Blog Veja Agora | Com Junior Araujo - Notícia com veracidade dos fatos

Câmara de São Luís Aprova Projeto que Garante Transporte por Aplicativo Durante Greve


A Câmara Municipal de São Luís aprovou, em regime de urgência, um projeto de lei encaminhado pelo prefeito Eduardo Braide (PSD) que autoriza a Prefeitura a custear o transporte por aplicativo para os usuários afetados pela greve dos rodoviários. A votação ocorreu nesta terça-feira (18) e visa minimizar os transtornos causados pela paralisação do transporte público na capital maranhense.

Com a aprovação do projeto, a Prefeitura poderá oferecer uma alternativa de deslocamento à população enquanto durar a greve. Além disso, a proposta prevê a abertura de um novo processo licitatório para a contratação de empresas que assumam a operação do transporte coletivo na cidade.

O presidente da Câmara, vereador Paulo Victor, destacou a importância da votação emergencial. “A população não pode ficar refém dessa situação. Precisamos de medidas que garantam o direito de ir e vir dos ludovicenses”, afirmou.

O prefeito Eduardo Braide anunciou o envio do projeto à Câmara na segunda-feira (17) por meio de suas redes sociais. Ele criticou a postura dos empresários do setor, alegando que a greve está sendo utilizada como pressão para aumento de tarifas. Segundo Braide, no último ano, a Prefeitura repassou R$ 89 milhões em subsídios ao sistema de transporte público, sem melhorias significativas no serviço.

Agora, aguarda-se a sanção da lei e a regulamentação da medida para garantir que os usuários possam acessar o transporte por aplicativo enquanto a paralisação persistir.

Caso Maldine Vieira: MP solicita reconstituição para esclarecer morte do blogueiro

Maldine Vieira

Nove meses após a morte do blogueiro Maldine Vieira, o caso ganha um novo desdobramento. O Ministério Público do Maranhão determinou a reconstituição dos fatos para esclarecer lacunas ainda pendentes na investigação. O inquérito, que já havia sido encaminhado à Justiça, foi devolvido à Polícia Civil, que retomará as diligências para aprofundar as apurações.

A decisão partiu do delegado Dr. Ricardo Castro, da Delegacia de Homicídios da capital, que comandará a reconstituição no local onde tudo aconteceu: a Mansão da Rosana, no bairro Olho d’Água. A intenção é confrontar depoimentos, verificar contradições e compreender melhor os acontecimentos da noite de 1º de maio de 2024, quando Maldine Vieira, de 29 anos, foi levado sem vida à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Araçagi.

O laudo do Instituto Médico Legal apontou afogamento como causa da morte, mas as circunstâncias do ocorrido ainda geram dúvidas. A presença de testemunhas na reconstituição pode ser crucial para indicar se houve envolvimento de terceiros ou se a morte do blogueiro foi acidental.

A Polícia Civil espera que as novas diligências tragam elementos definitivos para esclarecer o caso, enquanto a família e amigos de Maldine aguardam respostas concretas sobre o que realmente aconteceu naquela noite. (Com informações do O Informante)

Funcionários da Saúde de Olinda Nova do Maranhão Ameaçam Paralisação Total por Falta de Pagamento


A situação dos profissionais da saúde de Olinda Nova do Maranhão se torna cada vez mais insustentável. Em áudios enviados ao grupo do sindicato dos servidores públicos do município, enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem ameaçam uma paralisação total dos serviços devido à falta de pagamento do complemento salarial referente ao piso da categoria.

O Governo Federal já realizou o repasse dos recursos destinados ao piso da enfermagem, mas até o momento os profissionais não receberam os valores devidos. A falta de explicações por parte da gestão municipal tem gerado indignação e apreensão entre os trabalhadores, que dependem desse pagamento para manter suas despesas.

