Blog Veja Agora | Com Junior Araujo - Notícia com veracidade dos fatos

Após Denúncia, Escola Crescimento emite Nota de Esclarecimento

Em alusão a matéria publicada neste canal de comunicação no dia 24/08/2024, com o título:      https://blogvejaagora.com.br/2024/08/escola-crescimento-sob-criticas-apos-alegacoes-de-agressao-e-injuria-racial/  A Escola Crescimento enviou Nota de Esclarecimento sobre o teor da denúncia.

A Escola Crescimento, localizada em São Luís, Maranhão, esclarece que, após análise minuciosa das imagens internas de sala de aula, não foram encontradas evidências que confirmassem as alegações de agressão por parte de uma de suas colaboradoras. Mesmo assim, a assistente envolvida segue afastada até a conclusão do caso.

Com relação ao caso de injúria racial, lamentamos profundamente o ocorrido e reafirmamos que atos de discriminação racial são inaceitáveis dentro da instituição. A escola possui um compromisso com a criação de um ambiente de aprendizado seguro, inclusivo e respeitoso para todos os alunos. Estamos trabalhando para garantir que medidas corretivas apropriadas sejam aplicadas.

Reafirmamos nosso compromisso com a transparência, ética e respeito aos direitos de cada aluno e responsável, e estamos colaborando com as autoridades para esclarecimento do caso.

Jorge da Arlete Pontes: a voz que Raposa precisa na câmara municipal.

Jorge da Arlete Pontes, é mais do que um candidato ele é uma inspiração para todos os cidadãos da cidade pesqueira, Raposa. Jorge representa a esperança de um futuro melhor, carregando consigo uma trajetória de sucesso que poucos conseguem igualar.

Um empresário respeitado, Jorge construiu sua carreira no ramo de turismo e restaurantes, sempre com um olhar atento para as necessidades da comunidade. Sua sólida formação em ciências contábeis e direito, além de sua atuação como advogado, não são apenas credenciais impressionantes, mas um reflexo de sua dedicação ao conhecimento e ao serviço ao próximo.

Durante seus dois anos como vereador em Raposa, Jorge se destacou pela sua capacidade de ouvir, entender e, principalmente, agir em prol do bem comum. Ele é a voz firme que defende os interesses do povo com integridade, competência e um compromisso inabalável com o progresso da cidade.

Mas o que realmente diferencia Jorge é seu coração. Ele vê em cada desafio uma oportunidade de fazer a diferença, e em cada cidadão, um parceiro na construção de um Raposa mais próspero. Com ele na Câmara Municipal, não há dúvidas de que a cidade estará em boas mãos.

Escola Crescimento Sob Críticas Após Alegações de Agressão e Injúria Racial

Na última sexta-feira, dia 16 de agosto de 2024, um incidente chocante veio à tona em uma das instituições de ensino mais renomadas de São Luís, Maranhão. Um aluno(a) da Escola Crescimento foi supostamente vítima de agressão física por parte de uma estagiária, que atuava como assistente de professora. Segundo apuração, o episódio gerou revolta e preocupação entre os pais e responsáveis, mas a resposta inicial da escola levantou sérias questões sobre como a situação foi conduzida.

De acordo com relatos, os pais da criança agredida procuraram imediatamente a direção da escola após serem informados do ocorrido. Eles solicitaram acesso às imagens das câmeras de segurança da sala de aula, esperando uma investigação rápida e transparente. No entanto, a direção da Escola Crescimento se recusou a fornecer as gravações, e, mais alarmante, não afastou a estagiária da turma durante os dias seguintes ao incidente.

O afastamento da estagiária envolvida na agressão só ocorreu no dia 21 de agosto de 2024, quatro dias após o ocorrido. Tal medida só foi tomada após uma reunião com a direção geral, pressionada por mães de outras crianças da mesma turma. Durante a reunião, outras quatro alegações de maus-tratos vieram à tona, gerando ainda mais indignação entre os pais. Esse atraso na ação só reforçou a percepção de que, se não fosse pela pressão dos responsáveis, a estagiária poderia ter continuado em sala de aula, mesmo com as graves acusações.

