O Sindicato dos Rodoviários do Maranhão emitiu, nesta sexta-feira (10), um alerta para a possibilidade de uma greve geral no transporte urbano e semiurbano de São Luís e Região Metropolitana. A paralisação poderá ser deflagrada em até 72 horas úteis e, caso confirmada, será por tempo indeterminado, conforme comunicado da categoria.
O principal motivo da mobilização é o descumprimento de cláusulas econômicas estabelecidas na Convenção Coletiva de Trabalho, que incluem o não pagamento de salários, ticket alimentação e plano de saúde aos trabalhadores. Segundo o sindicato, as empresas de transporte público vêm negligenciando essas obrigações, gerando insatisfação e precarização das condições de trabalho.
Diante do cenário, o Sindicato dos Rodoviários cobra uma solução urgente por parte do Sindicato das Empresas de Transporte (SET), responsável pelas operadoras do sistema. A categoria exige a regularização imediata dos pagamentos para evitar que a greve seja efetivada e cause transtornos na mobilidade urbana da capital e regiões adjacentes, o que impactaria diretamente milhares de usuários que dependem do transporte público diariamente.
O sindicato reforça que aguarda uma resposta célere e concreta das empresas para evitar a paralisação e minimizar os danos à população. Caso não haja acordo, a cidade poderá enfrentar mais um episódio de colapso no sistema de transporte, prejudicando tanto os trabalhadores quanto os usuários.

