A luta do vereador Marquinhos em defesa do Passe Livre Estudantil obteve uma vitória histórica na Câmara Municipal de São Luís. Com a aprovação de uma emenda ao Projeto de Lei 210/2024, estudantes da capital terão direito a duas passagens diárias gratuitas no transporte público, sem restrições de renda ou localização.
A medida, que realoca R$ 21 milhões do orçamento municipal, foi amplamente defendida pelo parlamentar como um passo fundamental para a inclusão social e a permanência dos alunos na escola. “O alto custo do transporte tem levado muitos estudantes a abandonarem os estudos. Agora, estamos garantindo o direito à educação para milhares de jovens ludovicenses”, celebrou Marquinhos.
O apoio popular foi decisivo para a aprovação da proposta: em plebiscito realizado nas últimas eleições, 89,91% dos votantes manifestaram-se favoráveis ao passe livre. Com essa conquista, São Luís se junta a outras capitais que já adotaram o benefício, como Fortaleza, Maceió, Manaus, Brasília e Belo Horizonte.
Agora, cabe à Prefeitura definir os próximos passos para a implementação da nova política, assegurando que o direito ao transporte gratuito se torne realidade para os estudantes da cidade.
O governador Carlos Brandão anunciou, nesta segunda-feira (12), um incremento na malha aérea do Maranhão, fruto de uma parceria entre o governo estadual, o governo federal e a companhia aérea Latam.
A medida aumentará a frequência de voos conectando São Luís a Brasília, Fortaleza e Guarulhos, três dos principais polos de conexão do país.
Com a ampliação, o número de voos semanais entre São Luís e Brasília passará de sete para dez. O mesmo acréscimo será implementado na rota para Fortaleza. Já os voos para Guarulhos subirão de 21 para 24.
Em seu discurso de abertura, o Presidente da Casa recomendou à Mesa Diretora e aos vereadores tranquilidade na condução dos trabalhos
O presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Victor (PSB), deu início aos trabalhos da 21ª legislatura, em sessão solene realizada no Plenário Simão Estácio da Silveira, nesta segunda-feira (03). Em seu discurso de abertura, ele recomendou à Mesa Diretora da Casa e aos vereadores tranquilidade na condução dos trabalhos: “No nosso ordenamento jurídico, o Poder Legislativo é o único que emana do povo, produzindo leis que beneficiam a nossa população. Se faz necessário, sobretudo, que cada parlamentar tenha essa responsabilidade, não só com as políticas públicas, mas com as vidas das pessoas”.
Representando o prefeito Eduardo Braide (PSD), o secretário de governo do município, Emílio Murad desejou um ano de muitas ações para o Legislativo Municipal, que segundo ele, tem sido parceiro no desenvolvimento da gestão da Prefeitura de São Luís. “Que a gente possa ter um relacionamento cada vez mais proveitoso e de grandes realizações com a participação da Câmara”, disse, lembrando que o Parlamento fala em nome da população, sendo assim o principal perpetuador da democracia.
Da mesma forma, representando o governador Carlos Brandão (PSB), Sebastião Madeira, secretário chefe da Casa Civil, saudou a todos os vereadores, lembrando que o Legislativo Municipal é fundamental para a democracia. “Os vereadores são para a democracia como os vasos capilares são para o corpo humano. São aqueles que chegam às últimas células, para trazer oxigênio e levar as impurezas para serem eliminadas do organismo”, disse o médico por formação, fazendo uma analogia para apontar os parlamentares como aqueles que têm uma proximidade maior com o povo e, portanto, com as suas necessidades.
Também fizeram parte da mesa a subprocuradora geral de Justiça para Assuntos Administrativos Regina Maria da Costa Leite, que representou o procurador geral de Justiça Danilo de Castro; o 2º subdefensor geral do Estado, Paulo Rodrigues da Costa, representando o defensor público geral, Gabriel Santana; o presidente do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) no Maranhão, Marcus Brandão; e, o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio/MA), Maurício Aragão Feijó; além dos vereadores Aldir Júnior (PL) e Thyago Freitas (PRD), respectivamente 1º e 2º secretários da Mesa Diretora.
Ainda marcaram presença na solenidade, o secretário adjunto de Estado de Articulação Política, Jota Pinto; o comandante do Centro Tático Aéreo (CTA-MA), tenente-coronel Luis Magno; e, o primeiro secretário da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Pedro Robson Holanda, entre outras autoridades.
