O deputado federal Pedro Lucas Fernandes foi escolhido, nesta sexta-feira (31), como o novo líder do União Brasil na Câmara dos Deputados. A decisão foi tomada durante uma confraternização na casa do presidente nacional do partido, Antonio Rueda, e contou com a presença de deputados, senadores, governadores e ministros do governo federal.
Em suas redes sociais, o parlamentar maranhense agradeceu o apoio da bancada e da Executiva Nacional do União Brasil.
“Expresso minha sincera gratidão às deputadas e aos deputados da bancada do @uniaobrasil44 na Câmara pela confiança no apoio do meu nome para a liderança do partido. Em especial, agradeço à Executiva Nacional do partido, pelo apoio incondicional nessa jornada”, declarou Pedro Lucas Fernandes.
A escolha representa uma derrota política para Elmar Nascimento (União Brasil-BA), que tentava se manter no cargo e também era pré-candidato à presidência da Câmara. Ele contava com o apoio do atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), mas Lira optou por respaldar a candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB) para sua sucessão. Motta, inclusive, marcou presença no evento.
Além de comandar a bancada do União Brasil na Câmara, Pedro Lucas Fernandes terá papel estratégico nas negociações da reforma ministerial. O partido pressiona o governo federal por mais um ministério e o controle dos Correios, ampliando sua participação na Esplanada.
A troca de liderança no União Brasil pode impactar diretamente as articulações políticas dentro do Congresso e influenciar os rumos da sucessão na Câmara, com reflexos na base de apoio do governo e na distribuição de cargos estratégicos.