O ex-presidente Lula (PT) demonstrou hoje (25) gratidão ao ex-presidente José Sarney (PMDB) e pelo apoio que teve do peemdebista quando este foi presidente do Senado.
Em entrevista a rádios durante sua passagem pela cidade de Xexéu (PE), o petista disse ser grato.
“Sou grato a Sarney. É importante que se diga. Sou grato a Sarney como presidente do Senado”, declarou.
E acrescentou: “Teve um tempo que as pessoas queriam que eu rompesse com Sarney. E eu iria ganhar de presente o Marconi Perillo [PSDB] como presidente do Senado. Eu deixaria de ter um tubarãozinho manso para ter um tubarão louco mordendo até o pé”.
A gratidão de Lula a Sarney tem um motivo: foi o maranhense um dos primeiros a articular no Congresso um movimento contra o impeachment do petista, entre 2005 e 2006.
Em 2014, durante a campanha eleitoral, a então ministra das Relações Institucionais do governo Dilma Rousseff (PT), Ideli Salvatti (PT), destacou o tema, num evento realizado em São Luis.
“Eu fiz questão de vir, para que tenham clareza. Aquilo que eu falei no palanque é verdade: a gente pode ter muitas críticas, mas o Sarney e a Roseana são aliados de primeiríssima hora”, destacou.
No discurso, ela lembrou a lealdade do senador José Sarney (PMDB-AP) e seu grupo ao ex-presidente Lula, quando a oposição ensaiou um pedido de impeachment. “Quem inverteu aquela lógica do impeachment do Lula foi um discurso do Sarney. Então, eu acho que a gente não pode esquecer nunca disso nunca. Porque o PMDB só veio bem depois. Sarney, Roseana, Lobão, esses estão desde o primeiro momento”, pontuou.
(Com informações da Folha)