Blog Veja Agora | Com Junior Araujo - Notícia com veracidade dos fatos

Veja Agora Vereadora aciona TCE e denuncia contrato de quase R$ 450 mil com suspeita de irregularidades no MA

A prefeita de Bacurituba, Letícia de Sibá, tornou-se alvo de uma representação protocolada no Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), que aponta uma série de supostas irregularidades envolvendo contratos de dedetização e controle de pragas firmados pela administração municipal com a empresa Limpserv Limpeza Especializada Ltda. O valor sob suspeita chega a R$ 445,6 mil.

A denúncia foi apresentada pela vereadora Iracilde Costa Nobre, que solicita ao órgão de controle a concessão de medida cautelar para suspender imediatamente os pagamentos relacionados ao Contrato nº 0604.01/2026 e determinar uma inspeção presencial no município.

Segundo a representação, a prefeitura teria efetuado diversos pagamentos à empresa durante o exercício de 2025 sem que houvesse contrato formal registrado ou publicado nos portais oficiais. A parlamentar sustenta que foram identificados empenhos destinados a serviços de dedetização e controle de pragas custeados com recursos próprios, verbas da educação e assistência social, sem a correspondente cobertura contratual.

Outro ponto levantado é que o contrato atualmente em vigor foi assinado apenas em abril de 2026, mas, de acordo com os documentos anexados à representação, já existiriam empenhos e pagamentos realizados à empresa desde janeiro do mesmo ano. Para a denunciante, a situação pode indicar execução antecipada dos serviços e possível tentativa de regularizar posteriormente uma contratação que já estaria em andamento.

A vereadora também questiona a utilização de recursos do Fundeb para custear parte das despesas e aponta suposta incompatibilidade entre a área de 60 mil metros quadrados prevista no contrato para execução dos serviços e a estrutura física existente no município, que possui cerca de 5,2 mil habitantes. A representação sugere ainda a ocorrência de possível fracionamento de despesas e eventual superfaturamento por quantitativo.

No documento encaminhado ao TCE, Iracilde Costa pede a citação da prefeita Letícia Líbia Barros Costa, do secretário municipal de Administração, Leonidas de Jesus Barros Costa, e da secretária municipal de Educação, Maria da Conceição Viana Moniz, para apresentação de defesa. Também solicita o envio do caso ao Ministério Público para apuração de eventuais crimes licitatórios e atos de improbidade administrativa.

Agora, caberá ao Tribunal de Contas analisar os argumentos apresentados e decidir sobre o pedido de medida cautelar e a abertura de procedimento de fiscalização. Até o momento, não há decisão do TCE-MA sobre o mérito das acusações.

Via: Blog do Minard

Lucas Lipe visita o Sua Música Space e dá mais um passo rumo à projeção nacional

Lucas Lipe

O cantor maranhense Lucas Lipe, considerado uma das grandes revelações da música no Maranhão, esteve recentemente em Fortaleza (CE), onde visitou o moderno Sua Música Space, um dos mais importantes centros de produção musical do Nordeste. O artista é mais um talento impulsionado pelo trabalho do empresário Luís Gustavo de Oliveira Melo, que acompanha sua trajetória de crescimento no cenário musical.

Durante a visita, Lucas Lipe teve a oportunidade de conhecer toda a estrutura do espaço, que conta com estúdios de gravação de última geração, ambientes destinados à produção audiovisual e áreas voltadas para a criação de conteúdo digital. O Sua Música Space tem se destacado por receber grandes nomes da música brasileira e se consolidar como uma referência para artistas que desejam ampliar sua visibilidade e alcançar novos públicos em todo o país.

A passagem pelo complexo representa mais um importante passo na carreira do cantor, que vem conquistando cada vez mais espaço no mercado musical maranhense. Com uma trajetória marcada por talento, dedicação e constante evolução, Lucas Lipe segue investindo em novos projetos e estratégias para expandir sua presença para além das fronteiras do estado.

Nas redes sociais, a visita ao estúdio foi celebrada pelos fãs, que destacaram o crescimento profissional do artista e seu potencial para representar o Maranhão em âmbito nacional. Comentários de apoio e incentivo reforçaram a expectativa em torno dos próximos lançamentos e novidades da carreira do cantor.

Com novos projetos em andamento e uma agenda cada vez mais promissora, Lucas Lipe segue fortalecendo seu nome na música e levando a cultura maranhense para diferentes regiões do Brasil, consolidando-se como uma das apostas mais promissoras da nova geração de artistas do estado.

São João de Matinha 2026 tem abertura marcada por alegria, música e grande participação popular

O São João de Matinha 2026 começou em grande estilo, reunindo moradores e visitantes em uma noite repleta de animação, cultura e confraternização. Sob o comando do prefeito Nilton Everton, a abertura oficial do tradicional “Arraiá da Nossa Gente” foi marcada por muita música, apresentações e um clima festivo que tomou conta da cidade.

