Blog Veja Agora | Com Junior Araujo - Notícia com veracidade dos fatos

Paulo Victor será homenageado com a Medalha ‘Manuel Beckman’


O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Paulo Victor (PSB), deve receber a Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman, que é a mais alta honraria concedida pelo Poder Legislativo maranhense.

Isso porque o deputado Osmar Filho (PDT) apresentou o Projeto de Resolução Legislativa nº 127/2024 para que a Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) conceda a horaria ao chefe do legislativo ludovicense.

“Paulo Victor assumiu a suplência do vereador Ivaldo Rodrigues em 2017. Em 2020, foi eleito com mais de 6 mil votos, consolidando sua presença no cenário político local. Inicialmente, atuou como suplente, mas seu empenho e dedicação o levaram a um papel de maior responsabilidade sendo eleito Presidente da Câmara Municipal de São Luís”, frisou o pedetista em sua justificativa.

A proposição foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), sendo remetida ao plenário para ser apreciada, conforme parecer disponível no Diário Oficial da Casa Legislativa desta quarta-feira, 19. Eis aqui a publicação.

“Como vereador e presidente da Câmara, Paulo Victor tem se comprometido com a melhoria das condições de vida dos moradores de São Luís, focando em áreas como educação, saúde e infraestrutura. Foi Secretário de Estado da Cultura do Maranhão e, ao lado do governador Carlos Brandão, garantiu grande destaque para o estado ao promover o maior São João do Brasil, em 2022, mudando completamente o cenário cultural”, completou.

A Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman é a maior honraria do Poder Legislativo do Maranhão. Ela foi instituída pelo Decreto Legislativo nº 68/80, publicado no Diário Oficial de 12 de dezembro de 1980, e que tem como objetivo homenagear personalidades que tenham contribuído para o desenvolvimento do Estado.

Caos no transporte: Trabalhador pega carona no porta-malas de carro em São Luís


A paralisação do transporte público em São Luís chegou ao terceiro dia consecutivo, afetando milhares de trabalhadores que dependem dos ônibus para chegar ao trabalho. A situação tem gerado cenas inusitadas e preocupantes nas ruas da capital maranhense.

Na manhã desta quinta-feira (20), um homem foi flagrado pegando carona no porta-malas de um veículo na Avenida Jerônimo de Albuquerque, uma das principais vias da cidade. O trabalhador, cuja identidade não foi revelada, recorreu à alternativa extrema para conseguir chegar ao seu destino a tempo.

Com mais de 48 horas sem ônibus circulando, a cidade enfrenta um verdadeiro colapso nos horários de pico. As paradas de transporte estão lotadas, e motoristas de aplicativos relatam aumento na demanda, elevando também os preços das corridas.

Diante da crise, o prefeito Eduardo Braide anunciou na noite da última quarta-feira (19) a distribuição de dois vouchers no valor de R$ 30 para os usuários do transporte público. No entanto, a solução emergencial encontrou um novo obstáculo: o site da Prefeitura de São Luís saiu do ar, impossibilitando o acesso ao benefício na manhã desta quinta-feira.

A população segue aguardando uma resolução definitiva para a crise do transporte na capital, enquanto busca alternativas para enfrentar o transtorno diário de locomoção.

Veja Agora: Prefeito de Olinda Nova do MA decide cancelar carnaval de 2025

A Secretária de Cultura de Olinda Nova do Maranhão, Silva Ruth, anunciou que o prefeito Valdenir Diniz decidiu cancelar a realização do carnaval deste ano no município. O comunicado foi feito na terça-feira (18), por meio das redes sociais e em um grupo de WhatsApp que reúne diversos membros da cultura local.

Segundo Silva Ruth, a decisão partiu diretamente do prefeito, que a chamou para informá-la sobre a medida. “O que tenho para dizer é que o prefeito me chamou e disse que não haverá carnaval este ano. Mas ele ainda irá se pronunciar sobre os motivos dessa decisão”, afirmou a secretária.

