Saiu na manhã desta sexta-feira (7) o relatório da Polícia Federal que inocentou o advogado e ex-desembargador eleitoral Gustavo Vilas Boas de qualquer envolvimento no núcleo investigado da Operação 18 Minutos, deflagrada em agosto passado.
A investigação mira um esquema de venda de sentenças no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), mas, segundo a PF, não há indícios de participação de Vilas Boas. O relatório afirma:
“Diante dos elementos colhidos, não é possível inferir que GUSTAVO VILAS BOAS tenha participado do esquema criminoso envolvendo os processos de FRANCISCO XAVIER e o BNB, conduzidos pelo escritório MARANHÃO ADVOGADOS, sendo crível que a sua atuação tenha se dado de forma pontual na referida exceção de incompetência.”
Com a conclusão das investigações, fica reafirmada a probidade e honestidade do advogado, que segue na disputa pela vaga do quinto constitucional aberta no TJMA. Por: Blog do Minard
O ex-prefeito de Araraquara (SP) e atual pré-candidato à presidência do PT Nacional, Edinho Silva, e o presidente da Fundação Perseu Abramo, Paulo Okamotto, foram recepcionados hoje (6), pelo vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, para um almoço amistoso. O momento, contou, ainda, com o presidente Estadual do PT, Francimar Melo; o prefeito de Codó, Francisco Oliveira; o deputado Federal Marcio Jerry; o secretário de Representação institucional no DF, Washington Luiz; além de outros companheiros e lideranças do Partido dos Trabalhadores no estado.
“Nosso Partido celebra 45 anos no estado e é uma grande satisfação receber o Edinho e o Paulo para um diálogo aberto e propositivo para o futuro do PT. É com união e trabalho que segiremos avançando”, falou Camarão.
Apontado como o futuro presidente Nacional do PT, Edinho está no Maranhão para participar das comemorações pelos 45 anos do Partido dos Trabalhadores.
Durante o almoço Edinho reforçou a importância da aproximação junto à classe trabalhadora, principalmente, as novas profissões, vendo como necessário o retorno aos trabalhos de base do Partido.
“É necessário que o PT tenha mais presença e mais capacidade de organização desses trabalhadores das periferias. É um desafio, mas estou animado e nós estamos falando do maior Partido de esquerda da América Latina. Então, precisamos voltar aos nossos trabalhos de base. A gente não consegue fazer disputa ideológica se não estiver presente”, disse Edinho.
Já o presidente da Fundação Perseu Abramo, Paulo Okamotto, destacou o trabalho na Instituição em pensar ações estratégicas, no ponto de vista da prática, realização e política.
“Precisaremos fazer um grande movimento para colocar novamente a classe trabalhadora no centro do PT. E nós nascemos para isso, para criar uma sociedade mais justa, mais fraterna e com mais oportunidades”, enfatizou Paulo Okamotto.
Flavinha esclareceu a polêmica em entrevista ao quadro ‘Bastidores’, do Bom Dia Mirante, da TV Mirante
A prefeita de Zé Doca, Flavinha Cunha (PL), veio a público esclarecer uma polêmica a respeito da substituição da tradicional festa de Carnaval por evento religioso na cidade. Segundo ela, a troca foi fruto da incompatibilidade de agendas dos principais artistas da folia.
“ Em época de Carnaval, é muito complicado a contratação de bandas boas. Nós queremos fazer o melhor Carnaval da região. Por isso, antecipamos em uma semana o nosso Carnaval”, disse.
A declaração foi feita durante uma entrevista ao Bom Dia Mirante, da TV Mirante, no quadro ‘Bastidores’, que cobre as notícias políticas do Maranhão, Brasil e mundo, indo ao ar de segunda a sexta-feira.
No bate-papo com os jornalistas Clóvis Cabalau e Vanessa Fonseca, a prefeita afirmou, ainda, que outras cidades adotam a mesma estratégia, não tendo nenhum tipo de evento nos dias oficiais de folia. Flavinha, no entanto, decidiu aproveitar a folga tradicional para realizar mais um evento na cidade: o “Adora Zé Doca”.
Na ocasião, a gestora também respondeu questionamentos dos apresentadores, disse que não acredita em cancelamento a partir da cobrança do Ministério Público por explicações sobre o assunto e afirmou que os eventos serão custeados por emendas parlamentares destinadas exclusivamente para o setor cultural.
