Blog Veja Agora | Com Junior Araujo - Notícia com veracidade dos fatos

Emenda Parlamentar de Álvaro Pires garante chamar mais Guardas Municipais para São Luís

O vereador Álvaro Pires, assim como fez no ano passado (2022), destinou R$ 3.000.000,00 (Três Milhões de Reais), de suas emendas parlamentares à Lei Orçamentária Anual – LOA 2024, para que a Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania – SEMUSC, pudesse garantir o chamamento de mais Guardas Municipais para a segurança de São Luís. A emenda de autoria do vereador realoca recursos, mudando da Secretaria Municipal de Projetos Especiais – SEMISPE, para a Guarda Municipal, e estará garantido e incorporado ao orçamento para o próximo ano (2024)
Pelas contas do parlamentar, ainda são necessários serem chamados, cerca de 500 homens e mulheres, para compor o déficit da Guarda Municipal de São Luís.
“Apresentamos Requerimentos, realizamos Audiência Pública, criamos lei e apresentamos emendas ao orçamento, para que este momento fosse possível. O prefeito divulgou que vai chamar mais 70 (SETENTA) homens e mulheres para a nossa querida Guarda Municipal, mas, queremos mais, pelos nossos cálculos, o déficit agora é em torno de 400 (QUATROCENTOS) guardas. Vamos continuar na luta” comemorou o vereador.

Osmar Filho faz balanço positivo do seu primeiro ano na Assembleia Legislativa

Deputado Estadual Osmar Filho

Em seu primeiro ano como deputado estadual, Osmar Filho (PDT) avaliou seu desempenho como positivo. “Como vereador sempre busquei estar ao lado da população e como deputado estadual não é diferente. Com determinação, conseguimos fortalecer o parlamento estadual, por meio projetos de leis importantes para os maranhenses e para o estado”, disse o parlamentar que assumiu o mandato na Assembleia Legislativa do Maranhão em fevereiro deste ano, já com a responsabilidade de comandar a Ouvidoria da Casa, tendo também sido escolhido para ocupar a 3ª secretaria da Mesa Diretora.

Como deputado municipalista, o pedetista tem buscado estar presente nas regiões maranhenses, ouvindo as demandas da população e lutando para resolvê-las. Uma de suas primeiras ações no Parlamento Estadual foi a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa da Baixada Maranhense, com objetivo encontrar mecanismos de melhorias para os indicadores socioeconômicos da região.

No setor da Segurança Pública, Osmar buscou melhorar, por exemplo, a segurança nas unidades de ensino do estado, com um projeto de lei, que obriga a instalação de um ‘botão do pânico’ para que, em um possível ataque, a escola tenha um recurso mais rápido para acionar a polícia e, esta, tenha a localização exata da ocorrência e possa atender o chamado com maior celeridade.

O parlamentar também levou o tema para debate no Legislativo Estadual, com o objetivo de reunir os setores envolvidos para ampliar a discussão e, assim, buscar soluções para prevenir esse tipo de ocorrência. Ainda nessa área, o deputado propôs uma discussão sobre a falta de segurança em shows e eventos, que tratasse também da organização e dos preços abusivos praticados.

*Leis sancionadas* – No aspecto da defesa da criança e do adolescente, por iniciativa sua, foi sancionada a Lei nº 12.017/2023, que institui o dia 29 de agosto como o Dia Estadual de Prevenção e Combate à Desnutrição Infantil. A ideia é promover a conscientização da população sobre os riscos e problemas associados à desnutrição infantil, sobre a importância da alimentação adequada e a ingestão de alimentos saudáveis e nutritivos durante o decorrer da infância, além de incentivar o aleitamento materno e, a implementação de políticas públicas e programas voltados à segurança alimentar e nutricional, combate à fome e desnutrição infantil no estado.

Entre as nove leis de sua iniciativa sancionadas neste ano, está a de nº 12.037/2023, que institui a Política Estadual de incentivo à produção e ao consumo do babaçu e seus derivados. A legislação propõe, entre outros objetivos, a identificação e delimitação das áreas propícias e adequadas à extração e produção de babaçu e a garantia da qualidade do babaçu e de seus derivados. Também figuram como metas da lei o incentivo a projetos de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de extração, produção, processamento e industrialização do babaçu e, a promoção do desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do babaçu, com ênfase no respeito às normas ambientais, na promoção do equilíbrio econômico e na distribuição de renda.

