Blog Veja Agora | Com Junior Araujo - Notícia com veracidade dos fatos

Pré-candidato, Marinaldo do Gesso, despenca na preferência do eleitor de Grajaú

Pesquisas realizadas recentemente na cidade de Grajaú, revelam que o pré-candidato a prefeito, Marinaldo do Gesso, caiu drasticamente na preferência do eleitor grajauense. Enquanto isso, nomes como a presidente da Câmara, Elany Jorge e o Luís Fernando, crescem e ganham destaque. Isso representa o reconhecimento do trabalho, e, diz muito sobre o futuro que os grajauenses desejam.

A disputa fica cada vez mais acirrada, uma vez que os eleitores estão mais decididos e informados sobre quem querem que seja seu representante no executivo municipal.

Com o resultado, Marinaldo Gesso perde força política e prestígio político até mesmo dos aliados.

Veja Agora: Dono da farmácia de manipulação Botica é encontrado morto em São Luís

O empresário e advogado Rafael Mendonça Oliveira, de 39 anos, foi encontrado morto, nesta segunda-feira, 20, no apartamento dos seus pais, no Edifício Tom Jobim, localizado na avenida dos Holandeses, próximo à rotatórias do Calhau, em São Luís.

Rafael era um dos proprietários da farmácia de manipulação Botica, uma das mais renomadas da cidade. Além de seu sucesso no ramo empresarial, ele era conhecido por sua atuação como advogado.

De acordo com informações preliminares, Rafael foi encontrado pela equipe do SAMU, no banheiro do apartamento, com uma lesão perfurocortante profunda na região cervical, o que causou abundante sangramento. Apesar das manobras de reanimação realizadas pelos profissionais de saúde, ele não resistiu e teve o óbito confirmado no local. Ao lado do corpo, foi encontrada uma faca suja de sangue. Pelas informações preliminares, Rafael recorreu ao suicídio. Apenas a mãe dele estava em casa, onde não havia sinais de arrombamento.

O empresário foi casado com Marina Trovão, que também é sua sócia na Botica. Eles estavam separados há cerca de seis meses.

Vídeo: Prefeito Atuante de São Bento, Dino Penha, Inicia Perfuração de Poço Artesiano no Bairro São Manoel

Hoje (20), marca um dia de grande importância para os moradores do bairro São Manoel, em São Bento. O Prefeito Dino Penha (MDB) anunciou com entusiasmo o início das obras de perfuração de um poço artesiano, um projeto há muito aguardado pela comunidade local.

“Hoje estamos começando essa grande obra, que é um grande sonho no bairro São Manoel: a perfuração do nosso poço artesiano! Essa conquista é um marco de esperança e melhoria para toda a comunidade. Vamos juntos, construindo um futuro melhor!” declarou o Prefeito.

A iniciativa representa um marco de esperança e um passo significativo rumo à melhoria das condições de vida dos habitantes do bairro.

A perfuração do poço artesiano é um símbolo do compromisso da administração local com o bem-estar da comunidade. Dino Penha destacou a importância da união e do trabalho coletivo para alcançar melhorias significativas e duradouras. “Vamos juntos, construindo um futuro melhor!” enfatizou, reiterando seu compromisso em continuar trabalhando em prol dos cidadãos de São Bento.

Com essa obra, espera-se que a qualidade de vida dos moradores de São Manoel melhore significativamente, trazendo não apenas benefícios imediatos, mas também um impacto positivo a longo prazo para toda a região.

Veja Agora: Juscelino Filho não responde a perguntas da PF sobre caso que apura suspeitas de desvio de emendas no Maranhão

Ministro Juscelino Filho

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), não respondeu a parte das perguntas da Polícia Federal em depoimento prestado nesta sexta-feira. Ele foi ouvido no âmbito da Operação Odoacro, que apura um suposto desvio de emendas parlamentares enviadas por Juscelino para a pavimentação de ruas de Vitorino Freire, no interior do Maranhão. Foi a primeira vez que um ministro desta gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi à PF dar explicações sobre uma investigação em curso.

A oitiva de Juscelino durou cerca de 15 minutos e foi feita por videoconferência. Ele se recusou a responder às questões após os seus advogados argumentarem que ele só deveria dar esclarecimentos sobre o objeto apurado no Supremo Tribunal Federal (STF). O interrogatório, então, foi encerrado.

Em sua rede social, o ministro fez críticas à maneira como a PF tem conduzido o inquérito que o tem como alvo, dizendo que a instituição “repete” os métodos da Operação Lava Jato.

“Infelizmente, o delegado optou por basear suas perguntas em informações que extrapolam o objeto da apuração, que sequer foram fornecidas a meus advogados, evidenciando que o propósito da investigação é devassar a minha vida e encontrar algo contra mim a qualquer custo. Esse método repete o modus operandi da Operação Lava Jato que, como sabemos, resultou em consequências danosas a pessoas inocentes”, criticou o ministro.

