Blog Veja Agora | Com Junior Araujo - Notícia com veracidade dos fatos

PF prende suspeito de divulgar conteúdo de abuso sexual infantojuvenil em São Luís

Foto Reprodução

A Polícia Federal no Maranhão, cumpriu na manhã desta quinta-feira (23/1) , na cidade de São Luís, mandado de busca e apreensão em face de investigado suspeito de armazenar e disponibilizar arquivos de fotos e vídeos de abuso sexual infantojuvenil por meio de um link disponibilizado na internet.

O suspeito disponibilizou mais de 1.100 arquivos dessa natureza e é investigado pela prática dos crimes de divulgação e armazenamento de cenas de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança/adolescente, tipificados, respectivamente, nos artigos 241-A e 241-B, ambos do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Houve apreensão do aparelho celular do investigado, o qual será submetido a exames periciais subsequentes para a obtenção de elementos de prova relacionados aos crimes investigados.

Iracema Vale prestigia solenidade de abertura do Ano Judiciário no TJMA

A chefe do Legislativo maranhense destacou a importância da harmonia entre os Poderes para o fortalecimento da democracia

– Presidente da Alema, Iracema Vale, presidente do TJMA, Froz Sobrinho, ministro Flávio Dino, prefeito Eduardo Braide e outras autoridades, na abertura no Ano Judiciário

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, na manhã desta quarta-feira (22), da abertura do Ano Judiciário no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). A solenidade reuniu autoridades municipais, estaduais e representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, como os deputados Carlos Lula (PSB) e Glaubert Cutrim (PDT), além do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino.

A chefe do Legislativo Maranhense destacou a importância da harmonia entre os Poderes para o fortalecimento da democracia.

“Parabenizo o presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, pelo trabalho que vem realizando em prol da justiça e da transparência em nosso estado. Lembro que, mais do que a atuação de cada poder, a harmonia entre eles é essencial para o fortalecimento de nossa democracia”, afirmou Iracema Vale.

– Presidente da Assembleia, Iracema Vale, com o presidente do TJMA, Froz Sobrinho, e outras autoridades durante ato de abertura do Ano Judiciário

Durante a cerimônia, o desembargador Froz Sobrinho apresentou as ações realizadas pelo Judiciário no último ano, bem como as metas para 2025. Ele ressaltou que o foco do TJMA continuará sendo a promoção da paz e da justiça para todos.

“O Judiciário tem o compromisso de ser um instrumento de pacificação e garantir o direito de cada cidadão”, declarou o desembargador.

– Cerimônia de abertura do Ano Judiciário contou com a presença de diversas autoridades representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário

O ministro do STF, Flávio Dino, reforçou a necessidade de uma prestação jurisdicional eficiente. “Cumprir bem o nosso papel no Judiciário é garantir à população um bom serviço jurisdicional. É isso que buscamos todos os dias: justiça para todos”, frisou.

Paulo Victor convoca sessão extraordinária para apreciar orçamento de São Luís para 2025

Presidente Da Câmara, Paulo Victor

A votação acontecerá no dia 3 de fevereiro, às 11h, com transmissão ao vivo pelo canal da Casa no YouTube.

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Victor (PSB), emitiu nesta terça-feira (21), uma convocação de sessão extraordinária para apreciação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2025, conforme ato assinado pelo chefe do Legislativo ludovicense na manhã de ontem.

De acordo com o edital de convocação, a sessão acontecerá no dia 3 de fevereiro, a partir das 11h, no plenário Simão Estácio da Silveira – imediatamente após a sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos da nova Legislatura, com transmissão ao vivo pelo canal da Casa no YouTube.

A sessão extraordinária vai acontecer na forma do art. 136 do Regimento Interno, em consonância ao disposto no art. 137 e seu parágrafo único da norma interna da Casa, tendo todo o seu tempo destinado à ordem do dia, cuja matéria será para deliberar sobre PL210/2024 – acompanhada da Mensagem do Executivo 008/2024 – que estima a receita e fixa a despesa do Município para o Exercício Financeiro de 2025.

Previsão de receita

Elaborada pelo Poder Executivo Municipal, a previsão de receita líquida da LOA para a execução de políticas públicas deste ano é de R$ 5,8 bilhões, sendo que R$ 3,9 bilhões são transferências correntes; R$ 1,4 bilhões são receitas de impostos e taxas e R$ 49,5 milhões são operações de créditos.