Além dos profissionais de enfermagem, médicos que prestam serviços ao município também estão sem receber seus salários, agravando ainda mais a crise na saúde local. Com a possibilidade de paralisação total, a população corre o risco de ficar sem atendimento básico, prejudicando principalmente os pacientes que necessitam de cuidados contínuos.

Diante desse cenário, os profissionais cobram um posicionamento imediato da Prefeitura de Olinda Nova do Maranhão e alertam que, caso a situação não seja resolvida, irão interromper completamente os serviços de saúde no município.

O que era para ser um governo de renovação tem se tornado um verdadeiro desgoverno. A gestão do prefeito Valdenir Diniz, que se apresenta como “o novo”, está cada vez mais perdida, sem planejamento e sem compromisso com os servidores e a população. Enquanto os recursos federais estão disponíveis, os trabalhadores seguem sem receber, e o povo paga o preço pelo caos na saúde.

A secretária de Saúde, Iolanda Raposo, demonstra total despreparo para gerir a pasta. Sem comando e sem transparência, ela já não sabe mais nem o que inventar para justificar o descaso com os servidores.

Seguimos acompanhando o caso e trazendo atualizações sobre essa grave crise.

Veja Agora: Governador Carlos Brandão recebe o Prefeito Dino Penha e garante novos avanços para São Bento

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), recebeu no Palácio dos Leões o prefeito de São Bento, Dino Penha (MDB), para discutir demandas e projetos para o município. Durante o encontro, ambos reforçaram o compromisso com o desenvolvimento da cidade e destacaram a importância do diálogo entre o governo estadual e as gestões municipais.

“Mais um filho que eu ganhei. Bom diálogo com o prefeito Dino Penha, que veio ao nosso gabinete trazer as demandas de São Bento. Seguimos em unidade e parceria para garantir mais avanços ao município!”, afirmou o governador Carlos Brandão, ressaltando a boa relação institucional com os gestores municipais.

O prefeito Dino Penha, por sua vez, agradeceu a receptividade e o apoio do governo estadual. “Primeiro lugar quero agradecer o convite do nosso governador, que não é apenas um governador, é um pai. Estamos buscando melhorias para a nossa região, principalmente para São Bento, e, graças a Deus, fomos bem atendidos aqui no nosso governo”, declarou.

A parceria entre o Governo do Maranhão e a Prefeitura de São Bento tem garantido investimentos em diversas áreas, como infraestrutura, saúde e educação. Com o encontro, novas ações devem ser planejadas para atender às demandas da população e fortalecer o desenvolvimento do município.

SET critica descumprimento de liminar em greve total dos rodoviários

Foto Reprodução

A greve dos trabalhadores rodoviários paralisou 100% da frota de ônibus em São Luís nesta segunda-feira (17), contrariando uma decisão judicial que determinava a circulação de pelo menos 80% dos veículos.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SET) afirmou ter buscado mediação junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) para evitar o impasse.

Em nota, o SET lamentou a greve e ressaltou que a interrupção total do serviço causa “prejuízos incalculáveis para a população”. O sindicato também afirmou que as empresas seguem abertas ao diálogo e esperam o retorno dos trabalhadores às atividades.

A paralisação ocorre em meio a impasses nas negociações salariais e reivindicações da categoria. Até o momento, não há previsão para a retomada do serviço.

Dino Penha Garante um Carnaval Histórico em São Bento

A cidade de São Bento já está em clima de festa! A programação do Carnaval foi iniciada com grandes confirmações, e a primeira grande atração já foi anunciada: Manu Ba Ti Dão, uma das artistas nacionais de maior destaque no cenário musical. A expectativa é de um evento grandioso, consolidando o Carnaval de São Bento como um dos melhores da Baixada Maranhense.

Outra grande presença confirmada é a de Oh Polêmico, dono do hit “Pitbull Enraivado”, que promete colocar todo mundo para dançar com sua energia contagiante e muita swingueira. Os foliões podem esperar um repertório vibrante e um show que deve ser um dos pontos altos da programação.