Durante o depoimento, Juscelino pediu a palavra para dizer que as emendas indicadas por ele foram repassadas dentro da legalidade e beneficiaram 11 povoados de Vitorino Freire. O município é comandado pela irmã de Juscelino, Luanna Rezende, que chegou a ser afastada da prefeitura no ano passado e depois retomou o mandato.

A decisão partiu do ministro do STF Luís Roberto Barroso. Uma das linhas de investigação é que o asfaltamento das vias beneficiava uma fazenda da família de Juscelino.

Operação da PF: Prefeitura de irmã de ministro é alvo de nova ação por suspeita de desvio de emendas

Em nota, o ministro também reiterou que “sempre esteve e continua à disposição das autoridades competentes para prestar os devidos esclarecimentos, desde que sejam respeitados os procedimentos legais e sem julgamentos prévios”.

“Aguardo, com muita tranquilidade, um desfecho justo e imparcial, mantendo minha fé na Justiça e confiança na retidão dos meus atos. E espero que vazamentos seletivos, como vem ocorrendo ao longo deste processo, sejam cessados, pois ao invés de esclarecer, só distorcem a verdade dos fatos”, acrecenta o texto.

Em entrevista ao GLOBO, em fevereiro, o ministro afirmou ver “com muita tranquilidade” as apurações e se “colocou à disposição” para dar explicações.

— Cabe ao parlamentar fazer a indicação das emendas, de como vai ser executado por prefeituras, governos locais. Dali para frente, cabe ao Executivo executar e ao órgão de controle fiscalizar. Cada um com seu papel dentro do estabelecido para a execução do Orçamento. E é importante colocar que essa empresa que estava executando essa obra (investigada pela PF) é uma empresa de grande porte no Maranhão, que executa dezenas ou centenas de obras. Não é nada pontual — disse ele, na ocasião.

O Globo

Analfabetismo cai no Maranhão e tem a menor taxa dos últimos 12 anos, segundo IBGE

Dados do Censo Demográfico de 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, em 2010, a taxa de analfabetismo de pessoas de 15 anos ou mais no Maranhão chegou a 20,8%.

Em 2022, o número baixou para 15,5%, a menor taxa nos últimos 12 anos. A taxa de alfabetização do mesmo grupo etário também avançou no estado, chegando a 84,95%.

“Sempre que deparo com esses números tenho a certeza de que precisamos melhorar os nossos índices educacionais, mas ao mesmo tempo fico otimista porque percebo que as ações executadas pelo Governo do Estado, no sentido de avançar na alfabetização das pessoas e também combater o analfabetismo, estão sendo positivas. Esses números têm um significado valioso e seguiremos com ações efetivas para melhorar cada vez mais a educação do nosso estado. Em breve teremos novas conquistas”, ressaltou o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

Na taxa de alfabetização, o Maranhão tem municípios em destaque, como São Luís, com taxa de 96,01%; Imperatriz (93,22%); Balsas (91,59%) e São Pedro dos Crentes (91,07%). Segundo os dados do IBGE 2022, a taxa de alfabetização indígena no Maranhão também avançou, chegando a 72,56%.

No país, os dados do Censo 2022 mostram que, dos 163 milhões de pessoas de 15 anos ou mais de idade, 151,5 milhões sabiam ler e escrever um bilhete simples e 11,4 milhões não sabiam. Assim, a taxa de alfabetização para esse grupo foi de 93,0% em 2022 e a taxa de analfabetismo foi de 7,0%. No Censo 2010, as taxas de alfabetização e analfabetismo eram de 90,4% e 9,6%.

Outro dado importante mostrou que no país todos os grupos etários tiveram queda na taxa de analfabetismo. Em 2022, o grupo mais jovem de 15 a 19 anos atingiu a menor taxa de analfabetismo (1,5%) e o grupo de 65 anos ou mais permaneceu com a maior taxa de analfabetismo (20,3%), mas teve a maior queda em três décadas, passando de 38,0% em 2000, para 29,4% em 2010 e 20,3% em 2022, uma redução de 17,7 p.p. desde 2000 (queda de 46,7%).

As pessoas de cor ou raça branca e amarela com 15 anos ou mais de idade tiveram as menores taxas de analfabetismo, 4,3% e 2,5%, respectivamente. Já as pessoas de cor ou raça preta, parda e indígena do mesmo grupo etário tiveram taxas de 10,1%, 8,8% e 16,1%, respectivamente.

As taxas de analfabetismo de pretos e pardos são mais que o dobro das dos brancos, e a de indígenas é quase quatro vezes maior. No entanto, de 2010 para 2022, a diferença entre brancos e pretos caiu de 8,5 para 5,8 p.p. e a vantagem também ficou menor em relação a pardos (de 7,1 p.p. para 4,3 p.p.) e indígenas (de 17,4 p.p. para 11,7 p.p.).

