Blog Veja Agora | Com Junior Araujo - Notícia com veracidade dos fatos

MPMA investiga irregularidades em contratos milionários da Prefeitura de Rosário

Calvet Filho

A gestão do prefeito Calvet Filho enfrenta uma nova investigação do Ministério Público do Maranhão, que apura supostas irregularidades na administração da Prefeitura de Rosário.

A promotora Maria Cristina Lima Lobato Murillo deu início a um Procedimento Preparatório para investigar denúncias de que contratos milionários estariam sendo publicados com atraso no Portal da Transparência.

Conforme divulgado no Diário Oficial do Ministério Público, o contrato nº 265/2024, no valor de R$ 4.137.978,07, firmado com a empresa Atrio Construções, foi oficialmente publicado em outubro de 2024, embora a contratação tenha ocorrido em 19 de abril do mesmo ano. Da mesma forma, um contrato com a Dogo Maker – Escola de Tecnologia Empreendimentos Ltda, no valor de R$ 908.437,00, foi celebrado em junho, mas sua publicação só aconteceu em outubro.

Adicionalmente, a Prefeitura também registrou os contratos nº 39/2024, 40/2024, 41/2024 e 42/2024, totalizando R$ 2.372.968,39, que supostamente foram firmados em fevereiro de 2024, mas divulgados apenas em outubro. Essas omissões na publicação geram preocupações sobre a transparência e a legalidade das práticas contratuais adotadas pela gestão municipal.

A Promotoria alertou que, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, a publicação oportuna dos contratos é vital para garantir sua validade jurídica.

“Contratos com datas retroativas podem representar uma tentativa de contornar as regras fiscais, gerando consequências financeiras indesejadas para o município”, afirmou a promotora. Ela acrescentou ainda que diligências adicionais são necessárias para determinar se houve dano ao erário ou enriquecimento ilícito.

Assembleia Legislativa do Maranhão Lamenta a Morte de Lenilce Arruda, Ex-prefeita de Grajaú

Lenilce Arruda

A Assembleia Legislativa do Maranhão manifestou profundo pesar pelo falecimento de Lenilce Arruda, ex-prefeita de Grajaú, ocorrido nesta segunda feira (4). Lenilce era esposa do atual prefeito Mercial Arruda e mãe do deputado Ricardo Arruda (MDB), sendo uma figura pública respeitada e de grande importância para o município de Grajaú e toda a região.

Lenilce Arruda dedicou-se ao serviço público e ao desenvolvimento de Grajaú por décadas, tendo exercido o cargo de prefeita entre 1993 e 1996. Sua atuação e compromisso com a comunidade marcaram sua trajetória, fazendo dela uma referência de dedicação e serviço à população.

Neste momento de luto, a Assembleia Legislativa, através de sua presidente, deputada Iracema Vale, estende toda solidariedade aos familiares, amigos e à população de Grajaú, que sentem a perda de uma líder comprometida com o bem-estar e progresso do município.

“Que Lenilce Arruda seja lembrada com respeito e gratidão por sua trajetória de dedicação e serviço público”, declarou a presidente Iracema Vale, enfatizando a relevância do legado deixado por Lenilce para as futuras gerações.

Veja Agora: Alessandro Martins é condenado por crimes contra desembargador


O empresário Alessandro Martins de Oliveira foi condenado pela 6ª Vara Criminal do Termo Judiciário de São Luís por difamação, calúnia e injúria contra o desembargador Paulo Sérgio Velten Pereira. A sentença foi proferida pelo juiz Flávio Roberto Ribeiro Soares.

A condenação inclui uma pena de seis meses de reclusão, além de três anos, cinco meses e 24 dias de detenção e o pagamento de 50 dias-multa, cada um no valor de um salário mínimo. Como a decisão ainda não foi substituída, Alessandro deverá cumprir a pena em regime aberto após o trânsito em julgado.

A denúncia, apresentada pelo Ministério Público Estadual, foi baseada em uma série de ofensas feitas pelo empresário em sua conta no Instagram. Os ataques começaram em janeiro de 2024, quando ele publicou vídeos questionando a atuação de Paulo Velten como desembargador e presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão o chamando de lobista e ladrão. O desembargador solicitou indenização no valor de R$ 100 mil; 20% em honorários advocatícios; e as custas do processo fixadas em R$ 4.558,80.

