Blog Veja Agora | Com Junior Araujo - Notícia com veracidade dos fatos

Veja Agora: Pedro Lucas entrega caminhões para os municípios de Jatobá e Mata Roma

Dep. Pedro Lucas Fernandes entregou caminhões para prefeitos

O deputado federal Pedro Lucas Fernandes (UNIÃO/MA), seguindo com sua agenda de incentivo à agricultura familiar, realizou a entrega de caminhões para as cidades de Jatobá e Mata Roma, por meio da Codevasf. As entregas, que também contaram com a presença do secretário Paulo Casé, atendem associações destes municípios que passarão a contar com um caminhão para escoar suas produções agrícolas.

Para o município de Jatobá, a entrega atendeu à Associação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Agricultura Familiar do povoado Taboca da Onça. O equipamento foi recebido pelo prefeito Léo do Banco e pelo vice-prefeito Luzivan, além da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Angélica Gabriellen.

Para a cidade de Mata Roma, onde também foi destinado um caminhão ¾, a entrega beneficiou a Rede Mata Roma Solidária e Sustentabilidade (REMAS), representada na entrega pelo presidente Fernando e que contou com a participação do Sérgio Roberto, liderança do município.

“É uma grande satisfação atender às demandas dessas cidades e poder contribuir pelo desenvolvimento da agricultura familiar nestas regiões. Tenho a certeza que estamos dando um importante passo na geração de mais oportunidade de renda e garantindo que estes produtores possam se desenvolver cada vez mais. O nosso mandato tem esse compromisso e vai seguir atuante no apoio aos nossos pequenos agricultores.” destacou o deputado Pedro Lucas.

Brandão anuncia voucher de aplicativo para pessoas com deficiência


O governador Carlos Brandão anunciou nesta terça-feira (8) o lançamento do Cartão Travessia, um programa voltado à promoção da mobilidade, inclusão e garantia de direitos de pessoas com deficiência severa no estado. A iniciativa prevê o repasse mensal de R$ 500 para custear deslocamentos dessas pessoas através de carros de aplicativo, especialmente em trajetos relacionados a tratamentos de saúde, terapias e outros compromissos essenciais.

De acordo com o governador, a proposta será encaminhada para análise e votação na Assembleia Legislativa do Maranhão. O benefício poderá ser utilizado para pagamentos nos apps de transporte com o uso de veículos previamente cadastrados. O cartão estará disponível tanto para o titular da deficiência quanto para seus responsáveis legais.

“Mais mobilidade, inclusão e direitos”, escreveu Brandão em publicação nas redes sociais, ao comentar a importância da medida. O governador também reforçou que o programa busca garantir acesso digno aos serviços básicos para um público que enfrenta grandes barreiras na locomoção diária.

Veja Agora: Homem é preso no MA após fazer buracos em muro e espionar vizinha tomando banho

A Polícia Civil do Maranhão (PCMA) cumpriu um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem, investigado por descumprir medidas protetivas de urgência, em Imperatriz.

O delegado Alex Coelho, responsável pelo caso informou que, o homem reside em um imóvel ao lado da casa da vítima e vinha persistindo em vários atos de espionagens contra ela.

Segundo consta no inquérito policial, mesmo tendo ciência da medida imposta pelo Poder Judiciário, o investigado descumpriu a ondem judicial, realizado vários buracos no muro divisório entre as residências, possibilitando a visão da área privativa do quintal da casa da vítima, onde ela costuma tomar banho no local.

No no dia 06 de março, o suspeito fez novos furos no muro, sobrepondo os que já haviam sido tapados pela vítima. Já no dia 13 do referido mês, o indivíduo continuou com os atos de espionagens, perfurando novamente o muro, o que levou ao acionamento da Patrulha Maria da Penha. Ao saber da presença policial, o homem tentou fugir do local, mas foi capturado e conduzido à Delegacia.

Após as oitivas, o preso foi recambiado para Unidade Prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

De ex-primeira-dama a influenciadora polêmica: Ingrid Andrade expõe Rui Filho ao ridículo e mira na política

Rui Filho e Ingrid Andrade

Sedenta por seguidores e curtidas, a ex-primeira-dama de Arari, Ingrid Andrade, parece disposta a tudo para se manter em evidência nas redes sociais — até mesmo expor o próprio marido, o ex-prefeito Rui Filho, ao ridículo. O casal, que já teve protagonismo na política local, agora protagoniza memes e vídeos virais de gosto duvidoso, transformando o que restava da imagem pública de Rui em piada nas redes.

