Blog Veja Agora | Com Junior Araujo - Notícia com veracidade dos fatos

População de Milagres, no Maranhão, Clama por Atenção da Prefeitura: Educação em Estado de Abandono

 

Prefeito de Milagres do Maranhão

Os cidadãos de Milagres, no Maranhão, estão levantando suas vozes contra o que descrevem como décadas de negligência por parte da administração municipal. Liderada pelo prefeito Zé Augusto, da influente família Cardoso, a prefeitura está sendo acusada de deixar as necessidades educacionais da comunidade em um estado de completo abandono.

Denúncias recentes têm revelado uma realidade preocupante: obras educacionais prometidas e parcialmente financiadas estão sendo deixadas de lado, enquanto o município recebe fundos consideráveis destinados à educação. Mais de 6 milhões de reais foram alocados para investimentos educacionais, porém, os resultados visíveis são mínimos.

Em março de 2024, um adicional significativo de mais de R$94.000 foi destinado à educação, mas a situação das escolas continua desoladora. Infelizmente, ao invés de ver melhorias tangíveis, os moradores testemunham a continuidade do abandono e da negligência.

As escolas permanecem em estado de deterioração, com estruturas físicas comprometidas e falta de recursos básicos. Professores e alunos são deixados à mercê de condições precárias, minando a qualidade da educação oferecida e comprometendo o futuro da juventude local.

Diante desse cenário desolador, os cidadãos de Milagres estão exigindo respostas e ações imediatas por parte das autoridades municipais. Eles estão clamando por transparência, responsabilidade e compromisso com o bem-estar e o futuro da comunidade, especialmente no que diz respeito à educação, um pilar fundamental para o desenvolvimento sustentável de qualquer sociedade.

 

PSDB reúne lideranças em encontro estadual nesta terça-feira (12)

Fortalecer o partido no Maranhão e inaugurar um novo momento na história tucana no estado. Este é o foco do Encontro de Lideranças do PSDB no Maranhão, que será realizado nesta terça-feira (12), no Hotel Luzeiros, em São Luís. O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, virá ao estado e tem participação confirmada no evento.

O encontro marca o início das discussões de estratégias e o direcionamento do partido para as eleições municipais de 2024. Atualmente, o partido possui 67 comissões municipais e trabalha para ampliar a base em todo o Maranhão. “O trabalho de captação tem sido feito de forma contínua, espalhando a mensagem do nosso partido e garantindo adesões e alianças. Somos uma via alternativa, em contraposição aos extremos que polarizam o Brasil hoje”, comentou Sebastião Madeira, presidente do PSDB no Maranhão.

“Estou viajando por todo o país para fortalecer o PSDB e estimular candidaturas nas eleições deste anos, buscando atrair novas lideranças para o partido, com uma ideia bastante clara de que teremos um projeto e uma candidatura própria à Presidência da República em 2026”, disse o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo.

Participam do evento lideranças regionais, vereadores, pré-candidatos e representantes municipais do partido. “Nosso partido tem uma história forte, com nomes memoráveis em postos de respeito. Nossa intenção é mobilizar e agregar lideranças que estejam alinhadas à boa política e gestão e potencializar a força política do PSDB nos municípios, sobretudo a participação feminina”, afirma Regiane Presot, presidente do PSDB Mulher no Maranhão.

SERVIÇO

O que?
Coletiva de Imprensa do PSDB Maranhão

Quando?
12.03, às 8h30

Onde?
Hotel Luzeiros

Porta-vozes
– Marconi Perillo, presidente nacional do PSDB
– Sebastião Madeira, presidente estadual do PSDB
– Regiane Presot, presidente do PSDB Mulher no Maranhão

Veja Agora: Governador Carlos Brandão e o vice Felipe Camarão entregam obras no Maranhão

Neste sábado (9), o governador Carlos Brandão (PSB) e o vice-governador e secretário de Educação, Felipe Camarão (PT), realizaram a entrega de obras importantes no interior do estado. Camarão e Brandão entregaram uma ponte que liga os municípios de Pedreiras,  Santo Antônio dos Lopes a Joselândia, além de 15 motores de rabetas a pescadores da região.

Ainda no sábado, Camarão e Brandão foram até a cidade de Lima Campos, vistoriar as obras da Ponte Riacho Quebra Anzol. Mas na volta o Governador e o Vice inauguraram o Centro de Ensino Chagas Costa, em Igarapé Grande e o Centro de Ensino Euletério Rocha, em Bernardo do Mearim-MA. Quase 700 estudantes do Ensino Médio e EJA dessas cidades serão beneficiados com os novos equipamentos entregues.

Já no domingo (10), Camarão e Brandão deram inicío a maratona de inaugurações bem cedo na cidade de Bom Jardim, onde a festa do Governo do Maranhão foi bonita com as inaugurações do Centro de Ensino Maria Luzia Rodrigues de Sousa e do Educa Mais Newton Serra.

