Blog Veja Agora | Com Junior Araujo - Notícia com veracidade dos fatos

Deputado Josivaldo JP se pronuncia após operação e denuncia perseguição política

Imperatriz (MA) – O deputado federal Josivaldo JP se manifestou na manhã desta segunda-feira (4) após ser surpreendido com a notícia de uma operação da Polícia Federal, que, segundo ele, foi motivada por denúncia de cunho político, relacionada à sua atuação na campanha eleitoral para a prefeitura de Imperatriz em 2024.

Em nota à imprensa, o parlamentar reafirmou respeito às instituições e à atuação da Polícia Federal, destacando que confia no trabalho responsável e imparcial do órgão e que está à disposição para colaborar com total transparência. Josivaldo JP diz estar confiante de que os fatos serão esclarecidos e que sua inocência será comprovada.

Apesar da serenidade, o deputado demonstrou indignação diante do que considera um ataque político orquestrado por adversários, que, segundo ele, utilizam inverdades para tentar manchar sua reputação. “A política deve ser feita com propostas e resultados, não com ações covardes”, afirmou.

O parlamentar também criticou a postura de seus opositores. “Enquanto o instrumento de JP é o trabalho em favor do povo, outros, por falta de trabalho e resultados, atuam por ataques e perseguições”, pontuou.

Mesmo diante da turbulência, Josivaldo JP afirmou que sua agenda de trabalho segue normalmente, agora com ainda mais disposição para servir ao povo de Imperatriz e do Maranhão. Ele encerrou a nota com uma mensagem de fé: “A verdade, o trabalho, a família e a fé em Deus sempre prevalecem”.

A operação da Polícia Federal, cujo teor ainda não foi detalhado oficialmente, levanta novos debates sobre o uso político de denúncias em períodos pós-eleitorais e coloca novamente em pauta a tensão entre adversários na segunda maior cidade do Maranhão.

2025-08-04 – Nota Operacao

Urgente!!! Crise política em Olinda Nova: Prefeito Valdenir Diniz exonera ex-prefeita Conceição Cutrim da Secretaria de Educação

Valdenir Diniz e Conceição Cutrim


A lua de mel política entre o atual prefeito de Olinda Nova do Maranhão, Valdenir Diniz, e a ex-prefeita Conceição Cutrim, chegou oficialmente ao fim. Em um movimento já esperado por muitos, mas ainda assim carregado de simbolismo e repercussões políticas, Valdenir exonerou Conceição do cargo de secretária municipal de Educação — um verdadeiro “presente de grego” para quem até pouco tempo era sua principal aliada.

Conceição Cutrim, que decidiu não concorrer à reeleição em 2024 — em uma estratégia que muitos chamaram de “efeito Joe Biden”, ao apostar todas as fichas em seu sucessor — agora vê sua aposta ruir com a crise que se instalou no coração da gestão municipal. Desde os primeiros dias do novo governo, os sinais de tensão entre os dois já eram perceptíveis, como este blog vem relatando. A exoneração apenas oficializa um rompimento que vinha sendo maturado nos bastidores.

A crise na administração Valdenir Diniz, no entanto, vai além da política. A gestão enfrenta dificuldades severas nas áreas essenciais do município, como saúde, educação e infraestrutura. A população sente os reflexos de um governo que ainda não conseguiu demonstrar organização, planejamento ou resultados.

Fontes internas revelam que o clima na Prefeitura é de instabilidade. O próximo a ser exonerado deve ser Riba, outro nome que compõe o núcleo administrativo, reforçando a percepção de um governo marcado por rupturas internas e desgaste precoce.

Ainda segundo relatos de bastidores, quem estaria ditando os rumos da administração municipal é um cidadão da cidade vizinha de São João Batista, conhecido como Luís Carlos. Ele seria hoje a figura de maior influência sobre Valdenir, a ponto de “mandar até no prefeito”, conforme confidenciam fontes próximas ao gabinete municipal.

Com a imagem desgastada e a base política desorganizada, Valdenir Diniz enfrenta agora o maior desafio de seu curto mandato: recuperar a governabilidade e a confiança da população de Olinda Nova. Caso contrário, a crise pode se aprofundar ainda mais, tornando seu governo um dos mais conturbados da história recente do município.

Dr. Rômulo Marques recebe Título de Cidadão Cajapioense e reforça compromisso com o povo

Em uma solenidade marcada por emoção e reconhecimento, o prefeito de Cajapió, Dr. Rômulo Marques, recebeu o Título de Cidadão Cajapioense na Câmara Municipal. A honraria, concedida pelos vereadores da cidade, é um gesto de gratidão e reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à população e pelo compromisso com o desenvolvimento do município.

