam penúltima noite do Arraial da Assembleia

Agência Assembleia/MA

Uma noite de muita festa embalada pela cultura popular do Maranhão. Assim foi o penúltimo dia do Arraial da Assembleia, montado no estacionamento da Casa do Povo e que se encerra neste domingo (21). Promovido pelo Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), o evento reuniu, na noite de sábado (20), representantes da diversidade do folclore maranhense e um público ávido por curtir as atrações juninas que compuseram uma programação animada.

A festa, que já integra o calendário do São João do Maranhão, é ponto de encontro de famílias e amigos que veem no local um espaço com conforto, segurança e comodidade, tendo como um dos destaques a programação voltada exclusivamente para as manifestações culturais locais. Grupos de bumba meu boi de diversos sotaques, quadrilhas, danças regionais e shows de artistas maranhenses fazem a diferença no Arraial da Assembleia.

A presidente da Casa, deputada Iracema Vale (MDB), prestigiou o evento e destacou o caráter regional da festa. “O Maranhão já abraçou o Arraial da Assembleia. Estou muito feliz porque a família maranhense está aqui conosco. Estamos cumprindo a nossa meta, que é trazer as pessoas para a Casa do Povo, que é a Assembleia Legislativa. Mais uma vez, nosso arraial é um sucesso de público, e as pessoas podem desfrutar de muita cultura, a verdadeira cultura popular maranhense”, disse Iracema Vale.

*Atrações diversificadas*

No sábado, a programação foi composta por show de Paula Nordestina, que, com sua banda, apresentou um repertório no qual a grande estrela foi o forró. Também subiram ao palco as quadrilhas Flor do Amor e Rosas Juninas, ambas embalando os presentes com coreografias e indumentárias caprichadas.

O Boi da Floresta também fez bonito e emocionou os amantes da cultura popular do Maranhão com o bailado de seus cazumbás, índias e vaqueiros campeadores vestidos com indumentárias ricamente bordadas. O Bumba Meu Boi Melodia, representante do sotaque de orquestra, deu o tom e colocou muita gente para dançar, assim como a Dança Country Coração de Peão, o Cacuriá Vila Goreth, o Boi da Madre Deus, Novilho dos Lençóis, Boi de Sonhos e o Boi Lendas e Magia.

*Público*

Frequentadora de muitas edições do Arraial da Assembleia, a professora Ana Raimunda Pereira enfatizou as comodidades do evento. “Eu adoro. Todo ano eu venho e trago a família. O que me agrada é o fato de termos um estacionamento seguro e comodidade para chegarmos até aqui. Além disso, é claro, há uma ótima programação, que contempla todos os gostos, dos adultos às crianças”, disse a professora, que estava acompanhada da filha e do marido.

O Arraial da Assembleia, que tem entrada gratuita, disponibiliza uma infraestrutura para receber o público. Uma das facilidades é o estacionamento de veículos no pátio do Multicenter Sebrae. De lá, o público embarca, gratuitamente, em vans que fazem o traslado de ida e volta até o arraial.

Além disso, uma grande equipe de segurança, formada por policiais e bombeiros militares, atua para garantir tranquilidade aos presentes. Barracas de comidas típicas também estão à disposição para comercializar as guloseimas próprias da época. Para as crianças, o Espaço Kids oferece brinquedos infláveis, como escorregadores, cama elástica e piscina de bolinhas, tudo gratuitamente.

“Para mim, este é o melhor arraial da cidade. Já fico aguardando sua chegada, porque aqui me sinto seguro, o ambiente é limpo, há a comodidade de mesas e cadeiras, além de um espaço acessível para pessoas com deficiência e brinquedos para as crianças. Venho apreciar a programação e as comidas, que adoro”, disse a técnica em enfermagem Josenilde Cantanhede.

