Neste final de semana, as ruas de Olinda Nova do Maranhão foram tomadas pela energia e determinação das mulheres e da população em geral no evento político “ELAS COM O 40”. O ato, que contou com a presença de mais de 6 mil pessoas, foi marcado pela manifestação de apoio ao ex-prefeito e atual candidato à Prefeitura, Costinha (PSB).
O evento, considerado um dos maiores já realizados na cidade, foi uma demonstração da força do movimento feminino e da vontade popular de reconstrução do município. Costinha, em discurso empolgante, ressaltou a importância da participação das mulheres na política e no processo de transformação da cidade. “Que lindo, povo do 40! As mulheres do 40 mostraram que são potentes assim como todo o nosso povo. As ruas da cidade foram tomadas pela força e o querer da nossa gente!”, declarou emocionado.
Além disso, o evento contou com a presença marcante do governador do estado, Carlos Brandão (PSB), que reforçou seu apoio irrestrito à candidatura de Costinha. “Agradecemos ainda a presença e o apoio declarado do nosso Governador Carlos Brandão”, destacou o candidato. O governador, que também é do Partido Socialista Brasileiro (PSB), foi recebido com entusiasmo pela multidão, reforçando a aliança política com o ex-prefeito.
O evento ELAS COM O 40 foi uma clara demonstração do comprometimento do povo de Olinda Nova do Maranhão com a candidatura de Costinha, fortalecendo ainda mais sua campanha rumo à Prefeitura.
Costinha finalizou seu discurso com uma mensagem de otimismo e confiança: “Mais uma vez, fica comprovado que o povo de Olinda Nova está conosco e quer a reconstrução”.
O renomado diretor do Centro Educacional Maktub, Diego Franco, conhecido por sua experiência e inovação no setor educacional do Maranhão, realizou recentemente uma visita especial às escolas do Sistema Educacional Brasileiro (SEB), localizadas em Ribeirão Preto-SP, a convite do grupo.
A visita ocorreu em meio a um contexto de constante modernização e adaptação das escolas do SEB, um dos maiores conglomerados de educação do Brasil, que tem investido fortemente em tecnologia e novas metodologias de ensino.
Durante a visita, Diego Franco teve a oportunidade de conhecer de perto as instalações de algumas das principais unidades do grupo em Ribeirão Preto, além de dialogar com a equipe pedagógica e administrativa das escolas. “Foi um privilégio poder observar como o SEB tem se destacado em oferecer uma educação de alta qualidade, sempre com foco na formação integral do aluno”, comentou o diretor do Centro Educacional Maktub.
O SEB, que conta com dezenas de instituições de ensino espalhadas em todo o país, tem se consolidado como líder no segmento educacional, focando em proporcionar uma educação que mescla tradição e inovação. Diego Franco, que possui uma longa trajetória em gestão educacional e implementação de projetos inovadores no ensino, foi recebido com entusiasmo por alunos e educadores.
Ao longo de sua visita, o diretor do Centro Educacional Maktub, destacou o impacto positivo que a integração de novas tecnologias, como plataformas digitais e inteligência artificial, tem gerado no processo de ensino-aprendizagem. “A educação precisa acompanhar as demandas do século XXI, e o SEB está claramente à frente nesse sentido, proporcionando aos seus alunos ferramentas que os preparam para o futuro”, afirmou Franco.
A visita de Diego Franco reforça o compromisso do SEB em buscar referências no setor para continuar evoluindo e oferecendo uma educação de excelência aos alunos do Centro Educacional Maktub em São Luís e Paço do Lumiar-MA.
O vice-governador Felipe Camarão (PT) está aproveitando mais um fim de semana, que antecede as eleições do dia 6 de outubro, para ampliar e reforçar suas bases de candidatos a prefeito (a) pelo interior do Maranhão. Nas redes sociais, ele tem mostrado entusiasmo por onde tem passado com uma legião de aliados, participando de caminhadas, carreatas e motociatas em diversos municípios.
