Blog Veja Agora | Com Junior Araujo - Notícia com veracidade dos fatos

Polícia Federal em Alerta: Quadrilha do INSS Atuando na Baixada Maranhense

Urgente: Golpes contra Idosos Relatados em São Vicente Ferrer

A Polícia Federal está em alerta máximo na Baixada Maranhense após receber informações alarmantes sobre uma quadrilha que tem como alvo os idosos da região. Segundo denúncias recebidas pelo blog “Veja Agora”, essa quadrilha está utilizando duas mulheres de São Vicente Ferrer para recrutar idosos e executar seus golpes.

As mulheres, identificadas como as principais articuladoras do esquema criminoso, atraem os idosos com promessas de empréstimos a valores exorbitantes, mesmo sem margem disponível. Suspeita-se que possam ter cúmplices dentro dos bancos, facilitando a obtenção dos empréstimos fraudulentos. Após a efetuação dos empréstimos, as vítimas, muitas vezes leigas e vulneráveis, são ludibriadas para realizar transferências via Pix para contas indicadas pelas golpistas.

Veja Agora algumas movimentações feita pela quadrilha na conta de um idoso vitima de um dos golpes:

Após o golpe ser consumado, as golpistas desaparecem, alegando portabilidade da conta ou mudanças de banco, oferecendo supostas vantagens aos idosos. O resultado é devastador: os idosos ficam sem o valor do empréstimo e sem acesso aos seus cartões, sendo deixados à mercê das consequências financeiras e emocionais desse crime.

As investigações apontam que a primeira mulher à esquerda na foto é a responsável por levar a outra mulher à direita até a casa dos idosos, onde são feitas as abordagens iniciais. Após a obtenção dos empréstimos, as golpistas simplesmente desaparecem, deixando os idosos desamparados e em situação de vulnerabilidade.

A Polícia Federal está empenhada em identificar e capturar essas duas mulheres, visando desmantelar toda a quadrilha por trás desse esquema criminoso. A colaboração da população é fundamental para o sucesso das investigações. Qualquer informação que possa levar à identificação ou paradeiro dessas criminosas deve ser prontamente comunicada às autoridades competentes.

É de suma importância  que medidas preventivas sejam tomadas para proteger os idosos da Baixada Maranhense contra esse tipo de golpe. A conscientização sobre os métodos utilizados pelos golpistas e a orientação sobre como evitar cair em armadilhas financeiras são essenciais para garantir a segurança e o bem-estar da população idosa.

A Polícia Federal reforça seu compromisso em combater ativamente crimes dessa natureza e garantir a justiça para todas as vítimas envolvidas nesse esquema criminoso. O apoio e a colaboração da comunidade são fundamentais nesse processo de combate ao crime organizado e à proteção dos mais vulneráveis em nossa sociedade.

Prefeita de Paço do Lumiar, Paula da Pindoba, é Afastada por mais 180 Dias

Prefeita Paula da Pindoba

Em mais um desdobramento judicial, a prefeita de Paço do Lumiar, Maria Paula Azevedo Desterro, conhecida como Paula da Pindoba , foi afastada de suas funções por  mais  180 dias. A decisão foi tomada pelo juiz Gilmar de Jesus, Juiz de Direito Titular do Termo Judiciário da 1ª Vara de Paço do Lumiar.

O afastamento da prefeita Paula da Pindoba foi motivado por evidentes indícios de condutas ímprobas na administração das finanças públicas do município. Segundo o juiz Gilmar de Jesus, há sinais claros de irregularidades que justificam a medida cautelar para garantir a apuração dos fatos sem interferências.

A decisão judicial visa permitir uma investigação mais aprofundada sobre as supostas irregularidades, protegendo os interesses públicos e evitando que a gestora possa influenciar no andamento das investigações. O prazo de 180 dias é o tempo máximo estipulado pela lei para que a situação seja analisada com a devida cautela e para que todas as evidências sejam coletadas e avaliadas.

Durante o afastamento, a administração do município será assumida pelo vice-prefeito, conforme prevê a legislação. A comunidade de Paço do Lumiar aguarda agora os próximos passos do processo judicial e as medidas que serão tomadas para assegurar a transparência e a legalidade na gestão pública.

