Blog Veja Agora | Com Junior Araujo - Notícia com veracidade dos fatos

Vídeo: União de Forças; Carlos Figueiredo Recebe Apoio de Iracema Vale e Dr. Marcus Brandão para Projeto em São João Batista

Apoio Político Fortalece Projeto de Desenvolvimento em São João Batista com Carlos Figueiredo à Frente

Deputada Estadual Antônio Pereira (PSB), Pré candidato a Prefeito Carlos Figueiredo (MDB), Presidente Da Assembleia Legislativa Deputada Iracema Vale (PSB) e Deputada Pará Figueiredo (PL).

Em um momento significativo para a política de São João Batista, Carlos Figueiredo, Pré candidato a Prefeito que é  uma figura proeminente no cenário local e membro do MDB, recebeu apoio expressivo para seu projeto de desenvolvimento na cidade. O endosso veio de nomes de peso no cenário político maranhense: a presidente da Assembleia, Iracema Vale (PSB), e o presidente estadual do MDB, Dr. Marcus Brandão.

Durante um recente encontro, Iracema Vale destacou a importância da união entre o PSB e o MDB no apoio ao projeto de Carlos Figueiredo. “Estou feliz em saber que o nosso partido, o PSB, que tambem é o partido do governador Carlos Brandão, estarão caminhando juntos em São João Batista com o projeto do nosso querido Carlos Figueiredo”, afirmou Vale. Ela ressaltou que esta colaboração é um sinal de que São João Batista está no caminho certo e que a cidade estará em boas mãos sob a liderança de  Carlos Figueiredo (MDB).

Carlos Figueiredo, é tio do maior Deputado da História de São João Batista, Pará Figueiredo (PL). Que também é um dos  Deputado mais Atuante da História do Maranhão.

Video: Iniciativa Educacional; Dr. Marcone Impulsiona Desenvolvimento Escolar em Cajapió

Prefeito Dr. Marcone

Neste dia 11 de abril dia do Prefeito quem Ganha o presente é o povo. Um marco importante para a educação foi estabelecido no município de Cajapió. O prefeito Dr. Marcone, juntamente com o Secretário de Educação Ângelo Evangelista dos Passos, assinou a ordem de serviço que autoriza o início das obras de ampliação e adaptação da escola integral local. Este projeto tem o objetivo de proporcionar um espaço mais amplo e melhor equipado para atender as necessidades da comunidade escolar.

A cerimônia de assinatura contou com a presença de autoridades municipais, professores, pais e alunos, todos entusiasmados com as novas perspectivas para a educação na região. “Esta ampliação é mais do que um aumento físico, é um investimento na nossa juventude, na nossa educação e no futuro do nosso município”, afirmou o prefeito Dr. Marcone.

O secretário de Educação, Ângelo Evangelista dos Passos, destacou a importância da estrutura para o desenvolvimento integral dos alunos. “Com instalações adequadas, podemos oferecer uma educação que realmente prepare nossos alunos para os desafios do futuro, integrando tecnologia, espaços de lazer e salas de aula modernas”, explicou.

As obras estão previstas para começar nas próximas semanas, com uma previsão de conclusão antes do início do próximo ano letivo. A escola, que já funciona em tempo integral, receberá novas salas de aula, laboratórios de ciências e informática, além de áreas de lazer e esportes.

A comunidade local recebeu a notícia com grande expectativa. “Estamos muito felizes e ansiosos pelas melhorias. Nossos filhos merecem uma educação de qualidade e acredito que esse projeto trará grandes benefícios para todos”, comentou Maria dos Anjos, mãe de dois alunos da escola.

Este projeto é parte de um plano maior de revitalização e investimento na educação pública de Cajapió, visando proporcionar um ambiente educacional de qualidade superior e acessível a todos os estudantes do município.

Veja Agora: Lula deve manter saída temporária de presos apenas para visitas a familiares

Presidente tende a sancionar fim da saidinha, mas manter benefício que até a ditadura reconheceu como direito humanitário.

Presidente Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve sancionar a lei que restringe a saída temporária de presos, o chamado fim da saidinha, mas manter, com um veto, o direito à ausência no presídio para visitas à família.

Lula tem até o fim desta quinta-feira (11) para definir o tema. Segundo integrantes do Palácio do Planalto, alguns fatores foram preponderantes para formar o entendimento do presidente, entre eles uma conversa com o ministro Ricardo Lewandowski (Justiça).

O ministro levou a Lula o histórico da lei da saidinha: ela foi editada pelo último general ditador do Brasil, Figueiredo, que acatou argumentos de seu ministro da Justiça na época, Abi Ackel.

Na edição da lei, registrada nos anais da Câmara dos Deputados, Ackel justifica que a saída temporária é fator importante na ressocialização e reconhecidamente um “direito humanitário”.

Segundo integrantes do Planalto, Lula ouviu de seu ministro, egresso do Supremo, que acatar na integralidade o dispositivo aprovado pelo Congresso seria, na prática, cassar um direito que até a ditadura reconheceu.

