Blog Veja Agora | Com Junior Araujo - Notícia com veracidade dos fatos

Veja Agora: Ministério Público de Contas pede a inabilitação de Fernando Pessoa, do seu vice, e de todos os seus secretários após a “Farra das Diárias”

O Ministério Público de Contas do Maranhão emitiu o Parecer nº 1453/2024/GPROC4/DPS, apontando graves irregularidades no pagamento de diárias na gestão de Fernando Pessoa, em Tuntum. As investigações indicam desvio de recursos do erário municipal, representando um montante milionário.

Além disso, todos os secretários municipais, além do prefeito e do vice, tiveram seus nomes incluídos no pedido de sanção de inabilitação, ou seja, não poderão assumir qualquer cargo em comissão ou função de confiança no âmbito da Administração Pública Municipal e Estadual, devido ao que o MP de Contas chama de conluio para a simulação de deslocamento com o intuito de desviar recursos do erário municipal.

O Setor Técnico do Ministério Público de Contas concluiu que as irregularidades requerem medidas adicionais para esclarecimento e responsabilização dos envolvidos, sugerindo o retorno dos autos à Unidade Técnica para a produção de uma nova instrução conclusiva. Entre as medidas recomendadas estão a quantificação dos danos causados, a resolução dos procedimentos administrativos para recompor o erário, a aplicação de sanções aos responsáveis, o monitoramento contínuo das recomendações e a ciência às partes envolvidas.

O Ministério Público de Contas também recomenda que a Prefeitura de Tuntum, sob a gestão de Fernando Pessoa, adote medidas proativas visando à transparência e publicidade dos documentos, além do ressarcimento dos valores desviados.

Diante das graves irregularidades apontadas, o Ministério Público de Contas do Maranhão continuará as investigações no Município de Tuntum, buscando a responsabilização dos envolvidos e a preservação dos recursos públicos.

Servidores Públicos a sofrerem sanções.

Fernando Portela Teles Pessoa
Nelson Silva de Almeida
Deusim Guimarães Campos Silva
Anna Mayara Oliveira Cunha
Antonia Morais Gomes
Walber Lopes de Sousa
Francisco Werbeth Lopes Rocha
Fábio Andrade Pessoa
Pedro Jorge de Oliveira Mello
Cícero Humberto Gomes Figueiredo
Augusto Ferreira Andrade
José Fillipy Andrade Gonçalves
Rhicarddo Helirvall Alexanndro Baptista Costta
Rosineide Silva Xavier
Nágela Rafaela Sousa Rogrigues da Silva
Charles Wagner Brito Tavares
Carlos Arthur Leda Santos
Luana Lima Chaves
Welligton Chaves Pessoa

Em decorrência das investigações, também foram aplicadas multas aos seguintes advogados, Edmundo Soares do Nascimento Neto (OAB/MA 14.136), Luís Henrique de Oliveira Brito (OAB/MA 21.959), Heloísa Aragão de Oliveira Costa (OAB/MA 10.045) e Gabriel Guerra Amorim de Souza (OAB/MA 25.734), devido à tentativa de alteração da verdade dos fatos, configurando litigância de má-fé.

Revitalização da Praça Antônio Henriques Leal: O Novo Cartão-Postal de Cantanhede

A cidade de Cantanhede celebra uma nova era com a inauguração da revitalizada Praça Antônio Henriques Leal. O que antes era um local abandonado e um depósito de lixo tornou-se um espaço vibrante e acolhedor, transformado em um verdadeiro ponto de encontro para a comunidade.

Um Novo Espaço de Lazer

O projeto de revitalização, que devolveu à cidade seu maior cartão-postal, contou com melhorias significativas na infraestrutura e no paisagismo da praça. Agora, a Praça Antônio Henriques Leal está equipada com áreas de lazer para todas as idades, incluindo parquinhos para crianças, espaços para atividades físicas e áreas verdes para momentos de descanso e convivência.

Homenagem a um Ícone Cantanhedense

A praça leva o nome de Antônio Henriques Leal, conhecido como o Plutarco maranhense. Nascido no povoado de Candibas em 1828, Leal é uma figura ilustre na história de Cantanhede, e sua memória é celebrada através deste espaço que promove a união e o bem-estar da comunidade.

Evento de Inauguração

A cerimônia de inauguração foi marcada pela presença de figuras importantes da administração municipal. O prefeito Zé Martinho, conhecido como Kabão, participou do evento ao lado de vereadores e outras autoridades locais. Durante a cerimônia, Kabão destacou a importância da revitalização da praça para a melhoria da qualidade de vida dos moradores e para a valorização do patrimônio histórico e cultural da cidade.

