Blog Veja Agora | Com Junior Araujo - Notícia com veracidade dos fatos

Orleans Brandão reúne prefeitos em São Luís e fortalece articulação política para as próximas etapas da pré-campanha

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), reuniu-se com cerca de 60 prefeitos de todas as regiões do estado, na noite desta segunda-feira (22), em São Luís, em mais um importante momento de união de forças e alinhamento de estratégias para impulsionar ainda mais o projeto político que vem liderando em todo o Maranhão.

O encontro contou ainda com a presença do governador Carlos Brandão, do senador Weverton Rocha e da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale.

Durante a reunião, foram discutidas ações e estratégias para uma ampla mobilização em torno das próximas etapas da pré-campanha do emedebista em todas as regiões do estado, para consolidar o projeto político que vem conquistando adesões e ampliando sua presença junto à população.

Entusiasmado com o cenário construído ao longo da pré-campanha, Orleans afirmou que o crescimento do projeto é resultado direto do compromisso e da dedicação das lideranças que têm levado a mensagem do grupo a todas as regiões do Maranhão.

“Estamos muito felizes com o crescimento que temos alcançado e com o engajamento de todos, que têm dado eco aos nossos propósitos em cada município maranhense. Isso demonstra a força do nosso grupo, a união das nossas lideranças e a confiança que a população deposita nesse projeto. Temos construído uma pré-campanha vitoriosa, com muito diálogo, trabalho e resultados bastante positivos. E vamos seguir trabalhando ainda mais firmes, fortalecendo essa caminhada e ampliando nossa presença em todas as regiões do estado”, afirmou Orleans Brandão.

*Unidade*

O encontro reforçou ainda o ambiente de unidade do grupo, que conta com o apoio maciço dos gestores municipais e de outras importantes lideranças políticas do estado, reafirmando o compromisso em torno das próximas etapas da pré-campanha.

O governador Carlos Brandão lembrou sua trajetória política, vivida principalmente em momentos de pré-campanha. Ele demonstrou confiança na vitoria do projeto político do grupo.

“Todo o trabalho que fizemos até aqui tem sido muito positivo, mas vamos mobilizar e avançar ainda mais, levando a nossa mensagem e anunciando que Orleans está preparado para assumir o governo e continuar o projeto municipalista que nós concretizamos”, ressaltou Brandão.

Presente ao encontro, o prefeito de Cururupu, Aldo Lopes, considerou a reunião muito produtiva. “Alinhamos novos passos para tornarmos vitorioso esse grande projeto municipalista liderado por Orleans Brandão”, disse.

No mesmo sentido falou a prefeita de Riachão, Paula Coelho. “Vamos levar o nome de Orleans aos quatro cantos desse estado porque já conhecemos como ele trabalha e acreditamos em seus propósitos”, afirmou.

Mirinzal recebe pela primeira vez apresentação do Bumba Meu Boi de Morros nesta terça-feira

O município de Mirinzal, no Litoral Ocidental Maranhense, viverá uma noite histórica nesta terça-feira com a apresentação inédita do consagrado Bumba Meu Boi de Morros. Pela primeira vez na história da cidade, o grupo se apresentará no palco montado no Arraial Central, levando ao público um dos maiores espetáculos da cultura popular maranhense.

O anúncio da atração gerou grande expectativa entre moradores e admiradores das tradições juninas em toda a região. Reconhecido nacionalmente pela riqueza de suas indumentárias, pelas coreografias marcantes e pelo tradicional sotaque de orquestra, o Boi de Morros promete encantar o público com uma apresentação repleta de cores, música e emoção.

A expectativa é de que o espetáculo atraia não apenas os moradores de Mirinzal, mas também visitantes de municípios vizinhos, fortalecendo as celebrações da temporada junina e movimentando a economia local. A presença de um dos grupos mais emblemáticos do Maranhão reforça a importância das manifestações culturais que fazem parte da identidade do estado.

O evento será realizado gratuitamente no Arraial Central e integra a programação festiva do município. A organização orienta que o público chegue cedo para garantir um bom lugar e acompanhar de perto este momento histórico para a cultura mirinzalense.

Com a apresentação inédita do Boi de Morros, Mirinzal entra para a rota dos grandes eventos juninos do Maranhão, celebrando a tradição, a cultura popular e o orgulho das raízes maranhenses.