Outras iniciativas de seu mandato priorizam as ações de proteção às mulheres. Recentemente, por exemplo, foi sancionada a Lei nº 12.151/2023, que institui mecanismo para repressão da violência contra a mulher. A nova lei penaliza os agressores de mulheres com multa e os obriga a ressarcir o poder público estadual dos custos com os serviços prestados no atendimento às vítimas dessa violência.

Vale destacar, ainda, a Lei nº 12.035/2023, que a partir de uma proposição de Osmar Filho, altera a Lei nº 11.644/2022, criando o Programa Banco Estadual de Materiais de Construção do Estado do Maranhão, cujo objetivo é promover o armazenamento e a redistribuição de sobras de matérias-primas da construção civil de empreendimentos públicos, de resíduos sólidos que possam ser reutilizados em obras e de materiais doados por empresas, entidades não governamentais e pela comunidade. O repasse dos materiais será realizado, preferencialmente, à população em situação de vulnerabilidade social inscrita no Cadastro Único (Cadúnico), visando garantir a essas pessoas condições dignas de moradia – seja para melhorar o nível de habitabilidade das famílias seja em virtude de emergência e/ou calamidade.

Por: Mirlene Bezerra
Foto: Biaman Prado

Abertas 135 vagas em programas de aperfeiçoamento e trainee em saneamento, com bolsas de até R$ 4 mil

Fapema em São Luís-MA

O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), lançou, nesta quinta-feira, 28, dois editais, que têm como objetivo apoiar a formação profissional e a inserção de graduados e tecnólogos, de diferentes áreas do conhecimento, no mercado de trabalho. As chamadas trazem oportunidades para a área de saneamento, com atuação na Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), contemplando profissionais da capital e de vários municípios do interior. As duas chamadas estão disponíveis no site da Fapema: http://www.fapema.br. As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de janeiro de 2024.

Os editais, Seleção do Programa de Trainee e Saneamento-Nível Técnico e Seleção do Programa de Aperfeiçoamento em Saneamento, são fruto de parceria da Fapema com a Caema, Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul) e o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). Para as chamadas, o governo vai investir mais de R$ 5,8 milhões.

O presidente da Fapema, Nordman Wall, destacou que a parceria entre as instituições de governo visa proporcionar uma grande oportunidade aos candidatos. “Será uma boa oportunidade para profissionais técnicos e graduados, que poderão aprimorar conhecimentos e serem inseridos no mercado, devidamente capacitados. Essa parceria representa a certeza de formações com alto nível e reforça o compromisso do Governo do Maranhão com a capacitação, a ampliação dos conhecimentos e o preparo de profissionais para ocupar as vagas no concorrido mercado de trabalho”, avaliou.

O público-alvo dos editais são graduados dos cursos de Engenharia Civil, Mecânica, Produção, Computação e Arquitetura e Urbanismo, formados em instituições de ensino superior do Maranhão, e técnicos de nível médio. Eles participarão de cursos de aperfeiçoamento em engenharia de sistemas de saneamento, abastecimento e esgotamento sanitário. A proposta é levar estes profissionais para prestarem serviço na área de saneamento e afins, além de impulsionar o programa de trainee da Caema.

Qualificar e empregar

Serão investidos R$ 2,5 milhões no Programa de Aperfeiçoamento em Saneamento, edital voltado a graduados e que destinará 46 bolsas; e mais R$ 3,3 milhões no Programa Trainee em Saneamento, voltado a estudantes de cursos técnicos do Iema, que vai ofertar 89 bolsas, totalizando 135 bolsas nos dois editais.

Os selecionados no programa trainee receberão bolsa de R$ 2,5 mil e os selecionados no edital de aperfeiçoamento em saneamento, R$ 4 mil, pelo período de 12 meses. Em caso de selecionados que residam em cidades distantes da unidade de atuação, o governo vai garantir ajuda de custo de R$ 1,5 mil para instalação, em pagamento único; e mais R$ 500 para deslocamento, pelo período de 12 meses.