Ministério Público investiga empréstimos de R$ 15,3 milhões liberados na gestão do ex-prefeito de Santa Helena, Zezildo Almeida

Ex-Prefeito Zezildo Almeida

O Ministério Público do Maranhão (MPMA) instaurou um inquérito civil para investigar empréstimos que totalizam R$ 15,3 milhões, autorizados durante a gestão do ex-prefeito de Santa Helena, Zezildo Almeida. As operações de crédito, contratadas junto ao Banco do Brasil S/A, foram destinadas à implantação de usinas de energia solar no município, mas a execução dos projetos está sendo questionada.

A investigação, conduzida pelo promotor de Justiça Hagamenon de Jesus Azevedo, mira as autorizações concedidas pelo Poder Legislativo municipal ao Executivo nos anos de 2023 e 2024. Os valores em questão somam R$ 5.002.767,02 e R$ 10.303.978,40. Segundo denúncia apresentada pelo vereador José Braz Amaral, não há comprovação da realização do projeto referente ao primeiro empréstimo. Além disso, não foram apresentados estudos técnicos e financeiros que justificassem as operações.

O MPMA também destacou a proximidade das autorizações com o período eleitoral municipal, o que pode configurar possíveis irregularidades.

Como parte das primeiras medidas, o Ministério Público requisitou informações ao atual prefeito de Santa Helena e ao presidente da Câmara Municipal. Ambos têm prazo de 10 dias para fornecer documentos, incluindo cópias dos projetos de lei que autorizaram os empréstimos, estudos financeiros, cronogramas de desembolso e dados sobre a situação fiscal e previdenciária do município.

O objetivo é esclarecer a legalidade das autorizações e verificar se os projetos foram efetivamente executados. Caso sejam encontradas irregularidades, o MPMA poderá adotar medidas judiciais ou extrajudiciais.

Rigor na apuração

O inquérito busca apurar possíveis descumprimentos das normas legais e constitucionais que regem operações de crédito público. A promotoria avalia a responsabilidade dos envolvidos na aprovação e gestão dos recursos, considerando a gravidade da ausência de estudos e comprovações necessárias para uma operação de tal magnitude.

Se confirmadas as irregularidades, os responsáveis poderão enfrentar sanções, tanto administrativas quanto judiciais. A população de Santa Helena aguarda respostas sobre o destino dos recursos e os impactos dos empréstimos nas finanças públicas do município.

Paço do Lumiar: Prefeito Fred Campos anuncia a construção de 100 novas unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida

Prefeito Fred Campos

O prefeito Fred Campos recebeu hoje a informação que o município de Paço do Lumiar foi contemplado com a construção de 100 unidades habitacionais pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, voltado para as famílias de baixa renda, mais propriamente para aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade. As tratativas para atender com novo projeto habitacional teve início logo nos primeiros dias de governo e a resposta foi rápida.

A informação chegou via videochamada com o ministro Jader Filho, que anunciou a construção, inclusive já formalizada via portaria Nº 47, de 17 de Janeiro de 2025, que é uma importante oportunidade para municípios como Paço do Lumiar, que buscam melhorar as condições de vida de sua população. Com as recentes conquistas, tanto na educação quanto na saúde e na habitação, a cidade dá passos significativos rumo ao desenvolvimento sustentável e à promoção do bem-estar social.

Essas iniciativas, alinhadas com as políticas públicas do governo federal, devem ser acompanhadas de perto pela população e pela administração municipal, garantindo que os benefícios sejam plenamente usufruídos pela comunidade.

O prefeito Fred Campos também agradeceu ao empenho do deputado federal, Cleber Verde (MDB), que ao lado do Governo Federal, também faz parte do alinhamento desse projeto.
“Quero agradecer porque mais de 100 famílias vão adquirir sua residência, a tão sonhada casa própria”, completou o chefe do Executivo municipal.

Veja Agora: Faculdade IESF é credenciada como Centro Universitário e vai expandir número de cursos

Sob a liderança da Professora Honorina Carneiro e seu filho, Tiago Carneiro, a instituição passou por uma verdadeira transformação, não apenas em termos estruturais, mas principalmente na oferta de ensino de qualidade, alinhado às necessidades da comunidade local e regional.

Na última segunda-feira, 20 de janeiro de 2025, foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria nº 58, de 17 de janeiro de 2025, que reconhece o Credenciamento do Centro Universitário de Ensino Superior Franciscano (UNIESF). Esse marco significativo não só reflete o amadurecimento da instituição, mas também reafirma seu papel como um importante centro de ensino superior em Paço do Lumiar, com cursos já ministrados em diversas cidades do interior do Maranhão.

