Na terça-feira (5), o candidato republicano Donald Trump, de 78 anos, garantiu votos suficientes para retornar à presidência dos Estados Unidos, em uma vitória confirmada na manhã desta quarta-feira (6). O resultado representa uma reviravolta política e um novo capítulo na história recente do país.
Durante a celebração da vitória, o vice de Trump, senador JD Vance, destacou o marco histórico do resultado de 2024, chamando-o de “a maior reviravolta política da história dos EUA”. Vance reforçou o compromisso da nova gestão com o crescimento econômico. “Vamos conduzir a maior retomada econômica da história dos EUA, sob a liderança de Donald Trump”, afirmou.
Apesar da projeção da CNN não ter cravado a vitória de Trump, o republicano já era considerado o favorito com 266 delegados, enquanto sua adversária, a democrata Kamala Harris, ainda não se pronunciou sobre o resultado.
Em seu discurso, Trump também agradeceu o desempenho dos candidatos republicanos que garantiram o controle do Senado. A expectativa é que o partido assegure, ainda, a maioria na Câmara dos Representantes, o que pode fortalecer o novo governo em futuras negociações legislativas.
Trump acompanhou a contagem de votos ao lado de centenas de apoiadores reunidos no centro de convenções do condado de Palm Beach, em um clima de comemoração e otimismo para o novo mandato que se aproxima.