Blog Veja Agora | Com Junior Araujo - Notícia com veracidade dos fatos

Barreirinhas: Deputada Iracema , propulsora do desenvolvimento

Deputada Iracema Vale

O sol raiou com mais intensidade nesse domingo ( 20) , na comunidade Mamede, lugar de belezas raras em plena Zona Rural do município de Barreirinhas.

O lugarejo recebeu com festas a deputada Iracema Vale que voltou para agradecer pela expressiva votação que recebeu, quando disputou o mandato de deputada estadual.

Os “mamedenses”, a exemplo do restante do Estado, deram à Iracema uma votação Record.

Apesar da ciumeira de alguns grupos contrários, a deputada presidente tem visitado Barreirinhas com pautas objetivas, diferentemente dos convivas da política do atraso.

A chefe do Legislativo maranhense conseguiu alocar recursos milionários para o tratamento de água e esgotos do município e investimentos maciços na expansão da internet de boa qualidade em torno do Parque Nacional dos Lençóis, através de uma parceria dos governos estadual e federal.
A atuação de Iracema em prol de Barreirinhas resultará, também, no maior mutirão de cirurgias de cataratas da história, a ser realizada nos próximos dias por meio do Hospital Regional de Barreirinhas.

E ainda sob os olhares “esgurejões” da política do atraso, a parlamentar juntamente ao seu filho Vinícius Vale, implantou com êxito e entusiasmo o Vale Aprovar, investimento de primeira grandeza na vida dos jovens que querem ingressar no ensino superior.
” Bem aventurado o lugar que tem a deputada Iracema Vale como Liderança” disse entusiasmado um morador da região das Varas.

 

Cajapió: Conlagos Consórcio entrega maquinário que vai beneficiar produção do côco babaçu

O município de Cajapió recebeu na última sexta-feira (18), os equipamentos feitos pelo Consórcio Intermunicipal do Desenvolvimento Regional dos Lagos Maranhenses (Conlagos), adquiridos por meio do projeto FORTALECE SOCIOBIO.

O projeto visa a geração de emprego e renda e melhoria da qualidade de vida, através da compra de equipamentos para agroindústrias comunitárias, capacitação das extrativistas e promoção de estratégias de agravação de valor em cinco municípios Conlagos.

O prefeito de Cajapió, Dr. Marcone, presente no evento de entrega que ocorreu no município de Matinha, destacou a importância do projeto para a agricultura e pecuária de Cajapió e da união entre os municípios.

“Cajapió tem muito a crescer com este projeto, pois além de fortalecer nossa economia, também promoverá o desenvolvimento regional sustentável, fortalecendo as políticas públicas consorciadas no território Conlagos. Este projeto certamente levará mais desenvolvimento e benefícios para nosso município e para os demais”, enfatizou Dr. Marcone.

Chiquinho FC participa da Marcha para Jesus

O empresário Chiquinho FC prestigiou, no sábado,19, a “Marcha para Jesus”, atendendo a convite do amigo vereador Valdeci Calixto e do Conselho de Pastores de Codó.
O cortejo percorreu as ruas da cidade levando a mensagem de fé, esperança e amor pregada por Jesus.

O CONLAGOS CONSÓRCIO ENTREGA MAQUINÁRIO DE INSTALAÇÃO DE MINIUSINA DE BENEFICIAMENTO DO COCO BABAÇU

Aconteceu em Matinha, na ultima sexta-feira (18) a entrega dos equipamentos feita pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional dos Lagos Maranhenses (Conlagos) aos municípios de Cajapió, Matinha, Viana e Vitorino Freire, adquiridos por meio do projeto FORTALECE SOCIOBIO, oriundo do Convênio nº 919046/2021-MAPA, de Apoio à estruturação produtiva da cadeia do coco babaçu no Maranhão. O projeto visa a geração de renda e melhoria da qualidade de vida, através da compra de equipamentos para agroindústrias comunitárias, capacitação das extrativistas e promoção de estratégias de agregação de valor em 5 (cinco) municípios do Conlagos.
Participaram da solenidade: o presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento dos Lagos Maranhenses (Conlagos) e prefeito de Cantanhede, Zé Martinho, o Kabão; a diretora executiva do Conlagos Consórcio, Cláudia Brandão; a ex-presidente do Conlagos Consórcio e prefeita de Matinha, Linielda de Eldo; o prefeito de Cajapió, Dr. Marcone Marques; o vice-prefeito de Vitorino Freire, Zezinho do Sindicato representando a prefeita Luanna Bringel Rezende; o coordenador do projeto Fortalece Sociobio, Vinicius Adriano Metz; a representante do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), Rosa; representantes de associações e movimentos das quebradeiras de coco dos municípios de Matinha, Cajapió, Viana e Vitorino Freire; além de técnicos e secretários dos municípios contemplados com os equipamentos.
O projeto adquirido via convênio com Ministério de Agricultura e Pecuária (MAPA) foi pleiteado na gestão da ex-presidente do Conlagos Consórcio e prefeita de Matinha, Linielda de Eldo, e será executada pelo atual presidente do Conlagos Consórcio, o prefeito de Cantanhede, Zé Martinho, o Kabão; O Conlagos Consórcio contou ainda com a parceria da Equatorial, da Superintendência de Agricultura e Pecuária do Maranhão (SFA/MA) e do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB).
Durante a cerimônia os prefeitos ressaltaram a importância da união entre os municípios em forma de consórcio para o fortalecimento da economia territorial e regional, a fim de promover o desenvolvimento regional sustentável e fortalecer as políticas públicas consorciadas no território do Conlagos.
Ao final, foram assinados os Termos de Cessão de Uso e feita a entrega dos equipamentos para as associações dos municípios beneficiados pelo projeto: Cajapió, Matinha, Viana e Vitorino Freire.