Um aspecto perturbador do caso foi a maneira como a escola lidou com a situação. A diretora da instituição teria colocado a criança agredida frente a frente com a estagiária acusada, exigindo que ela confirmasse ou negasse o ocorrido. Diante dessa situação intimidante, a criança, compreensivelmente, não conseguiu relatar a verdade naquele momento, confessando apenas posteriormente à sua irmã e aos pais.

No mesmo dia, outro incidente preocupante ocorreu na mesma turma: uma criança foi vítima de injúria racial. A responsável pela criança tentou buscar providências junto à escola, mas novamente, nenhuma ação imediata foi tomada. Durante a mesma reunião com os pais indignados, a direção da escola alegou que estava em busca de soluções para o caso de racismo. No entanto, a direção afirmou que, mesmo que a verdade fosse descoberta, a mãe da criança vítima de injúria racial não seria informada, uma vez que a escola planejava apenas lidar diretamente com os responsáveis pelo ato.

Esses episódios colocam em xeque a gestão da Escola Crescimento e sua capacidade de proteger e cuidar de seus alunos. A comunidade escolar agora aguarda uma resposta clara e firme da direção da instituição, que até o momento, não conseguiu apaziguar as preocupações e frustrações dos pais e responsáveis.

Veja Agora: Depois de ‘Juju e Cacaia’ no carnaval, é a vez de ‘Vovó França’ com R$ 7 milhões no aniversário de São Luís

Foto Reprodução

Meses após a polêmica contratação milionária do Instituto ‘Juju e Cacaia, tu és uma Bênção’, que funciona como uma escola infantil na Cidade Olímpica, para realização de eventos no Carnaval 2024, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, contratou agora a Creche Escola Vovó França por quase R$ 8 milhões para realizar o projeto de aniversário da capital maranhense em setembro próximo. A programação terá início no próximo sábado, dia 31, na Arena da Cidade, no Centro.

A creche, que venceu o chamamento público nº 03/24, cujo resultado foi divulgado ontem, 22, fica localizada na Rua da Secretaria, nº 100, no bairro Vila Riod, e está registrada como Instituto Social Educacional Renascer.

Essa nova contratação remete ao imbróglio que provocou o cancelamento do contrato, além da demissão do secretário Marcos Duailibe e de mais três funcionários da Secult de Braide, em fevereiro deste ano. Naquela ocasião, o Ministério Público abriu um Procedimento Administrativo para apurar o caso e ouviu os representantes da entidade e dois assessores exonerados.

Porém, o MPMA disse em Recomendação que não foi comprovada nenhuma irregularidade formal que justificasse a anulação do contrato, visto que a norma regente da Instituição lhe autoriza a realização de eventos culturais, com contas aprovadas. Além disso, a empresa subcontratada pela entidade, Coelho Produções, já teria executado 90% do objeto do contrato milionário.

Em resumo: a Prefeitura de São Luís gerou um aditivo no valor global dos serviços prestados pelo Instituto Juju e Cacaia de R$ 1.920.173,54 sendo que a entidade já havia recebido R$ 6.996.731,60, valor inicial do contrato. Isso por que o instituto alegou que o projeto inicial foi alterado e por isso pediu o aumento, gerando um total de mais de R$ 8 milhões.

Agora, a contratação da Creche Escola Vovó França levanta nova polêmica que está sendo questionada pela coligação “Juntos Por São Luís” entrou na Justiça para anular o chamamento público.

Diante da ação da coligação, o prefeito Eduardo Braide foi às redes sociais informar que o seu principal adversário, o deputado federal e candidato a prefeito de São Luís, Duarte Júnior, quer impedi-lo de realizar as festividades de aniversário na capital este ano. O parlamentar defendeu o evento mas colocou em cheque a contratação milionária.

Fonte: Blog do Minard

Prefeito Adriano Freitas e Primeira-Dama Alyssonea Soares Lideram Marcha para Jesus em São Vicente Ferrer

 

No próximo dia 25 de agosto, a cidade de São Vicente será palco de uma das maiores celebrações de fé do ano: a Marcha para Jesus. O evento, que promete reunir milhares de fiéis, terá início às 16h, com concentração marcada no posto Noele.

Organizado com o objetivo de celebrar e fortalecer a fé cristã na comunidade, o evento contará com a presença do pregador Neto Andrade, além de apresentações especiais das cantoras pastora Midian Lima, Katiuscia Mendes e Suzana froz. Esses renomados nomes da música gospel trarão mensagens de esperança e louvor, proporcionando momentos de profunda espiritualidade e comunhão.