Ao final da conversa, a prefeita zé-doquense declarou que considera toda a polêmica em torno da questão “uma grande discriminação”. Durante a sua participação, ela também destacou algumas atrações dos eventos.
Sobre a prefeita e a cidade
Flavinha Cunha foi eleita com votação expressiva em outubro de 2024: teve 84,2% dos votos válidos. Durante a campanha, ela chegou a apresentar uma proposta em que defendia a ampliação do calendário cultural visando beneficiar não apenas o público secular, mas a população evangélica.
Zé Doca tem 40 mil habitantes, segundo o Censo 2022, e fica no noroeste do Maranhão. Tanto o pré-carnaval quanto o evento gospel devem movimentar a economia e aumentar a movimentação no comércio da cidade.
O que antes era vendido como o “governo do novo” agora se revela um desastre administrativo sem precedentes. A gestão do prefeito Valdenir Diniz transformou Olinda Nova do Maranhão em um verdadeiro caos: servidores concursados e contratados sem receber salários, agentes comunitários municipais de saúde com vencimentos atrasados, hospitais sem medicamentos, seringas ou qualquer estrutura mínima, e uma cidade completamente abandonada.
Funcionários que dedicam suas vidas ao serviço público estão passando dificuldades, sem conseguir pagar suas contas ou sustentar suas famílias. Os agentes municipais de saúde, essenciais para o atendimento da população, também estão sem receber seus salários, o que compromete ainda mais os serviços básicos. Enquanto isso, o prefeito assiste a tudo de braços cruzados, sem dar qualquer explicação ou previsão de pagamento.
Se a situação dos trabalhadores é grave, a da saúde pública é ainda pior. No hospital municipal, não há sequer seringas para aplicação de medicamentos. Pacientes chegam em busca de atendimento e saem de mãos abanando, sem qualquer assistência digna. Doentes sofrem, crianças ficam sem medicação e a população está refém da incompetência da gestão municipal.
Esse é o tal “governo do novo”? A promessa de renovação se transformou em descaso, incompetência e falta de compromisso com o povo. O que se vê é um governo perdido, que não consegue administrar sequer o básico.
Enquanto isso, Olinda Nova do Maranhão segue afundando em um verdadeiro desgoverno, onde o trabalhador sofre, a saúde agoniza e o povo se vê abandonado. Até quando a população vai aguentar essa situação?
O secretário de Estado da Articulação Política do Maranhão, Rubens Pereira, conhecido como “Rubão”, precisou se afastar temporariamente do cargo para realizar uma revisão geral de saúde em São Paulo. O afastamento deve durar aproximadamente 10 dias.
A decisão veio após Rubão passar mal durante uma agenda do governador Carlos Brandão (PSB) no município de Araioses, há pouco mais de uma semana. Na ocasião, ele sofreu uma crise de coluna, o que motivou a necessidade de cuidados médicos mais aprofundados.
Ainda não há informações sobre quem assumirá interinamente a Secretaria de Articulação Política durante o período de afastamento.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) emitiu, na noite desta terça-feira (4), um parecer favorável à reeleição da deputada Iracema Vale (PSB) para a presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema). O documento, assinado pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, sustenta a legalidade do critério de desempate por idade, estabelecido pela Resolução Legislativa nº 1.300/2024, que favorece a atual presidente por ser a candidata com mais idade na disputa.
A norma foi contestada pelo partido Solidariedade, que ajuizou a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7756), alegando que a mudança no Regimento Interno da Alema viola princípios constitucionais como isonomia e impessoalidade. No entanto, a PGR argumenta que o critério etário é objetivo, legítimo e amplamente utilizado em processos legislativos e administrativos, não configurando afronta à Constituição.
O parecer também reforça que a Assembleia Legislativa tem autonomia para definir suas regras internas, desde que não entrem em conflito com a legislação federal. Além disso, a PGR destacou que o critério etário já faz parte do regimento da Alema há mais de 30 anos, afastando a tese de alteração casuística para beneficiar a atual presidente.
No dia 22 de dezembro de 2024, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, já havia indeferido um pedido liminar do Solidariedade para suspender a resolução, entendendo que não havia risco iminente. Com o novo parecer da PGR, a tendência é que o STF mantenha a regra válida para a eleição da Mesa Diretora da Alema, consolidando a posição favorável à reeleição de Iracema Vale.
O vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, esteve em Brasília nesta terça-feira (4) para tratar de questões prioritárias relacionadas à educação e ao desenvolvimento de municípios maranhenses. Durante a agenda, ele se reuniu com representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Procuradoria-Geral da União (AGU) para discutir obras paralisadas, pagamentos pendentes e precatórios do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério).