Com o credenciamento como Centro Universitário, a UNIESF ganha autonomia acadêmica, o que possibilita a expansão e a diversificação de seus cursos de graduação e pós-graduação, além de permitir o aumento das vagas oferecidas em diversas áreas do conhecimento. Outro avanço importante é a capacidade de expedir seus próprios diplomas, um passo que solidifica ainda mais sua identidade e compromisso com a formação de qualidade.

Este feito é um reflexo da dedicação incessante da instituição em proporcionar uma educação de excelência. Ao longo dos anos, a UNIESF tem se destacado pela busca contínua pela melhoria de seus processos pedagógicos, pela formação de profissionais altamente qualificados e pela contribuição para o desenvolvimento da sociedade.

“Em quase 20 anos à frente da direção da instituição, ambos temos nos empenhado em oferecer um ensino superior que forma cidadãos conscientes de seu papel transformador na sociedade, capacitando milhares de profissionais que impactam positivamente suas áreas de atuação”, frisou a Profª. Drª. Honorina Maria Simões Carneiro,  Diretora Acadêmica e Mantenedora do IESF

A chegada do credenciamento marca o início de uma nova fase para o UNIESF, que segue firme em sua missão de oferecer uma educação de qualidade, promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional de seus alunos. Este é um momento de grande entusiasmo e renovado compromisso com o futuro de todos que fazem parte dessa jornada

“Agradecemos e parabenizamos todos os discentes, docentes, funcionários administrativos, gestores e a comunidade em geral, que fazem do Centro Universitário de Ensino Superior Franciscano um ambiente de aprendizado, inovação e crescimento constante”, congratulou o Diretor Administrativo e Financeiro, Esp. Tiago Carneiro.

“Sejam bem-vindos à nova fase do Centro Universitário de Ensino Superior Franciscano – uma instituição cada vez mais forte, mais comprometida e mais conectada com os desafios e oportunidades do futuro!”, convocou Dona Honorina.

Prefeitura de Fernando Falcão assina contratos milionários para fornecimento de combustíveis

Prefeita Raimunda do Josemar

No primeiro dia útil deste ano, 2 de janeiro, a Prefeitura de Fernando Falcão-MA, Raimunda do Josemar, firmou quatro contratos com o Posto Cavalcante, totalizando R$ 3.010.934,10. Os contratos preveem o fornecimento parcelado de combustíveis, incluindo gasolina, óleo diesel S10 e lubrificantes, e terão vigência até 31 de dezembro deste ano.

Os dois maiores contratos, no valor de R$ 1.049.047,10 e R$ 1.141.491,20, foram assinados pela prefeita Raimunda do Josemar, reconduzida ao cargo no dia 1º de janeiro. Além disso, a secretária de Saúde, Maria Relma Santos Ferreira, assinou um contrato no valor de R$ 763.619,00, enquanto a secretária de Assistência Social, Sueili Almeida dos Reis, firmou outro no valor de R$ 56.776,80.

Os recursos que financiarão os contratos são oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), do Fundo Municipal de Saúde e do Fundo Municipal de Assistência Social. O Posto Cavalcante, responsável pelo fornecimento, está localizado no Centro do município.

Veja Agora: Secretário Orleans Brandão visita Timon e reforça parceria com o prefeito Rafael


Nesta segunda-feira (20), o secretário estadual de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, visitou a Prefeitura de Timon, onde foi recebido pelo prefeito Rafael Brito. A visita, além de cortesia, teve também como objetivo fortalecer as relações entre o Governo Estadual e o município.

Durante o encontro, o Rafael destacou a parceria entre Timon e o governador Carlos Brandão, ressaltando o alinhamento entre as políticas de desenvolvimento do Estado e as necessidades locais. Entre as ações mencionadas estão a revitalização do Hospital do Parque Alvorada, a reforma do prédio onde funcionará o Centro Comunitário da Paz – Compaz, e os preparativos para o Zé Pereira de Timon 2025, um dos eventos mais tradicionais da região.

No encontro, foi anunciado que a licitação para as obras das pontes na MA-040 já foi publicada e que, em breve, haverá novidades sobre a licitação da própria rodovia. Orleans enfatizou o compromisso de Carlos Brandão com o desenvolvimento de Timon e reafirmou o apoio às ações planejadas pela gestão municipal.

Outro ponto abordado foi o reforço na segurança pública. Segundo Orleans, o governador está realizando a entrega de novas viaturas e uma será destinada a Timon. O prefeito também informou que o município implantará, ainda neste mês, o Gabinete de Gestão Integrada, que permitirá ações mais efetivas nessa área.