Oi fixo, OI móvel e CEMAR tiveram maior número de queixa no estado. Órgão quer dialogar com empresas para que serviços sejam melhorados.
O Procon do Maranhão divulgou uma lista com as empresas que tiveram mais reclamações no estado em 2016. O levantamento tem o objetivo de ajudar os consumidores a escolherem uma empresa para prestação de serviços ou compra de produtos.
A lista contém as 10 empresas mais acionadas no período entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2016 e os dados são do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC).
A Oi Fixo e a Oi Móvel encabeçam a lista pelo terceiro ano consecutivo, com, respectivamente, 223 e 194 reclamações fundamentadas. A Companhia Energética do Maranhão (CEMAR), SKY e Caixa Econômica Federal subiram dois lugares cada, ocupando, respectivamente, a terceira, quarta e sexta colocação. A CAEMA registrou melhora em seus serviços, caindo do terceiro para o quinto lugar do ranking.
A administradora de cartões de crédito Bradescard mantém seu sétimo lugar no ranking pelo terceiro ano consecutivo, enquanto a Samsung e a Claro Fixo e TV figuram pela primeira vez em oitavo e décimo lugar, respectivamente. A CCE e a operadora Tim, que estavam no ranking de 2015, caíram posições suficientes para não entrar no ranking deste ano.
Cabe ressaltar que o ranking é baseado somente nas reclamações fundamentadas não atendidas, isto é, aquelas em que a análise das provas constatou as infrações. Para conferir as informações completas, basta acessar o site do Procon.
Confira abaixo o ranking das 10 empresas com mais reclamações em 2016: 1- Oi Fixo – 223 2- Oi Móvel – 194 3- CEMAR – 158 4- SKY – 84 5- CAEMA – 83 6- Caixa Econômica Federal – 60 7- Bradescard – 50 8- Samsung – 48 9- Claro Móvel – 47 10- Claro Fixo e TV – 41