“Receber esse título é uma honra que levo no coração com muito orgulho. Agradeço aos vereadores pela indicação e aprovação, e a toda a população de Cajapió pelo carinho, reconhecimento e confiança”, declarou Dr. Rômulo, visivelmente emocionado.

O prefeito destacou que a homenagem fortalece ainda mais sua determinação em continuar trabalhando com responsabilidade, dedicação e amor pelo povo de Cajapió. “Esse título aumenta ainda mais meu compromisso de trabalhar, lutar e cuidar da nossa cidade e do nosso povo. Seguiremos juntos, construindo um Cajapió cada vez melhor”, completou.

A cerimônia foi acompanhada por autoridades locais, amigos, familiares e representantes da comunidade, que prestigiaram o momento simbólico de reconhecimento ao trabalho realizado por Dr. Rômulo à frente da administração municipal.

JUÍZA CONDENA VEREADOR DE CANTANHEDE PELA PERDA DO MANDATO

Justiça Eleitoral condena candidato por compra de votos em Cantanhede/MA.
Decisão da juíza Bruna Fernanda Oliveira da Costa impõe inelegibilidade e multa ao vereador e seu apoiador político por captação ilícita de votos.

CANTANHEDE, MA – A Juíza Eleitoral da 68ª Zona Eleitoral de Cantanhede, Dra. Bruna Fernanda Oliveira da Costa, condenou o vereador José Raimundo Amaral de Barros, conhecido como “Raimundinho do Cidinho”, por prática de captação ilícita de sufrágio durante as eleições municipais de 2024. O apoiador político e financeiro do candidato, Renildo Ferreira Rocha, conhecido como “Ronaldo Colibri”, também foi condenado no mesmo processo.

A decisão teve como base uma série de provas colhidas nos autos, incluindo depoimentos de eleitores, transferências bancárias via PIX, comprovantes de entrega de materiais de construção e registros audiovisuais, que demonstraram a prática de compra de votos em troca de vantagens pessoais.

Segundo a sentença, Raimundinho do Cidinho e Ronaldo Colibri ofereceram e entregaram benefícios materiais a diversos eleitores em Cantanhede, como sacos de cimento, serviços de construção e depósitos em dinheiro, com o objetivo de angariar votos para a candidatura de Raimundinho. As investigações também apontaram que o candidato foi preso em flagrante no dia 4 de outubro de 2024, após denúncia anônima que levou a polícia a interceptar uma ação de compra de votos em pleno centro da cidade.

Em sua análise, a juíza Bruna Fernanda Oliveira da Costa considerou que as provas eram “robustas, coerentes e convergentes entre si”, destacando o impacto direto das ações sobre a lisura do pleito eleitoral. A magistrada ressaltou ainda que a prática de captação ilícita de sufrágio compromete a legitimidade democrática e merece resposta firme do Judiciário.

Com base nos dispositivos do artigo 41-A da Lei nº 9.504/97 e no artigo 22 da Lei Complementar nº 64/90, a juíza determinou:

– A cassação do diploma de José Raimundo Amaral de Barros, a anulação dos votos correspondentes e o recálculo do quociente eleitoral;

– A aplicação de multa no valor de 25 mil Ufir ao representado José Raimundo Amaral de Barros e 20 mil Ufir ao representado Renildo Ferreira Rocha;

– A declaração de inelegibilidade de ambos por oito anos, a contar da eleição de 2024, conforme a Lei da Ficha Limpa.

A sentença reforça a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral de que a captação ilícita de sufrágio pode ser demonstrada inclusive por prova testemunhal harmônica, quando corroborada por outros elementos materiais, como ocorreu no caso.

A decisão ainda é passível de recurso, mas já afasta o candidato da vida pública pelo período legal. A condenação tem sido considerada um marco importante no combate à corrupção eleitoral no interior do Maranhão, sinalizando o compromisso da Justiça Eleitoral com a integridade do processo democrático.

Vídeo desmente fake news sobre causa de acidente fatal na Mata

Vereador condena “uso político da tragédia”; testemunhas também relataram que a tragédia teria sido provocada por uma perseguição, na qual o condutor da motocicleta não conseguiu fazer uma curva e acabou colidindo contra o muro de uma residência.