Na sua decisão, o juiz afirmou que as postagens de Alessandro configuraram crimes contra a honra. Ele também observou que a alegação da defesa, de que o empresário estaria exercendo seu direito à liberdade de expressão, não se sustentou, pois as ofensas ultrapassaram os limites aceitáveis. Além disso, o fato de Alessandro não ter comparecido ao julgamento para apresentar sua versão dos fatos contribuiu para a percepção negativa sobre sua culpabilidade.

““No início de 2024, o denunciado epigrafado, começou a utilizar sua conta da rede social Instagram (@alessandromartinsbr) para ofender de forma deliberada a honra de várias pessoas desta capital, entre elas, o Sr. PAULO SÉRGIO VELTEN PEREIRA, desembargador ocupante do cargo da presidência do Tribunal de Justiça do Maranhão. Consta nos autos da representação criminal formulada perante a Procuradoria-Geral de Justiça sob o SIMP nº 001249- 500/2024, que ALESSANDRO MARTINS DE OLIVEIRA publicou vídeos em seu perfil do Instagram maculando a honra e imagem do ofendido, enquanto agente público. No dia 09/01/2024, o denunciado publicou o primeiro vídeo questionando a ocupação do cargo público do ofendido, enquanto desembargador ocupante do cargo de presidente do Tribunal de Justiça deste Estado, com as seguintes declarações: “Paulo Velten, aquele safado daquele advogado, não sei como assumiu o cargo de desembargador aqui no Maranhão”. Afirmou ainda que o CNJ estaria sendo enganado por ter afastado desembargadores honestos e deixado “esse ladrão desse Paulo Velten”. Não satisfeito, o denunciado prossegue com as ofensas questionando a ocupação do ofendido como presidente do Tribunal de Justiça do Estado afirmando: “Agora tu é presidente? Porque no Brasil é tudo ao contrário, os corruptos viram presidente e os honestos são afastados”. E continua: “vem me processar Paulo Velten, bandido, ladrão, nem juiz tu foi, como tu foi parar no Tribunal de Justiça? Ladrão, safado, tenho mais nada a perder, tu já acabou com minha vida desgraçado”. No segundo vídeo, publicado no mesmo dia, o denunciado aparece justificando-se pela exaltação do vídeo anterior chamando o ofendido de “filho da puta” e no fim do vídeo ainda fala sua intenção de que suas declarações repercutam e que os blogueiros postem tudo na mídia. Na legenda dessa publicação, o denunciado prossegue nas difamações afirmando o seguinte: (…) “o pilantra do Paulo Velten que em 2007 aumentou em 1000% um despacho de um juiz (…) de 80 mil este sem noção, aumentou o 800.000”(em anexo). Como era a intenção do denunciado, as suas declarações difamatórias e injuriosas contra o ofendido foram amplamente veiculadas em blogs, redes sociais e aplicativos de mensagens (como consta em anexo). No dia seguinte, o ofendido, considerando sua condição de agente público, emitiu nota de repúdio no site do TJMA em que esclareceu a suposta imputação de que teria aumentado em 1000% um despacho de um juiz… de 80 mil para 800mil. Não satisfeito com as ofensas já amplamente proferidas, no dia 17/01/2024, o denunciado publicou um terceiro vídeo3 injuriando novamente o ofendido e imputando até a prática de crime pelo mencionado presidente do TJMA, ao firmar que o “CNJ tá de olho nele, ele não tá mais podendo roubar.” Na sequência, no dia 20/02/2024, tornou a desonrar o ofendido (vídeo 44) chamando-o de “cretino”, “canalha”, “animal”, “vagabundo”, além de acusá-lo de instaurar inquérito administrativo contra servidora com base em uma suposta montagem grosseira feita pelo próprio presidente do TJMA. Continua seu disparate afirmando que o representante, em conjunto com outras autoridades públicas seriam integrantes de uma quadrilha que seria comandada pelo ofendido e pelo desembargador Cleones Cunha. Na perseguição contra o ofendido, nesse mesmo dia fez publicações de falsas notícias, como se tivessem sido retiradas de portais da imprensa, Imirante e O Globo, em que atribui ao ofendido uma perseguição a desembargadora Oriana Gomes, todas com o fim de macular a imagem do ora ofendido. A perseguição do denunciado contra o ofendido chegou ao ponto de publicar clara ameaça a vida dos desembargadores PAULO VELTEN e CLEONES CUNHA, vez que postou uma foto dos dois agentes públicos com a seguinte legenda: “PROCURA-SE VIVOS OU MORTOS! DE PREFERÊNCIA MORTOS”. Diante do exposto e da vasta documentação acostada com vídeos do denunciado e a grande repercussão nas redes sociais (blogs e instagram), não resta dúvida que, de maneira obstinada, agiu com o dolo específico de macular a honra do ofendido, servidor público que exerce atualmente cargo de presidente do Tribunal de Justiça do Estado, e o fez, de forma reiterada, perseguidora e até ameaçadora. Frisa-se que os delitos ora imputados ao denunciado foram cometidos em ambiente virtual que, pela amplitude de seu alcance e repercussão, maior prejuízo acarreta à reputação do ofendido, tanto mais pela visibilidade do cargo que ocupa. Cumpre destacar que o perfil do Instagram @alessandromartinsbr conta com mais de 2,5M (dois milhões e meio) de seguidores”, diz a denúncia.
Por: John Cutrim

