Cinco dias após ter sido diagnosticado com Covid-19, o ex-presidente José Sarney, de 94 anos, testou negativo para a doença. A informação foi confirmada neste domingo (21) por meio de boletim médico que destacou a “melhora importante de seu quadro geral” e a evolução clínica favorável do político.
Segundo a equipe médica responsável, o novo teste para detecção do vírus SARS-CoV-2 teve resultado negativo, o que reforça a tendência de recuperação. Sarney, que inicialmente apresentou sintomas gripais, havia realizado um teste de farmácia, seguido por exames de sangue e de imagem no Hospital Brasília Águas Claras, os quais não apontaram alterações preocupantes. Com isso, ele recebeu alta e seguiu com o tratamento domiciliar, sem necessidade de internação.
Graças à rápida recuperação, Sarney deve celebrar seus 95 anos nesta quinta-feira (24/4) ao lado da família. O ex-presidente, que é o mais longevo ainda vivo da história do país, precisou apenas cancelar temporariamente alguns compromissos da agenda, como uma viagem a Minas Gerais que ocorreria nesta segunda-feira (21/4). Ele participaria de uma cerimônia em homenagem à memória do ex-presidente eleito Tancredo Neves.
Veja a íntegra do boletim médico:
“O ex-presidente José Sarney, diagnosticado com COVID-19, apresenta evolução clínica favorável, com melhora importante de seu quadro geral. O exame para detecção do vírus SARS-CoV-2, realizado hoje, apresentou resultado negativo, reforçando a tendência de recuperação. Seguimos acompanhando de perto sua evolução e o liberamos para suas atividades.”
Sarney segue sendo acompanhado por profissionais de saúde, mas já está liberado para retomar a rotina, cercado pelo carinho de familiares e admiradores.