Blog Veja Agora | Com Junior Araujo - Notícia com veracidade dos fatos

Veja Agora: Brandão dá inicio a obra que irá dobrar o tamanho da Avenida Litorânea

Avenida Litorânea terá mais 7km de via para melhorar a mobilidade urbana, incentivar o turismo e a economia da Grande Ilha.

Prolongamento da Avenida Litorânea começou nesta manhã...

Prolongamento da Avenida Litorânea começou nesta manhã…

A Grande Ilha receberá mais uma grande obra de infraestrutura viária e mobilidade urbana executada pelo Governo do Maranhão. Nesta quarta-feira (16), o governador Carlos Brandão assinou ordem de serviço para a construção da nova Avenida Litorânea. Com 7 quilômetros de extensão, a via ligará a Avenida São Carlos, no bairro Olho d’Água, em São Luís, à Avenida Atlântica, no bairro Araçagi, em São José de Ribamar.

Atualmente, a Avenida Litorânea tem 7 quilômetros de extensão. Ao fim das obras que serão executadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), a via terá 14 quilômetros. A intervenção já é considerada um dos maiores projetos de mobilidade e urbanismo do litoral maranhense.

O novo prolongamento da Avenida Litorânea representa um investimento de R$ 235.686.179,02 e integra os municípios da Grande Ilha com uma via moderna, segura e ambientalmente responsável. Os recursos são oriundos de parceria entre o Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, e o Governo do Maranhão.

Durante a solenidade, o governador Carlos Brandão assinalou a importância da obra para a integração dos municípios da Grande Ilha. “Esta é uma obra estruturante que vai ligar São Luís e São José de Ribamar, impactando positivamente também em Raposa, que é a região para onde a Grande Ilha está crescendo, representando um grande avanço para a mobilidade urbana. Esta é uma obra que será feita pensando no futuro, no crescimento da nossa economia, no turismo de toda a região”, informou.

Brandão também ressaltou que o projeto de extensão da Avenida Litorânea foi construído por meio do diálogo com diversos órgãos, entidades, donos de bares e a população. “Nossos técnicos elaboraram este projeto durante dois anos, ouvindo os órgãos de meio ambiente, a Superintendência de Patrimônio da União, a Marinha e diversas outras entidades. Também ouvimos os representantes dos bares e dos vendedores ambulantes que trabalham na região há 30 anos e que serão beneficiados com esta obra, recebendo bares de alto padrão para poderem trabalhar e atender os turistas”, explicou.

O secretário de Estado de Infraestrutura, Aparício Bandeira, afirmou que o novo prolongamento representa uma mudança profunda no modo como as pessoas se conectam à cidade e à natureza.

“Quando concluirmos esta obra, teremos uma avenida de 14 quilômetros, ligando desde a Praça dos Pescadores até a Praia de Olho de Porco. Estamos garantindo segurança, acessibilidade e qualidade de vida, com equilíbrio entre urbanização e preservação ambiental. É uma obra para esta e para as próximas gerações”, garantiu Aparício Bandeira.

Também participaram da solenidade o ministro dos Esportes, André Fufuca; a senadora Eliziane Gama; o desembargador Froz Sobrinho, presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA); os deputados federais Pedro Lucas e Júnior Lourenço, os deputados estaduais Adelmo Soares e Ricardo Arruda; os prefeitos de São José de Ribamar, Dr. Julinho, e de Raposa, Eudes Barros; o presidente da Câmara de Vereadores de São Luís, Paulo Victor; além de diversos prefeitos de municípios maranhenses, secretários estaduais e vereadores dos quatro municípios da Grande Ilha.

– Prolongamento da Avenida Litorânea

A obra de prolongamento da Avenida Litorânea terá 7 quilômetros de extensão, sendo considerada uma obra de função é múltipla, pois irá conectar os municípios, proteger o meio ambiente, estimular o turismo e organizar o crescimento urbano da orla da Ilha de São Luís.

O projeto inclui ciclovia ao longo de toda a avenida, 10,2 quilômetros de calçadas amplas, 3 faixas de rolamento por sentido, sendo 1 exclusiva para ônibus ao lado da qual serão instalados novos abrigos para os usuários do transporte coletivo. Também será feito estacionamento a 45º do lado esquerdo da via, canteiro central em piso intertravado e iluminação pública em LED. Será executado sistema completo de drenagem pluvial e integração com o sistema de esgoto por meio de duas estações elevatórias.

