Blog Veja Agora | Com Junior Araujo - Notícia com veracidade dos fatos

CAJAPIÓ: Dr Rômulo Nunes convida para ‘Cerimônia de Posse’ e festa em praça pública


O prefeito eleito e diplomado de Cajapió, Rômulo Roberto Marques Nunes (Dr Rômulo) usou as redes sociais para convidar a população para grande festa de posse. O evento que terá o grupo Chicabana como principal atração será no dia 1° de janeiro de 2025 na Praça Duque de Caxias, Centro.

Antes, porém,  haverá cerimônia de posse e a transição de cargos e a composição da Câmara de Vereadores na sede do Legislativo Municipal.

CONVITE ESPECIAL

“Com imensa honra e gratidão, convido Vossa Senhoria para prestigiar a Cerimônia de Posse e a Transição de Cargo para o mandato 2025/2028, momento em que assumirei, oficialmente, o honroso compromisso de liderar nossa querida cidade de Cajapió/MA como Prefeito”.

Ao lado da Vice-Prefeita, Maria do Rozário Novaes Pinto e da nova composição da Câmara Municipal de Vereadores, iniciamos um novo capítulo na história de nossa cidade, com o firme propósito de servir e construir um futuro ainda melhor para todos.

Serviço
Data: 01 de Janeiro de 2025
Horário: 09 horas
Local: Câmara Municipal de Cajapió
E a noite, Festa da Posse, com início às 18:30, com a atração de abertura, Chicabana, na praça Duque de Caxias.

Conto com você para compartilharmos juntos este marco de Inovação e Trabalho!

Com respeito e estima,

RÔMULO ROBERTO MARQUES NUNES
Prefeito Eleito de Cajapió/MA

Veja Agora: Brandão tem 70,9% de aprovação dos maranhenses, aponta pesquisa


Dois institutos, um do Paraná e outro do Maranhão, conferem ao governador Carlos Brandão (PSB), aprovação direta de dois de cada três maranhenses, no fechamento da primeira metade do seu governo.

Pelo instituto Opinião, do Paraná, que fez 22.650 entrevistas nos 217 municípios entre 21 de novembro e 8 de dezembro, Brandão alcançou 61% de aprovação, contra 25% de desaprovação – 14% não opinaram. Considerando apenas as respostas conclusivas (excluídos os que não sabem ou não respondem), o atual governador dos maranhenses atinge o índice histórico de 70,9% de aprovação.

O mesmo instituto apurou que para 42,3% dos entrevistados, o Maranhão hoje é melhor do que há dois anos; para 36,9% está do mesmo jeito e apenas 15,2% acham que piorou. 5,6% não opinaram.

A Econométrica, do Maranhão, de 15 a 18 de deste mês, ouviu 1.355 pessoas em 50 municípios, dentre os quais São Luís, Imperatriz, Balsas, Caxias, Barra do Corda, Codó, Timon e Pinheiro.

Cidades onde o atual governador beira os 90% de aprovação, como Colinas e outras do Sertão Maranhense, não foram sorteadas para a amostra. Mesmo assim o governador chegou a quase 62% de aprovação direta.

Na pesquisa do Instituto Opinião, a margem de erro é de apenas 1%; na da Econométrica, 2,7%.

Solidariedade em Movimento: 4º Pedal Solidário Distribui 110 Cestas para Famílias do Bairro Olho d’Água

O espírito natalino chegou mais cedo para as famílias do bairro Olho d’Água, na periferia, graças à realização do 4º Pedal Solidário, em parceria com o Grupo de Pedal Brother. A ação distribuiu 110 cestas básicas, garantindo que muitas famílias tenham alimento na mesa neste Natal.

“Sabemos que uma cesta não resolve todos os problemas sociais, mas garante que cada uma dessas pessoas possa ter alimento na mesa neste Natal”, destacaram os organizadores do evento.

A iniciativa foi realizada com o apoio da líder comunitária, assistente social e professora Lucilene Rodrigues, que desempenhou um papel essencial na organização e no contato com as famílias beneficiadas.

O projeto reforça o poder da solidariedade e do trabalho em equipe, mostrando que pequenos gestos podem fazer uma grande diferença na vida de quem mais precisa. Além disso, a ação está aberta a novas parcerias que tenham como objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas em situação de vulnerabilidade.

