O deputado estadual Osmar Filho (PDT) e sua esposa, Clara Gomes (PSD), recém-eleita vereadora de São Luís, promoveram no último sábado (26) a Festa das Crianças na Praça de Ilhinha, localizada na região do bairro São Francisco, na capital maranhense. A iniciativa, organizada em celebração ao Dia das Crianças (comemorado no dia 12 de outubro), foi marcada por uma programação diversificada, incluindo atividades lúdicas, serviço de saúde bucal infantil, espaço de inclusão, e sorteios de brinquedos para as crianças presentes.
“Agradecemos ao governador Carlos Brandão, por meio da Secretaria de Cultura do Maranhão, ao instituto Aitana, à minha equipe e aos voluntários que contribuíram para que o evento fosse um sucesso”, disse Osmar, reconhecendo ainda a dedicação da sua esposa na realização da festa.
Acompanhando sua filha nas atividades do evento, a moradora Letícia Nunes destacou sua satisfação com a preocupação do deputado e de Clara em relação à comunidade. “É um evento muito bom para a comunidade”, disse a jovem mãe, acrescentando que a comunidade precisa de acompanhamento e, que nesse aspecto, os dois estão sempre presentes no bairro.
A ação reforça a presença dos dois políticos em atividades sociais voltadas para a comunidade, combinando entretenimento e cidadania ao proporcionar, não apenas lazer, mas também serviços importantes para o bem-estar das crianças da região.
Imperatriz, a segunda maior cidade do Maranhão, viveu uma eleição marcada por uma disputa intensa e histórica neste segundo turno. O deputado estadual Rildo Amaral (PP) foi eleito prefeito da cidade, obtendo 55,11% dos votos, o equivalente a 81.942 votos. Em uma acirrada disputa, Amaral superou Mariana Carvalho, que obteve 66.752 votos, ou 44,89% do total, consolidando-se como o novo líder municipal.
A eleição deste ano entra para a história de Imperatriz, sendo a primeira vez que a cidade decide sua liderança em segundo turno. A vitória de Rildo Amaral não apenas muda o cenário político local, mas também gera impactos na estrutura da Assembleia Legislativa do Maranhão. Com sua saída para assumir a prefeitura, o suplente Catulé Júnior assumirá a cadeira de Rildo, promovendo uma nova dinâmica no parlamento estadual.
Além de Rildo Amaral, outros deputados estaduais conquistaram prefeituras em municípios maranhenses. Juscelino Marreca foi eleito em Santa Luzia, Rafael em Timon e Roberto Costa em Bacabal, todos também deixando suas posições na Assembleia Legislativa. Esses resultados reforçam a presença de lideranças regionais no poder municipal, trazendo uma renovação significativa para as administrações locais no estado.
A prefeita eleita de Igarapé do Meio, Aldenira Silva, enfrenta uma situação delicada de saúde e está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Carlos Macieira, em São Luís. Segundo informações apuradas pelo Blog, a gestora do município da Baixada Maranhense apresenta um quadro gravíssimo de saúde, suspeitando-se de uma infecção generalizada.
Aldenira começou a sentir-se mal antes das eleições, realizadas no dia 6 deste mês. Apesar dos sintomas, manteve a campanha e foi eleita com mais de 6 mil votos, contando com o apoio do atual prefeito, Almeida Sousa. Contudo, logo após o término do pleito, a prefeita eleita precisou ser hospitalizada devido ao agravamento de seu estado de saúde. A expectativa é de que ela passe por uma cirurgia nesta sexta-feira (25).
A situação de saúde de Aldenira preocupa seus apoiadores e eleitores. Nos últimos dias, o prefeito Almeida confirmou publicamente o estado crítico da gestora. Em nota divulgada na terça-feira (23), a coordenação de campanha informou que Aldenira teve de se ausentar da cidade por motivos de saúde, agradecendo ao apoio recebido durante este momento difícil.