E isso é apenas o começo! O Carnaval de São Bento será realizado pela Prefeitura Municipal de São Bento e pela Secretaria de Cultura, contando com o apoio do Governo do Maranhão e Luanna Resende, fortalecendo ainda mais a realização da festa. A prefeitura, sob a gestão do prefeito Dino (MDB), segue investindo na cultura local e garantindo um evento de qualidade para moradores e visitantes.

A programação completa ainda será divulgada, mas já é certo que a festa será inesquecível. Os são-bentuenses já podem se preparar para um Carnaval histórico, repleto de música, dança e muita animação!

“Confraternização do povo do MA ”, diz Iracema Vale sobre corrida dos 190 anos da Alema

Foto Reprodução

A presidente da Alema, deputada Iracema Vale (PSB), afirmou que a primeira edição da  Corrida da Alema, realizada neste domingo (16), na sede do Poder Legislativo Estadual, foi uma festa linda e um momento de confraternização do povo do Maranhão.

O evento, que contou com a participação de mais de três mil pessoas, marcou o início da vasta programação alusiva aos 190 anos da Casa do Povo, que prossegue até o dia 20 de fevereiro.

A chefe do Legislativo Estadual participou do evento acompanhada dos deputados Neto Evangelista (União), Davi Brandão (PSB), Antônio Pereira (PSB), Catulé Júnior (PP), Júlio Mendonça (PCdoB) e Daniella (PSB). Ela comandou o momento festivo interagindo com os mais de três mil participantes em todos as etapas da corrida, desde a largada até as premiações.

Iracema Vale fez questão de agradecer a todos os participantes, ao governador Carlos Brandão, aos servidores da Casa e parceiros que contribuíram para a organização e o sucesso do evento.

“Meus sinceros agradecimentos ao governador Carlos Brandão, à Polícia Militar, ao Corpo de Bombeiro Militar e à Secretaria de Trânsito e Transporte (SMTT). Agradeço de coração a todos que ajudaram a realizar esse evento a ser o sucesso”, disse Iracema Vale, emocionada.

A programação prossegue nesta segunda-feira (17), às 8h, no auditório Fernando Falcão, com a realização do minicurso “Controle de Constitucionalidade do Maranhão: aspectos históricos, práticos e desafios contemporâneos”.

Felipe Camarão participa das festividades de 76 anos de Matinha e recebe título de cidadão matinhense


O vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, esteve em Matinha, neste sábado (15), para participar das comemorações dos 76 anos do município. Na ocasião, o vice-governador recebeu, ainda, o título de cidadão matinhense.

Durante sua passagem pelo município, Felipe Camarão destacou todo o trabalho que já prestou ao município, enquanto foi secretário de Educação do Estado, dentre elas a construção de 3 escolas dignas, que foram doadas para a gestão municipal.

“Momento de muita gratidão, pois recebo hoje esse título como uma forma de gratidão do povo matinhense, a todo trabalho que já prestei para essa querida terra quando fui secretário de Educação. Somente aqui em Matinha, foram 5 equipamentos educacionais, sendo 2 escolas reformadas, 3 escolas construídas durante a minha gestão, além da implantação de escola em tempo integral na cidade. Tenho trabalho prestado e seguirei trabalhando muito mais, para que mais e mais ações cheguem para Matinha”, declarou.

O momento contou com homenagens aos Matinhenses com destaque nas áreas de Educação, Cultura e Esporte; com a entrega de laboratórios de informática para 10 escolas e a entrega de Títulos de Cidadão Matinense para diversas autoridades.

Estavam presentes o ministro das Comunicações, Juscelino Filho; o prefeito Nilton Everton; o secretário de Desenvolvimento Social, Paulo Casé; o deputado estadual Osmar Filho; o deputado federal, Márcio Jerry, entre diversas autoridades.