Essa edição do Pedal Solidário reafirma que, juntos, é possível transformar realidades e oferecer esperança para um futuro melhor.

Tragédia no Rio Tocantins: Ponte Entre Maranhão e Tocantins Desaba e Deixa Vítimas


Na manhã desta segunda-feira (23), o Corpo de Bombeiros do Maranhão retomou as buscas pelas vítimas desaparecidas após o desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que conecta os municípios de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO). O acidente ocorreu na tarde de ontem (22) e deixou pelo menos 12 pessoas desaparecidas.

Até o momento, duas mortes foram confirmadas. Os corpos de Lorena, de 25 anos, e Marçon Gley Ferreira, de 42 anos, foram localizados no domingo. Ambos estavam transitando em motocicletas quando a estrutura cedeu. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), oito veículos caíram no rio Tocantins: quatro caminhões, dois automóveis e duas motocicletas.

A ponte, localizada no trecho que interliga as rodovias BR-226 e BR-230, é fundamental para o fluxo de veículos na região. Em comunicado, a PRF informou que rotas alternativas estão sendo estabelecidas para minimizar os impactos no tráfego e garantir a segurança dos condutores.

Repercussão e providências

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, lamentou a tragédia e afirmou que equipes estaduais estão atuando em parceria com os Ministérios dos Transportes e da Integração Nacional, além do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o governo do Tocantins.

O DNIT divulgou que a manutenção e conservação da ponte eram de responsabilidade da Superintendência do órgão no Tocantins e que medidas estão sendo tomadas para identificar as causas do desabamento. “Nesse momento, a autarquia elabora rotas de desvios para não afetar os usuários que trafegam pela rodovia”, informou o órgão em nota.

Operações de resgate continuam

As buscas seguem intensificadas com equipes do Corpo de Bombeiros, que utilizam mergulhadores especializados para localizar as vítimas desaparecidas. O trabalho é dificultado pelas condições do rio Tocantins, que apresenta forte correnteza e baixa visibilidade.

A tragédia mobilizou moradores da região e levantou preocupações sobre a segurança das infraestruturas viárias do país. Enquanto o resgate avança, familiares aguardam por notícias e cobram respostas sobre as responsabilidades pelo ocorrido.

Com o consentimento do prefeito Dr Julinho João Carlos entra na disputa pela Presidência da Câmara da cidade Balneária

A trajetória de resistência e resiliência do vereador João Carlos é mostrada na sua personalidade forte que tem pela coisa pública e pelo bem social das pessoas e da Instituição Câmara, João Carlos que já disputou 5 eleições perdeu 3 e ganhou as duas últimas 2020 e 2024 , desde muito cedo João começou a trabalhar , foi percursor e liderou diversas ocupações na regiões das vilas , foi carroceiro , empreendedor , empresário, hoje atua como Corretor de imóveis, e Formado em Teologia e estar vereador pela segunda Legislatura , João Carlos teve papel fundamental com seus pares , com seu poder de influência sendo por 2 anos *líder de governo*, João Carlos arregimentou votos para que a *LOA* do ano seguinte fosse aprovada , com isso os vereadores “ Novatos “ que estavam em peso na galeria acompanhando a votação viram seu poder de articulação e a quem diga que o vereador será sagrado vencedor da disputa contra Francimar , pois ela enfrenta uma rejeição enorme perante os vereadores que conseguiram se reeleger além dos vereaadores novatos , Francimar com seu jeito arrogante é prepotente nem sequer chega a fazer ligações para vereadores deixando isso a cargo do prefeito , quando os poderes são independentes e harmônicos entre sim, todo governo tem que ser Harmônico , porém não subserviente é isso tem incomodado bastante a legislatura que estar por vir ,

Lembrando que João Carlos é da base do prefeito e continuará sendo base , porém por acreditar em salvar o grupo é que seja uma Câmara Harmônica e  não turbulenta como foi da época passada na gestão de Francimar Jacinto, e que João Carlos coloca seu nome a disposição dos vereadores Ribamarenses.

Veja Agora: Presidente do STF indefere pedido do partido Solidariedade

Barroso decide adiar análise da ADI 7756 para após o recesso

Ministro Luís Roberto Barroso

Em meio à polêmica envolvendo a reeleição da deputada Iracema Vale (PSB) à presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta sábado, 21, adiar a análise da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7756 para o período pós-recesso do Judiciário.