Em Grajaú, o vice-governador percorreu quilômetros ao lado da população do município, em apoio ao candidato a prefeito Gilson Guerreiro (PSDB). “No próximo domingo à noite, eu quero ligar para ele e dizer: Guerreiro, agora você é o guerreiro do povo de Grajaú”, declarou Camarão ao discursar ao lado do candidato em um palanque na cidade e depois sair do local nos braços do povo. “Eu tô com a Nação Pé de Coco! Em Grajaú, eu tô com Gilson Guerreiro”, ressaltou.
Na cidade de Lajeado Novo, o vice-governador participou de eventos de campanha em apoio à reeleição da candidata a prefeita Ana Léa (PSB). “Eu tinha que vir aqui, dar o meu abraço na minha amiga prefeita Ana Léa, que tem feito um trabalho brilhante à frente da gestão municipal e merece continuar. Conte comigo minha amiga! É Ana Léa e Luana!”, afirmou Camarão.
Em Montes Altos, o vice-governador agradeceu o carinho do povo e reafirmou o compromisso em apoio à reeleição do prefeito Domingos França (União Brasil).
“Estive em Montes Altos, para visitar meu amigo prefeito Domingos França e reafirmar meu apoio à sua reeleição. Aproveitei a passagem pelo município, para ver de perto as obras em andamento no Parsondas de Carvalho, executadas pelo Governo do Maranhão. Em Montes Altos, o time do Lula é 44!”, declarou o vice-governador petista.
O deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União/MA) esteve na cidade de Imperatriz, onde inaugurou o AFAGO – Centro Terapêutico TEA, administrado pela Associação de Familiares e Amigos de Pessoas com Autismo de Imperatriz, que foi fruto de emenda parlamentar de sua autoria, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, do Governo do Maranhão.
O atendimento especializado para crianças com autismo é fundamental para o desenvolvimento saudável e o bem-estar, ofertando suporte adequado para o desenvolvimento da linguagem, habilidades sociais, autonomia pessoal e comportamentos adaptativos. A instalação do centro surgiu por meio de uma solicitação do vereador do município, Adhemar Freitas Jr, que buscou atender a essa demanda antiga na cidade.
“Muito me honra estar aqui hoje e ver de perto essa entrega tão importante para a cidade de Imperatriz, sobretudo para as famílias e pessoas com autismo. Agradeço ao governador Carlos Brandão pela parceria que tornou esse sonho realidade e por seu olhar sempre atento para esta causa. Acredito que a inclusão é um caminho importante para dar dignidade e cidadania às pessoas que necessitam de atendimento especializado.”destacou o deputado.
O AFAGO é uma centro especializado no atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que oferta a metodologia ABA (Análise do Comportamento Aplicado), reconhecida como uma das mais eficazes para o desenvolvimento de habilidades sociais, comportamentais e cognitivas de crianças com TEA. O espaço vai oferecer atendimentos multidisciplinares, com fonoaudiólogo, terapeutas ocupacionais, psicólogos, psicopedagogos e suporte às famílias.
O governador do Maranhão, Carlos Brandão, recebeu nesta terça-feira (24), no Palácio dos Leões, em São Luis, a visita de cortesia do diretor regional das comunidades do governo dos Açores, José Maria de Medeiros Andrade. Região autônoma de Portugal, os Açores são um arquipélago situado no Oceano Atlântico, formado por nove ilhas paradisíacas.
O objetivo do encontro foi tratar da aproximação entre Açores e Maranhão na promoção do turismo sustentável, histórico e cultural entre os dois destinos, incentivando visitas recíprocas e o intercâmbio de experiências.
A Direção Regional das Comunidades dos Açores detém competências nas áreas da emigração, da imigração e das comunidades açorianas no exterior.
O diretor regional das comunidades dos Açores, José Andrade, destacou a importante relação histórica e cultural dos Açores com o município de São Luís.
“São Luís foi o primeiro contato dos Açores com o Brasil, foi a nossa porta de entrada da diáspora açoriana”, pontua.
Segundo José Andrade, os açorianos foram responsáveis pelo início da formação da capital maranhense, já que em 1619, Simão Estácio da Silveira, um dos pioneiros da colonização portuguesa no Maranhão, chega em solo ludovicense e se torna o primeiro presidente da Câmara de São Luís.