Ainda nesta semana, a deputada estadual Solange Almeida, esposa do prefeito atual de Igarapé do Meio, publicou uma foto ao lado de Aldenira, porém sem comentar sobre seu estado de saúde. Em mensagem emocionante, Aldenira pediu que os cidadãos rezassem por sua recuperação: “Peço que intercedam a Deus por mim em suas orações, para que eu me recupere logo e possa voltar a fazer o que mais amo: estar ao lado do nosso povo e trabalhar por cada um de vocês. Em breve, estarei de volta, ao lado de todos vocês”, declarou.
Aldenira, de 58 anos, é natural de Monção e possui uma trajetória política destacada. Já foi vereadora em diversas ocasiões e, em 2020, elegeu-se vice-prefeita ao lado de Almeida Sousa. Agora, o município de Igarapé do Meio aguarda com apreensão a recuperação da sua nova prefeita, que traz consigo a esperança de um futuro promissor para a cidade.
Uma nova pesquisa de intenção de voto sobre a eleição do segundo turno em Imperatriz foi divulgada nesta sexta-feira(25). O levantamento foi feito pelo Instituto Econométrica que entrevistou1000 eleitores nos dias 20 a 22 de outubro. Nesta pesquisa, Rildo Amaral (PP) tem vantagem de mais de 21 pontos em relação a sua adversária, Mariana Carvalho (Republicanos).
Pelo cenário espontâneo, Rildo Amaral aparece com 57,2% das intenções de voto. Já Mariana Carvalho alcança 35,1%. Nenhum dos candidatos soma 2,4% e não sabe ou não respondeu, 5,3%.
Na pesquisa estimulada, Rildo tem vantagem maior. Ele aparece com 58,3% contra 36,7% de Mariana. Nenhum dos candidato alcança 3,4% e não sabe ou não respondeu soma 1,6%.
Entre os entrevistados que disseram votar em Rildo Amaral, 94,3% disseram que não irão mudar o voto e outros 5,7%, sim. Já em relação a Mariana Carvalho, 91,6% afirmaram que não mudam mais o voto e outros 7,9% disseram que podem mudar o voto.
Sobre a expectativa de vitória, 64,6% afirmam que o próximo prefeito de Imperatriz será Rildo Amaral. Já para 26,9% afirmam que a próxima gestora da cidade será Mariana Carvalho.
No cenário de rejeição os números são esses: Mariana Carvalho soma 53,1% e Rildo Amaral, 31,8%.
Dados
O Instituto Econométrica ouviu 1000 eleitores nos dias 20 a 22 de outubro. A pesquisa, que tem o registro na Justiça Eleitoral com o protocolo MA-09683/2024, tem a margem de erro de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança de 95%. (Imirante)
Projeto de Lei nº 242, de autoria do deputado Jota Pinto, prevê que, mesmo que o veículo esteja no reboque, será necessária a liberação
Deputado Jota Pinto é autor do Projeto de Lei nº 242, que foi aprovado na sessão desta quinta-feira
O Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão desta quinta-feira (24), o Projeto de Lei nº 242, de autoria do deputado Jota Pinto (Podemos), que proíbe o reboque dos veículos estacionados em local proibido quando o proprietário ou o condutor do veículo estiver presente.
De acordo com o projeto, mesmo que o veículo esteja guinchado ou em cima do reboque, será necessária a liberação do mesmo. O projeto não impede as demais sanções cabíveis pelo estacionamento irregular.
O responsável pelo veículo rebocado não será obrigado a pagar a diária de permanência no depósito público, nem a taxa pelo uso do reboque, se provar que estava presente à autuação pela infração e não lhe foi permitido cumprir a remoção do veículo.
O projeto diz que servirá de prova da presença do responsável, dentre outros meios, fotografia ou vídeo do momento do içamento do veículo, em que a imagem do responsável possa ser vista, juntamente com seu veículo e o reboque.