Câmara aprova PL de Dr. Júnior Castro que cria Sala de Espera para gestantes e fortlece atendimento humanizado em Vargem Grande

A Câmara Municipal de Vargem Grande aprovou, na última sexta-feira (19), o Projeto de Lei nº 004/2026, de autoria do vereador Dr. Júnior Castro (Republicanos), que institui o Protocolo Municipal de Atendimento Humanizado à Gestante, Parturiente e Puérpera no município.

A proposta representa um avanço na política de cuidado à saúde da mulher e estabelece medidas voltadas ao acolhimento, respeito, segurança e garantia de direitos durante a gestação, o parto e o puerpério.

Um dos principais destaques do projeto é a determinação para que as unidades de saúde municipais e privadas conveniadas ao SUS disponibilizem uma Sala de Espera específica e padronizada para parturientes. O espaço será destinado ao acolhimento de gestantes que, após avaliação clínica, ainda não estejam em trabalho de parto ativo, mas apresentem sinais iniciais ou risco de evolução para o parto.

A medida busca oferecer condições adequadas de conforto, privacidade, monitoramento e assistência, evitando que mulheres permaneçam sem acolhimento adequado em um momento de grande sensibilidade física e emocional.

O protocolo também assegura direitos importantes, como a presença de acompanhante de livre escolha durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato; o respeito às decisões da gestante sempre que houver segurança clínica; acesso a informações claras sobre procedimentos médicos; além da vedação de intervenções desnecessárias ou realizadas sem consentimento informado.

Outro ponto relevante é o fortalecimento das ações de prevenção e combate à violência obstétrica e o incentivo às boas práticas de atenção ao parto e nascimento, com atendimento baseado em evidências científicas e nos direitos humanos.

As unidades de saúde ainda deverão promover capacitação periódica dos profissionais, garantir ambiente adequado de atendimento e registrar formalmente o consentimento informado das pacientes.

Autor da proposta, o vereador Dr. Júnior Castro destacou que o objetivo é tornar o atendimento às mulheres mais humano e acolhedor.

“A mulher merece toda dignidade, todo respeito e todo carinho. Nosso compromisso é garantir que esse momento seja vivido com mais segurança, acolhimento e tranquilidade para as gestantes e suas famílias”, afirmou.

Com a aprovação em plenário, o projeto segue agora para sanção do Poder Executivo municipal.

Evento reúne centenas de apoiadores do pré-candidato a Deputado Federal, Dr Joel, neste domingo

Diálogo, troca de ideias e entusiasmo pelo futuro marcaram o almoço realizado, neste domingo (21), em apoio ao pré-candidato a deputado federal e vereador de São Luís, Dr Joel. O evento, que aconteceu no bairro Itapiracó, reuniu cerca de trezentos apoiadores e contou ainda com a presença do pré-candidato a senador, André Fufuca, e do pré-candidato a deputado estadual pelo Maranhão, Marcos Miranda Jr.

Na ocasião, Dr Joel reiterou o objetivo do projeto político do grupo Braide em transformar o estado do Maranhão com a participação do povo: “É desta forma, ouvindo a população, que continuaremos trabalhando, para que o nosso estado possa avançar assim como nossa capital tem avançado. Tenho muito orgulho de ter participado ativamente deste trabalho, ao lado do futuro governador, Eduardo Braide, e por este motivo aceitei mais este desafio, para continuar cuidando da nossa gente”, afirmou.
Durante o encontro, lideranças comunitárias, amigos e representantes de diversos segmentos da sociedade destacaram a importância da participação popular na construção de um Maranhão mais desenvolvido e com mais oportunidades. O momento também foi marcado por manifestações de apoio ao projeto político liderado por Eduardo Braide.
Para Dr Joel, a reunião reforça a força do diálogo e da união em torno de propostas voltadas para o desenvolvimento do estado. “Estamos construindo um projeto coletivo, baseado em trabalho, responsabilidade e compromisso com as pessoas. O Maranhão tem potencial para avançar ainda mais, e queremos contribuir para levar mais qualidade de vida e oportunidades para todos os maranhenses”, destacou.
O pré-candidato a senador André Fufuca ressaltou a importância da formação de novas lideranças e da união em torno de um projeto voltado para o crescimento do Maranhão. Já Marcos Miranda Jr. enfatizou a necessidade de fortalecer a representatividade do estado por meio de iniciativas comprometidas com as demandas da população.
O encontro encerrou em clima de confraternização e confiança, consolidando mais uma etapa das articulações políticas do grupo para as eleições de 2026.