Cantanhede foi contemplada com uma nova viatura para reforçar o trabalho da Polícia Militar no município. A entrega do veículo é fruto de uma solicitação do prefeito Zé Martinho, o Kabão (MDB).
A nova viatura faz parte do esforço da gestão municipal para fortalecer a segurança pública e garantir melhores condições de trabalho para os policiais que atuam na cidade. O prefeito Zé Martinho destacou a importância do investimento, ressaltando que a segurança é uma prioridade e que a chegada do novo veículo permitirá uma resposta mais rápida e eficaz às ocorrências.
“Nosso compromisso é buscar sempre melhorias para Cantanhede, e essa viatura representa mais um avanço na segurança da nossa população. Agradeço a todos os envolvidos nessa conquista”, afirmou o prefeito.
A entrega do veículo contou com a presença de autoridades locais, representantes da Polícia Militar e membros da administração municipal. A nova viatura será incorporada à frota da PM, contribuindo para o patrulhamento ostensivo e o combate à criminalidade na região.
A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Cantanhede em apoiar as forças de segurança e trabalhar para proporcionar mais tranquilidade aos moradores.
A relação entre o vice-governador e o deputado estadual Othelino Neto (Solidariedade) já não era das melhores desde que o Felipe Camarão se reaproximou de Carlos Brandão.
Incomodado com os ataques sistemáticos de Othelino contra o governo que acabaram respingando no seu nome e atrapalhando o seu caminho para 2026, o vice já vinha dando sinais de distanciamento tantos nas redes sociais como em agendas públicas.
A gota d’água que azedou de vez essa relação foi a aproximação de Othelino com Braide culminando com a filiação do irmão do prefeito no Solidariedade e a formação do bloco oposicionista na Assembleia com o PCdoB, em um encontro recente entre os dois o clima não foi consensual e afastamento ficou explicito.
Felipe Camarão que já vinha tentando amenizar o clima tenso entre o governo e o grupo oposicionista, agora trabalha para desmobilizar a formação do bloco que une Solidariedade e PCdoB.
A missão é difícil pelo grau de insatisfação que os comunistas ainda têm com o governo, mas, sem relação mais com Othelino e o Solidariedade, o vice aposta na relação que tem com o deputado federal Marcio Jerry para acalmar o PCdoB. Ele quer que o partido forme bloco com o Podemos, como sugeriu em sua recente declaração nas redes sociais.
Iracema vale disse que, ao longo dos 190 anos, a Assembleia acompanhou a história do Maranhão, sempre mantendo sua missão de lutar pela população
A presidente da Casa disse que a data será marcada por importantes celebrações para preservar a memória e a contribuição da Assembleia para a sociedade
Durante a sessão solene de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), realizada na manhã desta segunda-feira (3), a presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB), destacou os 190 anos do Parlamento Estadual, que serão comemorados com uma ampla programação a ser iniciada no próximo dia 16 de fevereiro.
“Este é um momento ainda mais especial porque, em 2025, celebramos os 190 anos da Assembleia Legislativa do Maranhão. Esta Casa, que nasceu em 1835, é um dos pilares da democracia maranhense. Aqui, ao longo de quase dois séculos, foram debatidos e aprovados os mais importantes projetos para o desenvolvimento do nosso estado”, destacou Iracema Vale logo em seu discurso.
A deputada disse ainda que, ao longo dos 190 anos, a Assembleia acompanhou a história do desenvolvimento do Maranhão, atravessando períodos de transformações, crises e avanços, mas sempre mantendo sua missão junto à população.
“Tenho a imensa honra de fazer parte dessa história, especialmente como a primeira mulher a presidir o Legislativo maranhense. Esta é uma conquista coletiva, porque simboliza o avanço das mulheres na política e mostra que o Maranhão está disposto a ser mais igualitário, seja elegendo mais mulheres ou as apoiando na ocupação de espaços importantes. Agradeço, mais uma vez, a cada um dos meus pares deputados pela confiança depositada em mim. Este é um reconhecimento que me enche de gratidão, mas, acima de tudo, me motiva a continuar trabalhando incansavelmente por esta Casa e pelo nosso estado”, ressaltou.
Ao lado do governador Brandão, Iracema Vale disse que presidir o Legislativo é uma conquista coletiva, porque simboliza o avanço das mulheres na política
Selo comemorativo
Na ocasião, Iracema Vale anunciou o lançamento do selo comemorativo em alusão aos 190
anos da Assembleia e deu mais detalhes sobre a programação de aniversário, que iniciará no dia 16 de fevereiro.