Autoria da proposição foi do deputado Arnaldo Melo
Homenagem da Assembleia Legislativa do Maranhão ao médico José Márcio Leite Soares
A Assembleia Legislativa do Maranhão concedeu, em sessão solene realizada nesta quinta-feira (24), a Medalha do Mérito Legislativo ‘Manuel Beckman’ ao presidente da Academia Maranhense de Medicina (AMM), médico, escritor e professor José Márcio Soares Leite. A autoria da proposição foi do deputado Arnaldo Melo (PP).
Participaram do evento autoridades, profissionais da área da saúde, professores, acadêmicos, dirigentes de entidades, amigos e familiares do homenageado. O ato solene foi presidido, alternadamente, pelos deputados Arnaldo Melo e Jota Pinto (Podemos), com a presença dos deputados Vinicius Louro (PL), Zé Inácio (PT) e Davi Brandão (PSB).
Homenagem foi proposta pelo deputado Arnaldo Melo, que disse se sentir privilegiado em poder entregar a Medalha ‘Manuel Beckman’ a José Márcio Leite
Compuseram a mesa de honra, dentre outras autoridades, o presidente do Conselho Regional de Medicina do Maranhão (CRM/MA), José Albuquerque de Figueiredo Neto; o corregedor do CRM/MA, Cláudio de Rezende Araújo; a conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA) Flávia Gonzales Leite; o ex-deputado estadual Fábio Braga; a ex-deputada estadual Helena Helluy; a ex-prefeita de São Luís e ex-deputada estadual Conceição Andrade; a ex-prefeita de São Luís Gardênia Gonçalves e o ex-reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado.
José Márcio Leite proferiu emocionado discurso de agradecimento, no qual dirigiu agradecimentos, em especial, ao deputado Arnaldo Melo e à presidente da Alema, deputada Iracema Vale
Reconhecimento
Na saudação ao agraciado, Arnaldo Melo disse se sentir privilegiado em poder render homenagem ao médico José Márcio Leite, cujo trabalho em favor da causa da saúde transcendeu os limites do Maranhão.
“Esta Casa, por unanimidade, aprovou a concessão dessa que é a maior honraria do Poder Legislativo Estadual ao Dr. José Márcio Soares Leite. É um reconhecimento e uma forma de agradecer pelos relevantes serviços por ele prestados ao Maranhão e ao Brasil no exercício dos diversos cargos públicos exercidos, dentre eles, o de secretário municipal de Saúde de São Luís, secretário de Estado da Saúde do Maranhão e coordenador do Curso de Medicina da Universidade Ceuma. É uma homenagem revestida de justiça e reconhecimento”, ressaltou.
“É um reconhecimento por ele ser um homem público que tem prestado serviços especialmente à saúde maranhense. Foi com ele que municipalizamos a saúde em São Luís e enfrentamos outros grandes desafios na área. Esse é um momento de reconhecimento”, afirmou a ex deputada e ex-prefeita de São Luís Conceição Andrade.
Diversas autoridades participaram da homenagem, incluindo deputados, ex-deputados, ex-prefeitos e colegas de profissão de José Márcio Leite
Agradecimento
José Márcio Soares Leite proferiu discurso no qual dirigiu agradecimentos, em especial, ao deputado Arnaldo Melo e à presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (PSB), bem como aos demais parlamentares.
“Este momento é, sem dúvida, um dos marcos mais significativos da minha trajetória de vida, tanto pessoal quanto profissional. Ser condecorado com a maior distinção concedida por esta Casa muito me honra. Meu sentimento de gratidão à Assembleia pelo reconhecimento ao trabalho de toda uma vida dedicada à saúde pública, sem favorecimentos indevidos, mas com um lastro científico e moral”, disse José Márcio Leite Soares.
Trajetória
José Márcio Soares Leite é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professor aposentado do Departamento de Saúde Pública da UFMA. Médico auditor aposentado do Ministério da saúde. Dentre outros cargos, foi secretário municipal de Saúde de São Luís, secretário de Estado da Saúde do Maranhão, diretor de Planejamento do Hospital Universitário da UFMA e presidente da Comissão Inter Gestores Bipartite do Maranhão. É membro do Conselho de Gestão Estratégica das Políticas Públicas do Governo do Maranhão. Atualmente, exerce o cargo de professor de pós-graduação da Universidade Ceuma.