O prefeito de São Vicente Ferrer, Adriano Freitas (União Brasil), e a primeira-dama Alyssonea Soares são os principais incentivadores dessa grande mobilização. Eles convidam todos os cidadãos a marcarem essa data no calendário, convocando amigos e familiares para participarem deste dia de fé e celebração. “Juntos, vamos elevar a nossa fé e fazer história. Esperamos por você na Marcha para Jesus e no Dia do Evangélico em São Vicente!”, declarou o prefeito.

A Marcha para Jesus é mais do que um evento religioso; é um momento de união, onde a comunidade se reúne para expressar seus valores, renovar a fé e celebrar a vida em Cristo. Não perca a oportunidade de fazer parte dessa grande manifestação de fé e amor. Venha marchar conosco e ser testemunha de uma jornada de espiritualidade e comunhão em São Vicente.

Nos encontramos lá!

Nova Secretária de Educação do Estado: Jandira Dias Assume o Cargo

Acaba de ser publicada a nomeação de Jandira Dias, que ocupava o cargo de Secretária Extraordinária de Gestão dos Recursos Federais, como a nova Secretária Estadual de Educação.

A nomeação de Jandira ocorre após o vice-governador Felipe Camarão (PT), comunicar aos servidores da Secretaria de Educação (Seduc) e aos membros do Partido dos Trabalhadores (PT) que não retornaria à pasta. Camarão, que já havia conduzido a Seduc em anos anteriores, vinha sendo uma figura central na política educacional do estado. Sua decisão de não reassumir o cargo abriu espaço para a nomeação de Jandira, que agora terá o desafio de continuar os projetos em andamento e implementar novas diretrizes para o setor.

Vamos acompanhar os próximos passos e desdobramentos dessa mudança, tanto os servidores quanto a comunidade educativa aguardam para ver como será conduzida a nova gestão. A expectativa é que Jandira Dias traga sua experiência na gestão de recursos federais para otimizar a administração da educação estadual, um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento social e econômico do estado.

ARAIOSES: “PROFESSOR” ARNALDO, FALSO MORALISTA E APOIADOR DA CORRUPÇÃO?

Candidato a Prefeito de Araioses Neto Carvalho e Vereador de Araioses”Professor” Arnaldo

Prefeita de Santa Quitéria Samia Coelho Moreira e seu esposo Neto Carvalho

Prefeito de São Bernardo do Maranhão João Igor Vieira e seu pai Neto Carvalho

O vereador da Câmara Municipal de Araioses, professor Arnaldo Machado já percebeu que seu filme está queimado na cidade. Ele sabe que é corresponsável, ao lado de outros colegas parlamentares, pelo caos administrativo que assola o município de Araioses.

E comum ver o nobre vereador, professor Arnaldo, subir à tribuna da Câmara para fazer reclamações de falta de transparência e do descaso da atual gestão municipal. Briga, esbraveja, se diz defensor da educação do município de Araioses, faz vários vídeos e posts nas redes sociais fazendo denúncias, tudo isso se caracteriza como uma verdadeira encenação de alguém com característica de um mal caráter e falso moralista.

Qualquer araiosense sabe que, apesar de estar no seu terceiro mandato como vereador, ele não tem serviços prestados no município de Araioses, cabendo uma singela pergunta: caro Professor Arnaldo, o que você fez pela educação de Araioses durante todo esse tempo ocupando a cadeira do legislativo araiosense?

Sabe-se que vossa excelência se aproveitou do uso do título de “professor”, de uma profissão muito digna, à frente do seu nome, para alcançar o cargo de vereador, se dizendo defensor desta nobre classe que forma, além de cidadãos, grandes profissionais. Hoje você é conhecido como Vereador “Professor Arnaldo”.

Entretanto, o que se vê hoje é um ‘‘professor’’ preocupado em manter seu cargo na Câmara de Vereadores de Araioses, buscando a qualquer custo a sua permanência no poder. Não importa de onde vem a ajuda, ela é sempre bem-vinda, mesmo que seja de meios não convencionais. Isso pode, “professor” Arnaldo?