Ainda no domingo, o governador Carlos Brandão e o vice Felipe Camarão, estiveram na cidade de Olho D’água das Cunhãs onde entregaram a reforma e ampliação do Centro de Ensino José Matos de Oliveira, e logo após foram até Vitorino Freire, entregar a tão esperada reforma do Centro de Ensino Rui Barbosa. O governador Brandão ainda aproveitou a ocasião para entregar novos carrinhos do Programa Mais Renda e também títulos de terra aos moradores.

A maratona de inaugurações foi iniciada na sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, na capital maranhense, quando Carlos Brandão e Camarão entregaram oficialmente o Centro de Ensino Manoel Beckman, no bairro Bequimão, em São Luís.

“Escola lindíssima, totalmente climatizada e com acessibilidade. O final de semana prometeu com muitas inaugurações de Escolas Dignas, que foram realizadas pelo governador Carlos Brandão. Em um governo municipalista como o de Carlos Brandão é assim, trabalhamos em parceria com as prefeituras municipais pelo melhor para todos os maranhenses. Seguimos avançando e requalificando espaços escolares dignos em todos os cantos do Maranhão”, destacou Felipe Camarão em sua rede social.

Dia Internacional da Mulher em São Luís: Professora Eva Honra o Legado Feminino

Sessão Solene na Câmara Municipal de São Luís, Celebra o Dia Internacional da Mulher Homenageando Mulheres Empreendedoras

Em uma emocionante Sessão Solene realizada no último dia 8 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a cidade de São Luís reverenciou o legado de mulheres empreendedoras que têm deixado sua marca na comunidade local. O evento foi marcado por momentos de reconhecimento e inspiração, destacando duas figuras notáveis: a professora Benedita Costa e a advogada Isabelle Passinho.

A Vereadora Professora Eva, uma voz ativa na luta pelos direitos das mulheres em São Luís, enfatizou a importância de celebrar e homenagear mulheres que se destacam não apenas em suas carreiras, mas também em seu compromisso com a comunidade.

Benedita Costa foi uma das personalidades celebradas durante a Sessão Solene. Como mãe, educadora, líder comunitária e sindicalista, ela personifica a força e a determinação do povo de São Luís. Sua dedicação incansável em prol da educação e dos direitos das mulheres tem sido fundamental para o progresso da cidade.

Outra mulher homenageada foi Isabelle Passinho, uma advogada multifacetada que não apenas defende os direitos legais, mas também usa sua voz para promover a inclusão. Como coordenadora do Coletivo de Mulheres com Deficiência do Maranhão e Diretora do Serviço Travessia, ela tem sido uma defensora incansável da acessibilidade e da igualdade de oportunidades para pessoas com deficiência.

A Sessão Solene foi um momento de reflexão e celebração, destacando o papel fundamental das mulheres empreendedoras na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Através do reconhecimento de figuras como Benedita Costa e Isabelle Passinho, São Luís reafirma seu compromisso com a valorização e o empoderamento das mulheres em todos os aspectos da vida pública e privada.

Pinheiro: Com 80% de rejeição e com medo de perder aliados, Luciano Genesio tenta mostrar desesperadamente uma aproximação ao governo Estadual.

Ministro André Fufuca, Luciano Genésio e Dr.Thaiza Hortegal 

Nos últimos dias, a mídia ligada ao prefeito Luciano Genesio, começou a disparar uma possível aliança com o governo Estadual, a pré candidata Dra. Thaiza Hortegal, promete abandonar o PP do André Fufuca e filiasse ao PSB do Brandão.

Luciano só esqueceu de combinar com o ministro André Fufuca, líder do PP no Maranhão e com o Governador Carlos Brandão, líder do PSB no Estado, sem ao menos ser recebido no palácio dos leões pra uma simples conversa, Luciano Genesio usa o ex prefeito de Presidente Sarney, Penaldon Jorge pra falar na mídia em seu favor.

Todos lembram, na última eleição Luciano enganou o deputado federal licenciado, André Fufuca, lançando inesperadamente sua irmã Luciana Genésio como sua candidata a deputada federal.

Contra o governador Carlos Brandão, Luciano fez uma campanha forte e ofensiva, chegando a destratar o hoje governador Brandão nos quatro cantos do Estado, tudo isso na intenção de agradar o seu verdadeiro líder político.

Mestre Índio Maranhão integra o time de mestres no maior evento de cultura negra realizado em favela no Rio de Janeiro

Fotos: Fabio Augusto

O Encontro Nacional de Cultura Popular no Vidigal já está na 11° edição e tem a frente da organização Mestre Messias Freitas, discípulo e aluno de Índio, e que carrega esse legado há quase 30 anos na cidade maravilhosa.

