Blog Veja Agora | Com Junior Araujo - Notícia com veracidade dos fatos

Parecer do TCU torna Ex-Prefeita Doris Rios inelegível

Um novo fato já movimenta ainda mais o jogo político em Vitória do Mearim, ao que parece a prestação de contas da ex-prefeita e pré-candidata Dóris Rios não estão nos conformes, o que resultou em uma condenação da mesma a deixando inelegível para o pleito deste ano.

O processo que cabe recurso, já está tramitando no Ministério Público de Contas, mas já tem o parecer de desaprovação do TCU, fato esse que tira a ex-prefeita da disputa municipal de 2024 e impossibilita seu sonho de retornar à prefeitura de Vitória do Mearim.

Enquanto isso, tanto o prefeito Nato da Nordestina, quando o pré-candidato Darlan Nunes seguem firmes em suas caminhadas na pré-campanha, cada um ao seu modo, no entanto, livres das preocupações de impedimentos eleitorais. Ainda há muita água para rolar de baixo dessa ponte até o dia 15 de agosto, prazo final para os registros de candidatura para a corrida eleitoral, mas por enquanto, parece que os eleitores da ex-prefeita vão ter que procurar outro candidato para lhe representar.

Começa Amanhã os Jogos Escolares Cantanhedense 2024

Nesta quarta-feira, dia 29, às 16h, terão início os Jogos Escolares Cantanhedense 2024, também conhecidos como JEC’s. O evento promete movimentar a cidade e reunir a comunidade em torno do esporte escolar.

Sete escolas participarão desta edição: Hildo Oliveira Rocha, Risa Pires, Escola Agrícola, Sarney Costa, Getúlio Vargas, além das escolas dos povoados Pindoval e Bacuri. A competição será uma excelente oportunidade para os jovens atletas mostrarem seu talento e dedicação.

A torcida local está animada e pronta para prestigiar os jogos, incentivando os atletas a darem o seu melhor. O time campeão dos JEC’s garantirá uma vaga no JEMS 2024, que acontecerá em julho, elevando ainda mais a importância desta competição.

A organização do evento conta com o apoio da prefeitura de Cantanhede, sob a gestão do atuante prefeito Zé Martinho, popularmente conhecido como Kabão. Sua administração tem se mostrado comprometida com o desenvolvimento do esporte na região, proporcionando condições adequadas para a realização dos jogos.

Vamos todos torcer e apoiar nossos jovens talentos nos Jogos Escolares Cantanhedense 2024!

Prefeito Fufuca Dantas contrata empresa de pequeno porte por quase R$ 2 milhões para fazer usina fotovoltaica em Alto Alegre do Pindaré

Prefeito Fufuca Dantas

A Prefeitura Municipal de Alto Alegre do Pindaré, liderada pelo prefeito Fufuca Dantas (PP), firmou um contrato no valor de quase R$ 2 milhões com a empresa de pequeno porte Sol a Sol Energia Renovável Ltda para a construção de uma usina fotovoltaica na cidade.

A empresa, localizada em Caxias e representada por Maria Juraci Ribeiro de Brito, venceu a concorrência nº 011/2023 CPL/PMMP, conforme o processo administrativo nº 517/2023 da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo.

O contrato, registrado sob o número 131/2024 PMAAP e vinculado à ata de registro de preços nº 251/2024, tem como objetivo a instalação de um sistema de geração fotovoltaica para atender as necessidades energéticas da prefeitura.

No entanto, a população de Alto Alegre do Pindaré expressou preocupações sobre a legitimidade do contrato, considerando o alto valor envolvido e o fato de a empresa contratada ser de pequeno porte.

Moradores e líderes comunitários pedem uma fiscalização rigorosa dos órgãos competentes para garantir a transparência e a correta aplicação dos recursos públicos.

Veja Agora o Contrato:

a2eff1aa837a825611aa739a94fd7c40

Por: Werbeth Saraiva 

 

Escândalo!!! Prefeito Luciano Genésio quer torrar quase R$10 milhões em ano eleitoral com a promessa de construir escola de 13 salas

O desespero e o medo de perder a mamata na prefeitura de Pinheiro-MA, fazem do prefeito Luciano Genésio, um gestor sem noção quando o assunto é dinheiro público.

Passados 90 meses de sua gestão, o equivalente a 7 anos e 6 meses, Luciano só agora, em ano eleitoral descobriu que o Residencial Coqueiros precisa de uma escola e uma creche escola.

Na tentativa de emplacar seu ex-cunhado Kaio Hortegal, após escantear a ex-mulher Taiza Hortegal, Luciano anunciou duas obras para o Residencial Coqueiros. Uma das obras é a promessa de construir uma creche escola no valor de mais de R$2 milhões.

