Blog Veja Agora | Com Junior Araujo - Notícia com veracidade dos fatos

Marquinhos faz história: Passe Livre Estudantil é aprovado e beneficiará milhares de alunos em São Luís!

Vereador Marquinhos

A luta do vereador Marquinhos em defesa do Passe Livre Estudantil obteve uma vitória histórica na Câmara Municipal de São Luís. Com a aprovação de uma emenda ao Projeto de Lei 210/2024, estudantes da capital terão direito a duas passagens diárias gratuitas no transporte público, sem restrições de renda ou localização.

A medida, que realoca R$ 21 milhões do orçamento municipal, foi amplamente defendida pelo parlamentar como um passo fundamental para a inclusão social e a permanência dos alunos na escola. “O alto custo do transporte tem levado muitos estudantes a abandonarem os estudos. Agora, estamos garantindo o direito à educação para milhares de jovens ludovicenses”, celebrou Marquinhos.

O apoio popular foi decisivo para a aprovação da proposta: em plebiscito realizado nas últimas eleições, 89,91% dos votantes manifestaram-se favoráveis ao passe livre. Com essa conquista, São Luís se junta a outras capitais que já adotaram o benefício, como Fortaleza, Maceió, Manaus, Brasília e Belo Horizonte.

Agora, cabe à Prefeitura definir os próximos passos para a implementação da nova política, assegurando que o direito ao transporte gratuito se torne realidade para os estudantes da cidade.

Brandão anuncia ampliação de voos para Brasília, Fortaleza e Guarulhos

Foto Reprodução

O governador Carlos Brandão anunciou, nesta segunda-feira (12), um incremento na malha aérea do Maranhão, fruto de uma parceria entre o governo estadual, o governo federal e a companhia aérea Latam.

A medida aumentará a frequência de voos conectando São Luís a Brasília, Fortaleza e Guarulhos, três dos principais polos de conexão do país.

Com a ampliação, o número de voos semanais entre São Luís e Brasília passará de sete para dez. O mesmo acréscimo será implementado na rota para Fortaleza. Já os voos para Guarulhos subirão de 21 para 24.

Veja Agora: Paulo Victor abre trabalhos legislativos na Câmara Municipal

Em seu discurso de abertura, o Presidente da Casa recomendou à Mesa Diretora e aos vereadores tranquilidade na condução dos trabalhos

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Victor (PSB), deu início aos trabalhos da 21ª legislatura, em sessão solene realizada no Plenário Simão Estácio da Silveira, nesta segunda-feira (03). Em seu discurso de abertura, ele recomendou à Mesa Diretora da Casa e aos vereadores tranquilidade na condução dos trabalhos: “No nosso ordenamento jurídico, o Poder Legislativo é o único que emana do povo, produzindo leis que beneficiam a nossa população. Se faz necessário, sobretudo, que cada parlamentar tenha essa responsabilidade, não só com as políticas públicas, mas com as vidas das pessoas”.

Representando o prefeito Eduardo Braide (PSD), o secretário de governo do município, Emílio Murad desejou um ano de muitas ações para o Legislativo Municipal, que segundo ele, tem sido parceiro no desenvolvimento da gestão da Prefeitura de São Luís. “Que a gente possa ter um relacionamento cada vez mais proveitoso e de grandes realizações com a participação da Câmara”, disse, lembrando que o Parlamento fala em nome da população, sendo assim o principal perpetuador da democracia.

Da mesma forma, representando o governador Carlos Brandão (PSB), Sebastião Madeira, secretário chefe da Casa Civil, saudou a todos os vereadores, lembrando que o Legislativo Municipal é fundamental para a democracia. “Os vereadores são para a democracia como os vasos capilares são para o corpo humano. São aqueles que chegam às últimas células, para trazer oxigênio e levar as impurezas para serem eliminadas do organismo”, disse o médico por formação, fazendo uma analogia para apontar os parlamentares como aqueles que têm uma proximidade maior com o povo e, portanto, com as suas necessidades.

Também fizeram parte da mesa a subprocuradora geral de Justiça para Assuntos Administrativos Regina Maria da Costa Leite, que representou o procurador geral de Justiça Danilo de Castro; o 2º subdefensor geral do Estado, Paulo Rodrigues da Costa, representando o defensor público geral, Gabriel Santana; o presidente do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) no Maranhão, Marcus Brandão; e, o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio/MA), Maurício Aragão Feijó; além dos vereadores Aldir Júnior (PL) e Thyago Freitas (PRD), respectivamente 1º e 2º secretários da Mesa Diretora.

Ainda marcaram presença na solenidade, o secretário adjunto de Estado de Articulação Política, Jota Pinto; o comandante do Centro Tático Aéreo (CTA-MA), tenente-coronel Luis Magno; e, o primeiro secretário da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Pedro Robson Holanda, entre outras autoridades.