É um evento que reúne mestres e fazedores de cultura de várias regiões do país e exalta a cultura popular maranhense com presença marcante; da capoeira ludovicense, do tambor de crioula, do cacuriá e do Bumba Meu Boi e da dança da Mangaba de Bom Jardim – MA. além de extensa programação com outras expressões da cultura afro brasileira (maculelê, samba de roda, ciranda, forró, dança africana, mostra de espetáculos e apresentações artísticas, encontro de mestres, lançamento de literaturas do gênero, economia criativa, palestras, workshops e oficinas e tem início no dia 11 e vai até o dia 17 de março. O maranhense, Mestre Índio Maranhão, fala da importância do evento.

“Esse evento é fruto do que foi plantado há mais de 30 anos atrás no bairro do Saviana localizado na área Itaqui Bacanga, onde Messias iniciou seus primeiros passos, é um dos alunos mais antigos do meu trabalho foi reconhecido mestre pela comunidade capoeiristica na presença de mais de 70 mestres oriundos de vários pontos do país, é o nosso principal multiplicador, realiza eventos diversos na área da cultura afro, é um dos capoeiristas que mais viaja facilitando oficinas e workshops de capoeira e cultura popular no Brasil e já esteve em 7 países da Europa.
Tenho muito orgulho em saber que esse evento é resultado de muita luta e suor e que tem a presença marcante da capoeira do Maranhão por trás de todo sucesso” relata Mestre Índio Maranhão.

Esse ano o evento foi contemplado no Edital Apoio a Ações Continuadas 2023 – Eventos artísticos calendarizados.

Mulheres Inspiradoras de São Luís: Uma Homenagem de Clara Gomes

Em suas jornadas pelas ruas de São Luís, Clara Gomes se depara com um verdadeiro mosaico de mulheres inspiradoras. Donas de casa, empreendedoras, estudantes, mães, jovens e idosas, cada uma carrega consigo uma história única e uma força inigualável. Embora sejam diversas em suas trajetórias e experiências, há um elemento que as une: a resiliência e determinação que transcende todas as diferenças.

Neste Dia Internacional da Mulher, Clara Gomes deseja prestar homenagem a essas mulheres excepcionais, que são verdadeiros exemplos a serem seguidos. Sua mensagem é de apoio mútuo e de incentivo para que todas as mulheres possam se fortalecer e inspirar umas às outras, criando uma comunidade onde o empoderamento feminino seja uma realidade concreta.

É importante ressaltar que Clara Gomes, além de ser uma voz em prol das mulheres, também é uma figura influente na política local. Como pré-candidata a vereadora de São Luís, ela busca representar não apenas os interesses das mulheres, mas de toda a comunidade. Seu compromisso com a igualdade de gênero e com o fortalecimento da participação feminina na política é evidente em suas palavras e ações.

Além disso, é válido mencionar que Clara Gomes é esposa do ex-vereador Osmarl Filho, uma figura proeminente na política maranhense. Osmarl Filho já ocupou o cargo de presidente da Câmara Municipal de São Luís e atualmente é Deputado Estadual, exercendo seu mandato com grande atuação e dedicação.

Neste Dia da Mulher, que possamos não apenas celebrar as conquistas alcançadas, mas também renovar nosso compromisso com a luta por igualdade e justiça para todas as mulheres. A homenagem de Clara Gomes é um lembrete poderoso de que, juntas, somos capazes de superar qualquer obstáculo e construir um futuro mais justo e inclusivo para todas.

 

Novo Aliado Junta-se ao Grupo do Prefeito de São Vicente Ferrer, Adriano Freitas

Cabo Freitas, Luis Fernando e Adriano Freitas

O grupo político liderado pelo prefeito de São Vicente Ferrer, Adriano Freitas, recebeu recentemente um reforço significativo com a adesão de Luis Fernando, ex-vereador e candidato a prefeito em eleições passadas. Luis Fernando, que também é presidente da colônia de pescadores, trouxe consigo uma vasta experiência política e um profundo compromisso com o desenvolvimento da cidade.

“É com grande satisfação que recebemos Luis Fernando em nosso grupo. Sua trajetória política e seu compromisso com São Vicente Ferrer são inegáveis. Juntos, vamos construir um novo tempo em nossa cidade”, afirmou o prefeito Adriano Freitas, em um comunicado oficial, enquanto seu pai, o ex-prefeito Cabo Freitas, prestigiava o evento.

Em declaração exclusiva a este blog, Luis Fernando expressou sua gratidão pela oportunidade de se unir a um grupo tão competente. “Será uma honra poder somar com o Grupo competente do atual gestor da cidade. Estou comprometido em contribuir com todas as minhas forças para o progresso de São Vicente Ferrer”, afirmou Fernando.

A chegada de Luis Fernando representa um impulso significativo para o grupo do prefeito Adriano Freitas, consolidando ainda mais sua base política e ampliando suas perspectivas para implementar mudanças positivas na cidade. Com um time forte e comprometido, o futuro de São Vicente Ferrer parece cada vez mais promissor.