Veja Agora: Governo Lula faz estudo sobre VLT, que Fábio Câmara já discute há oito anos…

Desde 2016, pré-candidato do PDT a prefeito de São Luís inclui em seu plano de governo o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos como opção de ampliar o modal de transporte; Ministério das Cidades e BNDES incluíram agora a capital maranhense entre as cidades com potencialidades para receber investimentos no setor

Matéria do jornal o Estado de S. Paulo, reproduzida em São Luís pelo portal O Informante resgata um projeto que o pré-candidato do PDT a prefeito de São Luís, Fábio Câmara, debate há pelo menos oito anos, desde sua primeira candidatura, em 2016.

Essa proposta do agora candidato pedetista foi tratada neste blog Marco Aurélio d’Eça em agosto de 2016, no post “Fábio Câmara quer VLT favorecendo a Zona Rural”.

O VLT comprado por João Castelo está há 12 anos apodrecendo em um galpão pago pela Prefeitura de São Luís

De acordo com a matéria do Estadão, São Luís é uma das capitais aptas a receber projetos de ampliação do seu modal de transporte; a reportagem diz que o BNDES está desenvolvendo estudos para incluir nessas cidades projetos de BRTs, trens e VLTs. (Leia aqui)

Tenho a lucidez que a nossa cidade precisa ser discutida com propostas concretas e um dos temas que tenho levantado é a mobilidade urbana. Em 2016, quando candidato a prefeito, fui muito criticado com a questão do VLT. E hoje fui surpreendido de forma positiva por uma matéria que mostra São Luís incluído em estudo do BNDES para desenvolvimento de metrôs, BRTs e VLTs”, destacou Câmara, em vídeo publicado em suas redes sociais. (Veja acima)

Fábio Câmara com o professor Francisco Soares, engenheiro especialista em transporte, em estudo sobre a viabilidade do VLT

A reportagem do Estadão mostra que o déficit do Brasil em investimentos de mobilidade urbana está hoje na casa dos R$ 300 bilhões; o governo Lula (PT) quer resgatar esse setor com investimento do Ministério das Cidades, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Eu tenho discutido que São Luís precisa de outro modal para mudar a órbita do transporte. Nós temos o projeto e vamos contribuir com este estudo”, garantiu Fábio Câmara.

Por: Marcos Deça

Vídeo: Revolta Popular em São João Batista; Moradores Denunciam Descaso da Administração do Prefeito Mecinho

Prefeito de São João Batista, Mecinho.

A cidade de São João Batista está vivenciando um período de intensa insatisfação popular com a administração do atual prefeito Mecinho. Um vídeo, que rapidamente se tornou viral na internet, revela a revolta de um morador, expondo a precariedade das estradas e a falta de ações efetivas do governo municipal.

No vídeo, o morador de São João Batista desabafa: “Bom dia, povo de São João Batista, povo sofrido aqui em Manival. Nós estamos sofrendo com uma estrada infeliz. O prefeito veio aqui, disse que tinha dinheiro pra fazer a estrada, não fez, comeu o dinheiro e deu pra quem ele quis. Nós estamos sofrendo, nós não podemos sair de casa. As motos não podem sair porque não tem condições de tirar o barro da moto. Se eu souber de algum parente meu que votar nele, eu mando prender”, declarou ele, visivelmente indignado.

A situação de Manival, entretanto, não é isolada. O blog Veja Agora tem recebido uma avalanche de denúncias de moradores de diversos povoados, todos relatando o abandono das estradas e o descaso do poder público. Entre os povoados mais afetados estão Santana, Vertente, Beirada, Guaribal, Chapadinha, Olho d’Água, Raposa, Sarnambir e Conceição.

Os relatos apontam para um cenário de dificuldades extremas, onde os residentes enfrentam barreiras diárias para se locomover, devido à falta de manutenção das vias. Esse abandono compromete não apenas a mobilidade, mas também a segurança e a qualidade de vida dos habitantes dessas áreas.

A administração municipal, até o momento, não se manifestou oficialmente sobre as denúncias, aumentando ainda mais a insatisfação e o sentimento de abandono entre os moradores.

