Blog Veja Agora | Com Junior Araujo - Notícia com veracidade dos fatos

Vereador é assassinado a tiros no Maranhão

Veja Agora: Deputado Wellington denuncia o caos no ferryboat e requer a convocação do Presidente da EMAP para esclarecimentos

Durante a sessão plenária desta quarta-feira (18), o deputado estadual Wellington do Curso se pronunciou sobre a atual situação do serviço de ferryboat no Maranhão. O parlamentar citou dois recentes episódios que comprovam a precariedade do serviço ofertado a população. O primeiro ocorreu no último domingo (15) com o ferry José Humberto, que ficou sem controle; e o outro ocorreu ontem (17) com o ferry São Gabriel que ficou à deriva e precisou ser rebocado duas vezes no mesmo dia.

Sobre o caso, o deputado Wellington citou os perigos enfrentados pela população que necessita do transporte de ferryboat e solicitou que o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) compareça à Assembleia Legislativa para prestar esclarecimentos sobre a gestão.

“No domingo, o ferry José Humberto ficou sem controle; na terça-feira, o ferry São Gabriel apresentou dois problemas técnicos. São problemas que colocam em risco a integridade física e a vida dos passageiros. Além disso, recebemos inúmeras denúncias sobre a atual direção da EMAP, entre elas a locação de um helicóptero por mais de R$ 7 milhões. Tudo isso tem que ser explicado, razão pela qual apresentei requerimento solicitando a convocação do presidente da EMAP para prestar esclarecimentos. Como deputado estadual, o meu papel é de fiscalizar. Seguirei firme!”, disse Wellington.

No requerimento protocolado hoje (18), o deputado Wellington solicita o comparecimento do Diretor da EMAP nesta sexta-feita (20), às 14:30h, na Sala de Comissões da Assembleia, para ser ouvido pela Comissão de Obras.

Prefeito Heliezer do povo, participa de Encontro Estadual do Programa Trabalho Jovem

O prefeito de Peri-Mirim, Heliezer do Povo, participou do primeiro Encontro Estadual do Programa Trabalho Jovem, ao lado do governador Carlos Brandão (PSB).

O gestor municipal enalteceu a parceria firmada com o chefe do executivo estadual que, ao lado de Heliezer, tem cuidado do município levando melhorias e cada dia mais desenvolvimento.

“Agradeço ao governador Carlos Brandão e ao amigo Pablo Lima por essa parceria com a nossa cidade. Estamos empenhados e comprometidos em sempre levar o melhor”, afirmou Heliezer do Povo.

Dr. Marcone realiza ação do Dia das Crianças em escola municipal

O prefeito de Cajapió, Dr. Marcone, fez uma visita surpresa para os alunos da escola do Povoado Teso Alto, onde distribuiu vários brinquedos em razão do Dia das Crianças.

O gestor municipal, que foi recebido com muita festa pelos estudantes, contou da sua satisfação de poder levar alegria para as crianças. “A felicidade estampada em seus rostos foi um presente para o coração. Estou muito feliz em poder proporcionar momentos tão especiais como este”, afirmou o prefeito Dr. Marcone.

Josimar Maranhãozinho e Detinha reúnem-se com prefeito de Maracaçumé

Os deputados federais Josimar Maranhãozinho (PL) e Detinha (PL), receberam nesta terça-feira (17) a visita do prefeito do município de Maracaçumé, Tio Gal, também do partido PL.

Na oportunidade, os deputados e o gestor municipal trataram sobre assuntos importantes para o município, como novos benefícios e melhorias para a saúde, infraestrutura e educação.

O deputado Josimar agradeceu a visita. “Agradecemos a visita, apoio e parceria do amigo Tio Gal, juntos, conquistaremos ainda mais para a população de Maracaçumé. Conte com a nossa mão amiga”, declarou Josimar Maranhãozinho

Câmara convoca secretária da Educação para esta quarta, 18


A Câmara de São Luís, por meio do Requerimento do vereador Chico Carvalho, convocou a secretária Caroline Marques, titular da Secretaria Municipal de Educação, para prestar esclarecimentos sobre o Projeto de Lei que trata do pagamento dos valores de precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) nessa quarta-feira, 18, a partir das 9h.
Secretária será ouvida em reunião com Ministério Público, Sindicato e parlamentares.

Precatórios
Após audiência pública realizada no dia 7 de outubro com a Prefeitura de São Luís e profissionais da educação municipal, ficou decidido que 60% dos Precatórios do Fundef serão pagos de acordo com a Lei Federal 14.325/2022, que regulamenta o pagamento dos precatórios. Conforme apresentado na audiência, o acordo feito entre Prefeitura e União garantiu esse direito aos profissionais do magistério, que estavam em efetivo exercício no período de maio de 1999 a dezembro de 2006 – com vínculos estatutário, celetista ou temporário, e também aposentados (as), pensionistas, seus (suas) herdeiros (as), que comprovarem exercício nesses períodos.

O valor a ser pago será proporcional à jornada de trabalho e aos meses de efetivo exercício.

A proposta apresentada pela Prefeitura de São Luís para contemplar os profissionais que não se encaixam nas hipóteses do rateio dos 60%, ou seja, os que entraram na rede após 2007, foi de ratear os valores dos juros de mora decorrentes dos precatórios e pagá-los em forma de abono.

Serviço
O quê? Convocação da secretária municipal de Educação Caroline Marques.
Quando? Nesta quarta-feira, dia 18 de outubro.
Horário? A partir das 9h.
Onde? Sala VIP da Câmara Municipal de São Luís.
Câmara Municipal de São Luís
Rua da Estrela, 257 – Centro, São Luís – MA, 65010-200

Vereador das Multidões apresenta emendas à Lei e pede URGÊNCIA no pagamento dos precatórios do FUNDEF

Vereador das Multidões Álvaro Pires

O Vereador das Multidões como ficou conhecido popularmente o vereador Álvaro Pires, apresentou emendas ao PL 12/2023, e quer solução urgente para o pagamento dos precatórios aos professores que tem direito

O vereador Álvaro Pires reuniu, na manhã desta terça-feira (17), com a presidente do Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Municipal de São Luís, professora Sheila Bordalo, na qual foi apresentada soluções para solucionar o impasse relacionado ao pagamento do rateiro do precatório do antigo FUNDEF, aos professores quem tem direito adquirido.  Ao final da reunião, diretores do SINDEDUCAÇÂO reuniram com o corpo jurídico do gabinete do vereador para encaminhar emendas ao Projeto de Lei que dispõe sobre os critérios de rateio aos profissionais do magistério da rede pública municipal de ensino de São Luís enviado através da mensagem do Poder Executivo, Nº 12/2023 à Câmara Municipal, no dia 09/10/2023.

O vereador Álvaro Pires disse ainda que é preciso travar as discussões da Casa e apreciar esta pauta dos professores de São Luís, e vai pedir a quebra de interstício para que a Câmara de São Luís, de forma ordeira, solucione em definitivo a questão do pagamento dos precatórios dos profissionais do magistério.

”É preciso que a gente de forma ordeira e definitiva, resolvamos a situação dos profissionais do magistério de nossa São Luís. Estes profissionais já esperam há anos para receber o que lhes é devido e até agora, mais atropelos e empecilhos, devido a erros no PL enviado pelo Poder Executivo Municipal. Já pedi ao presidente Paulo Victor, para que tranque a pauta da Casa, para que nos debrucemos nas emendas necessárias à Mensagem 12 / 2023, para que a Prefeitura pague este dinheiro que é verba federal”, finalizou o vereador.

Cantanhede: Um Legado de Sucesso no Esporte Sob a Gestão do Prefeito Zé Martinho o Kabão