Agora, vendo seu barco afundar ainda mais, Luciano Genésio anunciou que irá construir uma escola de 13 salas no mesmo bairro. O valor dessa tão sonhada escola será de R$ 9.841.903,41 (nove milhões, oitocentos e quarenta e um mil, novecentos e três reais e quarenta e um centavos).

Sem confiar em seus “aliados” Luciano Genésio apelou por indicar como seu sucessor um membro da família Hortegal. Primeiro Lulu Chapinha apareceu com sua ex-esposa Thaiza Hortegal como sua pré-candidata a Prefeitura de Pinheiro. Mais a indicação não decolou, e Thaiza não agradava os Pinheirenses, segundo pesquisas.

Com isso, Luciano escanteou Thaiza e apareceu de mãos dadas com Kaio Hortegal, seu ex-cunhado, como o nome do grupo para disputar a Prefeitura nas eleições deste ano. O certo mesmo é que faltam apenas 6 meses para acabar a gestão Genesista e Luciano já não sabe o que fazer.

Via Portal G7

Veja Agora: Depois de fracassar na administração, Ivo Rezende se afasta da Famem

Ivo Rezende

No último sábado (25), o prefeito de São Mateus do Maranhão e presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Ivo Rezende (PSB), anunciou seu afastamento temporário do comando da entidade.

Rezende se afastará da Famem para se concentrar em sua candidatura à reeleição como prefeito de São Mateus do Maranhão. Durante sua ausência, o vice-presidente da Federação, Bigú de Oliveira, prefeito de Santo Antônio dos Lopes, assumirá a presidência da entidade.

Apesar de suas intenções, a Justiça Eleitoral pode frustrar os planos de Ivo Rezende. Ele já foi reeleito uma vez e, segundo a Lei das Inelegibilidades, o vice-prefeito, assim como o vice-presidente e o vice-governador, podem se candidatar a outros cargos preservando seus mandatos apenas se, nos seis meses anteriores ao pleito, não tiverem sucedido ou substituído o titular. Em 2020, Rezende, que era vice-prefeito, assumiu o cargo de prefeito após o afastamento de Miltinho Aragão, então prefeito de São Mateus, durante os 90 dias que antecederam a eleição municipal.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reforçou essa regra em setembro de 2021, negando a candidatura de Allan Seixas de Souza, que estava em situação semelhante à de Ivo Rezende. Ele havia sido reeleito prefeito de Cachoeira dos Índios (PB) em 2020 após ter assumido a titularidade no período pré-eleitoral.

Essa situação coloca a pré-candidatura de Ivo Rezende sob uma nuvem de incertezas e controvérsias, podendo desgastar ainda mais sua imagem e gestão em São Mateus do Maranhão. O gestor, que compartilhou uma matéria listando-o entre os 150 prefeitos aptos a concorrer novamente, enfrenta um cenário jurídico desfavorável que pode resultar em mais um fracasso político.

Por: Blog do Minard

Carlos Brandão: As letras do progresso: ZPE

Sabe quando você alcança algo pelo qual vem trabalhando há tempos? É uma satisfação, uma sensação de que você chegou à vitória, não é mesmo? E é esse o sentimento de toda a nossa equipe, após recebermos a notícia de que o Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) aprovou, nesta quarta-feira (22), a criação da ZPE em Bacabeira.  Um sonho antigo, mas que começou mesmo a se materializar quando instalamos a Comissão Estadual da ZPE-MA (Zona de Processamento de Exportação do Maranhão), em maio de 2022, sob o comando do secretário de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (Sedepe), José Reinaldo Tavares. Um entusiasta do projeto e que se tornou um dos grandes responsáveis por sua concretização, assim como entidades parceiras, como a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema).

Fundamentais, também, foram os apoios da classe empresarial; do presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Capelli; do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; e do presidente Lula, que tem sido um grande incentivador do desenvolvimento de nosso estado.

Bom, mas explicando exatamente do que se trata, as Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) são áreas delimitadas onde empresas dedicadas à produção de bens para exportação recebem uma série de incentivos fiscais, aduaneiros e administrativos. A criação de uma ZPE no Maranhão representa uma oportunidade única para o desenvolvimento econômico do estado, potencializando a sua competitividade no cenário internacional, diversificando a economia local e gerando empregos.