Arraial da Assembleia encerra-se com mais uma noite formidável de celebração da cultura popular maranhense

Agência Assembleia/MA

Uma grandiosa festa da cultura popular em seus aspectos mais variados. Assim foi o Arraial da Assembleia, encerrado neste domingo (21), com absoluto sucesso. O último dia de festança contou com uma programação que reuniu bois de diferentes sotaques, além de danças folclóricas que contagiaram o público. Mais uma vez, ficou completamente lotado o terreiro junino montado no estacionamento do Parlamento Estadual.

Para a presidente da Casa, deputada Iracema Vale (MDB), a cada ano o evento junino da Alema consolida-se como o arraial da família maranhense.

“Estamos todos muito felizes com o arraial que nós deputados da Assembleia Legislativa preparamos com muito amor, com muito carinho para todo o público. Aqui temos segurança, tranquilidade, muitas brincadeira, muita cultura maranhense e, acima de tudo, um ambiente super agradável, tranquilo, acessível para todas as famílias do Maranhão”, ressaltou Iracema Vale.

Os deputados Wellington do Curso (PSD) e Helena Duailibe (Republicanos) também prestigiaram o último dia de arraial, e exaltaram a exuberância da cultura maranhense.

*Programação*

A programação do último dia do Arraial da Assembleia iniciou-se com o show de forró do Renan Soeiro. Em seguida, houve a apresentação da Dança Portuguesa Tesouro de Coimbra, do Boi Revelação de São Marçal, do Coco Pirinã, do Boi Pérola dos Lençóis e do Boi Encanto do São Cristóvão.

Na parte final da programação, apresentaram-se o Boi Barbosa do Rosário, o Boi Encanto da Ilha, o Boi de São Simão e, por fim, o Boi de Matinha.

*Fomento à economia*

Público lotou mais uma vez o Arraial da Assembleia e aproveitou os atrativos do espaço.

O deputado Wellington do Curso declarou que foram quatro dias de uma festa maravilhosa. “Todos os dias foram de casa cheia, é uma festa linda, que faz menção à nossa cultura, mas que também fomenta a economia do nosso estado”.

“A Assembleia é a Casa do povo e nada mais justo que o povo esteja aqui dentro. E a gente vê como esse arraial, a cada ano, se valoriza cada vez mais, recebendo o reconhecimento máximo da população”, salientou Helena Duailibe.

Com acessibilidade, segurança, comodidade, decoração e uma infraestrutura de palco, luz e som, além de espaços para comercialização de comidas típicas e bebidas, o Arraial da Assembleia, coordenado pelo Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), foi o local escolhido por muitas famílias para apreciarem os festejos. Turistas também aproveitaram o arraial.

*Atrativos*

Duas servidoras públicas, amigas de longa data, disseram que, pela segunda vez, prestigiaram o Arraial da Assembleia. “Viemos no ano passado; gostamos e, agora, viemos de novo”, declarou Sílvia Ramos, funcionária da Prefeitura de São Luís.

A servidora pública Conceição Pestana salientou que um dos principais atrativos do Arrarial é a questão da segurança. “Muito lindo esse Arraial; o melhor de São Luís: seguro, alegre e, principalmente, acessível a todos”, enfatizou.

Sob o olhar atento dos integrantes do Gabinete Militar, o Arraial da Assembleia contou com a ação conjunta da Polícia Militar do Estado e do Corpo de Bombeiros, mobilizado para qualquer eventualidade em caso de combate a incêndio, realização de resgates e primeiros socorros.

*Conforto e Segurança*

O Arraial da Assembleia levou alegria, diversão e entretenimento de qualidade ao público que compareceu ao local nas quatro noites de festa. E quem não pôde estar presente, também acompanhou a festa por meio dos canais de comunicação da Casa.

Foram mais de 100 profissionais envolvidos na cobertura do evento que teve todas as noites com transmissão ao vivo pela TV, Rádio e Canal do Youtube, além das redes sociais e Agência de Notícias.

