Blog Veja Agora | Com Junior Araujo - Notícia com veracidade dos fatos

“Pautas Femininas” recebe gestora da APAE de São Luís Cristiane Diniz falou sobre o trabalho

Cristiane Diniz falou sobre o trabalho realizado na APAE e, também, sobre o bloco carnavalesco formado por pessoas assistidas pela associação na capital maranhense

Cristiane Diniz respondeu perguntas da jornalista Régina Santana durante o programa

A gestora da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e presidente do Bloco Tradicional da APAE, Cristiane Diniz, foi a entrevistada do programa “Pautas Femininas”, da Rádio Assembleia (96.9), nesta segunda-feira (5). Ela conversou com a jornalista Régina Santana sobre o trabalho da associação relativo à inclusão e, também, sobre a agremiação carnavalesca.

Cristiane Diniz falou sobre o surgimento da APAE de São Luís, em 1972, como uma iniciativa de pais que não enxergavam uma oportunidade para seus filhos, nem na iniciativa privada nem na pública.

“Nos unimos a um movimento nacional, pois existem mais de 2.400 APAEs espalhadas por todo o Brasil. Seguimos todas as diretrizes da APAE Brasil, que é a federação nacional das APAES, definindo todas as diretrizes para atuarmos nesses três eixos, tais sejam, saúde, educação e assistência social. Somos ligados à Federação Estadual das APAEs e fazemos parte de um grupo de, pelo menos, 56 unidades no Maranhão, sendo a da capital a primeira a surgir. Ela vai completar 53 anos no dia 10 de março”, detalhou a entrevistada, mencionando, também, o surgimento da Escola Eney Santana.

Ela explicou que, a partir de 2017, conforme a nova legislação de inclusão, a Escola Eney Santana passou a ser um centro de atendimento educiconal especializado, onde crianças, jovens e adultos frequentam a escola regular, e no contraturno podem desenvolver as habilidades nas quais encontram dificuldades. “Deixamos de ter escolas onde somente estudam pessoas com deficiência. Tudo mudou, pois a metodologia é outra”, explicou Cristiane Diniz.

Ela falou, ainda, sobre várias parcerias que garantiram a ampliação da Escola Eney Santana e para a capacitação dos professores dentro de uma metodologia voltada às condições, também, de pessoas com espectro autista, transtorno de aprendizado e superdotação, entre outras.

Durante a entrevista, Cristiane Diniz também falou sobre o bloco carnavalesco da APAE, cuja tema deste ano é “O Fantástico Mundo do Autismo”. O bloco está realizando apresentações pela cidade, as quais ocorrem após vários ensaios em meses anteriores, realizados três vezes por semana.

“O bloco se apresentou no domingo durante o cortejo na Madre Deus e, na próxima sexta-feira, nós teremos o baile tradicional de Carnaval na APAE. No sábado, faremos o roteiro da folina na Praia Grande. Já na passarela do samba, nós faremos a abertura do Carnaval”, informou.

Por: Agência Assembleia

Categoria: Uncategorized