Blog Veja Agora | Com Junior Araujo - Notícia com veracidade dos fatos

Câmara aprova reajuste salarial de 8,5% para servidores efetivos

A Câmara Municipal de São Luís aprovou nesta quarta-feira, 20, o aumento salarial de 8,5% para servidores públicos efetivos do legislativo municipal, por meio do Projeto de Resolução nº 015/25 de autoria da mesa diretora da Casa.

O Projeto atualiza a tabela remuneratória dos servidores nos termos da Resolução nº 120/23 – que institui o plano de cargos, carreiras e vencimentos dos servidores efetivos da Câmara Municipal de São Luís.

Para o presidente da Câmara, Paulo Victor (PSB), a valorização dos servidores é um compromisso da sua gestão, uma vez que, são a base de uma gestão eficiente, transparente e próxima do povo.

“Com esse reajuste, reforçamos nosso respeito a quem faz a Câmara acontecer todos os dias. Seguiremos avançando, sempre com diálogo e responsabilidade, para garantir cada vez mais dignidade e valorização a todos que servem a São Luís”, declarou.

*Repercussão* – O reajuste foi aprovado por unanimidade dos presentes e bastante repercutido pelos pares que parabenizaram a gestão e ao Sindicato dos Servidores da Câmara Municipal de São Luís (SINDISCAM-SLZ) pelo entendimento.

“Gostaria de parabenizar ao presidente da Casa por ter implantado o Plano de Cargos e Carreiras. Fomos um cobrador insistente e agora fazemos jus a este segundo avanço que foi acordado junto ao SINDISCAM-SLZ. É uma vitória dos trabalhadores e trabalhadoras”, manifestou o Coletivo Nós (PT).

“Parabéns, presidente, por esta questão estar resolvida. Os servidores iniciaram praticamente o ano questionando, buscando solução e tenho certeza de que para todos neste plenário é satisfatório ver esta questão resolvida”, completou Flávia Berthier (PL).

*Plano de Cargos e Carreiras*

Além do reajuste, a gestão do presidente Paulo Victor também foi responsável por importantes medidas em benefício dos servidores como, por exemplo, a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), que visa garantir a profissionalização, valorização e desenvolvimento dos servidores, além de promover a qualidade dos serviços prestados à população.

A implantação do PCCV dos servidores, que foi um dos principais compromissos assumidos por Paulo Victor logo que passou a chefiar o Legislativo ludovicense, com os seguintes benefícios: Auxílio Saúde e Alimentação R$ 300; 100% de Gratificação de Desempenho (GDALM) sobre o salário base; Adicional de Qualificação de 5% para especialização, 10% para graduação e mestrado, 15% para doutorado.

Além da possibilidade de 1% de acréscimo para cada 120 horas de treinamento (até o limite de 3%); o Adicional por Tempo de Serviço no percentual de 2% ao ano de serviço; e Adicional de Insalubridade conforme o grau de risco.

Paulo Victor, Presidente da Câmara Municipal de São Luís, Deseja Trajetória de Excelência ao Novo Presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão

Na manhã de hoje (26), o Presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Victor, fez uma visita ao Desembargador Froz Sobrinho, que está prestes a assumir a presidência do Tribunal de Justiça do Maranhão em abril. Durante o encontro, o vereador expressou seus votos de excelência e sucesso para o novo líder do judiciário estadual, além de reforçar o compromisso do legislativo municipal em colaborar em prol da harmonia entre os poderes.

“Foi uma honra visitar o Desembargador Froz Sobrinho esta manhã e desejar a ele uma trajetória de sucesso à frente do Tribunal de Justiça do Maranhão. É fundamental que haja uma colaboração estreita entre os poderes para garantir o bom funcionamento das instituições e o cumprimento eficaz da justiça em nosso estado”, destacou o Presidente da Câmara Municipal.

A visita de cortesia ressalta a importância do diálogo e da cooperação entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para o fortalecimento das instituições democráticas e para o progresso do Maranhão. O gesto do Presidente da Câmara Municipal de São Luís evidencia o compromisso com a construção de um ambiente político saudável e produtivo, onde o interesse público esteja sempre em primeiro plano.

Desembargador Froz Sobrinho expressou sua gratidão pela visita e reforçou a importância da colaboração entre os poderes para o desenvolvimento do estado. Ele enfatizou a necessidade de uma relação de respeito mútuo e cooperação contínua entre o judiciário e os demais poderes, visando sempre o bem-estar da população e a promoção da justiça social.

Com a proximidade da posse do novo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, a expectativa é de que haja uma transição tranquila e eficiente, garantindo a continuidade das atividades judiciais e o fortalecimento da democracia no estado. A visita do Presidente da Câmara Municipal de São Luís representa um passo importante na construção de uma relação institucional sólida e colaborativa entre os poderes, em benefício de toda a sociedade maranhense.

Veja Agora: Presidente da Câmara, Paulo Victor, prevê votação da LDO para este mês

Chefe do Legislativo também falou sobre projeto da LOA, com orçamento de aproximadamente R$ 4.731 milhões.