Um trecho da via será referente a uma ponte sobre o Rio Jaguarema, que fará a integração direta do novo eixo viário com a Avenida Atlântica, no Araçagi. Assim será possível dar mais fluidez ao tráfego, acessibilidade e conexão entre áreas urbanas.

Na Praça de Iemanjá, já no bairro Olho d’Água, será executada uma ampliação do projeto de urbanização da área, que ganhará espaço de lazer, contemplação e valorização cultural e religiosa, área planejada para convivência comunitária, turismo e manifestações culturais. A infraestrutura moderna com acessibilidade, paisagismo e iluminação especial irá resgatar e valorizar a identidade simbólica e espiritual da orla maranhense.

– Benefícios da obra

Além de conectar a orla dos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar, a extensão da Avenida Litorânea trará diversos outros benefícios. A via será uma alternativa eficiente entre a Avenida dos Holandeses e a MA-203 (Estrada da Raposa), reduzindo congestionamentos e melhorando a mobilidade regional. O novo trecho também oferecerá resposta do Estado ao desafio de trânsito e transporte intermunicipal.

A nova via também promoverá a dinamização econômica e inclusão cultural, valorizando diversas áreas destinadas ao turismo, lazer e comércio da orla da Grande Ilha, gerando oportunidades de trabalho tanto na economia formal quanto informal, fortalecendo atividades culturais locais, ampliando a inclusão produtiva, criando um circuito integrado entre economia, cultura e turismo.

O ordenamento territorial e a sustentabilidade ambiental também serão outros benefícios da obra, pois ela promoverá o controle do uso e ocupação das praias e áreas costeiras, restringindo a circulação de veículos sobre dunas, falésias e zonas de risco, promovendo o uso urbano ambientalmente equilibrado da orla, dando mais dignidade para a população local.

Vice-governador Felipe Camarão participa dos 129 anos de Codó e reforça compromissos com o desenvolvimento do município


Em agenda oficial, o vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, esteve presente, nesta quarta-feira (16), nas comemorações de 129 anos de Codó. A visita contou com inaugurações, assinaturas de convênios e anúncios de investimentos estratégicos para o município.

Entre os destaques, está a assinatura da Ordem de Serviço para a construção de 1.000 moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida, beneficiando diretamente centenas de famílias. O Governo do Estado também garantiu, por meio de parceria com a CODEVASF, R$ 10 milhões para obras de pavimentação urbana.

Na área da saúde, foi entregue a nova ala do Hospital Geral Municipal Dr. Marcolino Júnior, com 50 novos leitos, e anunciada a destinação de R$ 3 milhões para o setor. Na educação, a Unidade Escolar Estevam Ângelo foi reinaugurada com estrutura modernizada, beneficiando mais de 700 estudantes.

Felipe Camarão reforçou o papel da gestão integrada. “Seguimos comprometidos com o bem-estar dos maranhenses. Codó é prioridade para o nosso governo”, destacou.

URGENTE!!! Golpista da Baixada Maranhense volta a aplicar golpes prometendo emprego em troca de dinheiro: denúncia alerta para novo esquema de Ronald Costa

Ronald Costa


Alô Ministério Público e Polícia Federal!
O estelionatário Ronald Costa, natural de Palmeirândia e atualmente residente em São Luís, voltou a aplicar golpes contra cidadãos, especialmente moradores da Baixada Maranhense, vendendo falsas promessas de emprego. Segundo denúncias recentes, Ronald estaria oferecendo vagas de trabalho em troca de pagamento no valor de R$ 1 mil, enganando vítimas com a ilusão de estabilidade profissional.

De acordo com as informações obtidas, Ronald Costa estaria inclusive atuando ou circulando nas dependências do Hospital Municipal Veterinário de São Luís, utilizando essa estrutura como fachada para ganhar credibilidade junto às vítimas. Em áudios enviados a pessoas que sonham com uma oportunidade de trabalho, o golpista afirma: “Todas as minhas indicações eu mando documento, carteira de trabalho e tudo, e já mando o pix pra ela”. A frase faz parte da estratégia de convencimento, onde Ronald cria a falsa narrativa de que existe uma intermediadora no processo – quando, na verdade, ele mesmo é quem recebe o dinheiro.

Outro ponto que chama atenção é o comportamento do golpista nas redes sociais. Ronald Costa costuma ostentar uma vida de aparência e publicar fotos ao lado de pessoas influentes, justamente para reforçar sua imagem de “homem bem relacionado” e passar credibilidade às suas vítimas. Essa tática, segundo fontes, é parte central do seu esquema, já que ele se vale da confiança e da esperança dos outros para aplicar os golpes.

