Em um movimento inesperado, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), se pronunciou na tarde desta quarta-feira (07) sobre o escândalo envolvendo um Renault Clio vermelho, placa NXH5E16, abandonado com mais de R$ 1 milhão no porta-malas na rua das Andirobas, no bairro Renascença. O carro foi encontrado no dia 30 de julho e causou um alvoroço na cidade.
Em um vídeo de um minuto e meio publicado em seu perfil no Instagram, Braide surpreendeu ao culpar seu próprio irmão, o médico Antônio Carlos Salim Braide, conhecido como “Tonho”, pelo dinheiro encontrado. Alegando não ter contato com Tonho há mais de três anos, o prefeito afirmou que o irmão era o responsável pela quantia, mesmo que essa declaração seja vista com desconfiança por muitos.
Braide declarou que desconhecia a existência do dinheiro no Renault Clio, mas não conseguiu explicar a ligação entre o caso e seus ex-funcionários da prefeitura, Carlos Augusto Diniz da Costa e Guilherme Ferreira Teixeira. Ambos estavam envolvidos com o carro, sendo que um deles foi nomeado no gabinete de Eduardo quando ele era deputado federal.
Para tentar se passar por vítima, Braide mencionou o nome da mãe ao falar sobre outro veículo, um Honda Fit preto, que foi utilizado para resgatar Guilherme Ferreira Teixeira do local onde o Renault Clio foi estacionado. “Esse carro que está em nome da minha mãe, é um veículo de uso do meu irmão, Antônio Carlos,” disse o prefeito, entregando ainda mais seu irmão à suspeita.
Com essa declaração, a Polícia Civil agora poderá intimar Tonho para prestar esclarecimentos sobre o motivo de ter resgatado Guilherme do local onde o Renault Clio foi abandonado. A revelação de Braide, ao jogar a culpa no irmão, levanta questões sobre a veracidade de suas alegações e complica ainda mais a sua situação diante do escândalo.
A população de São Luís aguarda ansiosa por mais desdobramentos deste caso, que já está sendo chamado de “escândalo do Renault Clio”. A expectativa é de que novas investigações revelem mais detalhes sobre a origem do dinheiro e o real envolvimento de todos os personagens dessa trama que tem abalado a política local.