A Fapema vai realizar o processo seletivo, contratação e pagamento das bolsas aos selecionados, promovendo uma educação prática, supervisionada e orientada.

Além das vagas imediatas, os editais vão disponibilizar cadastro de reserva para estudantes egressos da Uema, Uemasul e Iema.

Hoje é dia de TBT (Quinta-feira do retorno), Bomba!!! Prefeito que recebeu 226 milhões em repasses federais, mora em mansão

O editorial  do ‘Blog Veja Agora’ lançou  a coluna “TBT”, para relembrar, requentar escândalos, bastidores da política, curiosidades, acontecimentos e ações positivas e negativas que foram ao ar na blogosfera maranhense.

E para começar o nosso TBT, de hoje vamos relembrar

Carrinho Muniz

O prefeito do município de São Bento, Carrinho Muniz (PSDB), que recebeu até este mês de agosto, R$ 226 (duzentos e vinte e seis milhões de reais), durante sua administração.

O prefeito anda alardeando que não paga o funcionalismo por conta que não recebe recursos suficientes para honrar com a folha de pessoal.

Mas, em seu mandato de quase 4 anos, deixou de morar numa casa na Rua Maria Alice no bairro da Divinéia, área periférica de São Luís, em que o imóvel era avaliado em 30 mil reais, para morar em área nobre, situada no turú – Chácara Brasil, na Rua Minas Gerais, número X.

Andam falando que o maior medo de Carrinho Muniz, é que os eleitores da cidade de São Bento descubram seu endereço, este Blog divulga com exclusividade, as duas moradias, a anterior antes de ser prefeito e a de agora exercendo o mandato de prefeito.

O prefeito que andava em um Fiat Siena, modelo antigo, agora desfila com carros importados, Toyota -SW4, Honda -New Civic e num Hyundai – HB20.

O Blog procurou os endereços acima citados e procurou o atual gestor para prestar informações sobre as denúncias e o mesmo não obteve êxito.

Casa em que o prefeito carrinho morava antes de ser prefeito, avaliada em 40 mil reais

(ANTES) Casa em que o prefeito carrinho morava antes de ser prefeito, avaliada em 40 mil reais

Mansão avaliada em mais de 1 milhão de reais, situada na Chácara Brasil, área nobre de São Luís

(DEPOIS) Mansão avaliada em mais de 1 milhão de reais, situada na Chácara Brasil, área nobre de São Luís

Brandão é o novo presidente do PSB/MA

O governador Carlos Brandão anunciou que fui conduzido à presidência do PSB no Maranhão.

Brandão também declarou apoio à candidatura do deputado Duarte Jr. à prefeitura de São Luís. “Nos reuniremos em torno da pré-candidatura do deputado federal Duarte Jr. à prefeitura de São Luís. Juntos, fortaleceremos a boa política em nosso estado!”

O evento aconteceu nesta quarta-feira(27), em Brasília, com a presença do presidente do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, do deputado federal Duarte Júnior e do ministro interino da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Capelli.

Brandão assume o partido no estado com a ida do ministro Flávio Dino para o STF.

Prefeitura de Cantanhede: DINHEIRO NA CONTA DOS NOSSOS FAZEDORES DE CULTURA

 A Prefeitura de Cantanhede tem a honra de anunciar que os fazedores da cultura do município nos segmentos LGBTQIA+, Literatura e Artesanato já podem comemorar, pois os recursos da Lei Paulo Gustavo, destinados a esses setores, foram oficialmente debitados em suas contas.

Esta notícia marca um importante marco no apoio à cultura local, reconhecendo a significativa contribuição desses artistas e criadores para a diversidade e riqueza cultural da região. Através do financiamento proporcionado pela Lei Paulo Gustavo, a Prefeitura demonstra seu comprometimento em valorizar e promover a cultura em todas as suas formas.

Os fazedores da cultura LGBTQIA+ desempenham um papel vital na celebração da diversidade e na luta por inclusão e igualdade. A Literatura é uma janela para a imaginação e o conhecimento, enriquecendo nossas vidas com histórias e ideias. Enquanto isso, o artesanato não apenas preserva tradições valiosas, mas também cria produtos únicos que encantam e enriquecem nosso cotidiano.