Além de professor e vereador, Arnaldo Machado também é empresário. Ele possui vários imóveis alugados e uma papelaria ambos localizados na principal avenida da cidade de Araioses. Mas mesmo com todos esses bens e cargos, isso parece não satisfazer os anseios, o ego e a ganância do vereador, que se submeteu a procurar o Coronel do Baixo Parnaíba, que também se intitula empresário, Neto Carvalho.

Arnaldo Machado se diz defensor da educação, dos direitos dos professores, de escolas mais dignas e merenda escolar de melhor qualidade, mas há denúncias de que hoje receba dinheiro desviado da EDUCAÇÃO das cidades de São Bernardo e Santa Quitéria, cidades essas sitiadas por Neto Carvalho. Que controvérsia, professor Arnaldo?!

É de conhecimento público as investigações que aconteceram nestas duas cidades, sobre desvios de recursos do FUDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), incluindo fraudes nas matriculas de alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos), um programa do Governo Federal que visa dar a oportunidades para aqueles que pararam de estudar, a retomarem à escola e terminem seus estudos concluindo os ensinos fundamental e médio.

Segundo as investigações da Polícia Federal, foram colocados dados falsos no sistema Educacenso do Ministério da Educação para aumentar os números de estudantes, matriculando pessoas já falecidas há anos. Isso foi feito nas duas cidades em São Bernardo, onde o prefeito é João Igor filho de Neto Carvalho e em Santa Quitéria.

Estas fraudes culminaram no desvio de milhões de reais. Só em Santa Quitéria, cidade onde Sâmia Moreira, esposa de Neto Carvalho, é prefeita, foi desviado cerca de R$100.000.000,00 (cem milhões de reais). Todo este dinheiro, possivelmente, está sendo utilizado na pré-campanha de Neto Carvalho em Araioses na tentativa de sua reeleição, e também investido na campanha de alguns outros vereadores. Só lembrando que há relatos que Neto Carvalho esbanjou dinheiro na eleição para presidência da Câmara Municipal de Araioses, onde o vereador Denis de Miranda, que é de dentro da casa de Neto Carvalho, foi eleito para presidência da Câmara. E mais uma vez o vereador professor Arnaldo, recebeu sua fatia do bolo, votando, é claro, em Denis de Miranda.

O professor Arnaldo Machado já se declarou apoiador e defensor de Neto Carvalho pois, o que tudo aponta, está ganhando muito bem para isso, e não importa de onde vem o dinheiro, se é desviado da educação, da saúde, ou qualquer outra área. Se o bolo é grande, que seja destinado em benefício da população de Araioses, não é professor Arnaldo? Para concluir, só me vem à cabeça uma pergunta: Pode isso, Arnaldo?

Lençóis Maranhenses: patrimônio do Maranhão, do Brasil e, agora, de todo o planeta