Ingrid, que muitos creditam como responsável por afundar a carreira política de Rui, fontes do agora dizem que ela sonha com um novo cargo: quer ser deputada estadual. E nessa nova empreitada digital, ela não mede esforços para viralizar — seja dançando, “kikando”, ou até “macetando” na frente do ex-prefeito, que aparece visivelmente constrangido, mas conivente com o espetáculo.

O que chama ainda mais atenção é o conteúdo de alguns vídeos, que fazem alusão a práticas suspeitas, como rifas e jogos ilegais — atividades proibidas no Maranhão. Caso se confirmem as suspeitas, Ingrid e Rui podem estar flertando não apenas com o cancelamento virtual, mas também com implicações legais.

Enquanto Ingrid Andrade se diverte nas redes, buscando engajamento e criando seu próprio “personagem” político-pop, Rui Filho amarga os reflexos de uma trajetória que vai da chefia do executivo municipal ao papel de figurante de vídeos cômicos e, muitas vezes, constrangedores. A pergunta que fica é: até onde vai a sede por likes? E a que custo?

Lahesio impõe condição: Braide só ajuda se ficar na prefeitura

A fala de Lahesio Bonfim em Imperatriz causou mais ruído do que união. O ex-candidato ao governo exigiu, com todas as letras, que Eduardo Braide permaneça na prefeitura — e ainda sugeriu que o gestor use a máquina municipal nas entrelinhas para turbinar a pré-campanha. “Estamos conversando , Braide é melhor na prefeitura e nos indica um vice”, disparou.

O recado não agradou a todos. Internamente, aliados de Braide consideraram a fala de Lahesio como uma tentativa de intimidar o prefeito, enquanto setores da oposição acusam o médico de querer comandar a direita com mão de ferro. “Ele quer o bolo e a faca”, resumiu um interlocutor próximo a Braide.

Lahesio também tenta atrair figuras influentes como Josimar, Aluísio e Mariana, mas o tom adotado acende alertas. O discurso de unidade esconde um jogo duro por protagonismo, e o risco de um racha dentro da própria oposição cresce a cada fala pública do ex-prefeito.

Urgente!!! Suspeita de favorecimento político: Prefeitura de Anapurus firma contrato milionário com empresa de cidade vizinha


Um contrato milionário firmado pela Prefeitura de Anapurus, comandando pelo Prefeito Dr. Tânios, está no centro de uma polêmica que levanta suspeitas de favorecimento político e negligência com os interesses locais. Trata-se do Pregão Eletrônico nº 001/2025, realizado no último dia 26 de fevereiro, que resultou na contratação de uma empresa da vizinha Mata Roma, a cerca de 12 km de distância, para fornecer combustíveis à frota municipal.

Com valor superior a R$ 2 milhões, a licitação tem como objetivo abastecer os veículos oficiais da prefeitura. Apesar de o critério de julgamento ter sido o menor preço unitário, a escolha de uma fornecedora de fora, em detrimento de postos locais capacitados para atender à demanda, tem gerado desconfiança e protestos entre os moradores.

A decisão implica que os veículos públicos precisarão se deslocar até Mata Roma para abastecimento, o que gera gastos extras com combustível, perda de tempo e maior desgaste dos automóveis. “Isso vai na contramão do princípio da eficiência que rege a administração pública. Se há opções em Anapurus, por que buscar fora?”, questiona um cidadão que preferiu não se identificar.

Indícios de influência política

A polêmica ganhou novos contornos com denúncias que apontam o presidente da Câmara Municipal, Júlio César, como articulador da operação. Natural de Mata Roma, o parlamentar estaria usando sua influência para beneficiar conterrâneos, segundo relatos.

Moradores também denunciam um crescente número de contratados e comissionados oriundos de Mata Roma ocupando cargos na administração pública de Anapurus. “É revoltante ver os filhos da terra sendo deixados de lado, enquanto pessoas de fora ocupam cargos e recebem salários pagos com nosso dinheiro”, lamenta uma moradora do bairro Aeroporto.

Prefeitura sob controle externo?

Para críticos da atual gestão, o prefeito de Anapurus tem se mostrado omisso diante das articulações de bastidores. “Anapurus precisava de um gestor com visão, coragem e projeto de futuro. O que vemos é um cenário de estagnação e submissão a interesses escusos”, disparou um ex-vereador do município.

Denúncia ao Ministério Público

Diante das suspeitas, uma denúncia formal foi protocolada junto ao Ministério Público de Contas do Estado do Maranhão. O órgão deverá apurar a regularidade da licitação, a compatibilidade dos preços com os praticados no mercado e os critérios utilizados para a escolha da empresa vencedora.