Através desses investimentos, a Prefeitura de Cantanhede reafirma seu compromisso em apoiar e nutrir os talentos locais, promovendo um ambiente onde a cultura possa florescer. Este é um passo importante em direção a um futuro mais rico culturalmente para a cidade.

Os beneficiários da Lei Paulo Gustavo podem agora utilizar esses recursos para impulsionar suas atividades, criar novas obras e compartilhar sua arte com a comunidade. A Prefeitura continuará a trabalhar em estreita colaboração com os fazedores de cultura para garantir que seus esforços sejam devidamente reconhecidos e celebrados.

É um momento de alegria e celebração para todos os envolvidos, e a Prefeitura de Cantanhede espera ansiosamente ver o crescimento e o florescimento contínuo da cultura em nossa comunidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja Agora: Natal solidário do vereador Marquinhos alcança diversas comunidades em São Luís

Neste domingo, 24 de dezembro, enquanto muitos se preparavam para celebrar o Natal em suas casas, o vereador Marquinhos, decidiu tornar a data ainda mais especial para milhares de famílias. Em um gesto de generosidade e solidariedade, o vereador distribuiu mais de cinco toneladas de peixe, além de cestas natalinas, e brinquedos para crianças carentes.

Em uma maratona social de três dias, a distribuição de pescado foi realizada em diversos bairros de São Luís, a exemplo do Anjo da Guarda, Vila São Luís, Alto da Esperança, Vila Embratel, Vila Nova República, Coroadinho, Tibirí, Turu, Matões Turu e Vila Luizão, dentre outras localidades.

Já no Espaço Viva Bem Mais, na Divinéia, Marquinhos e o deputado federal Pedro Lucas (União), distribuíram alimentos a centenas de famílias que foram beneficiadas pela tradicional ação social, que deixou uma marca significativa na comunidade, demonstrando o compromisso de ambos com o bem-estar e segurança alimentar da população.

Marquinhos enfatizou a importância do momento natalino e a necessidade de reflexão durante esta época do ano. Ele ressaltou que o Natal vai além das festividades, sendo também um momento propício para demonstrar solidariedade e compaixão pelo próximo. “Esta é uma data muito especial, que nos convida a pensar no que podemos fazer para tornar a vida daqueles que enfrentam dificuldades um pouco mais leve. Distribuir estes alimentos foi a minha maneira de contribuir para um Natal mais feliz e significativo para essas famílias”, afirmou o vereador.

Para o deputado Pedro Lucas, a ação de Marquinhos serve como um exemplo inspirador de como um gesto simples pode ter um impacto profundo na vida daqueles que mais precisam. “Estender a mão ao próximo é compartilhar o verdadeiro espírito natalino”, finalizou Pedro Lucas.

Governador assina nomeação de Flavia Gonzalez Leite para o cargo de conselheira do TCE

A procuradora-chefe do Ministério Público de Contas (MPC), Flávia Gonzalez Leite teve sua nomeação para o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) assinada, pelo governador do estado Carlos Brandão. A nomeação se deu no Palácio dos Leões, com a presença do presidente do TCE, Marcelo Tavares e do conselheiro Daniel Brandão, entre outras autoridades.

A assinatura da nomeação cumpre mais uma etapa até a posse da procuradora no cargo de conselheira do TCE, em substituição a Raimundo Oliveira Filho, que completou em dezembro 75 anos, idade máxima para ocupar o cargo.

Flávia Gonzalez será a primeira mulher a integrar o Pleno do TCE em setenta e sete anos de existência da instituição, tendo sido escolhida a partir de lista tríplice enviada ao Poder Executivo na qual constavam também os nomes dos procuradores do MPC Jairo Cavalcanti Vieira e Paulo Henrique Araújo dos Reis.

Na última terça-feira (19), o Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou por unanimidade, em sessão extraordinária, o projeto que formaliza a indicação da advogada para exercer o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA). Com o envio da matéria ao Poder Executivo, faltava apenas a nomeação por parte do governador Carlos Brandão.