Um vídeo enviado ao blog capturou o momento em que um casal transitava em alta velocidade em uma motocicleta minutos antes do acidente, ocorrido nas primeiras horas desta quinta-feira (31) na Estrada da Mata, em São José de Ribamar.

As imagens ajudam a esclarecer a verdade por trás das informações falsas que foram disseminadas nas redes sociais ao episódio. Uma delas foi do vice-prefeito Natércio Santos (União Brasil), que, ao agir de forma precipitada, acabou metendo os pés pelas mãos ao tentar vincular o incidente a um buraco na pista.

Segundo relatos de testemunhas à equipe do Bandeira 2, da TV Difusora, o acidente teria acontecido por volta de 1 da manhã, mas as vítimas só foram notadas ao amanhecer.

O caso gerou comoção e várias pessoas estiveram no local. Ainda de acordo com relatos de quem esteve na região, há a suspeita de que o casal estaria sendo perseguido por outra pessoa, o que explicaria a alta velocidade em uma curva.

Vereador condena “uso político da tragédia”

No final da manhã desta quinta-feira, 31, o vereador Bráulio Moraes (PDT) compartilhou em suas redes sociais uma manifestação de solidariedade aos familiares do casal envolvido no trágico acidente. Sem mencionar o vice-prefeito diretamente, o parlamentar pedetista condenou o “uso político da tragédia” com a disseminação de vídeo que tentava vincular o acidente a um buraco na pista.

Iracema Vale vistoria o novo sistema multimídia do Plenário Nagib Haickel

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), realizou, nesta quarta-feira (30), uma vistoria no novo sistema multimídia implementado no Plenário Deputado Nagib Haickel. A visita marcou a fase final da substituição dos antigos equipamentos por uma estrutura moderna e tecnológica que visa garantir mais eficiência e transparência aos trabalhos legislativos.

Segundo Iracema Vale, a modernização do plenário é um investimento essencial para a qualidade da atividade parlamentar. “Estamos investindo em tecnologia para garantir mais agilidade, transparência e conforto aos deputados e à população. Esse novo sistema é mais do que uma atualização técnica, é um avanço que fortalece o funcionamento do Poder Legislativo e aproxima ainda mais o cidadão das decisões que são tomadas aqui dentro”, destacou a presidente da Casa.

Ela ressaltou o compromisso com a excelência no investimento público: “Hoje, estamos com todo um sistema novo. Fizemos a aquisição de equipamentos de última geração, o que há de melhor no mercado, para que os nossos deputados e o povo do Maranhão colham os frutos desse investimento”, afirmou Iracema Vale.

Equipamentos de última geração 

Com o tempo, o sistema anterior passou a apresentar falhas frequentes, sem possibilidade de reposição de peças, o que tornava sua manutenção inviável. Agora, a Assembleia conta com equipamentos de última geração, como o painel principal de LED com 9 metros e 60 centímetros de largura por 1 metro e 92 centímetros de altura, além de um painel de retorno com 3 metros e 84 centímetros por 96 centímetros. A mesa da presidência ganhou uma tela sensível ao toque de 21 polegadas e meia, enquanto os parlamentares passaram a utilizar terminais individuais com telas sensíveis ao toque de 7 polegadas, que incluem biometria e microfones embutidos.

Entre as novas funcionalidades, também foram instalados um servidor de áudio específico para o sistema de votação, um servidor multimídia responsável pelo controle automático das câmeras do plenário, terminais de tribuna com cronômetro para os oradores e registros de apartes, além de câmeras com resolução 4K e movimentação automática.

Segundo Maycon Teixeira, técnico responsável pelo sistema de votação e registro de presença, a mudança traz melhorias significativas para o dia a dia dos parlamentares. “Agora, los deputados têm mais espaço nas bancadas e utilizam um terminal mais interativo, que reúne várias funções em uma só tela. Eles conseguem visualizar as matérias que serão votadas, a ordem do dia, se inscrever nos expedientes e acessar diversas funcionalidades com muito mais praticidade”, explicou.

O técnico da empresa responsável pela instalação, João Paulo, destacou que o novo sistema oferece mais fluidez e modernidade durante as sessões plenárias. “É uma estrutura com automações próprias, que integra as funções dos terminais sensíveis ao toque com o sistema geral da Casa”, afirmou.

Participaram da vistoria, os deputados Davi Brandão (PSB) e Wellington do Curso (NOVO), além dos técnicos da mesa diretora. Para o deputado Davi Brandão, os investimentos refletem o compromisso da gestão atual com o bom funcionamento da Assembleia. “A presidente Iracema Vale, desde que assumiu, tem buscado modernizar a Casa para que nós, parlamentares, possamos desempenhar nossas funções com mais eficiência e zelo pelo povo do Maranhão”, afirmou o parlamentar.