A primeira noite da programação junina celebrou uma das épocas mais aguardadas do ano, fortalecendo as tradições culturais e proporcionando momentos de lazer para famílias e amigos. O evento contou com a participação expressiva do público, que prestigiou as atrações e contribuiu para o sucesso da abertura.

Durante a festa, o clima de união e alegria foi o grande destaque, refletindo o compromisso da gestão municipal em promover eventos que valorizem a cultura popular e fortaleçam os laços da comunidade.

A Prefeitura de Matinha agradeceu a todos que estiveram presentes e fizeram parte deste momento especial, reforçando que a programação segue com diversas atrações preparadas com carinho para garantir muita diversão ao público.

Com o sucesso da primeira noite, a expectativa é de que os próximos dias do São João de Matinha 2026 sejam ainda mais animados, mantendo viva a tradição junina e proporcionando momentos inesquecíveis para a população.

A festa já começou e ainda há muita alegria pela frente no Arraiá da Nossa Gente!

Orleans Brandão reúne prefeitos em São Luís e fortalece articulação política para as próximas etapas da pré-campanha

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), reuniu-se com cerca de 60 prefeitos de todas as regiões do estado, na noite desta segunda-feira (22), em São Luís, em mais um importante momento de união de forças e alinhamento de estratégias para impulsionar ainda mais o projeto político que vem liderando em todo o Maranhão.

O encontro contou ainda com a presença do governador Carlos Brandão, do senador Weverton Rocha e da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale.

Durante a reunião, foram discutidas ações e estratégias para uma ampla mobilização em torno das próximas etapas da pré-campanha do emedebista em todas as regiões do estado, para consolidar o projeto político que vem conquistando adesões e ampliando sua presença junto à população.

Entusiasmado com o cenário construído ao longo da pré-campanha, Orleans afirmou que o crescimento do projeto é resultado direto do compromisso e da dedicação das lideranças que têm levado a mensagem do grupo a todas as regiões do Maranhão.

“Estamos muito felizes com o crescimento que temos alcançado e com o engajamento de todos, que têm dado eco aos nossos propósitos em cada município maranhense. Isso demonstra a força do nosso grupo, a união das nossas lideranças e a confiança que a população deposita nesse projeto. Temos construído uma pré-campanha vitoriosa, com muito diálogo, trabalho e resultados bastante positivos. E vamos seguir trabalhando ainda mais firmes, fortalecendo essa caminhada e ampliando nossa presença em todas as regiões do estado”, afirmou Orleans Brandão.

*Unidade*

O encontro reforçou ainda o ambiente de unidade do grupo, que conta com o apoio maciço dos gestores municipais e de outras importantes lideranças políticas do estado, reafirmando o compromisso em torno das próximas etapas da pré-campanha.

O governador Carlos Brandão lembrou sua trajetória política, vivida principalmente em momentos de pré-campanha. Ele demonstrou confiança na vitoria do projeto político do grupo.

“Todo o trabalho que fizemos até aqui tem sido muito positivo, mas vamos mobilizar e avançar ainda mais, levando a nossa mensagem e anunciando que Orleans está preparado para assumir o governo e continuar o projeto municipalista que nós concretizamos”, ressaltou Brandão.

Presente ao encontro, o prefeito de Cururupu, Aldo Lopes, considerou a reunião muito produtiva. “Alinhamos novos passos para tornarmos vitorioso esse grande projeto municipalista liderado por Orleans Brandão”, disse.

No mesmo sentido falou a prefeita de Riachão, Paula Coelho. “Vamos levar o nome de Orleans aos quatro cantos desse estado porque já conhecemos como ele trabalha e acreditamos em seus propósitos”, afirmou.

Mirinzal recebe pela primeira vez apresentação do Bumba Meu Boi de Morros nesta terça-feira

O município de Mirinzal, no Litoral Ocidental Maranhense, viverá uma noite histórica nesta terça-feira com a apresentação inédita do consagrado Bumba Meu Boi de Morros. Pela primeira vez na história da cidade, o grupo se apresentará no palco montado no Arraial Central, levando ao público um dos maiores espetáculos da cultura popular maranhense.

O anúncio da atração gerou grande expectativa entre moradores e admiradores das tradições juninas em toda a região. Reconhecido nacionalmente pela riqueza de suas indumentárias, pelas coreografias marcantes e pelo tradicional sotaque de orquestra, o Boi de Morros promete encantar o público com uma apresentação repleta de cores, música e emoção.