Josimar Maranhãozinho e Detinha visitam o amigo deputado Aluízio Santos

Os deputados federais Josimar Maranhãozinho (PL) e Detinha (PL), realizaram uma visita cordial ao amigo deputado estadual Aluízio Santos (PL), que está se recuperando de uma enfermidade em Brasília.

Em suas redes sociais, Josimar mostrou-se feliz por ver a recuperação de Aluízio e, também, por saber que ainda em agosto, o parlamentar estará de volta ao Maranhão.

“Desejamos ao amigo uma rápida recuperação e estamos ansiosos para vê-lo de volta ao Maranhão”, destacou Josimar.

VEJA AGORA!!!!! Justiça afasta prefeita Maura Jorge do cargo em Lago da Pedra

O juiz Marcelo Santana Farias, da 1ª Vara da Comarca de Lago da Pedra, determinou o afastamento da prefeita Maura Jorge do cargo sob acusação de desvio milionário em contrato de compra de combustível.

De acordo com a decisão judicial, há informações comprovadas através de documentos juntados e por meio de consulta ao Portal da Transparência do Município, de pagamentos entre os anos de 2021 a 2023, no valor total e absurdo de R$ 11.759.495,34 (onze milhões, setecentos e cinquenta e nove mil, quatrocentos e noventa e cinco reais e trinta e quatro centavos) aos postos de combustível em que o proprietário é o irmão da Secretária de Saúde, Almiralice Mendes. O valor de R$ 3,5 milhões foi pago pela própria Secretaria de Saúde de Lago da Pedra.

Somente em 2021, a Administração Pública municipal pagou, por meio de dispensa de licitação, mais de R$ 200 mil ao Auto Posto Mendes, de propriedade de Eliel Mendes Pereira, sendo que a cidade de Lago da Pedra possui mais de 20 postos de combustível.

Segundo o juiz, a prefeita teve ciência inequívoca dos fatos e manteve-se inerte.

Com a decisão de hoje do afastamento, Maura está proibida de realizar qualquer transação bancária dos recursos do Município de Lago da Pedra.

Secretário Municipal e irmão de Prefeito de Palmeirândia autoriza uso de pá carregadeira da Prefeitura na invasão de terras particulares


Em Palmeirândia, uma situação preocupante está ocorrendo: o irmão do prefeito, chamado “Seu Di”, que é o Secretário Municipal de Transporte, deu permissão para que equipamentos da prefeitura fossem usados para invadir terras particulares. “Santinho”, um ex-mototaxista, é o principal responsável pelas invasões.

Na segunda-feira (14), por volta das 9h da manhã, “Santinho”, usando uma pá carregadeira da Prefeitura de Palmeirândia e com a ajuda de um motorista também empregado pelo município, derrubou cercas de arame e tomou posse de terras privadas. Não é a primeira vez que “Santinho” age assim. Ele já tinha tomado terrenos de duas mulheres, uma ex-gestora escolar e uma funcionária do Tribunal de Justiça. Mesmo com decisões judiciais que favorecem as vítimas, ele e seus parentes se recusam a sair das propriedades invadidas.

Moradores da região contam que os familiares e amigos de “Santinho”, embora já tenham suas próprias casas, estão construindo em terras que ele invade e depois repassa. Uma das propriedades já foi alvo de “Santinho” três vezes. Apesar de o dono ter feito boletins de ocorrência nas duas primeiras vezes, a polícia não agiu por falta de recursos. Na última invasão, a cerca foi novamente destruída, mas desta vez com equipamento público.

“Seus parentes e amigos mesmo sendo donos de varias casas no município, constroem casas nas propriedades invadidas que recebem de Santinho”, afirma um morador da localidade.

Do outro lado, o proprietário também pontuou o terror que vem vivenciando com essa situação que já se tornou corriqueira.

“É a terceira vez que Santinho invade o mesmo terreno”, diz um dos proprietários. “Nas duas primeiras tentativas foi registrado o boletim de ocorrência, mas não intimaram ele e nem marcaram audiência por falta de delegado ou viatura. Na segunda vez que ele entrou lá, arrancou todo o arames, estacas e levou consigo enquanto o dono ficou no prejuizo. “Refiz a cerca comprando materias e contratando trabalhadores e agora ele usou uma máquina pública adquirida com recursos públicos nossos para quebrar a cerca, invadir e se apropriar indevidamente do meu terreno”, afirmou um dos proprietários do terreno.

Este é apenas mais um capítulo das crescentes invasões de terras em Palmeirândia, agora com aparente apoio de agentes públicos e políticos. A boa notícia é que as autoridades já foram informadas e estão tomando medidas para resolver a situação.

Jovem pré-candidato a Prefeito de Lago da Pedra tem proposta inovadora

Samuel Jorge, advogado por formação, assegura que não pretende fazer da política uma carreira, mas sim um instrumento de transformação.

Samuel Jorge, Pré candidato a Prefeito de Lago da Pedra