Ronald Costa

O golpe tem causado não apenas prejuízos financeiros, mas também emocionais. Muitas das vítimas são idosos ou jovens desempregados da região da Baixada, que veem na proposta uma chance de mudar de vida. “Além de roubar dinheiro, Ronald está roubando sonhos”, relata uma das fontes que preferiu não se identificar por medo de retaliações.

Vale lembrar que Ronald Costa já foi alvo de denúncias anteriores por estelionato, especialmente contra idosos, a quem induzia a realizar empréstimos, posteriormente desviando os valores.

Diante da reincidência e da gravidade dos fatos, a população clama por providências urgentes por parte das autoridades competentes. Ministério Público e Polícia Federal são chamados a investigar e coibir a atuação desse golpista que insiste em se aproveitar da boa-fé de pessoas humildes.

Atenção: não realize qualquer pagamento em troca de promessas de emprego. Vagas legítimas não exigem depósito antecipado. Em caso de tentativa de golpe, denuncie imediatamente às autoridades competentes.

Revejam:

Vídeo Urgente!!!! Estelionatário de Palmerândia Ronald Costa desfila no Palácio dos Leões e é quase detido pela Polícia Militar

Estelionatário e líder de quadrilha Ronald Costa tenta intimidar blogueiro

 

Estelionatário Ronald Costa dá golpe em vários idosos da baixada maranhense

URGENTE!!! Golpista da Baixada Maranhense volta a aplicar golpes prometendo emprego em troca de dinheiro: denúncia alerta para novo esquema de Ronald Costa

Veja Agora: Vice-prefeito de Arari arrolado em esquema de cerca de R$ 80 milhões em 41 prefeituras

Empresa “Pilares do Saber LTDA”, de Almir Leite, está registrada em uma “salinha” no bairro do Cohajap em São Luís.

Almir Leite, atual vice-prefeito do município de Arari é o dono da empresa Empresa Pilares do Saber LTDA, campeã em contratos com prefeituras para “fornecimento de livros didáticos” usando recursos federais.

Avenida Daniel de La Touche, loja nº 08 no piso térreo do edifício La Touche Center, bairro do Cohajap em São Luís, esse é o endereço onde fica situado a “salinha” da empresa mais próspera do ramo de venda de livros didáticos à prefeituras do Maranhão.

Conforme apuração do Blog do Domingos Costa, seja por dispensa indevida e/ou inexigibilidade de licitação, a empresa “Pilares do Saber LTDA” possui contratos em 41 prefeituras maranhenses, é o que diz dados do SINC – Sistema de Informações para Controle e do Sistema de Acompanhamento de Contratações Públicas (SACOP), ambos do do Tribunal de Contas do Estado  (TCE-MA).

A empresa está registada em nome de Almir de Jesus Leite Silva (foto), sócio-administrador que é o atual vice-prefeito do município de Arari pelo MDB. O empresário/político foi vereador por quatro mandatos e começou a “ganhar” contratos com prefeituras nos últimos anos.

Entre os anos de 2017 a 2025, portanto, nos últimos 8 (oito) anos, a “Pilares do Saber LTDA” selou quase um centena de contratos milionários com 41 prefeituras, sempre usando recursos públicos provenientes do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e/ou de precatório FUNDEF.

O esquema de venda de livros por parte da empresa Almir Leite é tão complexo que o Blog precisa de mais de um post para detalhar toda a engrenagem de grupo, que começam com as sucessivas fraudes para assinatura do contrato, perpassa pelo superfaturamento, seguido de pagamento de propinas aos agentes públicos envolvidos, resultando em prejuízos milionários aos cofres das prefeituras.

E não menos grave, em muitos dos casos, os livros sequer são entregues. É usado a emissão e venda de notas fiscais fictícias, ou “frias”, fraude na qual os serviços declarados não são prestados ou os produtos discriminados não são entregues.

– 41 prefeituras 

A “Pilares do Saber LTDA” possui, ou já possuiu, contratos com as prefeituras de Igarapé do Meio, Brejo, Cajari, Axixá, Estreito, Brejo, Vitória do Mearim, Chapadinha, Caxias, Itapecuru-Mirim, Pio XII, Axixá, São João do Sóter, São Bernardo, São João dos Patos, Vargem Grande, Afonso Cunha, Trizidela do Vale, Matões, Pastos Bons, Matões do Norte, Aldeias Altas, Estreito, Matinha, Igarapé do Meio, Cidelândia, Santa Inês, Humberto de Campos, Grajaú, Governador Archer, Buriti Bravo, Joselândia, Nova Olinda do Maranhão, Alto Alegre, Turiaçú, Aldeias Altas, Buriticupu, São Bento, Sucupira do Norte, Santo Amaro e Tufilândia.