A ausência de explicações concretas por parte da prefeitura gerou questionamentos entre a população e os agentes culturais do município. Enquanto isso, circula nas rede…
[19:01, 19/02/2025] Junior Araujo: Veja Agora: Prefeito de Olinda Nova do MA decide cancelar carnaval de 2025

Veja Agora: TRE deverá julgar agravo que pode levar à cassação imediata da chapa do Podemos por fraude à cota de gênero

Dep Federal Fábio Macedo, Presidente estadual do Podemos

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deverá julgar, na próxima sexta-feira (21), às 9h, o agravo interno no mandado de segurança nº 0600188-16.2024.6.10.0001, sob a relatoria do juiz José Valterson de Lima. A decisão pode levar à cassação imediata da chapa do Podemos, em razão de uma suposta fraude à cota de gênero.

A corte analisará se a confissão da candidata em juízo já constitui prova suficiente para a cassação da chapa e o afastamento imediato dos eleitos, com base na Súmula 73 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O enunciado estabelece que a fraude à cota de gênero implica a anulação de todos os votos recebidos pela legenda, afetando diretamente a composição da Câmara Legislativa.

Caso o TRE decida pela cassação sumária, o Podemos perderá as cadeiras conquistadas nas eleições, podendo impactar o equilíbrio de forças na Casa.

Audiência no juízo de origem será realizada na próxima terça (25)

Paralelamente ao julgamento do agravo no TRE, a ação originária segue tramitando na 1ª Zona Eleitoral, onde a audiência para oitiva das partes e testemunhas está marcada para a terça-feira (25). Esse processo poderá fornecer novos elementos probatórios para a decisão definitiva sobre a possível fraude.

O desfecho desse caso pode criar um precedente relevante para outras ações envolvendo fraude à cota de gênero, uma exigência da legislação eleitoral para garantir a participação feminina na política.

Roseana Sarney tira nova licença da Câmara, e Hildo Rocha assume mandato

Roseana Sarney

A deputada federal Roseana Sarney (MDB) entrou com um novo pedido de licença por motivos particulares, sem remuneração, pelo período de 121 dias. O afastamento teve início em 12 de fevereiro e se estenderá até 13 de junho. Durante esse período, Hildo Rocha (MDB) assumirá o mandato na Câmara dos Deputados.

Este é o terceiro pedido de afastamento de Roseana desde que voltou a ocupar uma cadeira na Câmara. Em 2024, ela ficou licenciada por 121 dias entre maio e setembro. Além disso, também se afastou por duas semanas para assumir o cargo de secretária de Articulação Política no governo do Maranhão.

Nos bastidores, há especulações de que, após o término da licença, Roseana possa assumir um cargo na gestão do governador Carlos Brandão. No entanto, essa possibilidade ainda não foi confirmada oficialmente.

Hildo Rocha, que segue no exercício do mandato, afirmou recentemente que Roseana Sarney tem chances reais de disputar uma vaga ao Senado nas eleições de 2026 ou até mesmo buscar a reeleição como deputada federal. O futuro político da ex-governadora do Maranhão, no entanto, permanece indefinido, e novas movimentações são aguardadas nos próximos meses.

Governador Carlos Brandão anuncia vouchers para transporte de pacientes durante greve


Diante da greve do transporte coletivo na capital, o governador Carlos Brandão anunciou, por meio das redes sociais, uma medida emergencial para garantir o deslocamento de pacientes da rede estadual de saúde que necessitam de tratamentos inadiáveis.

A partir desta quarta-feira (19), o Governo do Maranhão, por meio da Maranhão Parcerias (MAPA), passará a disponibilizar vouchers diários no valor de R$ 100 para o transporte por aplicativo. O benefício será destinado a pacientes que precisam realizar procedimentos essenciais, como quimioterapia, hemodiálise e outros atendimentos médicos que não podem ser interrompidos.