De Belém (PA), o turista Ricardo Assunção se encantou com a cultura do Maranhão. “É tudo lindo, maravilhoso. Já conhecia São Luís, mas é a primeira vez que visito a cidade nesta época do ano e estou impressionado. E o bom é que aqui, no Arraial da Assembleia, a gente pode conhecer uma enorme variedade da cultura de vocês em um espaço muito bem planejado e acolhedor.”

A festança na Casa do Povo chega ao seu quarto e último dia neste domingo (22), iniciando a apresentação das atrações às 17h30.

Confira a programação:

17h30: Renan Soeiro
18h – Quadrilha Junina Dançando ao Luar
18h30: Dança Portuguesa Tesouro de Coimbra
19h – Boi Revelação de São Marçal
19h30: Coco Pirinã
20h – Boi Pérola dos Lençóis
21h – Boi Encanto do São Cristóvão
22h – Boi Barbosa do Rosário
22h45 – Boi Encanto da Ilha
23h30: Boi de São Simão
0h30: Boi de Matinha

São João e Copa do Mundo: segunda noite no Arraial da Assembleia reúne público apaixonado por folclore e futebol

Agência Assembleia / MA

A segunda noite no Arraial da Assembleia 2026, nesta sexta-feira (19), foi marcada pela exaltação e valorização da cultura popular maranhense, reunindo, também, amantes de futebol, que acompanharam a partida entre Brasil e Haiti, cujo placar foi 3×0 para a Seleção Brasileira. No clima de Copa do Mundo, o espaço reuniu numeroso público, que acompanhou toda a programação até a madrugada deste sábado (20).

O deputado estadual Wellington do Curso (PSD) participou da programação e destacou a organização do evento, idealizado pela presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB).

“O Arraial da Assembleia é o melhor arraial do Brasil porque é feito com amor e carinho pela presidente Iracema Vale, a primeira mulher a presidir a Assembleia. Preparamos este arraial para a população maranhense com muito carinho e amor. Esse é o arraial da família maranhense, com segurança, acessibilidade e muita cultura. Convido quem ainda não veio a desfrutar do Arraial da Assembleia”, afirmou o parlamentar.
Atrações

A programação da segunda noite teve início com a apresentação do grupo Cofo de Sotaques, seguida pela Companhia Mirim Princesinha do Jordoa, Boi Mirantes da Ilha, Companhia Encantar, Quadrilha Alegria Caipira, Boi Estrela da Cohab, Boi de Nina Rodrigues e Cacuriá do Jhon. Na sequência, o público acompanhou apresentações de destacados representantes da cultura popular maranhense, como o Boi da Lua, Boizinho Barrica, Boi Pirilampo e o centenário Boi de Maracanã, que encerrou a noite com seu batalhão pesado e contagiante, entregando muita energia e emoção.

O público ainda acompanhou a partida entre Brasil e Haiti pela Copa do Mundo. O jogo começou às 21h30 e foi transmitido no arraial por meio de telões. Os presentes festejaram cada um dos três gols da Seleção Brasileira e a comemoração foi com a grande festa da tradição popular no tablado de apresentações, onde os grupos folclóricos deram um show de musicalidade, colorido e sincronia.

Aprovação

A aprovação do evento foi unânime entre os visitantes. A pedagoga Leda Costa destacou a qualidade da programação e o ambiente familiar proporcionado pelo arraial.

“É mais um ano que venho prestigiar o Arraial da Assembleia. É o arraial que tem a melhor programação. Venham para cá porque é muito divertido e organizado. Cada ano o Arraial da Assembleia fica melhor”, ressaltou.

Quem também se encantou com a festa foi a aposentada Celeste Melo, que participou do evento pela primeira vez. “Sempre me programava para vir, mas nunca dava certo. Este ano, finalmente, estou aqui deslumbrada com o que vejo. É maravilhoso. Parabéns aos organizadores”, declarou.

Além de fortalecer as tradições juninas do Maranhão, o Arraial da Assembleia tem se consolidado como um dos principais espaços de valorização da cultura popular, conjugando segurança, acessibilidade, gastronomia típica e uma programação diversificada para todas as idades.

