Blog Veja Agora | Com Junior Araujo - Notícia com veracidade dos fatos

Vereador Marquinhos participa da comemoração dos 90 anos da Convenção das Assembleias de Deus no Maranhão

Nesta quinta-feira (19), o vereador Marquinhos (União) esteve presente na 85ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Convenção das Assembleias de Deus no Maranhão (Ceadema), realizada em Chapadinha-MA. O convite partiu do presidente da instituição religiosa, pastor Francisco Raposo.

Com o tema “Compromisso e perseverança na liderança pastoral”, baseado no texto bíblico de Neemias 6:3, o evento deste ano celebra os 90 anos da Ceadema. A convenção destaca nove décadas de dedicação, fé e trabalho que têm impactado gerações em todo o estado.

Membro da Igreja Assembleia de Deus em São Luís, Marquinhos participou da AGO ao lado de importantes líderes religiosos. Durante sua passagem, foi reconhecido por sua conduta representativa e pelo compromisso parlamentar com a cidade de São Luís. Sua atuação, pautada pela ética, moral e transparência, tem se destacado na defesa da família, dos princípios cristãos e na lisura no exercício público.

“Me sinto honrado em participar desta importante celebração. Agradeço ao convite do pastor Raposo e à acolhida dos pastores da nossa Assembleia de Deus, igreja à qual pertenço e que tem uma grande folha de serviços sociais e evangelísticos prestados ao Maranhão. De minha parte, reafirmo o compromisso de continuar trabalhando sob os valores éticos e morais, defendendo as famílias e, em especial, os princípios cristãos”, declarou o vereador.

A 85ª AGO reforça o legado da Assembleia de Deus no Maranhão, reafirmando a importância da união e do compromisso com a fé e a sociedade.

PRF dá início à Operação Rodovida no Maranhão

A Operação será encerrada no dia 9 de março de 2025

Polícia Rodoviária Federal (PRF) deu início, nessa quinta-feira (19), à Operação Rodovida 2024/2025 no estado do Maranhão. A ação tem como objetivo principal reforçar a segurança no trânsito, reduzir acidentes e salvar vidas durante os períodos de maior movimentação, como as férias escolares e os feriados de Natal, Ano Novo e Carnaval.

Para marcar o início da Operação, a PRF realizou um evento na Unidade Operacional (UOP) da PRF em São Luís, nesta quinta-feira (19). O evento contou com a presença do superintendente regional, PRF Francinácio Medeiros, e de representantes de instituições parceiras, como a ANTT, DNIT, DETRAN/MA, PMMA, SOS VIDAS, SMTT, PCMA, Bombeiro Militar, ALUMAR, VALE, ABRAMED, entre outros. Após a cerimônia, foram realizadas fiscalizações com atividades educativas na frente da UOP, no km 14 da BR-135. As ações tiveram como objetivo transmitir informações e conscientizar a população sobre a importância da participação social na promoção da segurança no trânsito.

A operação visa fortalecer a integração entre os órgãos parceiros por meio de convênios ou acordos de cooperação técnica, priorizando a fiscalização de infrações graves como excesso de velocidade, ultrapassagens indevidas, uso de álcool, transporte inadequado de crianças, descumprimento do tempo de direção por motoristas profissionais e utilização de celular ao volante. Também serão intensificadas as ações para coibir práticas perigosas de motociclistas, além de garantir a segurança de pedestres e ciclistas, em conformidade com a Lei nº 12.587/2012 e o CTB.

Após um período intenso de ações voltadas para a segurança no trânsito, a Operação será encerrada no dia 9 de março de 2025, logo após o Carnaval. Durante sua execução, a iniciativa busca reforçar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e salvar vidas.

Desespero de Othelino: Deputado busca decisão urgente no STF em meio a rumores de aliança política

Deputado Othelino Neto

Em uma manobra marcada pelo desespero, o deputado Othelino Neto ingressou com uma petição na ação que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), questionando o critério de desempate na eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão. No pedido, Othelino solicita uma decisão liminar da ministra Cármen Lúcia antes do início do recesso do tribunal, previsto para esta sexta-feira, 20 de dezembro.