No próximo post o Blog  irá detalhar os contratos dessas prefeituras com os devidos valores e os respectivos anos para identificar de qual gestão pertence as compras de livros selados com a empresa do vice-prefeito de Arari.

– Outro lado

Blog DC  ligou, seguidas vezes, e também mandou mensagens, para o empresário/vice-prefeito, Almir Leite, no entanto, até a publicação deste post nenhuma das mensagens foram respondidas e, tampouco, as ligações atendidas.

O espaço permanece franqueado…

Revejam:

Gilson Guerreiro vai gastar quase R$ 7 milhões com empresa Pilares do Saber e levanta suspeitas em Grajaú

URGENTE: Estelionatário de Palmeirândia, Ronald Costa volta a aplicar golpes agora em São Luís usando estrutura do hospital veterinário

Ronald Costa

O golpista Ronald Costa, natural de Palmeirândia e residente em São Luís, voltou a atuar com seus já conhecidos esquemas fraudulentos. Desta vez, ele utilizou a estrutura do Hospital Veterinário de São Luís para aplicar mais um golpe, se passando por funcionário do INSS e oferecendo uma vaga de emprego no Hospital da Ilha em troca de dinheiro.

Ronald Costa

Segundo informações apuradas, Ronald cobrou o valor de R$ 1.000,00 de um jovem psicólogo — que preferiu não se identificar — sob a promessa de “indicação” para o suposto emprego. O valor foi transferido via Pix para a conta de Mateus Lucas Silva Barros, de 29 anos, também natural de Palmeirândia, utilizando o CPF nº 625.133.003-19.

Ronald Costa, que já foi alvo de diversas denúncias por estelionato, é conhecido por aplicar golpes principalmente contra idosos na região da Baixada Maranhense, induzindo-os a fazer empréstimos consignados que, posteriormente, são subtraídos por ele. Agora, volta a ser denunciado por estelionato, com um modus operandi ainda mais ousado.

Além disso, o golpista estaria utilizando outros números de WhatsApp para criar falsas identidades. Em um deles, se passa por uma suposta “Leladina Diniz Freire”, CPF nº 027.707.743-52, uma senhora de 97 anos que, segundo apuração, já é falecida. Em outro número, Ronald se apresenta como “Carmem”, ampliando sua rede de disfarces e manipulações para enganar vítimas.

Trecho da Conversa entre Ronald Costa e a Vítima do Golpe

Ronald Costa

A denúncia serve de alerta às autoridades e à população para os recorrentes golpes praticados por Ronald Costa. A reincidência e a ousadia com que atua reforçam a necessidade de investigação urgente e possível prisão preventiva para impedir que novos crimes sejam cometidos.

A Polícia Civil deve ser acionada para investigar o caso, apurar o envolvimento de possíveis cúmplices e esclarecer o uso de nomes e CPFs de terceiros nas transações fraudulentas.

Se você foi vítima de Ronald Costa ou conhece alguém que tenha sido enganado, denuncie. É fundamental combater esse tipo de crime para proteger outras possíveis vítimas.

Reveja: 

Vídeo Urgente!!!! Estelionatário de Palmerândia Ronald Costa desfila no Palácio dos Leões e é quase detido pela Polícia Militar

 

Estelionatário e líder de quadrilha Ronald Costa tenta intimidar blogueiro

Estelionatário Ronald Costa dá golpe em vários idosos da baixada maranhense

Polícia fecha inquérito sobre morte de Adriana Oliveira e revela trama com participação do marido

A Polícia Civil do Maranhão concluiu o inquérito que apura o assassinato da influenciadora digital Adriana Oliveira, de 26 anos, executada a tiros no dia 15 de março deste ano, no município de Santa Luzia. O caso, que chocou a população, será agora encaminhado ao Ministério Público, que decidirá se oferece denúncia à Justiça pelo crime de feminicídio.

De acordo com o relatório final da investigação, três pessoas estão diretamente ligadas ao assassinato:

  • João Batista dos Santos, conhecido como Bruno Macumbeiro, é apontado como o autor dos disparos. Segundo a polícia, ele chegou à residência da vítima pilotando uma motocicleta e efetuou os tiros que mataram Adriana.

  • Valdiley Paixão Campos, marido da influenciadora, estava com ela no momento do crime. No entanto, novos elementos do inquérito colocam seu envolvimento sob suspeita.

