Começaram a chegar, ainda na noite desta quinta-feira (14), pacientes de Manaus, que estão com Covid-19. Manaus vive um colapso no sistema de Saúde e pelo menos seis Estados receberão 235 pacientes.
A chegada, na noite desta quinta-feira é extraoficial, e passou a ser comentada em grupo de aplicativos de mensagens após enfermeiros comentarem a instalação, com urgência, de nova ala para os pacientes. Movimentação grande de ambulâncias no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, também ratificaram a informação.
Até a tarde desta quinta-feira, o Hospital Universitário da UFMA, em São Luís, informou que pacientes com Covid-19 de Manaus deveriam chegar nos próximos dias ao Maranhão. Ao todo, 40 leitos foram disponibilizados por conta da falta de oxigênio e o colapso na rede de saúde no Amazonas.
Além do Maranhão, outros estados estão recebendo pacientes de Manaus, como Goiás, Piauí, Brasília, Paraíba e Rio Grande do Norte.
O governo do Amazonas diz ter feito um estudo dos estados para que as transferências não sobrecarregassem a rede assistencial de outros locais. Atualmente, a ocupação dos leitos da rede pública estadual na Grande São Luís já se aproximam dos 70%.
Segundo a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), aproximadamente 150 leitos estão distribuídos em nove hospitais universitários federais para receber pacientes de Manaus a fim de ajudar o Estado do Amazonas.
Edição às 9h44: De acordo com informações do Jornalista Raimundo Garrone, apesar das movimentações de ambulâncias, e da previsão de chegada dos primeiros pacientes, que deveria ocorrer nesta quinta-feira (14), apenas nesta sexta-feira (15), começaram a chegar os primeiros pacientes vindos de Manaus.