Pela proposta em exame, a lei tornaria obrigatório o uso de tornozeleira eletrônica para a saída temporária e a realização do exame criminológico para a progressão de regime.

https://g1.globo.com/globonews/conexao-globonews/video/daniela-lima-lula-deve-manter-saida-temporaria-apenas-para-visita-a-familia-12509634.ghtml

Fonte: G1

Escândalo no Maranhão: Advogados do SINPROESSEMA pedem 15% dos precatórios dos professores…

Advogados representando o sindicato dos professores do Maranhão, SINPROESSEMA, geraram polêmica ao ingressarem com uma petição solicitando 15% dos precatórios da educação de cada professor. A ação visa reter uma parte dos honorários, alegando legitimidade sobre contratos feitos em 2022, que garantiriam aos professores 60% do montante integral.

No pedido, os advogados buscam bloquear na conta dos professores a parte correspondente aos 60% já destinados, transferindo‑a para eles próprios, o que totaliza cerca de R$ 387 milhões, representando 9% do valor total.

A ironia do caso é escandalosa e evidente, já que o sindicato acusava o governo de tentar desviar recursos dos precatórios da educação, porém agora são eles mesmos que solicitam uma parcela considerável dos fundos, o que poderia prejudicar diretamente os professores.

Em tempo : desse modo , existem sindicato de categorias que parecem trabalhar contra a própria categoria, mas só parece …

Fonte: Filipe Mota

Luciano Genésio e o Jogo de Xadrez Político: Kaio Hortegal como Plano B e o Legado da ‘Deputada Bananeira’ Thaiza Hortegal

Deputada “Bananeira”, Thaiza Hortegal e seu ex-Marido Prefeito Luciano Genésio

No cenário político de Pinheiro, as movimentações para a sucessão municipal ganham contornos estratégicos à medida que o atual prefeito, Luciano Genésio, começa a esboçar possíveis planos para manter a influência de seu grupo político na gestão da cidade. Entre as figuras centrais dessas discussões está o secretário de Saúde, Kaio Hortegal, que surgi como um  “plano B” para a continuidade do projeto político liderado por Genésio.

Kaio Hortegal, cujo nome vem sendo defendido por alguns aliados próximos ao prefeito, possui uma ligação familiar significativa com a política local: ele é irmão de Thaiza Hortegal. Thaiza, por sua vez, não só compartilha laços de sangue com Kaio mas também um histórico político que inclui desafios e controvérsias. Apesar das especulações em torno de sua candidatura, um grupo de advogados e juristas próximos a Genésio pondera sobre a viabilidade da ex-mulher do Prefeito, Thaiza, concorrer ao cargo, devido aos riscos envolvidos na aposta.

A cautela advém, em parte, das experiências anteriores da família Hortegal na política. Notavelmente, o pai de Kaio e Thaiza, Dr. Talveni Hortegal, enfrentou derrotas sucessivas em tentativas de eleger-se em cargos majoritários na cidade de Chapadinha, evidenciando um histórico de desafios eleitorais que a família tem buscado superar. Adicionalmente, a trajetória de Thaiza na política regional inclui um apelido peculiar, “Deputada Bananeira”, atribuído após não conseguir reeleger-se, simbolizando um mandato único na sua carreira política.

Nesse contexto, a proposta de candidatura de Kaio Hortegal à prefeitura de Pinheiro reflete não apenas uma estratégia para salvaguardar o legado político de Luciano Genésio mas também uma oportunidade de reconfiguração para a família Hortegal. Com Kaio como um potencial candidato, o grupo político liderado por Genésio demonstra tanto uma adaptação às circunstâncias quanto uma disposição em manter a influência política “em casa”, reiterando o peso das dinâmicas familiares na política local.

Enquanto a sucessão municipal se aproxima, a comunidade de Pinheiro observa atentamente as manobras políticas e as alianças que se formam. A escolha de Kaio Hortegal como um “plano B” revela as complexidades e os cálculos políticos que moldam a trajetória de Pinheiro.

Cachorro jogado de ponte pela própria tutora vai para adoção um mês após crime: ‘Muito dócil’

Mulher foi indiciada por maus-tratos e corrupção de menores, já que cometeu crime na frente dos próprios filhos. Animal se recuperou bem.

Cachorro Jorge entrou para adoção um mês após ser jogado de ponte em Joinville — Foto: Prefeitura de Joinville/ Divulgação

O cachorro jogado de uma ponte de aproximadamente 12 metros pela própria tutora em Joinville, no Norte de Santa Catarina, entrou para adoção um mês após o crime, informou a prefeitura nesta quarta-feira (10).

O animal teve escoriações na pele, mas passou por tratamento no Centro de Bem Estar Animal (CBEA) e está pronto para encontrar um novo lar. A prefeitura não soube informar a idade dele.