  • Antônio Silva Campos, conhecido como Antônio do Zico, sogro da vítima, também está implicado no caso.

Apesar do encerramento das investigações, a motivação do crime ainda não foi esclarecida. Um dos momentos-chave da apuração foi o novo depoimento prestado por Valdiley na unidade prisional de São Luís, onde se encontra preso. Durante a triagem, ele admitiu ter reconhecido João Batista como o atirador. A revelação, no entanto, agravou sua própria situação, já que, segundo os investigadores, ele conhecia o suspeito, mas havia omitido essa informação anteriormente.

A polícia também confirmou que o autor dos disparos já havia estado na casa do casal, sob o pretexto de avaliar uma máquina pesada à venda.

Com o encerramento do inquérito, o caso entra agora na esfera judicial e dependerá da atuação do Ministério Público para que os envolvidos sejam formalmente denunciados e julgados pelos crimes cometidos.

TCE-MA rejeita defesa de ex-prefeito de Carutapera e aplica multa por irregularidades na folha de pagamento

Dr. Airton Marques

O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) decidiu, por unanimidade, rejeitar a defesa apresentada pelo ex-prefeito de Carutapera, Airton Marques Silva, em processo que apura graves irregularidades na folha de pagamento do município durante o exercício financeiro de 2021.

A denúncia foi formalizada por um vereador da Câmara Municipal de Carutapera, que apontou pagamentos indevidos a servidores ocupantes de cargos comissionados, acima do que permite a legislação. Em sessão plenária realizada no último dia 19 de março, os conselheiros do TCE aprovaram o relatório que confirma as irregularidades, destacando o descumprimento das normas municipais e da legislação vigente por parte do ex-gestor.

O Ministério Público de Contas, por meio do parecer nº 8782/2024, também se manifestou pela rejeição da defesa, reforçando a gravidade dos atos praticados e a necessidade de responsabilização. De acordo com o TCE, Airton Marques Silva ainda descumpriu determinações anteriores da Corte de Contas, mesmo após ter sido devidamente notificado.

Como consequência, o ex-prefeito foi multado em R$ 10 mil, valor que deverá ser quitado em até 15 dias, sob pena de novas sanções. O Tribunal também determinou a conversão do processo em Tomada de Contas Especial, com o objetivo de aprofundar as investigações, apurar todos os responsáveis e quantificar os prejuízos aos cofres públicos.

A decisão do TCE-MA reforça o compromisso do órgão com a fiscalização rigorosa da aplicação de recursos públicos e com a responsabilização de gestores que descumprem a legislação e os princípios da administração pública.

Vídeo: Ex-prefeito Eunélio Mendonça, denuncia abandono na merenda escolar e gastos milionários com festas pela prefeita Cibelle Napoleão

Ex-Prefeito Eunélio Mendonça e Atual Prefeita Cibelle Napoleão

Uma das cidades mais ricas do Maranhão volta ao centro de uma nova polêmica administrativa. Desta vez, a crítica vem de um ex-prefeito, que acusa a atual gestora, Cibelle Napoleão, de negligência com a educação e desperdício de dinheiro público com eventos festivos.

De acordo com a denúncia, escolas da rede municipal estariam sofrendo com a falta de merenda escolar, enquanto a Prefeitura se prepara para gastar milhões com a realização de shows e festas. A situação gerou revolta entre moradores e professores, que reclamam da ausência de itens básicos nas unidades de ensino.

“É um completo desrespeito com as nossas crianças. Falta merenda nas escolas, mas sobra dinheiro para grandes festas”, afirmou o ex-prefeito Eunélio Mendonça, que ainda destacou que a cidade possui uma das maiores arrecadações do estado, o que torna ainda mais grave o quadro de desorganização e falta de prioridades da gestão atual.

Segundo informações preliminares, contratos para a realização de eventos somariam cifras milionárias, contrastando com a crise relatada no setor educacional. A população cobra explicações da prefeita Cibelle Napoleão e exige que os recursos públicos sejam aplicados de forma responsável, especialmente nas áreas essenciais como educação e saúde.

Até o momento, a Prefeitura não se pronunciou oficialmente sobre as acusações. Entretanto, nas redes sociais, internautas já manifestam indignação e pedem providências por parte do Ministério Público.

A denúncia reacende o debate sobre a gestão de recursos públicos e a priorização de investimentos em municípios maranhenses, principalmente aqueles com alto potencial econômico, mas que enfrentam desafios básicos de administração.