A festa, que já integra o calendário do São João do Maranhão, tornou-se ponto de encontro de famílias e amigos que veem no local um espaço com conforto, segurança e comodidade, tendo como um dos destaques a programação voltada exclusivamente para as manifestações culturais locais.

*Sotaques*

Grupos de bumba meu boi de diversos sotaques, quadrilhas, danças regionais e shows de artistas maranhenses agitaram o Arraial da Assembleia.

Dr. Antônio Borba participa de encontro com lideranças em Itapecuru-Mirim e reforça compromisso com o Maranhão

O município de Itapecuru-Mirim recebeu, a visita do pré candidato a Deputado Estadual, Dr. Antônio Borba, que participou de uma reunião com lideranças políticas e comunitárias da região. O encontro marcou o início de uma série de diálogos voltados ao fortalecimento de ações e projetos para o desenvolvimento local.

Durante a agenda, Dr. Antônio Borba destacou a importância da união entre representantes políticos e a comunidade para construir soluções que atendam às necessidades da população. O evento reuniu diversas lideranças e contou com a participação de apoiadores que discutiram propostas e perspectivas para o futuro do município e do estado.

Em mensagem direcionada aos moradores, Dr. Antônio Borba agradeceu a receptividade da população de Itapecuru-Mirim e afirmou que novas visitas já estão previstas.

“Gratidão, meu povo lindo de Itapecuru. Em breve estaremos de volta, porque só começamos”, destacou.

A reunião também contou com a presença de importantes nomes da política maranhense, entre eles Marreca Filho, Orleans Brandão, Carlos Brandão, Júnior Marreca, além de outras lideranças regionais.

A iniciativa reforça o compromisso de manter diálogo permanente com a população e fortalecer o projeto de desenvolvimento defendido pelo grupo político, alinhado à proposta de construção de um “Maranhão de Futuro”.

Dr. Rômulo reúne multidão e encerra aniversário de 91 anos de Cajapió com grande Show de Prêmios

O município de Cajapió encerrou em grande estilo a programação comemorativa pelos seus 91 anos de emancipação política. O tradicional Show de Prêmios reuniu um público recorde e proporcionou momentos de alegria, emoção e confraternização entre centenas de famílias cajapioenses.

Durante o evento, diversas famílias foram contempladas com prêmios, transformando a celebração em uma grande festa popular marcada pela união, felicidade e gratidão. O encerramento das festividades reforçou o sentimento de pertencimento da população e destacou a importância da data para a história do município.

O prefeito Dr. Rômulo participou da programação e celebrou o sucesso do evento, destacando o crescimento e o desenvolvimento de Cajapió ao longo dos anos.

“Que Deus continue abençoando cada cajapioense! São 91 anos de história e Cajapió só cresce, ficando cada vez mais bonita”, afirmou o gestor.

Com uma organização que atraiu um grande número de participantes, o Show de Prêmios consolidou-se como um dos momentos mais aguardados das comemorações de aniversário da cidade. O recorde de público registrado demonstra o envolvimento da população e o prestígio que o evento conquistou junto aos moradores.

As celebrações dos 91 anos de Cajapió foram marcadas por uma programação diversificada, reunindo cultura, lazer e ações voltadas para a comunidade. O encerramento com o Show de Prêmios deixou um clima de satisfação e esperança, reforçando o compromisso da gestão municipal em promover eventos que valorizem a população e fortaleçam os laços entre os cajapioenses.

A festa terminou com muita animação e a certeza de que Cajapió segue escrevendo uma história de crescimento, desenvolvimento e conquistas para seu povo.

Cultura e tradição marcam penúltima noite do Arraial da Assembleia

Agência Assembleia/MA

Uma noite de muita festa embalada pela cultura popular do Maranhão. Assim foi o penúltimo dia do Arraial da Assembleia, montado no estacionamento da Casa do Povo e que se encerra neste domingo (21). Promovido pelo Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), o evento reuniu, na noite de sábado (20), representantes da diversidade do folclore maranhense e um público ávido por curtir as atrações juninas que compuseram uma programação animada.