“O Maranhão foi determinante como porta de entrada do movimento emigratório do povo açoriano. Os açorianos em geral, e em particular, Simão Estácio da Silveira, foram determinantes não apenas pelo povoamento, mas também, pela organização cívica da cidade de São Luís”, ressaltou o representante açoriano.
A partir deste primeiro encontro, os governos do Maranhão e dos Açores estudam agora a possibilidade de parcerias em áreas como o turismo, como explica o historiador e coordenador estadual do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Paulo Matos, um dos presentes na reunião.
“Hoje temos aqui a visita do representante do governo dos Açores discutindo, além das questões históricas e culturais, outras possibilidades de negócios. Entre elas, a possibilidade de voos entre os Açores e São Luís do Maranhão”, detalha Paulo Matos.
Ligações históricas e homenagem
O governo do Maranhão sinalizou durante o encontro a criação de uma praça pública em homenagem a Simão Estácio da Silveira e aos colonizadores açorianos que chegaram ao Maranhão, ainda no século XV.
A praça deverá ser edificada no Centro Histórico de São Luís e a obra será executada pela Agência Executiva Metropolitana (Agem). O presidente da Agem, Leônidas Araújo, também participou do encontro e falou sobre o assunto.
“Nosso governador Carlos Brandão está fazendo uma justa homenagem aos primeiros povoadores de São Luís. E essa praça vem resgatar essa homenagem, na qual o estado do Maranhão vai fazer um marco importante dos açorianos, para o turismo e para a cultura do nosso estado”, frisou.
Entre as contribuições culturais dos açorianos na história e cultura do Maranhão, destaque para a Festa do Divino Espírito Santo e a arquitetura das antigas casas rurais de São Luís e de várias regiões do interior do estado.
A reunião no Palácio dos Leões também contou com a presença dos secretários de Estado Yuri Arruda (Cultura) e Helena Duailibe (Políticas para as Comunidades), entre outros representantes dos dois governos.
A mais nova pesquisa feita em São João Batista aponta o favoritismo de Carlos Figueiredo para vencer as eleições municipais.
Carlos Figueiredo
Em levantamento realizado pela empresa INOP PREVISÃO pesquisas serviços e publicidades , o candidato da oposição, Carlos Figueiredo, desponta na liderança da corrida eleitoral em São João Batista.
No cenário estimulado, onde são apresentados os nomes dos candidatos, Carlos Figueiredo possui 45,86% das intenções de voto, seguido pelo atual prefeito, Mecinho Soares, com 40,61%, a atual vice-prefeita, Mayara Pinheiro, ocupa a terceira colocação com 8,84% das intenções de voto. Brancos e nulos (nenhuma das opções) somam 3,04%, não sabem ou não opinaram 1,65%.
No cenário espontâneo, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, Carlos Figueiredo aparece com 43,36%, Mecinho vem logo atrás com 38,48%, Mayara Pinheiro soma 9,21%, não sabem ou não opinaram 8,95%.
Considerando apenas os votos válidos, onde se exclui os votos brancos e nulos, além dos eleitores indecisos, Carlos Figueiredo aparece com 48,12%, Mecinho com 42,61% e Mayara Pinheiro com 9,27%.
REJEIÇÃO:
A pesquisa também perguntou aos entrevistados em quem eles NÃO votariam de jeito nenhum, ou seja, quem seria o candidato mais rejeitado pelo povo joanino. Neste cenário o líder no quesito rejeição é o atual prefeito, Mecinho Soares , com 42,54%, seguido por Carlos Figueiredo com 29,01%, Mayara Pinheiro soma 9,39%. Não sabem ou não opinaram 19,06%.
DADOS DO REGISTRO:
A pesquisa foi realizada entre os dias 12 a 16 de setembro de 2024, sob o número de registro MA-08987/2024. O nível de confiança é de 90%, com margem de erro de 3,92%.
“Alguns dizem que o poder transforma as pessoas. Outros, preferem dizer que o poder só mostra o que as pessoas realmente são”.
Aproveitando desse raciocínio iremos falarde duas figuras excêntricas da política de Bacurituba – MA, que se encaixam bem. Sebastião, mais conhecido como Sibá e o Freitas Neto.
