Após os tucanos de São Luís escolherem o vereador José Joaquim para compor a chapa da pré-candidata do PPS, Eliziane Gama, quem mostrou gesto de grandeza política foi o suplente de Senador Pinto Itamaraty, que entendeu o momento importante da aliança partidária e também apoiou o nome de Zé Joaquim, com isso, está praticamente concluída a formação da coligação de Gama, que terá PPS, PSDB, PTN e Rede e o PRTB.
Pinto Itamaraty que foi deputado federal e ex-vereador mais votado de São Luís, comandará os meandros da campanha que poderá colocar a irmã no Palácio de La Ravardière. Com a experiência vitoriosa de já ter coordenado, em 2008, a campanha do então candidato a prefeito da capital, João Castelo (PSDB), Pinto deixou de ser apenas figura decorativa no submundo do tucanato em São Luís, para se tornar homem da alta cúpula da legenda não só na capital, mas também em todo o Maranhão.
Além disso, Itamaraty ganhou musculatura política ao galgar espaços tanto na Câmara Federal, quanto na Câmara Municipal de São Luís, onde iniciou sua jornada, sendo alçado pelas urnas em dois mandatos eletivos, com expressiva votação.
Portanto, o PPS da deputada Eliziane Gama apenas aguarda a oficialização do PSDB para tê-lo entre os bambas da campanha eleitoral que promete polarizar o discurso contra a tentativa de reeleição do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), que conta expressamente com o apoio do governador Flávio Dino (PCdoB).