A festa, que já integra o calendário do São João do Maranhão, é ponto de encontro de famílias e amigos que veem no local um espaço com conforto, segurança e comodidade, tendo como um dos destaques a programação voltada exclusivamente para as manifestações culturais locais. Grupos de bumba meu boi de diversos sotaques, quadrilhas, danças regionais e shows de artistas maranhenses fazem a diferença no Arraial da Assembleia.

A presidente da Casa, deputada Iracema Vale (MDB), prestigiou o evento e destacou o caráter regional da festa. “O Maranhão já abraçou o Arraial da Assembleia. Estou muito feliz porque a família maranhense está aqui conosco. Estamos cumprindo a nossa meta, que é trazer as pessoas para a Casa do Povo, que é a Assembleia Legislativa. Mais uma vez, nosso arraial é um sucesso de público, e as pessoas podem desfrutar de muita cultura, a verdadeira cultura popular maranhense”, disse Iracema Vale.

*Atrações diversificadas*

No sábado, a programação foi composta por show de Paula Nordestina, que, com sua banda, apresentou um repertório no qual a grande estrela foi o forró. Também subiram ao palco as quadrilhas Flor do Amor e Rosas Juninas, ambas embalando os presentes com coreografias e indumentárias caprichadas.

O Boi da Floresta também fez bonito e emocionou os amantes da cultura popular do Maranhão com o bailado de seus cazumbás, índias e vaqueiros campeadores vestidos com indumentárias ricamente bordadas. O Bumba Meu Boi Melodia, representante do sotaque de orquestra, deu o tom e colocou muita gente para dançar, assim como a Dança Country Coração de Peão, o Cacuriá Vila Goreth, o Boi da Madre Deus, Novilho dos Lençóis, Boi de Sonhos e o Boi Lendas e Magia.

*Público*

Frequentadora de muitas edições do Arraial da Assembleia, a professora Ana Raimunda Pereira enfatizou as comodidades do evento. “Eu adoro. Todo ano eu venho e trago a família. O que me agrada é o fato de termos um estacionamento seguro e comodidade para chegarmos até aqui. Além disso, é claro, há uma ótima programação, que contempla todos os gostos, dos adultos às crianças”, disse a professora, que estava acompanhada da filha e do marido.

O Arraial da Assembleia, que tem entrada gratuita, disponibiliza uma infraestrutura para receber o público. Uma das facilidades é o estacionamento de veículos no pátio do Multicenter Sebrae. De lá, o público embarca, gratuitamente, em vans que fazem o traslado de ida e volta até o arraial.

Além disso, uma grande equipe de segurança, formada por policiais e bombeiros militares, atua para garantir tranquilidade aos presentes. Barracas de comidas típicas também estão à disposição para comercializar as guloseimas próprias da época. Para as crianças, o Espaço Kids oferece brinquedos infláveis, como escorregadores, cama elástica e piscina de bolinhas, tudo gratuitamente.

“Para mim, este é o melhor arraial da cidade. Já fico aguardando sua chegada, porque aqui me sinto seguro, o ambiente é limpo, há a comodidade de mesas e cadeiras, além de um espaço acessível para pessoas com deficiência e brinquedos para as crianças. Venho apreciar a programação e as comidas, que adoro”, disse a técnica em enfermagem Josenilde Cantanhede.

De Belém (PA), o turista Ricardo Assunção se encantou com a cultura do Maranhão. “É tudo lindo, maravilhoso. Já conhecia São Luís, mas é a primeira vez que visito a cidade nesta época do ano e estou impressionado. E o bom é que aqui, no Arraial da Assembleia, a gente pode conhecer uma enorme variedade da cultura de vocês em um espaço muito bem planejado e acolhedor.”

A festança na Casa do Povo chega ao seu quarto e último dia neste domingo (22), iniciando a apresentação das atrações às 17h30.

Confira a programação:

17h30: Renan Soeiro
18h – Quadrilha Junina Dançando ao Luar
18h30: Dança Portuguesa Tesouro de Coimbra
19h – Boi Revelação de São Marçal
19h30: Coco Pirinã
20h – Boi Pérola dos Lençóis
21h – Boi Encanto do São Cristóvão
22h – Boi Barbosa do Rosário
22h45 – Boi Encanto da Ilha
23h30: Boi de São Simão
0h30: Boi de Matinha