Blog Veja Agora | Com Junior Araujo - Notícia com veracidade dos fatos

Urgente!!!! Morre aos 89 anos o empresário João Claudino, fundador do Armazém Paraíba

O empresário João Claudino Fernandes morreu aos 89 anos de idade na manhã desta sexta-feira (24) em Teresina. João Claudino estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HTI-Sul. O empresário lutava contra um câncer de próstata. O velório será restrito somente à família devido a pandemia de Covid-19. A informação da morte do fundador do Grupo Claudino foi confirmada ao PiauíHoje.com pela assessoria de imprensa do Grupo.

História

João Claudino nasceu no dia 21 de junho de 1930 em Luís Gomes, cidade que fica na divisa de Paraíba com Rio Grande do Norte. Ainda criança ele se mudou para Cajazeiras (PB), e lá seu pai e avó abriram a loja Santa Teresinha. João Claudino começou a trabalhar no comércio da família, se identificando no mundo dos negócios.

Anos depois, ele passou a estagiar nos Correios, mas desistiu da carreira e abriu uma bodega. Posteriormente, João Claudino resolveu fechar a bodega e investiu na venda de máquinas de costura com o pai.

No ano de 1958, a família se mudou para Bacabal, no Maranhão, devido a seca. A cidade foi escolhida por acreditar que seria uma boa opção para dar continuidade aos negócios. Foi em Bacabal que o Armazém Paraíba foi inaugurado em 1958. O local era uma  antiga  usina  de  beneficiamento  de  arroz e  nasceu  o  Armazém Paraíba, empresa que deu origem ao Grupo Claudino.

Primeira loja do Armazém Paraíba em Bacabal/Foto: Arquivo Grupo Claudino

A loja  mudou  conceitos  no  comércio  local,  realizando  promoções,  oferecendo  facilidades e trazendo para a cidade as novidades dos grandes centros. O sucesso provocou uma demanda crescente por mais produtos e a abertura de novas lojas em outras cidades.

Em 1968, a matriz do Armazém Paraíba foi instalada em Teresina, capital do Piauí. Na época, a região era carente de produtos e serviços, o que também gerou  oportunidades  para  outros  empreendimentos.  Assim,  vieram  as  indústrias, agência de publicidade, construtora, gráfica, frigorífico e shopping centers, entre outros negócios que formam o Grupo Claudino.

Ao longo de mais de 50 anos de trabalho no ramo empresarial, João Claudino se tornou dono de uma das maiores redes varejistas do Nordeste. São mais de 10 empresas com sedes na capital piauiense, que empregam mais de 17 mil funcionários. Ele começou os negócios juntos com o irmão Valdecy, mas em 2013 eles decidiram separar as empresas.

 Valdecy ficou com a Socic (Sociedade Comercial Irmãs Claudino), que abriga os negócios de transportes, a administradora de cartões de crédito e um shopping. João ficou com o Grupo Claudino, que é dono do Teresina Shopping, a Houston e o Armazém Paraíba.

João Claudino casou-se com Socorro de Macêdo Claudino em 1961 e nasceram os filhos João Vicente Claudino, Cláudia Claudino, João Claudino Júnior, Alayde Christine e João Marcelo. Socorro Claudino morreu em 2011 em decorrência de um câncer na coluna.

Por : Alinny Maria

Categoria: Uncategorized