Blog Veja Agora | Com Junior Araujo - Notícia com veracidade dos fatos

Veja Agora!!!!!! Secretário de Saúde diz que Maranhão deve ter casos de coronavírus positivos na próxima semana

Carlos Lula Secretário Estadual de Saúde

O secretário estadual de Saúde, Carlos Lula, disse nesta sexta-feira (13), em entrevista ao jornalista Roberto Fernandes no programa Ponto Final da Mirante AM, que, provavelmente na próxima semana, o Maranhão já tenha casos positivos de coronavírus, daí porque o Governo do Estado vem tomando algumas medidas para enfrentar essa realidade. Para ele, esta percepção se dá diante do quadro de avanço da doença por meio de contatos entre pessoas que tenham estado em lugares hoje apontados como locais de risco e que vêm circulando livremente pelo estado.

Dentre as medidas adotadas pelo Estado, foi anunciada nesta quinta-feira a ampliação dos leitos de enfermaria e UTI no Hospital Carlos Macieira, em São Luís, exclusivamente para atender casos graves que necessitem de isolamento.  Além disso, a partir da próxima segunda-feira (16) começa a funcionar na Policlínica Diamante um centro de testagem para exames laboratoriais.

Com a inauguração do centro de testagem, as pessoas com suspeitas da doença devem evitar ir a UPAs e outras unidades de saúde para fazer exames, pois corre-se o risco de haver contaminação de outras, caso elas estejam realmente com o vírus. Por outro lado, só devem ir ao centro quem estiver realmente com sintomas (parecidos com os da gripe e do resfriado) e tenham viajado para áreas de risco ou mantido contato com uma pessoa que contraiu o vírus.

“A gente não pode entrar em pânico. Quem vai ao centro de testagem ou à unidade de saúde é aquela pessoa que teve contato com alguém com caso confirmado ou que viajou a algum país onde há contágio fora do normal, como Estados Unidos, Canadá, Austrália, países da Ásia, países da Europa. Se viajou a alguns desses países e voltou com sintomas, vá ao centro de testagem”, diz Carlos Lula.

Fonte: Maranhão Hoje – Aquiles Emir

Categoria: Uncategorized