O primeiro é conhecido por administrações desastrosas, marcadas por corrupções e desvios de recursos públicos. Um homem que a aparência engana muita gente. Sempre com um sorriso no rosto e um jeito simples na fala consegue ludibriar muita gente. Quando na verdade esconde um coração frio, incessível as dores do outro. Com fama de perseguidor, cruel com aqueles que não se enquadram com seu jeito de administrar.
O outro tem características parecidas. Conhecido por sua ganância, não mede esforços para alcançar o poder. Na última eleição negou o que existe de mais sagrado para uma pessoa de caráter, a sua própria família. Diante de um juiz, teve a audácia de afirmar que não tinha esposa. Mesmo com as indagações do juiz, continuou afirmando que só fez um filho e nunca morou com a mulher. Imagine uma pessoa dessa no poder o que será capaz de fazer? É inaceitável. Então inaceitável que seu provável aliado nunca foi capaz de fazer.
O Sebastião, Sibá é conhecido por disputar eleições patrocinado por agiotas. E na cidade, segundo informações recebidas, ele não consegue administrar, quando ganha eleições porque tem que pagar dívidas de campanha. Nessa última eleição, dizem que um depósito de material de construção que ficava na entrada da cidade foi tomado por um dos seus patrocinadores de campanha.
O Freitas ao que tudo parece está caminhando para ser um dos melhores discípulos de Sibá. Algo que nenhum dos seus filhos conseguiu até o momento. Ser alinhado em recorrer a agiotas para poder desfrutar como rico na cidade. Para isso não mede esforços em pegar dinheiro emprestado.
Também é conhecido por ser extremamente descontrolado quando é contrariado. Recebemos a informação de uma moradora da cidade, que recentemente tratou um idoso de forma grosseria quando esse lhe dirigiu uma pergunta durante uma reunião. Alguns romperam politicamente, com o grupo que ele se apossou, por não concordaremcom sua forma de conduzir o grupo. Dizem nos bastidores, que para alguns aliados prometeu uma quantia muito alta em dinheiro enquanto outros tentam manter sua candidatura sem recursos financeiros.
Os aliados de Sibá, dizem em bom tom que na reta final da eleição, ele vai sair comprando voto porque tem dinheiro para isso. Os aliados do aprendiz de discípulo de Sibá, também dizem o mesmo, que o Freitas tem um milhão de reais para comprar quantos votos for necessário para ganhar as eleições. Uma pessoa próxima do grupo revelou que ele não gosta de sair para fazer campanha por achar que é perca de tempo. Pois no momento certo pode comprar as pessoas.
Tudo realmente leva a crer que o poder não muda a pessoa. Só revela quem realmente ela é.Fique de olho para não confundi as cores. Enquanto querem que você pense que é azul ou verde, na verdade a cor verdadeira é laranja.
Roquinho (MDB), candidato a vereador de São Bento, vem consolidando sua campanha com um forte histórico de ações voltadas para a saúde da população rural e Urbana. Filho de Roque e Diana, Roquinho traz em sua trajetória familiar uma forte ligação com a política. Ele é neto de Ibraim Almeida, que foi vereador e prefeito de São Bento, e sobrinho do ex-deputado Hibraim Almeida Filho, consolidando uma tradição de serviço público em sua família.
Proprietário do Medical Laboratório Checkup, Roquinho utiliza sua experiência como empresário do setor de saúde para beneficiar as comunidades mais carentes do município. Há quase 10 anos, ele tem realizado ações importantes na zona rural de São Bento, promovendo atendimentos de saúde gratuitos, como testes rápidos, exames laboratoriais, preventivos e consultas com nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e médicos.
Além dos serviços de saúde, as ações lideradas por Roquinho também incluem assessoria jurídica, oferecendo um suporte mais amplo para a população local. Segundo o candidato, essas atividades são fundamentais para melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem em áreas com menos acesso a serviços básicos de saúde e direitos.
Com sua candidatura, Roquinho espera expandir ainda mais esses serviços, levando adiante o compromisso de cuidar da saúde dos que mais precisam, uma missão que ele afirma ser a base de seu projeto político.