O ex-prefeito Hernando Macedo irá sagrar-se vencedor na eleição municipal deste ano e retornar ao comando do município de Dom Pedro, distante cerca de 217 km da capital São Luís.
É o que aponta resultado de pesquisa de intenção de votos realizada pelo Instituto Escutec e que, cujos números, foram publicizados nesta terça-feira.
Hernando lidera com folga todos os cenários trabalhados. O levantamento foi realizado entre os dias 12 a 14 deste mês. Foram ouvidas 400 pessoas, sendo que a pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o protocolo Nº MA-04995/2020.
No cenário espontâneo (aquele no qual não é apresentado ao entrevistado o nome do pré-candidato), Hernando cravou 42% da preferência do eleitorado. Em seguida, aparecem Galego Mota (19%); Léo Paz (4%); Ribamar Filho (2%); Luciano Rezende (1%); e o atual prefeito, Alexandre Costa (1%). Não responderam ou não souberam 31%.
No primeiro cenário estimulado (aquele no qual é apresentado ao entrevistado o nome do pré-candidato), Macedo marcou 55%, seguido por Galego Mota (23%); e Leo Paz (12%). 3% não responderam ou não souberam responder e 7% não votaria em nenhum deles.
No segundo cenário estimulado, no qual disputaria apenas com Leo Paz, Hernando pontuou com 67%. Paz marcou 25%; 7% nenhum deles e 1% não responderam.
No terceiro cenário estimulado, concorrendo com Galego, Hernando pontuou com 58%. Seu adversário marcou apenas 25%. Nenhum deles 10% e 7% não souberam responder.
Rejeição – O prefeito Alexandre Costa possui, segundo a pesquisa, uma rejeição estratosférica. 84% dos entrevistados desaprovam a administração do gestor. 15% disseram que aprovam e 1% não souberam responder.