Com previsão de R$ 15 bilhões em investimentos e criação de mais de 20 mil empregos diretos e indiretos na região, a nossa ZPE será instalada na cidade de Bacabeira, em uma área de cerca de 21 milhões de m² com 8 milhões de m² de área para locação. O primeiro projeto já foi apresentado ao CZPE, prevendo a instalação de uma refinaria modular, com potencial de produção de combustível sustentável para aviação (SAF na sigla em inglês) para exportação. Mas as possibilidades são enormes. Como exemplo, a ZPE do Ceará, que já tem pouco mais de 10 anos de implantação e que contribuiu para o desenvolvimento do estado, atraindo diversos empreendimentos de caráter exportador e impulsionando a economia local. Revolucionou as exportações cearenses, em sintonia com as melhores práticas internacionais. E assim será por aqui, principalmente diante de todo o nosso potencial. Situado em posição estratégica, com acesso direto ao Oceano Atlântico, o Maranhão é um ponto de ligação entre mercados internacionais e a produção nacional. Além disso, o Porto do Itaqui, um dos maiores e mais importantes portos do país, oferece infraestrutura adequada para operações de exportação em grande escala.

É importante ressaltar que a ZPE oferece um ambiente de negócios competitivo para empresas focadas em exportação, permitindo que elas operem com custos mais baixos e eficiência aumentada. Isso é particularmente importante para empresas brasileiras que buscam competir em mercados globais, onde a competitividade é intensa. Produtos manufaturados no Maranhão, sob as condições de uma ZPE, podem ser oferecidos a preços mais competitivos no mercado internacional, aumentando as exportações do estado e do Brasil. O Maranhão de oportunidades se amplia consideravelmente.

Agora, vencida essa etapa, vamos seguir trabalhando pela atração de investimentos, superando os desafios administrativos e garantindo um desenvolvimento sustentável e inclusivo. Dessa forma, as letras do progresso (ZPE) podem se tornar um motor de crescimento econômico e social para o Maranhão, beneficiando não apenas o estado, mas o Brasil como um todo.

*Governador do Maranhão

A esperança do combate ao analfabetismo no Maranhão

“Não sou esperançoso por pura teimosia, mas por imperativo e histórico. […] Não é, porém, a esperança de cruzar os braços e esperar. Movo-me na esperança, enquanto luto, e se luto com esperança, espero”.

Relembrando o ‘esperançar’ de Paulo Freire, recebi os dados do mais recente Censo Demográfico de 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo mostra que no Brasil a taxa de analfabetismo caiu de 9,6%, em 2010, para 7,0%, em 2022. No Maranhão, temos muito a celebrar quanto aos novos dados! Nesse período, nosso estado saiu do percentual de 20,9 para 15,1%, atingindo a menor taxa dos últimos 12 anos.

Os dados do IBGE apontam que obtivemos uma queda de 5,8 pontos percentuais em relação ao Censo de 2010, colocando o Maranhão na terceira colocação no ranking dos estados com a maior redução do país, superando – inclusive – a redução no Brasil. E, é daí que vem a minha esperança, inspirada no verbo “esperançar” criado por Freire. “[…] movo-me na esperança, enquanto luto”. Pois, é impossível negar que essa conquista é fruto do trabalho diário e incansável realizado pelo Governo do Maranhão na área da educação em todo o estado. Trabalho este que traz consigo investimentos que vêm sendo aplicados desde 2015, na gestão do então governador Flávio Dino, e que seguem sendo reaplicados e ampliados pela atual gestão na administração do governador Carlos Brandão.

Ao longo de quase uma década, o Governo do Maranhão tem concentrado esforços para, gradativamente, melhorar os índices educacionais e promover a educação em todos os municípios maranhenses, com a implantação de programas e ações que carregam em si metas e prioridades desse propósito.

Dentre eles, posso citar o Plano Mais IDH, que busca reduzir a extrema pobreza e as desigualdades sociais no estado. Nos dados apontados pelo IBGE, dos dez municípios maranhenses a que apresentam a maior redução na taxa de analfabetismo, sete estão inseridos no Plano, o que demonstra que as ações executadas nestes municípios, entre elas programas de alfabetização com foco em jovens e adultos, foram frutíferas. Portanto, devem ser comemoradas e continuadas, já que para além de números, esses dados representam pessoas, com suas histórias de vida e privações, que conseguiram o auxílio necessário para sair das trevas do analfabetismo e encontrar a contagiante luz das letras.

Após décadas, quase 176 mil maranhenses, antes esquecidos à margem das políticas públicas, agora sabem ler e escrever, e podem realizar atividades básicas sozinhas, como ler um endereço, pegar um transporte público ou ler uma receita médica.

O que a luz das letras proporciona para cada cidadão é imensurável. Ao longo desses 7 anos em que tenho a oportunidade de ser secretário de Educação, muitas coisas me emocionaram nesse Maranhão afora. E com toda a certeza, dentre elas, estão as centenas de pessoas que conheci por meio do “Sim, eu posso!”, Programa de alfabetização de jovens e adultos, executado pelo Governo do Maranhão, em parceria com o MST.