Enquanto isso, a população de Anapurus aguarda respostas e ações concretas. Nas ruas, cresce o clamor por transparência, justiça e valorização do comércio e dos trabalhadores locais.

RelAtaEletronica-1

“Os Cara de Pau”: Vereadores de Arari Mantêm Veto e Autorizam Prefeita a Pagar Professores com Salário Mínimo

Veja Agora os Vereadores que Votaram para manter pagamento de Salário mínimo a professores e Técnicos de enfermagem

Prefeita Simplesmente Maria

Enquanto recebem mais de R$ 7 mil por mês e se reúnem apenas uma vez por semana, os vereadores da base aliada da prefeita de Arari, Simplesmente Maria, aprovaram nesta sexta-feira (4) uma decisão polêmica: manteram o veto da gestora que autoriza a contratação de professores recebendo apenas o salário mínimo.

A decisão foi tomada durante sessão da Câmara Municipal, mesmo após forte apelo da bancada de oposição. Os vereadores Aurinete Freitas, Marcelo Santana, Lucinha Brito e Pastorzinho tentaram derrubar o veto que impede o pagamento de salários dignos para professores e outras categorias essenciais do município. No entanto, os aliados da prefeita — Dedê Aboiador, Irmão Ozeias, Lea Lopes, Irmão Nelinho, Polota Mendes e Marise Alves — votaram pela manutenção do veto.

Durante a sessão, secretários e assessores da atual gestão defenderam a proposta, alegando que a derrubada dos vetos causaria aumento de despesas e possível corte de funcionários. A justificativa, no entanto, não convenceu os críticos da medida, que denunciam precarização do serviço público e desvalorização dos profissionais da educação.

Com a decisão, a prefeita Simplesmente Maria está autorizada a seguir com a contratação de cerca de 700 funcionários sem concurso público, incluindo aproximadamente 50 professores que receberão apenas o salário mínimo.

Além disso, os vereadores da base também mantiveram vetos que impedem o pagamento do piso salarial atualizado para técnicos de enfermagem, a inclusão de professores para a Educação de Jovens e Adultos, e a contratação adequada de profissionais de saúde para o Hospital Municipal, UBSs, Caps e CER.

A postura dos vereadores tem gerado indignação entre servidores e parte da população, que vêem uma incoerência gritante entre o alto salário dos parlamentares e a falta de valorização dos trabalhadores essenciais da cidade.

Lei de iniciativa de Osmar Filho instituiu no Maranhão mês de conscientização sobre o autismo

“A lei é um grande passo para promover informação, empatia e respeito às pessoas com Transtorno do Espectro Autista”, celebrou o deputado estadual

Deputada Estadual Osmar Filho

Resultado de uma iniciativa do deputado Osmar Filho (PDT), a Lei nº 12.468/24 instituiu no Maranhão o “Abril Azul”, um mês todo dedicado à conscientização sobre o autismo. Este foi o mês escolhido com esse fim exatamente por coincidir com a data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 18 de dezembro de 2007 para a conscientização acerca dessa questão – o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado anualmente no dia 2 de abril.

“A lei é um grande passo para promover informação, empatia e respeito às pessoas com Transtorno do Espectro Autista”, disse Osmar, ressaltando que ações como essa ajudam a combater preconceitos e garantir mais inclusão e acessibilidade para os autistas e suas famílias. “Quanto mais informação tivermos sobre o TEA, mais poderemos construir um ambiente acolhedor e adaptado às necessidades dessas pessoas”, pontuou.

*Indicadores*
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Passo Fundo (UPF) revela que 1 em cada 30 crianças no Brasil possui TEA. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) estimam que no Maranhão há atualmente aproximadamente 7 mil pessoas com esse espectro.

O termo Transtorno do Espectro Autista reúne desordens do desenvolvimento neurológico presentes desde o nascimento ou começo da infância. Desde 2013, com a atualização do DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), o autismo passou a ser visto como um espectro, abrangendo desde casos mais leves até aqueles que exigem apoio constante.

O suporte terapêutico é fundamental e deve ser multidisciplinar, envolvendo profissionais como psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, neurologistas e psicopedagogos. Cada intervenção é personalizada, focando no desenvolvimento da autonomia, comunicação e bem-estar da pessoa autista. Quanto mais cedo começar o acompanhamento, melhores são as chances de melhoria na qualidade de vida.