A expectativa é de que o espetáculo atraia não apenas os moradores de Mirinzal, mas também visitantes de municípios vizinhos, fortalecendo as celebrações da temporada junina e movimentando a economia local. A presença de um dos grupos mais emblemáticos do Maranhão reforça a importância das manifestações culturais que fazem parte da identidade do estado.

O evento será realizado gratuitamente no Arraial Central e integra a programação festiva do município. A organização orienta que o público chegue cedo para garantir um bom lugar e acompanhar de perto este momento histórico para a cultura mirinzalense.

Com a apresentação inédita do Boi de Morros, Mirinzal entra para a rota dos grandes eventos juninos do Maranhão, celebrando a tradição, a cultura popular e o orgulho das raízes maranhenses.

Câmara aprova PL de Dr. Júnior Castro que cria Sala de Espera para gestantes e fortlece atendimento humanizado em Vargem Grande

A Câmara Municipal de Vargem Grande aprovou, na última sexta-feira (19), o Projeto de Lei nº 004/2026, de autoria do vereador Dr. Júnior Castro (Republicanos), que institui o Protocolo Municipal de Atendimento Humanizado à Gestante, Parturiente e Puérpera no município.

A proposta representa um avanço na política de cuidado à saúde da mulher e estabelece medidas voltadas ao acolhimento, respeito, segurança e garantia de direitos durante a gestação, o parto e o puerpério.

Um dos principais destaques do projeto é a determinação para que as unidades de saúde municipais e privadas conveniadas ao SUS disponibilizem uma Sala de Espera específica e padronizada para parturientes. O espaço será destinado ao acolhimento de gestantes que, após avaliação clínica, ainda não estejam em trabalho de parto ativo, mas apresentem sinais iniciais ou risco de evolução para o parto.

A medida busca oferecer condições adequadas de conforto, privacidade, monitoramento e assistência, evitando que mulheres permaneçam sem acolhimento adequado em um momento de grande sensibilidade física e emocional.

O protocolo também assegura direitos importantes, como a presença de acompanhante de livre escolha durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato; o respeito às decisões da gestante sempre que houver segurança clínica; acesso a informações claras sobre procedimentos médicos; além da vedação de intervenções desnecessárias ou realizadas sem consentimento informado.

Outro ponto relevante é o fortalecimento das ações de prevenção e combate à violência obstétrica e o incentivo às boas práticas de atenção ao parto e nascimento, com atendimento baseado em evidências científicas e nos direitos humanos.

As unidades de saúde ainda deverão promover capacitação periódica dos profissionais, garantir ambiente adequado de atendimento e registrar formalmente o consentimento informado das pacientes.

Autor da proposta, o vereador Dr. Júnior Castro destacou que o objetivo é tornar o atendimento às mulheres mais humano e acolhedor.

“A mulher merece toda dignidade, todo respeito e todo carinho. Nosso compromisso é garantir que esse momento seja vivido com mais segurança, acolhimento e tranquilidade para as gestantes e suas famílias”, afirmou.

Com a aprovação em plenário, o projeto segue agora para sanção do Poder Executivo municipal.

Evento reúne centenas de apoiadores do pré-candidato a Deputado Federal, Dr Joel, neste domingo

Diálogo, troca de ideias e entusiasmo pelo futuro marcaram o almoço realizado, neste domingo (21), em apoio ao pré-candidato a deputado federal e vereador de São Luís, Dr Joel. O evento, que aconteceu no bairro Itapiracó, reuniu cerca de trezentos apoiadores e contou ainda com a presença do pré-candidato a senador, André Fufuca, e do pré-candidato a deputado estadual pelo Maranhão, Marcos Miranda Jr.

Na ocasião, Dr Joel reiterou o objetivo do projeto político do grupo Braide em transformar o estado do Maranhão com a participação do povo: “É desta forma, ouvindo a população, que continuaremos trabalhando, para que o nosso estado possa avançar assim como nossa capital tem avançado. Tenho muito orgulho de ter participado ativamente deste trabalho, ao lado do futuro governador, Eduardo Braide, e por este motivo aceitei mais este desafio, para continuar cuidando da nossa gente”, afirmou.
Durante o encontro, lideranças comunitárias, amigos e representantes de diversos segmentos da sociedade destacaram a importância da participação popular na construção de um Maranhão mais desenvolvido e com mais oportunidades. O momento também foi marcado por manifestações de apoio ao projeto político liderado por Eduardo Braide.
Para Dr Joel, a reunião reforça a força do diálogo e da união em torno de propostas voltadas para o desenvolvimento do estado. “Estamos construindo um projeto coletivo, baseado em trabalho, responsabilidade e compromisso com as pessoas. O Maranhão tem potencial para avançar ainda mais, e queremos contribuir para levar mais qualidade de vida e oportunidades para todos os maranhenses”, destacou.
O pré-candidato a senador André Fufuca ressaltou a importância da formação de novas lideranças e da união em torno de um projeto voltado para o crescimento do Maranhão. Já Marcos Miranda Jr. enfatizou a necessidade de fortalecer a representatividade do estado por meio de iniciativas comprometidas com as demandas da população.
O encontro encerrou em clima de confraternização e confiança, consolidando mais uma etapa das articulações políticas do grupo para as eleições de 2026.