A Polícia Federal deflagrou, em ação conjunta com a Coordenação Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP), na manhã desta quinta-feira (24/10), a Operação El Camino para combater organização criminosa interestadual, com atuação nos estados do Piauí e Maranhão, especializada na prática de fraudes previdenciárias com saques de benefícios de titulares fictícios e pessoas já falecidas.
Policiais federais cumprem sete mandados judiciais, sendo três mandados de prisão temporária e quatro de busca e apreensão em Caxias/MA e Pedreiras/MA. As ordens judiciais foram expedidas pelo Juízo da 3ª Vara Federal da capital piauiense.
A investigação teve origem a partir de uma prisão em flagrante em Teresina para apurar o uso de documentos falsos, bem como saque indevido de benefícios previdenciários e assistenciais.
Os documentos pessoais fraudados eram utilizados para realizar prova de vida e saques indevidos de benefícios junto ao INSS e às instituições bancárias. O grupo criminoso também agrupava e transportava idosos falsários até as agências bancárias para efetuar os saques indevidos dos benefícios.
Foi possível identificar 314 benefícios atrelados ao esquema, sendo que em 108 deles já foi confirmada fraude. O montante do prejuízo efetivado ao INSS referente aos saques indevidos totaliza mais de R$ 10 milhões. A operação, ainda, evitou desvios de recursos públicos na ordem de R$ 44 milhões.
Os envolvidos poderão responder pelos crimes de estelionato, organização criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso, além de outros que possam ser identificados ao logo do processo investigatório.
Desembargador Froz Sobrinho e o Desembargador Raimundo Neris
Nesta quarta-feira (23/10), o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) testemunhou um momento marcante com a posse do juiz Raimundo Nonato Neris Ferreira como novo desembargador. O ato solene ocorreu na Sala das Sessões Plenárias do TJMA, presidido pelo desembargador Froz Sobrinho, atual presidente do Tribunal.
Raimundo Neris, que já atuava como desembargador substituto desde outubro de 2023, foi promovido ao cargo pelo critério de antiguidade. A vaga foi aberta após a aposentadoria voluntária do desembargador Samuel Batista, que também esteve presente na cerimônia. O corregedor-geral da Justiça, desembargador José Luiz Almeida, manifestou-se favoravelmente à nomeação, confirmando a ascensão de Neris ao Tribunal.
Na sessão plenária, o desembargador Joaquim Figueiredo sugeriu que, embora o Regimento Interno do Tribunal e a Lei Orgânica da Magistratura Nacional não prevejam aclamação, o novo desembargador, que já colaborava com o TJMA há um ano, fosse aclamado em reconhecimento aos seus serviços. A sugestão foi prontamente acatada, e Raimundo Neris foi conduzido ao centro do plenário pelos desembargadores Bayma Araújo e Maria do Socorro Carneiro, sob aplausos dos presentes.
Visivelmente emocionado, o novo desembargador expressou sua gratidão e reafirmou seu compromisso com a Justiça: “Estou profundamente emocionado, naturalmente, mas muito convicto de que chego aqui abrindo – eu mesmo – as portas desta Corte, para nela ingressar, e mantendo, como sempre mantive, o meu compromisso, conforme declarado ainda há pouco, com o Poder Judiciário, com a Justiça, com a lei e com a sociedade do nosso país”, afirmou Neris, ao lado do presidente Froz Sobrinho, após prestar juramento e assinar o Termo de Posse e Compromisso, lido pela diretora do TJMA, juíza Ticiany Gedeon Palácio.
A posse de Raimundo Neris reforça a continuidade da tradição do Tribunal de Justiça do Maranhão de valorizar os magistrados de carreira, especialmente aqueles com longa experiência e compromisso com a justiça maranhense.