Futuro Promissor

Com a revitalização da Praça Antônio Henriques Leal, Cantanhede ganha um novo fôlego em seu desenvolvimento urbano. A expectativa é que o novo espaço sirva não apenas como um local de lazer, mas também como um centro para eventos culturais e comunitários, fortalecendo os laços entre os cidadãos e promovendo um ambiente saudável e harmonioso.

A transformação da praça simboliza um passo importante para a cidade, reafirmando o compromisso da administração local com a melhoria contínua da infraestrutura e com o bem-estar da população. Cantanhede, agora com um novo cartão-postal, segue avançando com orgulho e determinação.

Vídeo: Governador Brandão e Vereador Marquinhos Unem Forças para Melhorias no Trânsito de São Luís

Na solenidade desta terça-feira, 4 de junho, no Salão de Atos do Palácio dos Leões, o governador Carlos Brandão (PSB) assinou duas importantes ordens de serviço. Durante o evento, foram anunciadas intervenções significativas de trânsito que serão realizadas pelo Governo do Maranhão na Região Metropolitana de São Luís.

A primeira intervenção visa o melhoramento geométrico do retorno do Olho d’Água. Esta obra inclui serviços de terraplanagem, drenagem, pavimentação e sinalização, modernizando a infraestrutura viária. A readequação geométrica deve reduzir congestionamentos e aumentar a segurança para motoristas e pedestres, diminuindo a incidência de acidentes na área.

A segunda intervenção envolve a requalificação da MA-203, no trecho que vai do Viaduto Neiva Moreira até o Cais da Raposa. Ambas as obras foram destacadas como cruciais para melhorar a mobilidade urbana na região.

O governador Carlos  Brandão destacou a importância dessas intervenções e mencionou que o pedido para o melhoramento do retorno do Olho d’Água foi feito pelo vereador Marquinhos, conhecido carinhosamente como o “embaixador do Maranhão” Marquinhos  tem uma atuação significativa na área do polo Turu/Olhod’Água, onde reside e presta relevantes serviços à comunidade.

Osmar Filho realiza mais uma edição do “São João na Praça” no bairro do São Francisco

O deputado estadual Osmar Filho (PDT), promove, no próximo dia 11 de junho, no bairro do São Francisco, mais uma edição do “São João na Praça”, arraial junino com muitas atrações culturais e shows. “A festa já se consolidou como uma tradição neste período de festejos juninos. Além de proporcionar momentos de lazer para a comunidade, o evento impulsiona a economia local”, declarou o pedetista.

Tendo como principal atração o cearense Eric Land, a programação ainda valoriza a cultura local com apresentações já confirmadas de Bruno Shinoda, Boi de Nina Rodrigues, Boi de Maracanã, DJ Almeida e o grupo de quadrilha junina Nova Esperança. O evento é aberto ao público e tem início previsto para às 17h, na Praça Frei Antônio Sinibaldi, localizada na Avenida Ferreira Gullar.

Neste ano, “São João na Praça” conta com as parcerias do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e do Instituto Maranhense de Atenção e Proteção Social (IMAPS), além do Senac, Fecomércio e Sesc.

Por: Mirlene Bezerra

Fotos: Hamilton Jr./ Divulgação

Veja Agora: Carlos Figueiredo amplia base política com apoio de Fufuca, Jerry e líderes regionais para Prefeitura de SJB

Foto Reprodução

O pré-candidato a prefeito de São João Batista, Carlos Figueiredo, anunciou nesta segunda (3) uma série de adesões significativas à sua campanha, fortalecendo sua posição na corrida eleitoral municipal. Em um evento que destacou a união de diversas forças políticas, Figueiredo celebrou o apoio do líder municipal da federação Brasil da Esperança (PT, PC do B e PV) e ex-vereador, Luiz Everton, do presidente da Câmara de Vereadores, Chico de Nhozinho, do empresário Manoel de Gentil e do advogado e ex-vice-prefeito, Eduardo Gomes.

Além desses, Carlos Figueiredo também recebeu o endosso irrestrito do deputado federal André Fufuca, atual Ministro dos Esportes no governo Lula, e do deputado federal Márcio Jerry, líder do PC do B na Câmara dos Deputados. A campanha também conta agora com a adesão oficial dos pré-candidatos a vereadores, Jango da Van, Mayra Saraiva e Professora Joselma, ampliando ainda mais a base de apoio político ao pré-candidato.

“Agradeço imensamente a confiança de todos. Essa é mais uma prova de que estamos no caminho certo”, declarou Carlos Figueiredo, destacando a importância do apoio recebido. Ele reforçou a mensagem de união e cooperação que vem marcando sua pré-campanha: “Com fé, diálogo e união, venceremos. Esse é o caminho. São João Batista será de todos os joaninos!”