Othelino requer que a ministra emita sua decisão sem a consulta prévia à Advocacia-Geral da União (AGU), procedimento usual em ações dessa natureza. O objetivo é evitar que o processo fique paralisado durante o recesso do STF, que termina apenas em 31 de janeiro de 2025, coincidindo com a posse de Iracema Vale, marcada para 1º de fevereiro. Caso a posse aconteça, as chances de reverter judicialmente a situação se tornariam mais remotas.

A movimentação de Othelino ocorre em meio a rumores de um acordo político entre deputados ligados ao grupo dinista e aliados do governador Carlos Brandão. Esses acordos envolveriam a distribuição de secretarias e cargos, sinalizando uma aliança que fortalece a base do governo e de Iracema Vale, deixando Othelino enfraquecido e isolado.

Desesperado, Othelino Neto tenta, a qualquer custo, mesmo que atropelando os trâmites processuais do STF, derrubar a reeleição de Iracema Vale para presidente da Assembleia Legislativa. Porém, a manobra dificilmente terá prosseguimento, já que, sem o parecer da AGU, qualquer decisão tomada por Cármen Lúcia poderá ser questionada.

Agora, o resultado do pedido dependerá exclusivamente da ministra Cármen Lúcia, que terá pouco tempo para decidir se acolhe ou não a liminar. Caso contrário, o tribunal entrará em recesso, e a posse de Iracema Vale será inevitável.

Veja Agora: Operação da PF mira contrato de R$ 9 milhões celebrado entre a Prefeitura de Timon e a Codevasf

Estão sendo cumpridos 15  mandados de busca e apreensão

A Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria Geral da União – CGU, deflagrou na manhã de hoje a Operação DOLO MALO, com a finalidade de reprimir crimes relacionados com licitação realizada pelo município de Timon/MA, que resultou na assinatura de contrato no valor de R$ 9.182.130,66, oriundos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf. Estão sendo cumpridos 15  mandados de busca e apreensão nas cidades de Teresina/PI e Timon/MA.

A investigação conduzida pela Delegacia de Polícia Federal em Caxias/MA levou à identificação de grupo criminoso que frustrou o caráter competitivo de processo licitatório e o direcionou para favorecer a empresa vencedora. Com isso, após a assinatura do contrato que tinha por objeto a construção de obras de saneamento básico na cidade de Timon/MA, foram pagos valores, em forma de propina, a servidores desse município, por meio de depósitos em contas de empresas de fachada e de familiares ligados aos servidores.

O grupo, integrado por empresários, servidores e parentes dos investigados, movimentou de maneira suspeita, entre os meses de abril de 2022 e agosto de 2024, aproximadamente R$12.000.000,00 . Tal movimentação consistiu em transferências entre as pessoas físicas e jurídicas e tinha como destinatário final ocupantes de cargos de gestão da prefeitura de Timon/MA.

A operação contou com a participação de 40 policiais federais dos estados do Piauí e Maranhão, além de servidores da CGU. São apurados crimes de associação criminosa, peculato, corrupção ativa e passiva e frustração do caráter competitivo da licitação, cujas penas máximas somadas chegam a 47 anos de reclusão. Durante a operação foram apreendidos sete veículos e R$ 93.700,00  em espécie.

Diplomada vereadora, Clara Gomes reafirma seu compromisso de trabalhar com dedicação por São Luís


A parlamentar chegou à cerimônia acompanhada do marido, o deputado estadual Osmar Filho e dos filhos, do sogro Osmar Gomes, da cunhada Bianca e da mãe, a jornalista Wal Oliveira

A vereadora Clara Gomes (PSD), eleita para o seu primeiro mandato na Câmara Municipal de São Luís (CMSL) para a legislatura 2025-2028, foi oficialmente diplomada na tarde de terça-feira (17). A cerimônia foi conduzida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA).