Paulo Victor foi entrevistado do quadro “Bastidores” no jornal Bom Dia Mirante pelo jornalista Clóvis Cabalau / Divulgação

Em entrevista ao Bom Dia Mirante, no quadro “Bastidores”, com o jornalista Clóvis Cabalau, o presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Victor (PSDB), falou sobre como andam os trabalhos na Casa. “A Lei de Diretrizes Orçamentárias foi encaminhada pelo Executivo Municipal já há algum tempo e está prevista a votação ainda neste mês, está em fase de discussão”, afirmou.

Quanto à Lei Orçamentária Anual (LOA), Paulo Victor falou que o projeto foi recebido pelo Legislativo Municipal no dia 29 de agosto, com orçamento de aproximadamente R$ 4.731 Milhões e já está em análise pelas comissões da Casa. “De fato é através dessa lei orçamentária que o Prefeito vai conseguir gerir a nossa cidade no ano que vem. E a Câmara Municipal tem uma parcela de contribuição ativa neste implemento – não só na fiscalização, mas na complementação”, pontuou o parlamentar.

Ele explicou que o Executivo Municipal envia o previsto em orçamento e como este será distribuído entre as diversas pastas da administração para a análise do Legislativo. Com base nisso, Paulo Victor disse que certamente algumas alterações serão feitas, porque cabe à Câmara, por meio de seus vereadores, fazer emendas para que o dinheiro público seja distribuído de maneira equilibrada.

De acordo com o Presidente da Câmara, a Secretaria de Governo, por exemplo, aumentou em 50% o seu custeio e a Secretaria de Administração também apresentou um acréscimo de 30%. “A Secretaria de Projetos Especiais sai de R$ 41 Milhões para R$ 100 Milhões de custeio, enquanto as de Saúde, Educação e Transporte Público não tiveram alterações significativas”, apontou.

Paulo Victor garantiu que, ao contrário do que ocorreu em anos anteriores, neste não haverá atrasos na votação, ainda que haja diferenças institucionais envolvendo os poderes Executivo e Legislativo. Isto, segundo ele, contribuiu para desacelerar um pouco a votação da LDO neste ano. Mas ressaltou que as questões políticas não podem se sobrepor às necessidades do povo.

“Então, a Câmara de São Luís trouxe esta responsabilidade para si e a Comissão de Orçamento está recebendo todas as emendas dos vereadores, para que a gente consiga distribuir esse bolo orçamentário e aprovar o quanto antes a LDO para o ano que vem”, concluiu.

Reunião entre Paulo Victor, Pedro Lucas e o embaixador do Maranhão vereador Marquinhos busca fomentar a cultura no estado

Pedro Lucas Marquinhos e Paulo Victor

O Secretário Estadual de Cultura e vereador licenciado Presidente da Câmara, Paulo Victor, esteve reunido ontem, 24/03, com o deputado federal Pedro Lucas e o vereador Marquinhos . Pedro é conhecido por sua forte atuação em Brasília e por estar em contato direto com os municípios. Já o Vereador Marquinhos  foi carinhosamente batizado pelo povo como o embaixador do Maranhão, após sua ascensão nas urnas e atuação corpo a corpo nas comunidades.

A pauta da reunião foi a fomentação da cultura no Maranhão e em São Luís, capital do estado. É importante ressaltar que a cultura é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento social e econômico do país, além de ser uma forma de preservação da identidade e das tradições locais.

Nesse sentido, a reunião entre Paulo Victor, Pedro Lucas e Marquinhos é um passo importante para o fortalecimento da cultura no Maranhão. A troca de ideias e a busca por soluções conjuntas para impulsionar a cultura local são essenciais para a valorização dos artistas e das expressões culturais da região.

É fundamental que as autoridades estejam alinhadas para trabalhar em prol da cultura, e o encontro entre esses representantes é um exemplo disso. essa parceria pode  resultar em ações concretas que beneficiem não só os artistas, mas toda a população maranhense. Afinal, a cultura é um patrimônio que deve ser preservado e valorizado por todos.

Paulo Victor tem se destacado  como Secretário Estadual e  já provou sua capacidade ao realizar o maior São João do Maranhão no ano passado e apoiar o maior carnaval da história do estado este ano.

Essas conquistas são fruto de um trabalho em equipe e do comprometimento de Paulo Victor com a cultura maranhense. A realização de grandes eventos culturais é uma forma de movimentar a economia local, gerando empregos e impulsionando o turismo. Além disso, essas festividades são uma oportunidade para os artistas locais mostrarem seus talentos e para a população em geral se divertir e celebrar as tradições regionais.

Apoiar a cultura é um investimento que traz inúmeros benefícios para a sociedade, e Paulo Victor tem mostrado que entende isso. É importante destacar que o trabalho na área cultural não se resume apenas a eventos pontuais, mas também a ações contínuas para valorizar e difundir a cultura local em todas as suas formas.

Esperamos que o exemplo de Paulo Victor possa ser seguido por outros gestores públicos e que a cultura continue sendo uma prioridade para o desenvolvimento do Maranhão.