O caso ocorreu em 8 de março no bairro Pirabeiraba e foi flagrado por uma câmera de segurança (relembre mais abaixo). O cão, chamado pela família de origem de Jorge, foi castrado e microchipado após o resgate, feito pela própria Polícia Civil, que investigou o caso.

Segundo o secretário de Meio Ambiente de Joinville, Fábio Jovita, interessados podem ir diretamente ao CBEA com documentos e comprovante de residência. “É feita uma entrevista porque não é só ter o animal, demanda uma responsabilidade”, afirmou.

“É um animal muito dócil, brincalhão e está doido para encontrar uma família. Ele é um cachorro muito legal”, destacou.

Por:Sofia Mayer,Fernanda Silva, g1 SC e NSC

Eliziane Gama Assume Coordenação da Bancada Maranhense no Congresso com Vitória Apertada

A senadora Eliziane Gama (PSD), assumiu a coordenação da bancada maranhense no Congresso Nacional, consolidando sua posição após uma eleição acirrada ocorrida na noite de quarta-feira (10). Com uma diferença mínima de apenas um voto, Gama emerge como líder de um grupo essencial para as articulações políticas e desenvolvimentos legislativos relacionados ao estado do Maranhão.

Com a responsabilidade de representar e defender os interesses do Maranhão junto ao Congresso Nacional, a senadora enfrenta agora o desafio de mediar as demandas locais com as políticas e debates em nível federal, além de desempenhar um papel crucial na obtenção de recursos e na formulação de legislações que beneficiem o estado.

A eleição de Eliziane Gama como coordenadora ocorre em um momento chave para a política brasileira, com discussões importantes em pauta no Congresso que impactam diretamente os estados. Sua liderança será fundamental para assegurar que o Maranhão tenha voz ativa e representação efetiva nesses debates, buscando sempre o desenvolvimento social e econômico do estado.

Este novo papel impõe à senadora Gama a tarefa de trabalhar não apenas pelas pautas de seu partido, mas principalmente pelas necessidades coletivas do Maranhão, exigindo uma gestão equilibrada e inclusiva de interesses diversos. Como coordenadora, ela terá a oportunidade de destacar o Maranhão no cenário nacional, defendendo projetos de lei e emendas parlamentares que propiciem o avanço e o bem-estar dos maranhenses.

Em um cenário político cada vez mais dinâmico e complexo, a habilidade de Gama em conduzir negociações, alinhar interesses e fomentar o diálogo será essencial para o sucesso de sua coordenação. Com expectativas elevadas, sua atuação à frente da bancada maranhense será acompanhada de perto por seus constituintes e pelos observadores da política nacional, ansiosos por ver como suas estratégias e liderança contribuirão para o progresso do Maranhão.

Escândalo!!!!! Bomba! Irmão da prefeita de Central do Maranhão é preso por extorsão

Prefeita Fechinha, e seu irmão, Zé Borner, subsecretário de esportes

O subsecretário de Esportes da cidade de Central do Maranhão, José Raimundo Gonçalves Privado (vulgo Zé Borné), irmão da prefeita do município, Fechinha, foi preso por extorsão e ameaça na noite desta terça-feira (09). A prisão acontecei no povoado Trevo na entrada da cidade de Guimarães.

Ana noite desta terça-feira, a Guarnição da Policia Militar foi procurada pela senhora Creusenice Macedo Silva de 45 anos, professora, a mesma relatou a PM que há vários dias estava sofrendo extorsão e ameaças por um indivíduo Zé Borné. .

Que o mesmo estava lhe chantageando com fotos e vídeos íntimos, alegando que se a mesma não pagasse a quantia de um mil e quinhentos reais, o mesmo iria publicar na internet esses arquivos.

Diante do fato, a vítima foi orientada pela Policia a marcar um local onde entregar o dinheiro, e a Guarnição ficaria próximo do local no aguardando.

A vítima se dirigiu ao local combinado com o dinheiro pedido pelo suspeito e jogou próximo ao local combinado, logo em seguida aproximou-se um carro vermelho, desceu um indivíduo e pegou o dinheiro que estava dentro de um saco preto, momento este que a Policiai se aproximou e deu voz de parada para que fosse feito a abordagem.

Zé Bornér não obedeceu e adentrou no seu veículo e se evadiu do local sentido Central do Maranhão, foi feito alguns disparos para cessar a fuga, em que um acertou a porta traseira do veículo, mas sem sucesso.

Foram feitas buscas no município até localizar um carro com as mesmas características e a marca do disparo de arma de fogo, o mesmo estava guardado na casa de Zé Borner, o mesmo não soube informar a PM se contradizendo, contado várias versões.

Diante dos fatos foi dada Voz de prisão ao irmão da prefeita da cidade de Central do Maranhão, o qual foi apresentado na Delegacia de Polícia de Mirinzal-MA para prestar esclarecimentos e medidas cabíveis, o conduzido foi apresentado sem lesões corporais.

Por: Vandoval Rodrigues