Blog Veja Agora | Com Junior Araujo - Notícia com veracidade dos fatos

Corpo de Epitácio Cafeteira será velado na Assembleia Legislativa em São Luís

corpo do ex-governador, ex-prefeito de São Luís, deputado federal e senador do Maranhão, Epitácio Cafeteira, será velado nesta segunda-feira (14) na Assembleia Legislativa do M

aranhão, no bairro Cohafuma, em São Luís. O corpo do político que morreu no fim da tarde de domingo (13), em casa, em Brasília, está previsto para chegar à capital por volta das 12h. O sepultamento será no fim da tarde do Cemitério do Gavião, na área central da capital.

O corpo de Epitácio Cafeteira está sendo trazido de Brasília para São Luís em um voo particular cedido pelo governo do estado do Maranhão. Nesse voo estão vindo além do político

morto, a sua filha Janaína Cafeteira e a sua esposa Isabel Cafeteira.

Epitácio Cafeteira, morreu no fim da tarde deste domingo, em Brasília. Ele estava internado em sua casa, por causa do delicado estado de saúde. Durante a vida política, também foi prefeito de São Luís, além de senador por dois mandatos e deputado federal pelo Maranhão por quatro mandatos.

A Prefeitura de São Luís e o Governo do Maranhão decretaram luto oficial por 7 dias com a morte do ex-governador, prefeito, senador e deputado federal, Epitácio Cafeteira de 93 anos.

Políticos se solidarizaram com a família e divulgaram nota sobre a morte de Epitácio Cafeteira. O governador Flávio Dino dedicou um abraço solidário a toda família. “Minha homenagem ao ex-governador do Maranhão Epitácio Cafeteira. Foi também deputado federal, senador e prefeito de São Luís. Que Deus o acolha. Meu abraço solidário para toda a família, especialmente ao líder do nosso governo na Assembleia, deputado Rogério Cafeteira. Decretei luto oficial no Estado e as devidas honras ao ex-governador.”

O prefeito de São Luís, Edvaldo Holanda Jr. Lamentou a morte de Cafeteira e manifestou pesar aos familiares do político morto. “A Prefeitura de São Luís decreta luto oficial de sete dias pelo falecimento do ex-governador Epitácio Cafeteira, ocorrido na tarde deste domingo (13), aos 93 anos. Natural da Paraíba, Epitácio Cafeteira chegou ainda jovem ao Maranhão, onde construiu sua história política e constituiu família. Em sua longa trajetória pública, exerceu os cargos de senador da República (1991/1999 e 2007/2015); governador do Estado (1987/1990); prefeito de São Luís (1965/1969); e deputado federal em quatro ocasiões, sendo três mandatos consecutivos(1975/1987).

O prefeito Edivaldo Holanda Junior lamenta a morte do ex-governador e manifesta o seu mais profundo pesar e solidariedade à esposa, filhos e demais familiares, amigos e admiradores, pedindo que Deus conforte a todos neste momento de perda e de dor”.

A ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney, se solidarizou com a família de Epitácio e enalteceu a vida política dele. “Foi com profunda emoção e tristeza que recebi a notícia do falecimento do ex-prefeito de São Luís, ex-deputado, ex-governador e ex-senador da República, Epitácio Cafeteira, meu amigo e correligionário. Cafeteira era uma grande liderança popular do nosso Estado, onde ocupou um lugar de destaque na política maranhense. Nos últimos anos estivemos estreitamente ligados, em favor das causas do Maranhão e do Brasil.

Neste momento triste, quero enviar o meu abraço a Isabel, a quem muito admiro por sua dedicação e grande carinho devotados ao esposo, e a Janaína, minha amiga e colaboradora, sua filha querida, bom como todos os demais membros da família. Neste momento, estamos, juntas, comungando da mesma tristeza.”

O ex-presidente da República, José Sarney, disse em nota que o Maranhão perdeu uma de suas maiores lideranças políticas e uma das mais marcantes personalidades de sua história contemporânea. “Com o falecimento do governador Epitácio Cafeteira, o Maranhão perde uma de suas maiores lideranças políticas e uma das mais marcantes personalidades de sua história contemporânea.

Como prefeito de São Luís, deputado federal, governador do Estado e senador da República, Cafeteira deixou a marca de uma personalidade forte, um líder popular e um bom administrador. Começamos juntos em 62, depois tivemos desencontros, mas em seguida retomamos essa amizade, que só cresceu e se fortaleceu com o tempo, e juntamos esforços em benefício do Maranhão quando estive na Presidência da República e no Senado Federal.

Recebi comovido, aqui em Nova York, onde me encontro, a notícia da sua morte. E o meu pensamento logo elevou-se a Deus, rogando para que o acolha em sua companhia, e pedindo que console sua dedicada esposa Dona Isabel, que lhe ofereceu tanto amor, apoio e carinho nos seus momentos de sofrimento, assim como a filha Janaína e todos os seus familiares, aos quais envio o meu abraço pesaroso. O Maranhão está de luto com a morte de Cafeteira”.

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Othelino Neto, expressou a história de Epitácio Cafeteira e solidarizou com toda a família dele. “Com grande pesar que a Assembleia Legislativa do Maranhão recebeu a notícia da morte do ex-senador Epitácio Cafeteira, tio do deputado estadual Rogério Cafeteira.

Ele tinha 93 anos, residia em Brasília, e estava em uma UTI residencial, devido a seu delicado estado de saúde. Epitácio Cafeteira era natural da Paraíba, mas veio ainda pequeno para o Maranhão e se destacou na política, ocupando todos os cargos que um político pode desempenhar em seu estado. Deixou seu legado na história do Maranhão, tendo exercido os cargos de governador, senador, deputado federal e prefeito da capital São Luís. Aqui constituiu família. Deixa viúva a senhora Isabel Cafeteira; a filha Janaína Cafeteira Afonso Pereira e os netos Epitácio Cafeteira Neto e Afrânio Cafeteira Nava.

Neste momento de dor, a Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão se solidariza com o deputado Rogério Cafeteira, com toda a família, amigos e admiradores do ex-senador Epitácio Cafeteira, rogando a Deus que conforte a todos. Pela inestimável perda e toda a trajetória do ex-senador Epitácio Cafeteira, decreto luto oficial de três dias, a contar de hoje.”

Categoria: Uncategorized