Clara destacou a importância coletiva de sua conquista: “Essa diplomação não é só minha, mas de cada um dos que acreditaram neste projeto.” A parlamentar também reafirmou seu compromisso de trabalhar com dedicação para atender às demandas da população de São Luís.

Agora vereadora, ela construiu sua trajetória com um forte vínculo às comunidades da capital maranhense, destacando-se por projetos sociais que promovem melhorias na qualidade de vida dos cidadãos. Com formação em Direito e experiência como empresária, alia sua expertise profissional a um compromisso genuíno com ações comunitárias, tornando-se uma figura de referência nas regiões onde atua.

Além de seu trabalho independente, Clara dá continuidade ao legado de Osmar Filho (PDT), seu marido e ex-vereador com reconhecida atuação no Legislativo Municipal, atualmente exercendo mandato como deputado estadual. É admirada, sobretudo, por sua dedicação ao próximo e por seu envolvimento direto em iniciativas que têm transformado positivamente a vida de milhares de pessoas em São Luís.

Por: Mirlene Bezerra
Foto: Divulgação

Veja Agora: Nepotismo direto; Deputado Carlos Lula mantém a mulher na Assembleia Legislativa ganhando R$ 10 mil por mês


O deputado Carlos Lula, do PSB, agora oposição ao governo Brandão, mantém sua esposa na Assembleia Legislativa do Maranhão com um salário de R$ 10 mil por mês. Juliana Maria Guerra de Assis foi nomeada em 2019, durante a gestão de Othelino Neto, que assumiu a presidência da Casa após a morte do deputado Humberto Coutinho.

Segundo apuração do blog, na época da nomeação, Juliana Maria Guerra de Assis recebia um salário de R$ 7 mil. No entanto, com o passar do tempo, seu salário foi reajustado para R$ 11 mil, chegando a R$ 12 mil por mês no ano de 2022, mesmo ano em que seu marido, então professor e advogado, tornou-se deputado.

Carlos Lula não era deputado na época da nomeação de Juliana, mas ocupava o cargo efetivo de consultor legislativo na Assembleia Legislativa do Maranhão, sendo responsável por emitir pareceres e notas técnicas sobre projetos ou emendas, avaliando aspectos constitucionais, legais, jurídicos, financeiros e de técnica legislativa.

Ou seja, enquanto pregava o que era certo para os deputados, mantinha sua esposa de forma irregular em um cargo público, e, pior, no mesmo local onde trabalhava.

A nomeação de um cônjuge para um cargo comissionado na mesma Assembleia Legislativa onde o consultor legislativo atua caracteriza nepotismo, prática vedada pela Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal (STF). Curiosamente, a mesma norma foi questionada pelo deputado Othelino Neto, por meio do Solidariedade, em relação às nomeações realizadas pelo governador Carlos Brandão, que atingiram outros deputados.

Recentemente, foi revelado pela imprensa que a senadora Ana Paula, esposa do deputado Othelino Neto, mantém sua cunhada em seu gabinete com um salário de até R$ 21 mil por mês. Já o pai do deputado Rodrigo Lago, Anderson Lago, ocupava um cargo de chefia no governo do estado e, após a divulgação na mídia, pediu demissão.

Todos os casos citados acima são práticas diretas ou indiretas de nepotismo. No entanto, o grupo de deputados formado por Othelino Neto, Carlos Lula e Rodrigo Lago parece não enxergar isso quando se trata de seus próprios parentes e familiares, utilizando a Justiça para sustentar um falso moralismo.

Diplomados vereadores e suplentes eleitos de São Luís

A Justiça Eleitoral diplomou, nesta terça-feira (17), o prefeito, a vice-prefeita e os 31 vereadores de São Luís eleitos no pleito de 2024. A cerimônia de diplomação foi realizada no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.