Felipe Camarão visita prefeito eleito de Imperatriz e ainda recebe título de Cidadão em Ribamar Fiquene

O vice-governador Felipe Camarão (PT) aproveitou para dar uma ida até a região tocantina, na região sudoeste do Maranhão, onde aproveitou para visitar e parabenizar o prefeito eleito de Imperatriz, Rildo Amaral (PP). 

“Uma parada em Imperatriz para dar um abraço no meu prefeito Rildo Amaral. Feliz demais por ti, meu amigo. Tenho certeza que você fará muito por Imperatriz. Conte conosco!”, declarou as redes sociais o petista.

Na oportunidade, Camarão também foi agraciado com o título de Cidadão Fiquenense, dado pela Câmara de Vereadores do município de Ribamar Fiquene. 

“Vim a Ribamar Fiquene, receber honrosamente, o título de Cidadão Fiquenense! Momento de felicidade por ver os avanços da cidade, e principalmente, do nosso CE Manoel Bezerra de Oliveira, 1ª escola estadual de Ensino Médio, entregue quando ainda era secretário de Educação”, disse o vice-governador.

Governador recebe homenagem dos servidores do Fisco Estadual

Foto Reprodução

O governador Carlos Brandão recebeu menção de agradecimento do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Maranhão (Sindaftema) e do Sindicato do Grupo de Tributação, Arrecadação e Fiscalização (Sintaf/MA). Os sindicalistas destacaram o apoio do gestor público para valorização da categoria e cada entidade entregou uma placa ao governador. A homenagem foi realizada nesta quarta-feira (30) no Palácio dos Leões, no Centro.

“Temos valorizado todas as categorias dos servidores públicos. Discutimos com mais de 50 categorias para conceder o reajuste que há muito tempo não recebiam, agora foi a vez dos auditores fiscais que receberão gratificação por produtividade. Isso é bom para o Estado e valoriza os auditores. Lembrando que é um benefício para os ativos, mas que será incorporado para aposentados e pensionistas”, relatou o governador Carlos Brandão ao receber a homenagem.

O benefício foi estabelecido pela Lei Estadual n⁰ 12.286, de 28 de maio de 2024, regulamentada pelo Decreto nº 39.142, de 7 de junho de 2024. A norma prevê a gratificação como forma de incentivar o aumento da arrecadação dos tributos e estimular as atividades executadas pelos servidores da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

De acordo com o secretário de Estado da Fazenda, Marcellus Ribeiro, o diálogo é uma das marcas da gestão estadual na busca de soluções, especialmente para assegurar condições adequadas para um bom desenvolvimento dos trabalhos dos servidores e, consequentemente, maior eficiência das ações do Estado.

“Os servidores tiveram a oportunidade de externar ao governador Carlos Brandão o reconhecimento pela sensibilidade e pelo diálogo sempre constante com a categoria na construção de uma solução que dá dignidade aos servidores. Também foi uma reunião para mostrar os resultados já alcançados que beneficiam toda a sociedade, possibilitando a execução das políticas públicas”, frisou o secretário Marcellus Ribeiro.