Cantanhede recebe nova viatura para a Polícia Militar por solicitação do prefeito Zé Martinho o Kabão

Cantanhede foi contemplada com uma nova viatura para reforçar o trabalho da Polícia Militar no município. A entrega do veículo é fruto de uma solicitação do prefeito Zé Martinho, o Kabão (MDB).

A nova viatura faz parte do esforço da gestão municipal para fortalecer a segurança pública e garantir melhores condições de trabalho para os policiais que atuam na cidade. O prefeito Zé Martinho destacou a importância do investimento, ressaltando que a segurança é uma prioridade e que a chegada do novo veículo permitirá uma resposta mais rápida e eficaz às ocorrências.

“Nosso compromisso é buscar sempre melhorias para Cantanhede, e essa viatura representa mais um avanço na segurança da nossa população. Agradeço a todos os envolvidos nessa conquista”, afirmou o prefeito.

A entrega do veículo contou com a presença de autoridades locais, representantes da Polícia Militar e membros da administração municipal. A nova viatura será incorporada à frota da PM, contribuindo para o patrulhamento ostensivo e o combate à criminalidade na região.

A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Cantanhede em apoiar as forças de segurança e trabalhar para proporcionar mais tranquilidade aos moradores.

Camarão se afasta de Othelino após aproximação do deputado com Eduardo Braide

A relação entre o vice-governador e o deputado estadual Othelino Neto (Solidariedade) já não era das melhores desde que o Felipe Camarão se reaproximou de Carlos Brandão.

Incomodado com os ataques sistemáticos de Othelino contra o governo que acabaram respingando no seu nome e atrapalhando o seu caminho para 2026, o vice já vinha dando sinais de distanciamento tantos nas redes sociais como em agendas públicas.

A gota d’água que azedou de vez essa relação foi a aproximação de Othelino com Braide culminando com a filiação do irmão do prefeito no Solidariedade e a formação do bloco oposicionista na Assembleia com o PCdoB, em um encontro recente entre os dois o clima não foi consensual e afastamento ficou explicito.

Felipe Camarão que já vinha tentando amenizar o clima tenso entre o governo e o grupo oposicionista, agora trabalha para desmobilizar a formação do bloco que une Solidariedade e PCdoB.

A missão é difícil pelo grau de insatisfação que os comunistas ainda têm com o governo, mas, sem relação mais com Othelino e o Solidariedade, o vice aposta na relação que tem com o deputado federal Marcio Jerry para acalmar o PCdoB. Ele quer que o partido forme bloco com o Podemos, como sugeriu em sua recente declaração nas redes sociais.

Iracema Vale destaca comemorações pelos 190 anos da Assembleia na abertura do Ano Legislativo

Iracema vale disse que, ao longo dos 190 anos, a Assembleia acompanhou a história do Maranhão, sempre mantendo sua missão de lutar pela população

A presidente da Casa disse que a data será marcada por importantes celebrações para preservar a memória e a contribuição da Assembleia para a sociedade

Durante a sessão solene de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), realizada na manhã desta segunda-feira (3), a presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB), destacou os 190 anos do Parlamento Estadual, que serão comemorados com uma ampla programação a ser iniciada no próximo dia 16 de fevereiro.

“Este é um momento ainda mais especial porque, em 2025, celebramos os 190 anos da Assembleia Legislativa do Maranhão. Esta Casa, que nasceu em 1835, é um dos pilares da democracia maranhense. Aqui, ao longo de quase dois séculos, foram debatidos e aprovados os mais importantes projetos para o desenvolvimento do nosso estado”, destacou Iracema Vale logo em seu discurso.

A deputada disse ainda que, ao longo dos 190 anos, a Assembleia acompanhou a história do desenvolvimento do Maranhão, atravessando períodos de transformações, crises e avanços, mas sempre mantendo sua missão junto à população.

“Tenho a imensa honra de fazer parte dessa história, especialmente como a primeira mulher a presidir o Legislativo maranhense. Esta é uma conquista coletiva, porque simboliza o avanço das mulheres na política e mostra que o Maranhão está disposto a ser mais igualitário, seja elegendo mais mulheres ou as apoiando na ocupação de espaços importantes. Agradeço, mais uma vez, a cada um dos meus pares deputados pela confiança depositada em mim. Este é um reconhecimento que me enche de gratidão, mas, acima de tudo, me motiva a continuar trabalhando incansavelmente por esta Casa e pelo nosso estado”, ressaltou.

Ao lado do governador Brandão, Iracema Vale disse que presidir o Legislativo é uma conquista coletiva, porque simboliza o avanço das mulheres na política

Selo comemorativo

Na ocasião, Iracema Vale anunciou o lançamento do selo comemorativo em alusão aos 190
anos da Assembleia e deu mais detalhes sobre a programação de aniversário, que iniciará no dia 16 de fevereiro.