No FNDE, Camarão abordou demandas educacionais de 15 municípios maranhenses, incluindo Altamira, Apicum-Açu, Bequimão, Bom Jardim, Codó, Igarapé do Meio, Loreto, Morros, Paulo Ramos, Peritoró, Presidente Juscelino, Primeira Cruz, Santo Amaro, Tuntum e Vitória do Mearim. O foco foi destravar obras paradas e resolver pendências financeiras que impactam diretamente a qualidade da educação municipal. O vice-governador destacou a importância de agilizar esses processos para garantir melhorias nas escolas e no atendimento aos estudantes.
Na AGU, o vice-governador debateu com a procuradora Nacional da União de Negociação, Clara Nitão, a viabilidade de um acordo entre 28 municípios maranhenses e a União sobre os precatórios do Fundef. Esses recursos são essenciais para investimentos na educação básica, e a negociação busca garantir que os municípios recebam os valores devidos. Camarão ressaltou a importância de resolver essas pendências históricas para fortalecer o sistema educacional no estado.
Além das pautas educacionais, Felipe Camarão também se reuniu com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, para tratar de mediação de conflitos agrários e fortalecimento da agricultura familiar no Maranhão. No Ministério das Cidades, ele discutiu com o ministro Jader Filho ações como o Programa Minha Casa, Minha Vida e a instalação de banheiros sanitários em residências vulneráveis. O vice-governador agradeceu a receptividade dos ministros e reforçou o compromisso de levar adiante as demandas dos municípios maranhenses.
A Câmara Municipal de São Luís aprovou, nesta terça-feira (04), requerimento de autoria da vereadora Clara Gomes para implantação de creche em tempo integral no bairro do São Francisco. Em seu primeiro pronunciamento na tribuna, a parlamentar defendeu a realização de estudo técnico pela Prefeitura de São Luís, para que o bairro seja contemplado com esse equipamento que tem por objetivo atender à crescente demanda por educação infantil de qualidade e oferecer suporte às famílias da região que necessitam de um espaço seguro e educativo para seus filhos durante todo o dia.
“O bairro do São Francisco é uma área densamente povoada de São Luís, onde muitas famílias enfrentam desafios relacionados à educação infantil, especialmente no que diz respeito à disponibilidade de vagas em creches públicas. A ausência de uma creche em tempo integral na localidade tem sido uma preocupação constante para os moradores, que frequentemente precisam recorrer a alternativas distantes ou inadequadas para o cuidado de suas crianças”, justificou a parlamentar.
A proposta da vereadora Clara Gomes destaca a importância de investimentos na primeira infância, ressaltando que a criação de uma creche em tempo integral no São Francisco não apenas beneficiaria as crianças, proporcionando-lhes um ambiente propício ao desenvolvimento cognitivo e social, mas também auxiliaria os pais e responsáveis, especialmente as mães de famílias, permitindo-lhes maior tranquilidade para se dedicarem às suas atividades fora de casa.
Mais creches em tempo integral em São Luís
Para a vereadora, é importante que essa política pública se expanda para outras regiões da cidade a fim de garantir ambiente seguro para o desenvolvimento dessas crianças, enquanto as mulheres possam ter condições de serem inseridas no mercado de trabalho. “Vamos nos empenhar para assegurar que mais bairros de São Luís sejam contemplados com essa importante política pública”, concluiu.
Em janeiro, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, inaugurou a sétima creche de tempo integral da rede municipal de ensino, localizada no bairro da Cohab Anil. Desde o início de seu mandato, em 2021, o Prefeito já entregou outras seis unidades de tempo integral, espalhadas por diferentes regiões de São Luís, beneficiando milhares de famílias com espaços modernos, seguros e preparados para atender crianças de 1 a 5 anos.
As unidades inauguradas anteriormente são Creche São Raimundo (São Raimundo); Recanto Verde (Vila Itamar); Vila Isabel (Vila Isabel/Itaqui-Bacanga); Maria Firmina dos Reis (Residencial Alexandra Tavares/Cidade Olímpica); Santo Antônio (Residencial Santo Antônio); e Santa Helena (região do Quebra Pote).
A vereadora reconhece o esforço do poder público, mas é preciso que mais bairros de São Luís sejam contemplados com esse importante espaço para o desenvolvimento das crianças ludovicenses.