Nessa data, será realizada uma corrida comemorativa que reunirá 3 mil corredores, com inscrições feitas por meio da doação de cestas básicas. Já no dia 17, está previsto um curso especial com o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador José de Ribamar Froes Sobrinho, que trará reflexões sobre a justiça e o papel do Legislativo na construção de um estado mais justo.
No dia 18 de fevereiro, acontecerá a inauguração do Memorial ALEMA, um espaço que contará a trajetória desta Casa, preservando a sua história e oferecendo um local de pesquisa para toda a população maranhense. Já no dia 19, será feito o lançamento da plataforma Alema Play, um aplicativo onde serão exibidos filmes e documentários sobre assuntos diversos e ainda sobre o trabalho desenvolvido nesta Casa.
Por fim, no dia 20 de fevereiro, acontecerá a sessão solene alusiva aos 190 anos da ALEMA e aos 35 anos da Constituição Estadual, ocasião em que será lançada a Constituição Estadual Anotada, um importante instrumento para fortalecer o conhecimento sobre nossas leis e garantir mais transparência e acessibilidade ao cidadão.
“Além das celebrações, iniciamos este biênio com metas claras e o dever de continuar aproximando a Assembleia do povo maranhense. Queremos estar cada vez mais presentes nas comunidades e municípios, ouvindo as demandas da população e discutindo os grandes temas do estado com responsabilidade e empenho”, concluiu Iracema Vale.
O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) anunciou a integração da ferramenta Gemini, uma solução avançada de inteligência artificial desenvolvida pela Google, ao Google Workspace (central de serviços e produtos) utilizado pela instituição. A novidade estará disponível, em sua versão mais atualizada, para magistrados, magistradas, servidores e servidoras a partir da próxima semana.
A ferramenta possibilitará o acesso a recursos modernos que visam otimizar tarefas, auxiliar na redação de textos, analisar dados e aprimorar a produtividade no ambiente de trabalho. Desde novembro de 2024, magistrados, magistradas, servidores e servidoras já podiam utilizar, em fase teste, a versão de avaliação do Gemini Enterprise.
Os usuários e usuárias poderão acessar a ferramenta diretamente por meio de suas contas institucionais, beneficiando-se das funcionalidades avançadas que a tecnologia oferece. No entanto, o TJMA ressalta que o uso do Gemini deve estar em conformidade com as diretrizes de segurança da informação e as normas institucionais, especialmente em relação à proteção de dados sensíveis e ao sigilo de informações processuais e administrativas.
O Gemini está localizado no painel lateral junto ao Gmail, Docs, Drive, Apresentações e Planilhas do Worspace. Ele é representado por uma estrela de quatro pontas.
Para esclarecer dúvidas ou obter suporte técnico, os usuários podem entrar em contato com a Diretoria de Tecnologia da Informação e Automação do TJMA através do e-mail informatica@tjma.jus.br ou pelo Serviço de Atendimento ao Usuário, no telefone (98) 2055-2055.
O deputado foi reconduzido à 3ª Secretaria da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão para o biênio 2025-2027
Empossado 3º Secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão para o biênio 2025/2027, Osmar Filho (PDT) expressou sua gratidão aos companheiros de mandato pela confiança de mantê-lo no cargo e reforçou seu compromisso em continuar contribuindo com os avanços da gestão da presidente Iracema Vale (PSB) na administração da Casa. “Assim como foi na gestão passada, tenho certeza de que a Mesa Diretora dará sua contribuição, juntamente com todos os deputados em favor do Maranhão e dos maranhenses”, disse o parlamentar, que compareceu à solenidade acompanhado da esposa, a vereadora Clara Gomes (PSD).
O ato de recondução ocorreu na manhã deste sábado (1º), durante a posse da nova Mesa Diretora do Legislativo Estadual, que ficou com a seguinte composição: Iracema Vale, Presidente; Antônio Pereira (PSB) 1º Vice-presidente; Fabiana Vilar (PL) no cargo de 2º Vice-presidente; Hemetério Weba (PP), 3º Vice-presidente; e Andreia Rezende (PSB) 4º Vice-Presidente. Davi Brandão (PSB), na função de 1º Secretário; Glalbert Cutrim (PDT) como 2º Secretário; Osmar Filho (PDT) no cargo de 3º Secretário e Guilherme Paz (PRD) como Quarto Secretário.
Na oportunidade, a deputada Dra. Vivianne (PDT) também assumiu a Procuradoria da Mulher da Assembleia. Eleita por unanimidade, a parlamentar substitui a deputada Daniella (PSB).