Lembro-me bem, por exemplo, de seu João da Paz, do povoado Jatobá, em Itaipava do Grajau, que, aos 57 anos, foi matriculado em uma das turmas do programa. Após quase 6 décadas vivendo na escuridão do analfabetismo, seu João se emocionou ao perceber que já sabia ler: “Eu fui fazer uns exames, e quando recebi o resultado e consegui ler, vi que tinha aprendido. Quando eu comecei ler os primeiros nomes, eu chorei, ‘siô’, de alegria”, declarou seu João.

As histórias são inúmeras, sempre relatos, lindos e carregados de emoção! Mesmo que nossa esperança não seja suficiente, ela nos motiva a sair do lugar e olhar para tantos Joões, Marias, Paulos e Terezas, que, infelizmente, ainda são parte latente dos números dolorosos, divulgados de tempos em tempos, pelo Censo.

Mesmo não olhando diretamente nos seus rostos, trabalhamos dia após dia, em busca de políticas públicas que os enxerguem dentro de suas realidades. Enquanto intensificamos nossas ações voltadas para o público no ciclo formal de escolarização, nosso trabalho também segue voltado para esse público que, por anos e anos, vem seguindo à margem.

Pensando nesses maranhenses que, recentemente, o governador Carlos Brandão lançou o Programa Maranhão Alfabetizado, criado com o objetivo de ampliar as oportunidades educacionais adequadas à alfabetização e superar o analfabetismo entre jovens, adultos e idosos. Uma estratégia para aqueles que não conseguiram ser alfabetizados durante a etapa do ciclo formal de educação na infância e/ou adolescência.

Para este ano de 2024, nossa meta é alfabetizar cerca de 17 mil pessoas nos 20 municípios priorizados, em uma ação em Regime de Colaboração com os municípios, por meio do Programa Brasil Alfabetizado. Enquanto trabalhamos nas etapas iniciais, já seguimos articulando outras frentes de atuação, para garantir que mais e mais jovens, adultos e idosos sejam alcançados.

A redução da taxa de analfabetismo no Maranhão é, sim, uma vitória que deve ser comemorada! Uma vitória da educação maranhense, uma conquista de cada pai e cada mãe que luta diariamente para matricular seu filho e sua filha na escola, de cada jovem e cada adulto que dia após dia se vê alcançando seus ideais por meio da educação. Uma vitória do trabalho articulado entre União, Estados e Municípios com estratégias e políticas públicas voltadas para a garantia do direito de aprender.

Ainda há muito a se fazer e muitas metas a serem alcançadas. Mas, enquanto cuidamos das crianças e dos jovens de hoje, garantindo com que estejam na escola e aprendam corretamente, persistimos no trabalho junto à essa parcela da sociedade que ainda amarga a escuridão do analfabetismo. Seguimos otimistas e confiantes, carregando a doce esperança de que, em um futuro breve, comemoraremos o fim do analfabetismo no Maranhão, para que cada maranhense possa ter uma vida digna e melhor.

Esperancemos lutando e lutaremos esperançando, assim como Freire!

Felipe Camarão
Vice-governador

Secretário de Educação do Maranhão

Osmar Filho destaca a importância do Terminal de Passageiros da Baixada, em São Luís

O deputado estadual Osmar Filho (PDT) prestigiou, nesta quinta-feira (23), a cerimônia de assinatura da ordem de serviço para construção do Terminal de Passageiros da Baixada, no Entreposto Pesqueiro de São Luís. “Esta obra atende um pleito antigo da Baixada Maranhense e vai garantir mais conforto e dignidade às pessoas que utilizam o transporte para se locomoverem entre a capital maranhense e os municípios dessa região”, disse o parlamentar.

Com sua origem fincada na Baixada Maranhense, onde também tem grande atuação como deputado, acrescentou que se sente contemplado com a obra. “Quero agradecer ao governador Carlos Brandão pela atenção que tem dispensado a essa região”, complementou.

O projeto será executado em uma área total de 6.387 m². As áreas cobertas incluem 24 bancas, 4 bilheterias, 1 depósito de material de limpeza, 1 sala de apoio, 2 salas de administração, e sanitários feminino e masculino. Contará também com 4 baias para ônibus e 16 para vans, com coberturas específicas para ônibus, vans, embarque/desembarque de carrinhos e visitantes, e uma cobertura principal.

O terminal ainda inclui brises metálicas, faixas de pedestres, fossa/sumidouro, 16 bancos de concreto, 1 mobiliário infantil, 20 árvores novas, passeios cimentados, revestimento de borracha reciclada, revestimento intertravado e piso industrial. Além disso, serão criadas 2 vagas de embarque/desembarque para carrinhos, 2 para visitantes e 35 vagas de estacionamento.

Por: Mirlene Bezerra

Fotos: Hamilton Jr