Nesta quinta-feira (10/10), a Polícia Federal iniciou a Operação Remix, com foco no combate a desvios de recursos públicos, fraudes licitatórias, associação criminosa e lavagem de dinheiro ligados à contratação de eventos musicais e aluguel de equipamentos em Codó MA. A investigação revelou que mais de R$ 2,5 milhões foram movimentados por meio de contratos com uma empresa de fachada, com valores desviados, sacados ou transferidos para contas de terceiros sem vínculo com os serviços contratados pela prefeitura.
Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, além de ordens de quebra de dados telemáticos, todos expedidos pela 1ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Maranhão, responsável por crimes de lavagem de dinheiro. A Justiça também autorizou a quebra do sigilo telemático dos materiais e equipamentos apreendidos.
Os envolvidos poderão ser processados por corrupção passiva, apropriação de verbas públicas, fraude licitatória, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Os materiais apreendidos passarão por exames periciais para reunir novos elementos, identificar outros possíveis envolvidos e elucidar crimes adicionais.