Marcelo Freixo
Presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo)
Felipe Camarão
Vice-governador do Maranhão (PT)
A bela paisagem de dunas brancas, que lembram a trama de lençóis amassados, já foi inspiração para livros e poemas, locação para filmes e novelas. “Um cenário único no mundo”, assim já descreveu uma das centenas de produtoras, que por lá passaram. Muitos são os adjetivos e predicados que podem ser usados para descrever o nosso Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, porém ousamos dizer que, talvez, palavra nenhuma, em nossa vasta e rica língua portuguesa, seja capaz de verdadeiramente definir nosso ‑agora- Patrimônio Natural da Humanidade, título merecidamente concedido ao parque pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco), em julho recente, durante a 46ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, em Nova Déli, na Índia.
‘Único’ ‑que, por definição do Dicionário Michealis, quer dizer “que não existe outro de sua espécie”— é possível que seja a palavra que mais se assemelhe a todo tipo de experiência que pode ser vivida naquele lugar e que faz parte do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o destino perfeito para aqueles que buscam aventura e contemplação de belezas naturais, mas sem perder de vista a preservação da natureza e o respeito às comunidades tradicionais.
Dotado de beleza estonteante, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que abrange as cidades de Barreirinhas, Primeira Cruz e Santo Amaro do Maranhão, está localizado a cerca de 250 km da capital maranhense, São Luís, e foi instituído há mais de 40 anos, sendo o maior campo de dunas da América do Sul, com cerca de 155 mil hectares ‑o que equivale a um deserto de areia branca e fina maior que a cidade de São Paulo.
Seriam, então, os conceitos de “paraíso” ou “oásis” o que melhor o definiriam? Pelo menos é o que parece ser para quase meio milhão de pessoas que por lá passaram, em 2023, de acordo com dados do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), órgão responsável pela administração do Parque. O certo é que os Lençóis Maranhenses têm chamado a atenção do mundo, com visitação constante de turistas do mundo inteiro.
Boa parte dessa visibilidade
é fruto dos investimentos do governo do Maranhão e do governo federal, com ações de desenvolvimento que melhoram a infraestrutura das cidades que abrigam o parque, a exemplo da MA-320, que liga a cidade de Santo Amaro à BR-402, bem como o Aeroporto Regional de Barreirinhas, possibilitando o impulsionamento da economia e do turismo local.
Cabe destacar, ainda, a construção da ponte sobre o rio Preguiças, também, em Barreirinhas, realizada pelo governo Carlos Brandão (PSB), que facilitará o acesso ao parque e tem previsão de entrega em setembro deste ano.
Nessa importante corrida de divulgação do nosso parque nacional, o governo do estado encontra, no governo federal, por meio da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), um forte aliado.
Os esforços para que o turismo maranhense conquiste o mundo têm ganhado força desde o ano passado, quando a Embratur realizou uma série de eventos em São Luís e Barreirinhas, com operadoras e Colombia es Peru: além de ruas “ramtours pela Rota das Emoções”, com operadores do Reino Unido, Espanha e Portugal, proporcionando uma verdadeira imersão na cultura, culinária, acomodações, atividades e atrações para que possam promovê-los de forma mais efetiva para seus clientes e público em geral.
Para o segundo semestre deste ano, as ações conjuntas entre os governos estadual e federal visam ainda ampliar a conectividade aérea, divulgando os destinos maranhenses em diversas feiras internacionais. Há também o estudo conjunto entre a Embratur e o governo do Maranhão para, em 2025, dar destaque aos Lençóis Maranhenses na campanha publicitária da agência nos Estados Unidos. Isso ocorre porque, de acordo com informações do Portal de Dados da Embratur, os EUA são o país que mais enviam turistas para o Maranhão.
Segundo o portal, os turistas norte-americanos representam 18% do total de visitantes, seguidos de viajantes de Portugal, Itália, Espanha e Alemanha. E, em dados gerais, esses turistas permanecem 22 noites ou mais no destino (34,8%) e viajam sozinhos (45,6%) ou em duplas (27,4%).
Assim, o Maranhão torna-se uma vitrine para turistas de todo o mundo, abrindo as portas para o desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo local e do progresso socioeconômico. Tais fatores vão ao encontro do Novo Plano Nacional do Turismo, aprovado no início do mês pelo presidente Lula e que tem como objetivo geral possibilitar que o Brasil seja o país que mais recebe turistas na América do Sul até 2027.
Vale lembrar que esse título, concedido pela Unesco, é uma forma de incentivar a preservação de bens culturais e naturais, considerados significativos para a humanidade,
responsabilidade quanto ao chamado para a proteção da natureza primitiva e exuberante para esta e, também, para as futuras gerações.
O título de Patrimônio Natural da Humanidade do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses junta-se a outros títulos concedidos ao Maranhão, sendo eles o de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, com o nosso “bumba meu boi”, e o Patrimônio Mundial da Humanidade, pelo conjunto arquitetônico dos casarões da nossa capital, São Luís. Com o recente título concedido aos Lençóis, nosso país agora conta com oito áreas brasileiras que são Patrimônio Natural da Humanidade, o que demonstra a grandeza do nosso Brasil e a importância do Maranhão como um grande atrativo da diversidade brasileira para o mundo.
A verdade é que motivos não faltam para se achegar nos Lençóis maranhenses, seja para caminhar sobre as areias brancas e totas, para se retrescar em lagoas de aguas cristalinas ou, ainda, admirar um dos mais lindos pores do sol do mundo. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está disponível e aberto à apreciação de todos, pois, como bem já cantou a maranhense Anna Torres na canção “Lençóis”, “a tua beleza inexata, um lindo Jardim de Alah, te contemplar, recontemplar e te admirar de novo. Não me canso de te olhar! ”
Sejam todos bem-vindos ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, nosso mais novo Patrimônio Natural da Humanidade! É do Maranhão, é do Brasil, é do mundo!