Para ter acesso ao auxílio, os interessados devem entrar em contato com a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), responsável pela operacionalização da iniciativa.

A ação busca minimizar os impactos da paralisação do sistema de transporte público, garantindo que os pacientes continuem recebendo os cuidados necessários para seus tratamentos de saúde. O governo estadual reforçou seu compromisso com a população ao adotar essa medida emergencial, enquanto busca soluções para a normalização do transporte coletivo na cidade.

Osmar Filho destina emendas para o Carnaval e para compra de ambulância em Matinha

O anúncio foi feito no último sábado, durante as comemorações de 76 anos do município, quando o deputado também recebeu o título de cidadão

O deputado estadual Osmar Filho (PDT) destino duas emendas para Matinha, município da Baixada Maranhense. “São emendas importantes, para fortalecer a economia e valorizar a rica cultura local com investimento no Carnaval e para a aquisição de uma nova ambulância, que trará mais saúde para a região”, declarou o pedetista.

O anúncio foi feito no último sábado (15), quando o deputado esteve na cidade para participar das comemorações dos 76 anos de sua emancipação, ao lado do prefeito Nilton Everton (PRD), do vice-prefeito Cabeça de Sebastião (PDT) e de outras autoridades do município e do estado.

Na oportunidade, o deputado ainda recebeu o título de cidadão matinhense. “Agora me sinto parte desta linda cidade. Com essa homenagem, mais do que antes, tenho a responsabilidade de continuar lutando por um futuro melhor para a cidade e sua população”, disse Osmar, emocionado com a reverência.

Também estiveram presentes o ministro das Comunicações, Juscelino Filho; o vice-governador, Felipe Camarão (PT); o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB); e, o secretário de Desenvolvimento Social, Paulo Casé; entre outras autoridades.

Adriano Sarney Media Acordo e Põe Fim à Greve do Transporte Semiurbano em São Luís

Adriano Sarney

A greve do transporte semiurbano na Ilha de São Luís chegou ao fim nesta terça-feira (18) após a atuação decisiva do presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), Adriano Sarney. Desde o início das negociações, Adriano se mostrou comprometido em intermediar uma solução para evitar prejuízos à população que depende do transporte público diariamente.

A MOB acompanhou todo o processo de negociação, enviando representantes para as tratativas e contando com a participação direta de Adriano Sarney nas reuniões decisivas. Sua postura conciliadora e proativa foi essencial para destravar o impasse entre rodoviários e empresários, garantindo a retomada dos serviços essenciais.

Desde o início das negociações, o presidente da MOB buscou alternativas para evitar a paralisação, ciente dos impactos sociais e econômicos que a greve poderia causar. Com a resolução do problema, ele reforçou o compromisso da MOB em continuar trabalhando para aprimorar o transporte público na Grande Ilha, assegurando mais segurança e eficiência para os usuários.

O acordo alcançado prevê um reajuste salarial de 7% para os trabalhadores do setor semiurbano, além de um aumento de 10% no valor do ticket alimentação. Com isso, os ônibus que operam essas linhas devem voltar a circular nas primeiras horas desta quarta-feira (19).

A atuação de Adriano Sarney foi reconhecida pelo presidente do Sindicato dos Rodoviários do Maranhão, Marcelo Brito: “Agradecemos a boa vontade da MOB em tentar resolver a situação, com o intuito de atender as reivindicações dos trabalhadores e garantir a normalidade do serviço. No que se refere ao semiurbano, conseguimos chegar a um entendimento. Quanto ao setor urbano, infelizmente, as tratativas não avançaram, mas retornaremos às discussões na manhã desta quarta-feira (19)”.

Com essa atuação rápida e estratégica, Adriano Sarney se consolida como uma liderança comprometida com o bem-estar da população e a modernização da mobilidade urbana no Maranhão