O deputado Wellington do Curso destacou o papel da comissão de recesso, que acompanhou de perto o processo de modernização. “Estamos finalizando os ajustes para que, no retorno das atividades, no dia 5 de agosto, a Assembleia esteja ainda mais transparente, resolutiva e pronta para apresentar resultados positivos à sociedade maranhense”, declarou.

A modernização do plenário reforça o compromisso da Assembleia Legislativa com a inovação, a valorização do trabalho parlamentar e o aprimoramento da comunicação com os cidadãos.

Presidente Sarney realiza a 6ª edição da Feira da Agricultura Familiar nesta sexta-feira

A cidade de Presidente Sarney se prepara para mais uma grande celebração da produção local: a 6ª edição da Feira da Agricultura Familiar, que será realizada nesta sexta-feira, 1º de agosto, a partir das 7h da manhã, no Galpão da Feira. O evento promete movimentar a economia do município e valorizar os pequenos produtores da região.

Organizada com o apoio da Prefeitura Municipal, a feira é uma oportunidade para a comunidade conhecer, apoiar e consumir os produtos cultivados pelos agricultores familiares de Presidente Sarney. Alimentos frescos, hortaliças, frutas, plantas e diversos produtos da roça estarão à disposição da população, fomentando o comércio local e fortalecendo os vínculos entre campo e cidade.

“A Feira da Agricultura Familiar é mais do que um espaço de vendas. É um gesto de valorização ao nosso povo trabalhador, aos pequenos produtores que sustentam a base da nossa economia. Com iniciativas como essa, a gestão segue firme no compromisso com o desenvolvimento rural e social do município”, destacou o prefeito Gilson Lima.

A ação faz parte de uma série de políticas públicas voltadas à inclusão produtiva e à geração de renda no campo, reafirmando o compromisso da atual gestão com o fortalecimento da agricultura familiar e o incentivo ao consumo de produtos locais.

Serviço:
📍 6ª Feira da Agricultura Familiar de Presidente Sarney
📅 Data: 1º de agosto (sexta-feira)
🕖 Horário: A partir das 7h da manhã
📌 Local: Galpão da Feira

A população está convidada a prestigiar, comprar diretamente do produtor e contribuir para o crescimento sustentável de Presidente Sarney.

Gestão Gilson Lima: nasce um novo tempo!
#prefpresidentesarney #agriculturafamiliar #feiradoprodutor #gilsonlima #desenvolvimentolocal

Paço do Lumiar realiza Escuta Pública para fazedores de Cultura

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude (SEMCEJ), em parceria direta com o Conselho Municipal de Cultura promoveu Escuta Pública com a sociedade civil organizada com fins de elaboração do Plano de Aplicação de Recursos (PAR), com o objetivo de considerar as demandas apontadas e votadas pela plenária durante o evento.

A solenidade foi conduzida pelo secretário de Cultura, Esporte e Juventude, Ivesmar Loureiro Ribeiro,por Elizandra Rocha, superintendente de planejamento da SEMCEJ e de Conceição Santos, representante do Conselho Municipal de Cultura de Paço do Lumiar, na Escola Prof.ª. Nadir Nascimento Moraes.

A representante do Conselho de Cultura, ConceiçãoSantos, ressaltou que todos precisam contribuir com a construção da política no município. “Este é um momento importante para todos que lutam pela política cultural de Paço do Lumiar”, destacou Conceição.

Já a superintendente de planejamento da SEMCEJ, a Elizandra Rocha, lembrou que o momento presente é de suma importância para todos os fazedores de cultura. O secretário Zico, ressaltou que a gestão é democrática e que o objetivo da SEMCEJ em parceria com o Conselho é fazer com que os recursos cheguem na ponta ajudando a manter viva nossa cultura. “A parceria com o Conselho Municipal de Cultura tem sido fundamental nesse processo. Juntos, estamos trabalhando para promover uma gestão participativa, onde a população tem voz nas decisões sobre onde e como os recursos culturais serão aplicados. Isso fortalece a cultura de Paço do Lumiar e permite que as iniciativas culturais continuem sendo desenvolvidas e valorizadas”.

Dando continuidade – A partir de hoje (30), até dia 05 de agosto, haverá ainda escuta de forma online dando ainda mais tempo para o recebimento das demandas da classe com os mesmos objetivos da escuta presencial.