Amargando altos índices de rejeição, o prefeito Ruivo ou Guaxin tentou vender a história que José Martinho Kabão não poderia disputar as eleições, por causa de um processo do Tribunal de Contas da União. Sabendo que não ganha nas urnas, o rato-lavadeiro tenta ganhar no tapetão, esquecendo que desde 2008 que José Martinho é vítima de todo tipo de processo eleitoral para derrubá-lo, o que ninguém conseguiu até agora.
O que Ruivo tenta esconder é sua condenação, pelo mesmo Tribunal de Contas da União, por irregularidades no período em que foi Secretário de Governo, em relação ao dinheiro destinado à Saúde de Cantanhede. Mesmo apresentando defesa após defesa, recurso e mais recursos, a sorte não sorriu para ele: o TCU condenou Ruivo a pagar mais de meio milhão de reais, com juros e correção monetária.
Essa condenação está no processo 031.955/2017-7 e o pré-candidato a reeleição de Cantanhede só apareceu na lista graças ao coronavírus, que suspendeu o julgamento de seu último recurso, seu tiro de misericórdia. A previsão é que até o fim de outubro seja realizado seu derradeiro julgamento e com isso, sem dúvida, o Guaxinim estará definitivamente fora da disputa pela prefeitura de Cantanhede.