A revolta da população de São João Batista é um reflexo do descontentamento generalizado com a gestão atual, que, segundo os denunciantes, não tem cumprido com suas promessas e obrigações básicas. A situação exige uma resposta urgente das autoridades, que precisam agir para resolver os problemas e restabelecer a confiança da comunidade.

Vídeo: Prefeitura de Cajapió Avança com Obras na Zona Rural

A Prefeitura de Cajapió tem demonstrado um comprometimento constante com a população da zona rural, investindo em melhorias significativas na infraestrutura local. Entre as principais iniciativas, destaca-se o início da construção da estrada que liga o povoado Iraque a Belágua. Este trecho, com quase dez quilômetros de extensão, é uma obra essencial para a mobilidade e o desenvolvimento da região.

O prefeito de Cajapió, Dr. Marcone, explicou que, devido à extensão da estrada, muitos pontos já estão prontos, enquanto outros, considerados mais críticos, serão complementados durante o período de verão, quando os serviços poderão ser retomados com maior intensidade. “Mesmo neste período de chuvas intensas, a Prefeitura vem mantendo serviços pontuais e estratégicos para dar continuidade aos trabalhos e, brevemente, poder concluir a obra em 100%”, afirmou o prefeito.

Além da estrada, a Prefeitura também investiu na construção de diques nas mesmas localizações, o que tem ajudado a mitigar os impactos das estiagens. As obras estão sendo realizadas em etapas cuidadosamente planejadas, obedecendo a critérios técnicos e logísticos, para garantir a máxima eficiência e durabilidade das intervenções.

“Mais uma vez, reafirmamos nosso comprometimento com o bem-estar da população. Cajapió, tempo de avançar e crescer”, concluiu Dr. Marcone, destacando o empenho da administração municipal em proporcionar melhores condições de vida para todos os moradores da zona rural.

Com essas ações, a Prefeitura de Cajapió reforça sua dedicação ao desenvolvimento sustentável e à melhoria contínua das condições de vida de sua população, avançando de forma sólida e planejada rumo a um futuro melhor.

Felipe Camarão reafirma que o Maranhão foi o estado que mais evoluiu na alfabetização

Vice-governador e secretário estadual de Educação, Felipe Camarão (PT)

O vice-governador e secretário estadual de Educação, Felipe Camarão (PT), disse nesta sexta-feira, 7, em entrevista à TV Mirante, que o Governo do Maranhão está comemorando duas grandes conquistas na redução das taxas de analfabetismo no estado.

“A meta do governador Carlos Brandão (PSB) é tornar o Maranhão território livre do analfabetismo. Nós faremos isso em dois eixos: primeiro, alfabetizar as pessoas com mais de 15 anos. São jovens, adultos e idosos. Aliás, na quinta-feira (6), estive em Brasília e participei com o ministro da Educação, Camilo Santana, do lançamento do compromisso nacional da redução do analfabetismo entre jovens, adultos e idoso e do lançamento do Pro-Jovem, novamente aqui no Brasil”, declarou Camarão

Ele disse ainda que há também no estado uma meta de reduzir a taxa de analfabetismo entre adulto. “E essa foi uma conquista também no Maranhão. Nos últimos 12 anos, ou seja, de 2010 para cá o Maranhão tem reduzido sistematicamente o índice de analfabetismo entre essa faixa etária. Agora, a outra parte que a gente também tem de celebrar é o que foi divulgado pelo IBGE e pelo MEC (Ministério da Educação) os novos índices de alfabetização entre crianças na idade escolar. De 2019 a 2022, o Maranhão foi o estado que mais alfabetizou crianças. Nós saímos da 24ª colocação para a 10ª colocação no Brasil e no nordeste somos o terceiro. Fomos o estado que mais evoluiu na alfabetização de crianças”, ressaltou o secretário.

Camarão enfatizou que o governo do estado pretende fazer não só a alfabetização de pessoas, mas no bom estilo do educador e filósofo Paulo Freire, revelar o mundo para as pessoas. “É muito mais do que apenas ler e escrever, mas realmente ter condição de vida”, frisou.

