
O ex-prefeito de Araioses, Cristino Gonçalves de Araújo, terá que devolver aos cofres públicos mais de 400 mil reais por irregularidades na sua gestão em 2018. O Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) julgou as contas da administração direta do município e constatou diversas falhas, seguindo o parecer do Ministério Público de Contas (MPC).
Entre os problemas encontrados pelo TCE-MA, estão: a falta de inserção de dados sobre licitações no sistema SACOP, desrespeitando a Instrução Normativa TCE/MA nº 34/2014; a ausência de documentos e informações em vários processos licitatórios, como o que contratou uma empresa por mais de 2,7 milhões de reais para o transporte escolar; a falta de comprovação de despesas com a locação de veículos para os alunos da rede municipal de ensino, no valor de 433,3 mil reais; e o não repasse das contribuições previdenciárias dos servidores ao INSS.
O ex-gestor, além de ter que devolver o dinheiro, também foi multado em 59,3 mil reais pelo TCE-MA. Ele ainda pode recorrer da decisão.