Nessa data, será realizada uma corrida comemorativa que reunirá 3 mil corredores, com inscrições feitas por meio da doação de cestas básicas. Já no dia 17, está previsto um curso especial com o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador José de Ribamar Froes Sobrinho, que trará reflexões sobre a justiça e o papel do Legislativo na construção de um estado mais justo.

No dia 18 de fevereiro, acontecerá a inauguração do Memorial ALEMA, um espaço que contará a trajetória desta Casa, preservando a sua história e oferecendo um local de pesquisa para toda a população maranhense. Já no dia 19, será feito o lançamento da plataforma Alema Play, um aplicativo onde serão exibidos filmes e documentários sobre assuntos diversos e ainda sobre o trabalho desenvolvido nesta Casa.

Por fim, no dia 20 de fevereiro, acontecerá a sessão solene alusiva aos 190 anos da ALEMA e aos 35 anos da Constituição Estadual, ocasião em que será lançada a Constituição Estadual Anotada, um importante instrumento para fortalecer o conhecimento sobre nossas leis e garantir mais transparência e acessibilidade ao cidadão.

“Além das celebrações, iniciamos este biênio com metas claras e o dever de continuar aproximando a Assembleia do povo maranhense. Queremos estar cada vez mais presentes nas comunidades e municípios, ouvindo as demandas da população e discutindo os grandes temas do estado com responsabilidade e empenho”, concluiu Iracema Vale.

Agência Assembleia

TJMA integra inteligência artificial do Google para otimizar trabalho de magistrados e servidores

Foto Reprodução

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) anunciou a integração da ferramenta Gemini, uma solução avançada de inteligência artificial desenvolvida pela Google, ao Google Workspace (central de serviços e produtos) utilizado pela instituição. A novidade estará disponível, em sua versão mais atualizada, para magistrados, magistradas, servidores e servidoras a partir da próxima semana.

A ferramenta possibilitará o acesso a recursos modernos que visam otimizar tarefas, auxiliar na redação de textos, analisar dados e aprimorar a produtividade no ambiente de trabalho. Desde novembro de 2024, magistrados, magistradas, servidores e servidoras já podiam utilizar, em fase teste, a versão de avaliação do Gemini Enterprise.

Os usuários e usuárias poderão acessar a ferramenta diretamente por meio de suas contas institucionais, beneficiando-se das funcionalidades avançadas que a tecnologia oferece. No entanto, o TJMA ressalta que o uso do Gemini deve estar em conformidade com as diretrizes de segurança da informação e as normas institucionais, especialmente em relação à proteção de dados sensíveis e ao sigilo de informações processuais e administrativas.

O Gemini está localizado no painel lateral junto ao Gmail, Docs, Drive, Apresentações e Planilhas do Worspace. Ele é representado por uma estrela de quatro pontas.

Para esclarecer dúvidas ou obter suporte técnico, os usuários podem entrar em contato com a Diretoria de Tecnologia da Informação e Automação do TJMA através do e-mail informatica@tjma.jus.br ou pelo Serviço de Atendimento ao Usuário, no telefone (98) 2055-2055.

Em posse, Osmar Filho reforça compromisso de seguir contribuindo com os avanços da gestão de Iracema Vale

O deputado foi reconduzido à 3ª Secretaria da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão para o biênio 2025-2027

Empossado 3º Secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão para o biênio 2025/2027, Osmar Filho (PDT) expressou sua gratidão aos companheiros de mandato pela confiança de mantê-lo no cargo e reforçou seu compromisso em continuar contribuindo com os avanços da gestão da presidente Iracema Vale (PSB) na administração da Casa. “Assim como foi na gestão passada, tenho certeza de que a Mesa Diretora dará sua contribuição, juntamente com todos os deputados em favor do Maranhão e dos maranhenses”, disse o parlamentar, que compareceu à solenidade acompanhado da esposa, a vereadora Clara Gomes (PSD).

O ato de recondução ocorreu na manhã deste sábado (1º), durante a posse da nova Mesa Diretora do Legislativo Estadual, que ficou com a seguinte composição: Iracema Vale, Presidente; Antônio Pereira (PSB) 1º Vice-presidente; Fabiana Vilar (PL) no cargo de 2º Vice-presidente; Hemetério Weba (PP), 3º Vice-presidente; e Andreia Rezende (PSB) 4º Vice-Presidente. Davi Brandão (PSB), na função de 1º Secretário; Glalbert Cutrim (PDT) como 2º Secretário; Osmar Filho (PDT) no cargo de 3º Secretário e Guilherme Paz (PRD) como Quarto Secretário.

Na oportunidade, a deputada Dra. Vivianne (PDT) também assumiu a Procuradoria da Mulher da Assembleia. Eleita por unanimidade, a parlamentar substitui a deputada Daniella (PSB).