Arraial da Assembleia encerra-se com mais uma noite formidável de celebração da cultura popular maranhense

Agência Assembleia/MA

Uma grandiosa festa da cultura popular em seus aspectos mais variados. Assim foi o Arraial da Assembleia, encerrado neste domingo (21), com absoluto sucesso. O último dia de festança contou com uma programação que reuniu bois de diferentes sotaques, além de danças folclóricas que contagiaram o público. Mais uma vez, ficou completamente lotado o terreiro junino montado no estacionamento do Parlamento Estadual.

Para a presidente da Casa, deputada Iracema Vale (MDB), a cada ano o evento junino da Alema consolida-se como o arraial da família maranhense.

“Estamos todos muito felizes com o arraial que nós deputados da Assembleia Legislativa preparamos com muito amor, com muito carinho para todo o público. Aqui temos segurança, tranquilidade, muitas brincadeira, muita cultura maranhense e, acima de tudo, um ambiente super agradável, tranquilo, acessível para todas as famílias do Maranhão”, ressaltou Iracema Vale.

Os deputados Wellington do Curso (PSD) e Helena Duailibe (Republicanos) também prestigiaram o último dia de arraial, e exaltaram a exuberância da cultura maranhense.

*Programação*

A programação do último dia do Arraial da Assembleia iniciou-se com o show de forró do Renan Soeiro. Em seguida, houve a apresentação da Dança Portuguesa Tesouro de Coimbra, do Boi Revelação de São Marçal, do Coco Pirinã, do Boi Pérola dos Lençóis e do Boi Encanto do São Cristóvão.

Na parte final da programação, apresentaram-se o Boi Barbosa do Rosário, o Boi Encanto da Ilha, o Boi de São Simão e, por fim, o Boi de Matinha.

*Fomento à economia*

Público lotou mais uma vez o Arraial da Assembleia e aproveitou os atrativos do espaço.

O deputado Wellington do Curso declarou que foram quatro dias de uma festa maravilhosa. “Todos os dias foram de casa cheia, é uma festa linda, que faz menção à nossa cultura, mas que também fomenta a economia do nosso estado”.

“A Assembleia é a Casa do povo e nada mais justo que o povo esteja aqui dentro. E a gente vê como esse arraial, a cada ano, se valoriza cada vez mais, recebendo o reconhecimento máximo da população”, salientou Helena Duailibe.

Com acessibilidade, segurança, comodidade, decoração e uma infraestrutura de palco, luz e som, além de espaços para comercialização de comidas típicas e bebidas, o Arraial da Assembleia, coordenado pelo Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), foi o local escolhido por muitas famílias para apreciarem os festejos. Turistas também aproveitaram o arraial.

*Atrativos*

Duas servidoras públicas, amigas de longa data, disseram que, pela segunda vez, prestigiaram o Arraial da Assembleia. “Viemos no ano passado; gostamos e, agora, viemos de novo”, declarou Sílvia Ramos, funcionária da Prefeitura de São Luís.

A servidora pública Conceição Pestana salientou que um dos principais atrativos do Arrarial é a questão da segurança. “Muito lindo esse Arraial; o melhor de São Luís: seguro, alegre e, principalmente, acessível a todos”, enfatizou.

Sob o olhar atento dos integrantes do Gabinete Militar, o Arraial da Assembleia contou com a ação conjunta da Polícia Militar do Estado e do Corpo de Bombeiros, mobilizado para qualquer eventualidade em caso de combate a incêndio, realização de resgates e primeiros socorros.

*Conforto e Segurança*

O Arraial da Assembleia levou alegria, diversão e entretenimento de qualidade ao público que compareceu ao local nas quatro noites de festa. E quem não pôde estar presente, também acompanhou a festa por meio dos canais de comunicação da Casa.

Foram mais de 100 profissionais envolvidos na cobertura do evento que teve todas as noites com transmissão ao vivo pela TV, Rádio e Canal do Youtube, além das redes sociais e Agência de Notícias.

A festa, que já integra o calendário do São João do Maranhão, tornou-se ponto de encontro de famílias e amigos que veem no local um espaço com conforto, segurança e comodidade, tendo como um dos destaques a programação voltada exclusivamente para as manifestações culturais locais.

*Sotaques*

Grupos de bumba meu boi de diversos sotaques, quadrilhas, danças regionais e shows de artistas maranhenses agitaram o Arraial da Assembleia.