O presidente do Sindaftema, Laudimar Rabelo, destacou a postura da gestão estadual em dialogar com a categoria e analisar as propostas apresentadas. Ele lembrou que a medida é um grande avanço para os trabalhadores.

“Nós tínhamos uma reivindicação feita sobre a regulamentação da gratificação de aumento de produtividade e depois de muito diálogo com o governo e a sensibilidade do governador em ouvir a nossa categoria, nosso pedido foi reconhecido. Estamos aqui para demonstrar a nossa gratidão e agradecimento por esse reconhecimento”, relatou.

O presidente do Sintaf/MA, Eldon Menezes, também ressaltou a boa relação dos servidores com os gestores estaduais na busca por melhores condições de trabalho e garantia da execução das políticas públicas desenvolvidas pelo Estado.

“Este foi um momento para expressar todo o nosso agradecimento a essa parceria com o governo estadual para que a Sefaz tivesse a estrutura necessária para colaborarmos com o nosso trabalho de arrecadação e para que o governo possa desenvolver suas políticas públicas”, frisou Eldon Menezes.

Veja Agora: Em Chapadinha, Josimar Maranhãozinho prestigia celebração do Dia do Servidor

O deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL), esteve presente na celebração do Dia do Servidor no município de Chapadinha, na última segunda-feira (28).

Também estavam presentes a prefeita Dulcilene Belezinha; deputados federais Detinha e Pastor Gil; deputado estadual Aluízio Santos; e o presidente do PL Estadual, Hélio Soares.

A noite foi marcada com muito louvor e adoração, celebrada pelo Pastor Bruno Garreto e pela cantora Isadora Pompeo.

“Foi uma noite extraordinária, parabéns a prefeita Belezinha pela organização do evento e parabéns a todos os servidores públicos do nosso estado”, ressaltou Josimar Maranhãozinho.

Por: Blog o morango do nordeste

VEJA AGORA: TRE DECIDE ; ZÉ MARTINS É O NOVO PREFEITO DE BEQUIMÃO

Zé Martins

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA) aprovou, por unanimidade, o registro de candidatura de Zé Martins (MDB) ao cargo de prefeito de Bequimão, em sessão realizada na tarde desta terça-feira (29).

A decisão reverteu uma sentença anterior que havia indeferido seu registro, devido a questionamentos sobre sua relação com o atual prefeito, João Batista Martins, que é seu irmão socioafetivo. A coligação adversária, ‘Juntos Pela Renovação’, argumentou que sua candidatura configuraria um terceiro mandato na mesma família.

Embora tenha saído na frente com 52,76% dos votos na eleição de 6 de outubro, Zé Martins disputou o pleito sub judice e, por isso, sua vitória não foi oficialmente reconhecida até o julgamento da Corte Eleitoral maranhense.

Contudo, o TRE/MA decidiu que não havia razão para considerar a inelegibilidade de Martins. Com isso, a vitória do emedebista nas urnas foi confirmada.

A coligação ainda pode recorrer da decisão.

PF divulga balanço da atuação nas Eleições 2024: R$ 55 milhões em bens foram apreendidos

Foto Reprodução

A Polícia Federal registrou, no período de 01/01/24 a 27/10/24, um total de R$ 55 milhões em bens apreendidos, dos quais os valores em espécie somaram R$ 24,1 milhões. Além disso, foram instaurados 2.577 inquéritos policiais (IPLs) e 225 termos circunstanciados (TCs).

Balanço do primeiro e segundo turno das Eleições 2024:

  • 06/10 (primeiro turno)

Total de bens apreendidos: R$ 1,93 milhão, sendo R$ 584 mil em espécie.
Conduzidos: 415
Inquéritos policiais: 117
Termos Circunstanciados: 182

  • 27/10 (segundo turno)

Total de bens apreendidos: R$ 108 mil, sendo R$ 39 mil em espécie.
Conduzidos: 34
Inquéritos policiais: 11
Termos Circunstanciados: 16

Principais crimes apurados: propaganda irregular e corrupção eleitoral (compra de votos).