Coroatá: Lideranças da Sede e Zona Rural Unem-se em Apoio a Tatiana Murad e Aryanna Amovelar

Na manhã deste sábado (18), A Fazenda da Esperança foi palco de um encontro significativo. Tatiana Murad, pré-candidata a vice-prefeita de Coroatá, reuniu-se com diversas lideranças da sede e da zona rural. Este encontro marcou um importante momento de união e planejamento para a pré-campanha da chapa, que será encabeçada por Aryanna Amovelar.

Tatiana,  destacou a importância do encontro, afirmando: “Nesta manhã de sábado, 18 de maio , estivemos reunidos na Fazenda da Esperança, em um encontro com parte das lideranças da sede e zona rural que irão nos dar suporte e amor nessa pré-campanha.”

A reunião contou com a presença de figuras-chave da comunidade, que demonstraram apoio e compromisso com a pré-candidatura de Murad e Amovelar. A união dessas lideranças é vista como um passo essencial para fortalecer a base de apoio da chapa, garantindo um suporte sólido tanto na sede quanto na zona rural de Coroatá.

A pré-campanha de Aryanna Amovelar e Tatiana Murad promete trazer uma nova visão e propostas inovadoras para a cidade. A participação ativa das lideranças locais reflete um engajamento crescente e a busca por mudanças positivas para a comunidade.

Com a consolidação desse apoio, a dupla Amovelar-Murad segue confiante e motivada para os próximos passos da campanha, fortalecendo sua presença e estreitando laços com os eleitores de Coroatá.

Ex-Vereador e Ex-Candidato a Vice-Prefeito Taba de Cururu Adere ao Grupo do Prefeito Adriano Freitas

Neste sábado (18), o prefeito Adriano Freitas anunciou em suas redes sociais a adesão de importantes figuras políticas e comunitárias ao seu grupo. Entre os novos apoiadores, destaca-se o ex-vereador e ex-candidato a vice-prefeito Taba de Cururu. Além dele, outras figuras como Dona Vicentina, Nico, Tocó, Regis, Josafá, Ceí e suas respectivas famílias também se juntaram ao grupo.

Adriano expressou sua gratidão pela adesão em uma postagem, onde declarou: “Sábado é dia de fortalecer o time e agradecemos a adesão do ex-vereador e ex-candidato a vice-prefeito Taba de Cururu, Dona Vicentina, Nico, Tocó, Regis, Josafá, Ceí e família. JUNTOS VAMOS AVANÇAR”.

A movimentação política sinaliza uma unificação significativa em torno do prefeito, reforçando sua base de apoio. A adesão de Taba de Cururu e dos demais membros é vista como um passo importante para consolidar a liderança de Adriano Freitas e fortalecer sua administração.

A comunidade acompanha atentamente essas alianças, que prometem trazer mais dinamismo e coesão à gestão de  Adriano Freitas, com a perspectiva de avanços para a a cidade.

Escândalo em Peri Mirim: Pré-candidata a vereadora planeja roubo de residência em áudio vazado

Ouça Agora o Áudio em que Léia de Sabina planeja fazer o Roubo:

AUD-20240518-WA0068 (2) AUD-20240518-WA0068 (1)

Uma reviravolta chocante abala a tranquilidade política de Peri Mirim, cidade situada no interior do estado, após a pré-candidata a vereadora, Léia de Sabino, ser flagrada em um áudio planejando um roubo a uma residência local. Nas gravações, Léia detalha o plano de invasão e estipula prazos para a execução do crime.

“Olha, tu vai vir aqui na terça-feira no final da tarde pra a gente acertar e mapear tudinho, mas não vai passar de terça-feira. Tem uma casa que eu sei mesmo que tem 15 mil, só que lá não tem ouro, mas tem 15 mil, é um bom dinheiro que tá lá, mas tem que fazer essas coisas logo, que a gente tá só planejando, tem que botar em prática”, disse a pré-candidata no áudio vazado.

No diálogo, Léia de Sabino marca um encontro com uma pessoa desconhecida para discutir detalhes do roubo, destacando a importância de colocar o plano em ação o quanto antes. Ela sugere que o crime seja cometido em um dia movimentado na cidade, aproveitando um evento na praça local como distração.

Diante da divulgação do áudio comprometedor, a população de Peri Mirim se encontra em estado de choque e indignação.

As autoridades locais já estão cientes do caso e iniciaram uma investigação para apurar a veracidade das informações e tomar as medidas legais necessárias. O escândalo não apenas lança uma sombra sobre a reputação de Léia de Sabino, mas também levanta questões sobre o caráter e a integridade de pessoas que buscam representar o município.

Enquanto a situação se desenrola, a população de Peri Mirim aguarda ansiosamente por respostas e pela conclusão das investigações, esperando que a justiça seja feita e que casos como esse não se repitam no futuro.