Por: Blog do Minard

Veja Agora: Camarão destaca avanço da alfabetização de crianças no Maranhão e no Nordeste

O vice-governador e secretário estadual de Educação, Felipe Camarão (PT), mostrou-se honrado com o avanço da alfabetização de crianças no Maranhão. É que segundo o Ministério da Educação (MEC), resultados referentes à alfabetização de crianças do segundo ano do ensino fundamental da rede pública demonstraram que o estado saltou da 23ª posição, em 2019, para a 10ª colocação, em 2023, configurando a maior variação de crescimento do país e a terceira melhor posição na região Nordeste.
Segundo o secretário Camarão, é uma honra fazer parte deste momento expressivo para a rede pública estadual.
“Sinto-me honrado por fazer parte de um momento tão significativo para nossa educação. O avanço na alfabetização de crianças é fruto de um trabalho estratégico que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos pelo governo do estado, em parceria com as prefeituras e outras instituições. Os dados apresentados pelo MEC confirmam que as ações realizadas no estado estão produzindo resultados animadores. Reafirmamos o nosso compromisso com a alfabetização de todos, para que juntos possamos melhorar, cada vez mais, nossos indicadores educacionais”, destacou o secretário.
Já o governador Carlos Brandão (PSB), ressaltou a importância dos dados apresentados pelo MEC para o desenvolvimento de políticas públicas mais assertivas para a educação.
“Sabemos dos nossos desafios na educação, mas vamos continuar trabalhando fortemente para melhorar ainda mais esses indicadores. Esse resultado é fruto da boa parceria entre o governo do Maranhão e os municípios maranhenses. O intuito é avançar cada vez mais e dar todo apoio às prefeituras para que o trabalho seja desenvolvido com excelência”, afirmou o chefe do Palácio dos Leões.

Novo Prefeito de Paço do Lumiar Assume com Críticas à Antecessora e Apoio a Pré-Candidato Fred Campos

Nesta segunda-feira (3), Inaldo Alves foi nomeado como o novo prefeito de Paço do Lumiar em uma sessão extraordinária, após a decisão judicial que afastou a prefeita Paula Azevedo há cerca de 50 dias, proferida pela desembargadora Maria da Graça Amorim. A cerimônia de posse foi marcada por fortes declarações do novo gestor em relação ao governo anterior.

Inaldo Alves não poupou críticas à sua antecessora, Paula Azevedo. Em seu discurso de posse, o novo prefeito declarou: “Este governo não será um governo de opressão, como foi o governo da minha antecessora”. A fala contundente destacou a intenção de Alves de promover uma administração diferenciada, focada em maior liberdade e transparência.

Além das críticas ao governo anterior, Inaldo Alves aproveitou a ocasião para expressar seu apoio ao pré-candidato Fred Campos. Campos, que vem se destacando nos eventos do Governo do Estado em Paço do Lumiar, recebeu palavras de incentivo do novo prefeito. Este apoio explícito indica uma possível aliança política para as próximas eleições e uma continuidade de projetos que visam o desenvolvimento do município.

A posse de Inaldo Alves marca uma nova fase para Paço do Lumiar, com promessas de mudanças e uma gestão voltada para a inclusão e o apoio às demandas populares. A comunidade local e os observadores políticos agora aguardam para ver como o novo prefeito implementará suas propostas e quais serão os próximos passos em sua administração.

Escândalo: Câmara Municipal de São Luís dá golpe em locadora de carro e empresário retoma veículos dos gabinetes dos vereadores

Vereador Paulo Victor, Presidente da Câmara Municipal de São Luís

Um novo escândalo abala a Câmara Municipal de São Luís (CMSL). A CMSL, sob a gestão do presidente Vereador Paulo Victor, se envolveu em mais uma controvérsia ao contratar sem licitação a empresa AW Transportes, sediada em Colinas, no interior do Maranhão. A contratação, realizada por meio de adesão de ata a registro de preço, envolveu um valor total de R$ 1.815.896,00 (quase dois milhões de reais).

O problema começou quando a Câmara não pagou o valor total acordado à empresa de transporte. Percebendo o golpe, o empresário responsável pela AW Transportes tomou uma atitude drástica: recolheu todos os carros que estavam à disposição dos vereadores.

Este incidente destaca um padrão de escândalos e controvérsias que têm marcado a gestão do presidente Paulo Victor. A imagem da Câmara de São Luís vem se deteriorando a cada dia, com episódios como este contribuindo para uma crescente desconfiança e indignação pública.

A Sociedade aguarda explicações e soluções para o caso, enquanto a CMSL enfrenta mais um capítulo de sua recente história tumultuada.

Veja Agora o relatório  da contratação: