Blog Veja Agora | Com Junior Araujo - Notícia com veracidade dos fatos

Carlos Brandão anuncia entrega de obras em seu retorno ao governo após recesso

O governador Carlos Brandão anunciou seu retorno após um breve recesso, nesta quarta-feira (30). No anúncio, também citou a entrega de novas obras e serviços em São Luís, bem como em outros municípios, em comemoração ao aniversário da Capital.

O comunicado foi publicado nas redes sociais oficiais do governador. “Estamos de volta e vamos entregar, nos próximos dias, diversas obras e serviços em comemoração ao aniversário de 411 anos de São Luís e também para os demais municípios do nosso estado. Agradeço ao Felipe Camarão, que esteve à frente do nosso Governo, e  seguimos na missão de um Maranhão melhor para todos”, divulgou Brandão.

O texto se refere às inúmeras entregas que o governador e sua equipe devem realizar essa semana, que incluem a inauguração da nova alça do elevado do Jaracaty, inauguração de escolas e melhorias na rede de internet móvel nos terminais da Ponta da Espera e Cujupe, entre outras entregas que serão realizadas.

Bancada do parlamento maranhense é a primeira a contribuir com a reforma tributária

A bancada de deputados estaduais do Maranhão é a primeira do Brasil a reunir-se com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e demais senadores, em Brasília, no Distrito Federal, para contribuir com a reforma tributária (Proposta de Emenda à Constituição nº 45/2019, originária da Câmara dos Deputados e altera o Sistema Tributário Nacional).
Participaram da reunião no Senado Federal, na terça-feira,29, os deputados estaduais do Maranhão Francisco Nagib, Rodrigo Lago, Florêncio Neto, Cláudio Cunha, Fernando Braide, Zé Inácio, Glauberth Cutrim e Othelino Neto (licenciado e ocupando o cargo de Secretário de Estado de Representação Institucional do Maranhão em Brasília) que conversaram com o presidente do Senado Rodrigo Pacheco, os senadores Ana Paula Lobato, Weverton Rocha e outros senadores e apresentaram-lhes, por meio de um documento, o posicionamento formal da Assembleia Legislativa do Maranhão, emendas ao texto original e sugestões para a reforma tributária, todas discutidas e aprovadas pela equipe da Secretaria de Estado da Fazenda do Maranhão (Sefaz).
No documento, a bancada do legislativo maranhense propõe a manutenção de alguns pontos do texto da PEC aprovado, como tributação no destino, e dá sugestões de emendas ao texto aprovado pela Câmara dos Deputados, como, por exemplo, a criação de um plano de desenvolvimento regional de trabalho e renda, via iniciativa privada, por meio de concessão de benefícios fiscais, via subvenção, para as empresas que se instalarem nos municípios de menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) com o objetivo de gerar desenvolvimento regional; quarto objetivo para o Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional (FNDR), que é o incentivo à transição da matriz energética para energias renováveis, devido à vocação do Maranhão e do Nordeste para a produção de energias solar e eólica, além de outras sugestões.

Pioneirismo
Para o deputado Francisco Nagib, o parlamento maranhense faz história ao ser pioneiro em contribuir com o Senado em matéria tão importante quanto é a reforma tributária, assunto de alta relevância para o País. “Estamos sendo pioneiros entre as bancadas estaduais do Brasil a contribuir com a reforma tributária. Como parlamentar e empresário não poderia deixar de contribuir, por isso, defendi bastante a proposta de criação do plano de desenvolvimento regional de trabalho. As empresas do Nordeste precisam ser olhadas de forma diferenciada, tendo em vista que é uma região com baixo IDH, tem poucas indústrias; dificuldades de transporte, logística, porto, energia, então é necessário se ter um olhar diferente para essas indústrias. O apoio a essas indústrias garantirá tanto o crescimento econômico quanto gerará mais emprego e renda para a população”, afirmou Francisco Nagib.

Deputado Osmar Filho apresenta projeto que cria o Dia Estadual de Combate à Desnutrição Infantil


O deputado estadual Osmar Filho (PDT), fez uso da tribuna durante sessão plenária desta terça-feira (29), onde falou sobre a importância do Dia Mundial de Combate à Desnutrição Infantil, o parlamentar reforçou o papel da sociedade no combate ao problema que ainda afeta muitas crianças.

Na oportunidade, Osmar Filho destacou sobre o projeto de sua autoria que cria o Dia Estadual de Combate à Desnutrição Infantil, já aprovado pela Casa na última semana. Para ele, a aprovação é uma vitória significativa na luta pela vida das crianças.

“Conto com o apoio do nosso governador Carlos Brandão (PSB), para que o projeto seja sancionado e agradeço os meus colegas deputados por ajudarem a fazer a diferença. Que este seja apenas o começo de uma jornada de cuidado e compromisso com as gerações futuras”, enfatizou o deputado Osmar Filho.

Lei originária de projeto de Carlos Lula torna obrigatórias ações de combate ao HPV no Maranhão

Lei originária de projeto de Carlos Lula torna obrigatórias ações de combate ao HPV no Maranhão

Deputado Carlos Lula diz que a melhor maneira de evitar o aumento dos casos de câncer causados pelo HPV é a vacinação

Segundo levantamento do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil deve registrar mais de 17 mil novos casos de câncer de colo de útero, sendo 800 no Maranhão. A doença é causada por infecções recorrentes de alguns tipos de Papilomavírus Humano (HPV) e é considerada a terceira causa de mortes prematuras femininas no país.

Para evitar o aumento dos casos, está em vigor a Lei 11.996, de autoria do deputado estadual Carlos Lula (PSB), que estabelece as Diretrizes para Política Estadual de Proteção e Combate contra o vírus Papilomavírus Humano (HPV). O novo regulamento obriga a conscientização, a imunização, o diagnóstico e o tratamento em todo o estado do Maranhão.

Para Carlos Lula, a melhor maneira de evitar o aumento dos casos de câncer causados pelo HPV é a vacinação, sendo necessária a mobilização dos 217 municípios. Segundo o parlamentar, a política de combate ao HPV precisa ser permanente.

“Temos um problema sério no Maranhão que é a alta incidência de câncer de colo de útero e de câncer de pênis, derivado, sobretudo, do HPV. Com o aumento da vacinação, poderíamos em uma ou duas gerações, zerar a doença. Para isso, os municípios precisam atingir as metas de vacinação de meninos e meninas na idade correta e evitar que no futuro, quando eles iniciem sua vida sexual eles estejam sujeitos à doença. Esperamos que essa política seja mais um elo a fortalecer o programa lançado recentemente pelo Governo do Estado que é o ‘Cuidar de Todos”, voltado para a Atenção Primária”, explicou.

A vacina é oferecida de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 15 anos. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção. A segunda deve ser tomada seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose.

A vacina HPV é capaz de prevenir infecções persistentes e lesões pré-cancerosas causadas pelo vírus. Além do câncer de colo de útero, a infecção também está relacionada ao câncer anal, de vulva, de vagina, de pênis e de orofaringe.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% do público-alvo, mas os números estão abaixo do esperado em todo o país. No Maranhão, a cobertura acumulada entre as faixas etárias elegíveis do programa de 24,04% entre os meninos e de 46,96% entre as meninas. Atualmente, todos os 217 municípios se encontram abaixo da meta de cobertura vacinal. Vargem Grande, Nina Rodrigues, Turilândia, Santa Helena e Timbiras estão abaixo de 7%.

“A partir de agora, com a publicação da lei, vamos acompanhar o trabalho realizado pela Secretaria de Estado da Saúde e pelos municípios para garantir a intensificação da vacinação e a identificação primária de sinais e sintomas da doença para garantir o tratamento precoce na rede pública de saúde. Só com essas medidas poderemos garantir a diminuição desses casos ao longo dos próximos anos”, ressaltou o deputado estadual Carlos Lula.

Assecom / Dep. Carlos Lula

Vídeo: Prefeito Dr. Marcone visita importantes obras em Cajapió

O prefeito de Cajápió, Dr. Marcone, realizou visitas à duas importantes obras na área da saúde e que em breve serão entregues para a população.

A primeira obra visitada foi da Unidade Básica de Saúde no povoado Posto Seleção. O gestor acompanhou de perto o progresso do investimento que beneficiará a todos. Em seguida, o prefeito foi até às obras de ampliação da Unidade Básica de Saúde da Boa Esperança.

De acordo com Dr. Marcone, esse é um passo significativo para melhorar os cuidados médicos para os moradores da região. “As obras estão a todo vapor, em breve, nossa população será contemplada com mais esses benefícios que vai garantir saúde digna. Estou sempre a disposição para melhorar cada vez mais a qualidade de vida da nossa população”, destacou Dr. Marcone.

Prefeito Adriano Freitas participa de cerimônia no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros

O prefeito de São Vicente Férrer, Adriano Freitas, prestigiou a cerimônia da entrega de boinas para os novos alunos do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros 2 de julho.

O momento marcou o início da jornada de aprendizado, disciplina e compromisso dos novos estudantes da instituição.

“É uma honra fazer parte de um momento tão importante para a nossa educação. Que seja uma etapa de muito aprendizado para esses alunos que aqui iniciam uma nova jornada. Desejo sucesso para todos”, enfatizou o prefeito Adriano Freitas.

Veja Agora: Paulo Victor ultrapassa Neto Evangelista e avança, revela pesquisa para prefeito de São Luís

Vereador Paulo Victor

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Premier, divulgada nesta terça-feira (29), mostra o cenário de intenção de votos para a prefeitura de São Luís.

No levantamento, chamou a atenção o desempenho do vereador Paulo Victor, presidente da Câmara Municipal de São Luís, que vem crescendo nas últimas pesquisas divulgadas. Nesta pesquisa, ele já ultrapassa o deputado estadual Neto Evangelista, demonstrando que a sua atuação nas comunidades já está surtindo efeito.

De acordo com o instituto, no cenário estimulado, o atual prefeito Eduardo Braide aparece com 29,4%, seguido do deputado federal Duarte Júnior com 16,9%, do ex-prefeito Edivaldo Holanda Júnior com 12,8% e do presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Victor com 9,8%.

Já o atual prefeito Eduardo Braide, mesmo estando à frente dos demais pré-candidatos, mostra um percentual tímido para um candidato à reeleição. O mesmo acontece com o deputado federal Duarte Júnior, que disputou o segundo turno da última eleição com Braide.

Na pesquisa também aparecem os deputados estaduais Neto Evangelista com 8,3%, Wellington do Curso com 7,1%, Dr. Iglésio 3,4% e Carlos Lula com 3%. Os números mostram um cenário dividido e levam a crer que haverá segundo turno nas eleições de São Luís.

No levantamento foram ouvidas 892 pessoas entre os dias 20 e 23 de agosto de 2023. A margem de erro é de 3 % para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

Presidente do Conlagos Consórcio e prefeito de Cantanhede, Zé Matinho, o Kabão, faz reunião para otimizar elaboração de planos urbanos e ambientais nos municípios do consórcio

Durante a manhã desta segunda-feira (28), o presidente do Conlagos Consórcio e prefeito de Cantanhede, Zé Martinho, o Kabão, reuniu-se com a equipe técnica do consórcio composta pela diretora executiva, Cláudia Brandão; a coordenadora institucional, Luciana Rabelo; a coordenadora administrativa e financeira, Fátima Furtado; a assessora contábil, Michelle Quirino; o assessor jurídico, Jonatas Ribeiro; o assessor de informática, Raimundo Nonato; o pregoeiro, Marcos Vinícius; a engenheira ambiental, Tainan Lopes; e o arquiteto e urbanista, Vinícius Metz, para alinhar a elaboração e revisão dos Planos Urbanos e Ambientais no território do Conlagos. O objetivo da reunião foi avaliar ações já realizadas e planejar as próximas etapas do trabalho que está em execução a partir do Arranjo de Consórcio de Assistência Técnica para elaboração dos Planos Urbanos e Ambientais. Atualmente, o Conlagos Consórcio está trabalhando na elaboração e revisão do Plano Municipal de Saneamento – PMSB, do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PMGIRS e Plano Municipal de Recursos Hídricos, nos municípios de Bacurituba, Cantanhede e Matões do Norte. Durante a reunião, o presidente do Conlagos, Zé Martinho, o Kabão, ressaltou a importância do arranjo de consórcio como solução para desenvolver ações conjuntas que visem o interesse coletivo, além da redução de custos para os municípios consorciados na elaboração dos referidos planos. Segundo o presidente do Conlagos, o seu objetivo é conscientizar e incentivar outros municípios consorciados a fazerem adesão ao arranjo de consórcio de elaboração e revisão dos planos, a fim de facilitar a captação de recursos federais, para melhorar a prestação de serviços públicos e, consequentemente, a qualidade de vida da população regional.