A Prefeitura Municipal de Rosário promoveu na última sexta-feira, 12, um dos atos mais marcantes das comemorações da Independência do Brasil: o tradicional desfile cívico de 7 de Setembro, realizado rua Heráclito Nina.
Organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), com o apoio de todas as secretarias municipais, o evento foi elogiado pelo público pela excelente organização, pela diversidade dos pelotões e pela grandiosidade da programação, que reuniu centenas de pessoas em um ambiente de celebração e orgulho patriótico.
O ato reuniu 2.350 estudantes distribuídos entre 7 escolas infantis e 17 do primeiro ano ao nono, em um momento histórico que resgatou valores de cidadania e união da comunidade. Duas das escolas que participaram da solenidade eram da zona rural: Januário Carvalho, do povoado São Simão, e Teixeira de Freitas, do povoado Itamirim. Contudo, apesar disso, ainda haverá desfile cívico na zona rural.
A secretária Lúcia Cavalcante destacou a importância da celebração e o sucesso do ato cívico: “O sucesso na culminância do desfile, se dá ao fato da união de forças entre todos os responsáveis direta ou indiretamente. Sem a coletividade e entusiasmo, jamais seria logrado êxito”, frisou.
Cada pelotão explorou um subtema diferente. O SAAE foi mencionado pela escola Diná Oliveira, que enfatizou a importância da água e seu uso consciente. Além disso, outras instituições abordaram temas como reciclagem, sustentabilidade, replantio de árvores, preservação ambiental, entre outros.
As balizas e coreografias de unidades de ensino e bandas geraram aplausos ao longo do desfile. Quem assistiu ao ato cívico aprovou a apresentação.
Além das bandas locais, grupos de cidades como São Luís, Raposa, Itapecuru, Cachoeira Grande, Axixá, Morros, Icatu e Juscelino garantiram que ninguém ficasse sem marchar. Os ritmos também foram reforçados pelas bandas do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. As fanfarras escolares de rosarienses realizaram suas apresentações separadamente, com destaque para a banda municipal, conduzida pelo maestro Pedro Alves.
O ato civil se consolidou como um dos mais organizados e expressivos dos últimos anos em Rosário, reunindo instituições, estudantes, representantes culturais e religiosos, além da comunidade em geral, em um verdadeiro retrato de união e compromisso com a cidade e com o país.