A diplomação é a última etapa do calendário eleitoral e legitima os eleitos para o exercício dos seus cargos. Os diplomas entregues pela Justiça Eleitoral comprovam que os candidatos foram escolhidos pela vontade popular e que estão aptos a tomar posse.

A Cerimônia

A solenidade de diplomação foi transmitida pelo canal oficial do TRE-MA no Youtube. O acompanhamento presencial foi restrito às autoridades convidadas, imprensa credenciada, candidatos eleitos e respectivos convidados.

A juíza Janaína Araújo de Carvalho, presidente da Junta Totalizadora de São Luís nas Eleições Municipais de 2024, fez a abertura da solenidade. Em seguida, o desembargador Paulo Sérgio Velten Pereira, vice-presidente e corregedor do TRE-MA, e o desembargador José Gonçalo de Sousa Filho, presidente do TRE-MA, fizeram uso da palavra para dar boas-vindas aos presentes e parabenizar os candidatos eleitos.

A entrega dos diplomas foi realizada pela juíza Janaína Araújo de Carvalho, presidente da Junta Totalizadora de São Luís, por João Leonardo Souza Pires Leal, promotor eleitoral da 1ª Zona Totalizadora, pelo desembargador Paulo Sérgio Velten Pereira, vice-presidente e corregedor do TRE-MA e pelo desembargador José Gonçalo de Sousa Filho, presidente do TRE-MA.

Primeiro, foram diplomados os suplentes de vereadores, seguidos pelos vereadores em ordem crescente de quantitativo de votos recebidos na urna eletrônica. Por fim, receberam o documento a vice-prefeita, Professora Esmênia (PSD), e o prefeito Eduardo Braide (PSD).

Candidatos diplomados

Prefeito Eduardo Braide (PSD)

Vice-prefeita Professora Esmênia (PSD)

Vereadores

Professora Magnólia (União)

Rommeo Amin Coletivo Unidos (PRD)

Flávia Berthier (PL)

Fábio Macedo Filho (Podemos)

Cleber Verde Filho (MDB)

Marcos Castro (PSD)

Thay Evangelista (UNIÃO)

Raimundo Penha (PDT)

Clara Gomes (PSD)

Raimundo Jr. (PODEMOS)

Marcelo Poeta (PSB)

Thyago Freitas (PRD)

Marlon Botão (PSB)

André Campos (PP)

Daniel Oliveira (PSD)

Antonio Garcez (PP)

Dr. Joel (PSD)

Nato Jr. (PSB)

Rosana da Saúde (Republicanos)

Wendell Martins (PODEMOS)

Octavio Soeiro (PSB)

Beto Castro (AVANTE)

Andrey Monteiro (PV)

Astro de Ogum (PCdoB)

Concita Pinto (PSB)

Coletivo Nós Jhonatan (PT)

Paulo Victor (PSB)

Edson Gaguinho (PP)

Aldir Júnior (PL)

Marquinhos (União)

Douglas Pinto (PSD)

Suplentes:

Wendel Robert Rocha Marques de Sousa (PDT)

José Luís de Sousa (PDT)

João de Deus Costa Pereira Filho (Avante)

Denise Cruz da Fonseca (União Brasil)

Joabson Costa Pinheiro Júnior (União Brasil)

Tiago Martins Austríaco (MDB)

Maria de Fátima Sales Rodrigues (MDB)

Melquisedeque Oliveira Santos Paiva (Podemos)

Wellinton Ferreira de Amorim (Podemos)

Joseildon Silva Soares (PRD)

Anderson Martins das Dores (PRD)

Anderson Melo Borges (PP)

Antônio Bernardo Milhomem Pereira (PP)

Severino José Coelho Sales (PSD)

Francisco das Chagas Lima e Silva (PSD)

Eduardo Bezerra Andrada (PL)

Gutemberg Fernandes de Araújo (PR)

Fátima Araújo (FE Brasil)

Raul Fagner Leite da Silva (FE Brasil)

João Pavão Filho (PSB)

Álvaro Eduardo Pires Godinho (PSB)