A festa continua neste sábado (20), a partir das 17h30, com vasta programação:

Sábado — 20 de junho

17h30 — Paula Nordestina

18h — Quadrilha Flor do Amor

18h30 — Boi da Floresta

19h — Bumba Meu Boi Melodia

19h30 — Quadrilha Rosas Juninas

20h — Dança Country Coração de Peão

20h40 — Boi Estrela dos Lençóis

21h20 — Cacuriá Vila Goreth

22h — Boi da Madre Deus

22h45 — Novilho dos Lençóis

23h45 — Boi de Sonhos

00h45 — Boi Lendas e Magia

1h30 — Boi da Maioba

Veja Agora Advogado Márcio Dominice é assassinado a tiros em conveniência enquanto assistia jogo do Brasil

Marcio  Dominice

O advogado Márcio Dominice Abreu Soares foi assassinado a tiros na noite desta sexta-feira (19), no município de Santa Luzia do Paruá, no interior do Maranhão. O crime é tratado inicialmente como uma execução.

De acordo com informações apuradas, Dominice estava em uma conveniência da cidade assistindo à partida entre Brasil e Haiti, quando foi surpreendido por dois homens encapuzados que chegaram ao local em uma motocicleta.

Sem qualquer diálogo ou anúncio prévio, os suspeitos efetuaram vários disparos contra a vítima, atingindo principalmente a região da cabeça. O advogado morreu ainda no local, antes da chegada do socorro.

Após o crime, os autores fugiram na motocicleta e tomaram destino ignorado. Equipes da polícia realizam diligências e buscas na região na tentativa de identificar e localizar os responsáveis pelo homicídio.

As circunstâncias e a motivação do assassinato ainda são desconhecidas. O caso será investigado pela Polícia Civil, que deve analisar imagens de câmeras de segurança e colher depoimentos de testemunhas para auxiliar na elucidação do crime.

A morte de Márcio Dominice Abreu Soares causou repercussão no município e na região, onde ele era conhecido por sua atuação profissional. Até o momento, nenhum suspeito foi preso.

Pedro Lucas Fernandes é reconhecido pelo segundo ano consecutivo entre os parlamentares mais influentes do Congresso

O deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA) voltou a se destacar no cenário político nacional ao ser incluído, pelo segundo ano consecutivo, na lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. O reconhecimento é concedido anualmente pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), entidade que avalia a capacidade de articulação, liderança e influência dos congressistas nas principais pautas em discussão no Legislativo.

Atual líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, Pedro Lucas tem consolidado sua atuação como uma das principais vozes da legenda no Parlamento. Sua participação ativa em debates estratégicos e sua habilidade na construção de consensos entre diferentes bancadas têm sido apontadas como fatores determinantes para o reconhecimento.

A seleção elaborada pelo DIAP reúne deputados e senadores que exercem papel relevante na condução de discussões, negociações e decisões de grande impacto para o país. O levantamento é considerado uma das principais referências para avaliar a influência política no Congresso Nacional.

Além da projeção nacional, Pedro Lucas também figura entre os parlamentares maranhenses mais bem avaliados em rankings de desempenho legislativo, reforçando sua presença nos debates de interesse do estado e do país.

Para o deputado, a nova indicação representa o reconhecimento de uma atuação pautada pelo diálogo, pela responsabilidade institucional e pelo compromisso com os interesses da população maranhense e brasileira.

“Recebo essa indicação com muita gratidão e senso de responsabilidade. Esse reconhecimento é resultado de um trabalho construído com diálogo, equilíbrio e dedicação às pautas que contribuem para o desenvolvimento do Maranhão e do Brasil”, destacou o parlamentar.

A permanência na lista dos mais influentes do Congresso reforça o protagonismo de Pedro Lucas no cenário político nacional e evidencia sua crescente relevância nas articulações que moldam as decisões do Poder Legislativo.