Os 110 agentes penitenciários temporários, aprovados no processo seletivo simplificado de cadastro de reserva, receberam, nesta quinta-feira (28), o certificado de conclusão do Curso de Formação de Agente Penitenciário Temporário, iniciado em dezembro do ano passado. A iniciativa é mais uma medida do Governo do Maranhão com intuito de capacitar os servidores.
Na cerimônia de formatura, os agentes foram novamente instruídos sobre suas funções, de garantir a guarda, ordem, vigilância, disciplina e segurança dentro das unidades carcerárias que atuarem. A subsecretária de Administração Penitenciária do Maranhão (Sejap), Camila Neves, falou sobre a importância da capacitação destes profissionais na manutenção da ordem prisional.
“A Sejap iniciou o ano focada no aperfeiçoamento de nossos servidores, e na padronização das regras prisionais, como forma de unificar os procedimentos no ambiente carcerário. Essa semana, promovemos um workshop sobre o tema, e a formação desses novos agentes faz parte desse primeiro trabalho de 2016, que é o de qualificar as ações voltadas ao sistema”, lembrou Camila Neves.
O Curso Coordenado pelo diretor da Escola de Gestão Penitenciária (Egepen), Fabiano Cavalcante, o curso ocorreu com atividades teóricas e práticas. A proposta, segundo Cavalcante, é de preparar os novos agentes para as rotinas internas prisionais
“Os agentes passaram por um rigoroso treinamento físico e, além disso, conheceram na prática a rotina prisional e os devidos procedimentos de segurança atualmente adotados; tudo para que eles se adequem ao cotidiano carcerário”, pontuou.
Durante o curso os agentes receberam aulas sobre Direitos Humanos, noções básicas sobre a Lei de Execuções Penais (LEP), e gerenciamento de crise. Além disso, foram instruídos em técnicas de algemação, transposição de algemas, manuseio aprimorado com pistola calibre .40, e condução e escolta de internos.
Categoria: Uncategorized