Blog Veja Agora | Com Junior Araujo - Notícia com veracidade dos fatos

Alcântara completa 367 anos

Intitulada “Cidade Eterna” em seu hino oficial, Alcântara (MA) nesta terça-feira (22), 367 anos de fundação e emancipação política. Administrada pelo prefeito petistaDomingos Araken, o município vem conquistando desde 2013, avanços em todas as áreas. Entre os destaques estão o pagamento em dia do sal comemora ário dos servidores municipais, a implantação do Alcântara Previdência, construção de mais de 400km de estradas, barragens, escolas e sistemas de abastecimento de água.

O décimo terceiro dos servidores públicos municipais também já foi pago, como manda a lei. Na sede e nos povoados, o município de Alcântara já ganhou mais de400 km de estradas novas e recuperadas. O povoado de Oitíua e os bairros Cocó da Ema e Vila Airton, na sede, estão ganhando vida nova com o Mais Asfalto. A Prefeitura paga ainda o piso para os professores e agentes comunitários de saúde.

Em Oitíua e Cujupe estão sendo construídas duas novas escolas de alto padrão com seis salas, cada. Até 2013, Alcântara tinha 72 poços. Em 2016, terá mais 63 poços, totalizando 135 poços artesianos. Entre os 40 primeiros povoados com novos sistemas de abastecimentos de água estão Barreiros, Bom Viver, Codó, São Francisco do Goiabal, Vila do Meio, Forquilha e Boa Vista.

Alcântara também colocou em funcionamento a UBS do Mangueiral e avançou na luta história para ter a UFMA no município. “Dos 66 prédios escolares apenas seis ainda não receberam ou concluíram serviços de reforma, modernização e readequação de sua estrutura física. Alunos assistem aulas com novos fardamentos e móveis escolares”, destaca o Prefeito Domingos Araken.

Cresceu a renda e a economia de povoados como Tubarão, Novo Tubarão, Raimundo Su e Itamatatíua, que ganharam novas barragens construídas em nossa gestão. Alcântara agora capacita e qualifica seus novos trabalhadores com os cursos do Pronatec, e em parceira com o Sebrae, Senai, IFMA e governos estadual e federal prepara e forma jovens e adultos para o mercado de trabalho.

“Conquistamos a Sala do Empreendedor do Sebrae, festivais de gastronomia e a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas”, disse o prefeito. Associações rurais foram organizadas e conseguiram recursos para construção de mais de 1000 casas, por meio do programa Minha Casa Minha vida. Alcântara firmou convênio para emissão de CPF e carteiras de identidade e de trabalho.

No turismo e lazer, novas estradas e pontes de acesso chegam à região das praias. “De norte a sul, leste a oeste, Alcântara conquista novos e importantes motivos para celebrar seus 367 anos, em dezembro”, disse Araken. A população ganhou nova Unidade Odontológica Móvel do Brasil Sorridente. Alcântara ainda tem muitos desafios pela frente, mas já conquistou resultados positivos que crescem e aparecem.

“Um trabalho sério e compromissado com a população. Um trabalho de toda a equipe da Prefeitura e colaboradores que faz Alcântara ganhar novos ares. Em 2016, direcionados pelo nosso Senhor Jesus Cristo, continuaremos a construir um ano novo de realizações, iluminado pelas luzes da paz, união, fraternidade e novos sonhos realizados. Um Feliz Natal e Abençoado Ano Novo”, disse o Domingos Araken.

Categoria: Uncategorized