A ação foi movida pelo partido Solidariedade, que questiona a legalidade da alteração no Regimento Interno da Alema, realizada pela Resolução Legislativa nº 1.300/2024, que definiu o critério etário como desempate nas eleições para a Mesa Diretora. O partido argumenta que a mudança favorece interesses específicos e fere princípios constitucionais como isonomia, impessoalidade e simetria.

Na manifestação assinada por Barroso, o ministro destacou que, em caráter preliminar, não há risco iminente à efetividade da tutela jurisdicional, uma vez que a posse da presidência da Alema está marcada para 1º de fevereiro de 2025, sendo possível uma reversão futura caso a norma seja considerada inconstitucional. Barroso também apontou que o caso não apresenta elementos que justifiquem uma intervenção excepcional durante o recesso.

LEIA AQUI A ÍNTEGRA DESPACHO:

downloadPeca.asp_

Por: Portal o informante 

Aniversário de Maranhãozinho: Josimar destaca conquistas e orgulho de representar o município

Neste sábado (21), o município de Maranhãozinho celebra seus 30 anos de emancipação política, consolidando-se como um símbolo de progresso e trabalho no estado do Maranhão. A data foi marcada por homenagens e reflexões sobre o desenvolvimento alcançado pela cidade ao longo dessas três décadas.

O Deputado Federal e ex-prefeito de Maranhãozinho, Josimar de Maranhãozinho (PL), destacou a importância do município e o orgulho de fazer parte dessa trajetória. “Hoje celebramos 30 anos de emancipação política de Maranhãozinho, uma cidade que é símbolo de progresso, trabalho e da força do povo maranhense. Tenho orgulho de levar o nome deste município tão especial e de contribuir para o seu desenvolvimento. Parabéns a todos que fazem parte dessa história!”, declarou Josimar em alusão à data comemorativa.

Sob a liderança de Josimar, enquanto gestor municipal e agora como representante do estado no Congresso Nacional, Maranhãozinho ganhou notoriedade por suas iniciativas voltadas ao crescimento econômico, infraestrutura e qualidade de vida para a população. Essas ações reforçam a imagem do município como exemplo de gestão e determinação do povo maranhense.

As celebrações do aniversário da cidade incluem eventos culturais, esportivos e atividades cívicas, reunindo moradores e visitantes em um clima de união e reconhecimento por tudo o que Maranhãozinho representa no cenário estadual.

O marco dos 30 anos reforça não apenas a trajetória de conquistas do município, mas também o compromisso de seus líderes e cidadãos em continuar escrevendo uma história de progresso e desenvolvimento.

Assembleia aprova Projeto de Lei Orçamentária Anual para o exercício financeiro de 2025

Assembleia aprova Projeto de Lei Orçamentária Anual para o exercício financeiro de 2025

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta sexta-feira (20), em sessão extraordinária, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) nº 420/2024, de autoria do poder Executivo, que estima a receita e fixa a despesa do Estado do Maranhão para o exercício financeiro de 2025. A matéria foi encaminhada, pela presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (PSB), à sanção do governador Carlos Brandão (PSB).

A lei aprovada estima a receita do Estado do Maranhão para o exercício financeiro de 2025, no montante de R$ 33.056.633,600 (trinta e três bilhões, cinquenta e seis milhões, seiscentos e trinta e três mil e seiscentos reais) e fixa a despesa em igual valor, envolvendo recursos de todas as fontes.

O PLO nº 420/2024 foi apreciado e aprovado em reunião realizada, na manhã desta sexta-feira (20), na Sala das Comissões, pela Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa. O relatório da matéria contemplou a decisão do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determina o percentual de 2% da Receita Corrente Líquida (RCL) do exercício financeiro anterior.

Importância

O presidente da Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização e Controle, deputado Glalbert Cutrim (PDT), destacou a importância da aprovação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA).

“Ficamos felizes com o parecer aprovado. É um ato histórico de garantir aos deputados que tenham um percentual de emenda impositiva de 2%. Isso faz com que os deputados possam desempenhar mais o seu trabalho. Com isso, atendemos a decisão do ministro Luiz Fux e acatamos o mandado de segurança do desembargador Gervásio Santos, do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ/MA)”.