Osmar Filho marca presença no lançamento da pré-candidatura de Camyla Jansen à Prefeitura de Cajari

O deputado estadual Osmar Filho (PDT) prestigiou neste sábado (8), o ato de lançamento da pré-candidatura à Prefeitura de Cajari da chapa composta pela farmacêutica Camyla Jansen (PSB) e por Ana Clara (PT). Com suas origens na região, o pedetista fez questão de comparecer ao evento para declarar seu apoio às duas, às quais adjetivou como sérias e comprometidas com a população e com o desenvolvimento do município.

“Estamos aqui em Cajari, para oficializar o nosso apoio às pré-candidaturas da Drª. Camyla e Ana Clara, essa chapa de mulheres que, tenho certeza, sairá vitoriosa e levará o município ao progresso”, disse o deputado na oportunidade. Osmar ainda lembrou o apoio do governador e do vice-governador do Maranhão, respectivamente, Carlos Brandão (PSB) e Felipe Camarão (PT) e, do presidente Lula (PT).

“Hoje é um dia muito especial, pois se desenha uma nova história para o município de Cajari”, afirmou Camyla Jansen durante o ato realizado no Povoado de Cavaleiro, na zona rural da cidade.

Por: Mirlene Bezerra

Fotos: Hamilton Jr

TCE condena ex-prefeito de Turiaçu a devolver R$ 1,3 milhão em recursos de convênio

O Tribunal de Contas do Estado julgou irregular o convênio nº 27/2010, celebrado entre o Departamento de Infraestrutura e Transporte – Deint e a Prefeitura Municipal de Turiaçú. Referente ao exercício financeiro de 2010, o convênio é de responsabilidade do então prefeito Raimundo Nonato Costa Neto e se destina à execução de serviços de recuperação de estradas vicinais.

Em razão da não comprovação ou aplicação irregular de transferências voluntárias recebidas, o ex-prefeito foi condenado a devolver aos cofres públicos um total de R$ 960.000,00 (novecentos e sessenta mil reais), valor atualizado para R$ 1,3 milhão. Além do débito, cabe ainda ao gestor o pagamento de multa no valor de R$ 13 mil, valor correspondente a 10% do dano aos cofres públicos.

Em situações como essa, a corte de contas julga a Tomada de Contas Especial instaurada pelo órgão convenente, no caso, a Secretaria de Estado de Infraestrutura – Sinfra, com o objetivo de apurar a responsabilidade quanto a não comprovação ou aplicação irregular de transferências voluntárias recebidas, ou seja, omissão no dever de prestar contas referente ao convênio em questão. A decisão do TCE contou com parecer favorável do Ministério Público de Contas (MPC). Cabe recurso.

Na mesma sessão, o TCE emitiu parecer prévio pela desaprovação das contas de Edilson Campos Gomes de Castro Junior (Palmeirândia, 2022) e Nicodemos Ferreira Guimarães (São Domingos do Azeitão, 2020).

Receberam parecer prévio pela aprovação as contas de Divino Alexandre de Lima (Conceição do Lago Açu, 2023, com ressalvas), Roberto Silva Araújo (Governador Newton Bello, 2022, com ressalvas), Bartolomeu Gomes Alves (Senador La Rocque, 2022, com ressalvas), Ramon Carvalho de Barros (Benedito Leite, 2018), Ilvane Freire Pinho (Presidente Médici, 2018), Carlos Augusto Furtado Cidreira (Viana, 2022), Aluísio Carneiro Filho (Esperantinópolis, 2021), Jonhson Medeiros Rodrigues (Serrano do Maranhão, 2018), Gilzania Ribeiro Azevedo (Sucupira do Riachão, 2020, com ressalvas), Adelbarto Rodrigues Santos (São Francisco do Maranhão, 2021), Valmir Belo Amorim (Araguanã, 2014, com ressalvas, em grau de recurso) e Arlindo de Moura Xavier Junior (Bernardo do Mearim, 2021).

Foram julgadas regulares as contas de James Alves de Oliveira (Câmara Municipal de Buritirana, 2021) e Moisés Coelho e Silva Neto (Câmara Municipal de Balsas, 2021).