Blog Veja Agora | Com Junior Araujo - Notícia com veracidade dos fatos

Em Brasília, vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, cumpre agendas com AGU e MEC

Reunião com ministro substituto da AGU, Flavio Roman e equipe


O vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, está em Brasília cumprindo agenda institucional. Em sua primeira parada na Capital Federal, Felipe Camarão esteve na Advocacia-Geral da União (AGU), onde reuniu com o ministro em Exercício e Adjunto do Advogado-Geral da União e Advogado-Geral da União Substituto, Flavio José Roman, para tratar sobre o bloqueio dos 15% referente ao Precatório do Fundef, destinados aos professores do Maranhão.

Durante a reunião, que contou ainda com a participação da advogada da União, Clara Rachel, o vice-governador do Maranhão pediu intercessão dos advogados para que este bloqueio seja revisto ou, ainda, para que a pauta retorne ao Plenário para julgamento.

Na oportunidade, Felipe Camarão, solicitou aos advogados da AGU que este mesmo acordo prevaleça para as Prefeituras Municipais maranhenses que ainda não receberam os repasses, como é o caso de municípios como: São Domingos do Maranhão, São João dos Patos, Matinha, Riachão e Arari.

“Minha luta continua sendo pela educação. Aproveitei minha vinda à Brasília para reunir com o ministro em exercício, Flávio Roman, e a Advogada da AGU, Clara Rachel, para tratarmos dessa pauta tão importante que é a liberação dos 15% dos Precatórios do Fundef, para professores da Rede Pública Estadual e os recursos também para as Prefeituras Municipais maranhenses. Estou confiante de que teremos o apoio da AGU nesse processo. Seguimos trabalhando para que a educação do Maranhão siga avançando”, declarou o vice-governador Felipe Camarão.

Reuniões no Ministério da Educação

Reunião no MEC, na SECADI, com a secretária Zara Figueiredo e equipe

Ainda em Brasília, Felipe Camarão, esteve no Ministério da Educação (MEC) a convite da secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI), Zara Figueiredo, para participar de reunião sobre educação ambiental, educação de quilombolas e indígenas, e Projovem.

Na pauta, a construção de mais de 20 escolas voltadas às educações indígena e quilombola, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), além da implementação de mais bolsas do Projovem para os estudantes maranhenses.

“Um grande satisfação ser convidado pela professora Zara Figueiredo para vir ao MEC debater temas tão importantes para a educação do nosso estado. Por meio do PAC, serão construídas 11 escolas indígenas e 11 escolas quilombolas em diversas comunidades do Maranhão. Saio daqui imbuído da missão de articular junto às prefeituras municipais, comunidades indígenas e quilombolas a melhor forma para que esses investimentos cheguem para o nosso estado. E, assim, trabalharemos juntos, sob a liderança do ministro Camilo, do presidente Lula e do governador Carlos Brandão, para seguirmos avançando na educação do nosso estado. Continuamos firmes e fortes lutando pela educação do Maranhão”, acrescentou Felipe Camarão.

Reunião com representantes da SERES, para tratar da Universidade Católica no Maranhão

Ainda no MEC, o vice-governador reuniu, também, com Marta Abramo, titular da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior. Com a secretária da SERES, a pauta versou sobre o processo de recredenciamento da Universidade Católica do Maranhão, instituição que oferta Cursos de Teologia, Filosofia, entre outros, e é responsável pela formação de padres em todo o estado.

Camarão agradeceu a receptividade da secretária e disse estar confiante no compromisso do Governo Federal em agilizar o processo de recredenciamento da Instituição de Ensino, parado desde 2018.

“Vim a pedido da Arquidiocese de São Luís, além das dioceses dos interiores. Agradeço toda a receptividade que tivemos e pelo diálogo muito produtivo. Acredito que agora, na gestão do presidente Lula e do ministro Camilo, conseguiremos agilizar esse processo e fazer essa medida de justiça junto à comunidade católica do nosso estado. Avalio nossas reuniões aqui no Ministério como extremamente positivas para a educação do nosso estado. Seguiremos avançando”, finalizou Camarão.

Prefeito Eleito de Matinha, Nilton Everton, Realiza Reunião de Alinhamento para a Gestão de 2025

Prefeito Eleito Nilton Everton e Vice-Prefeito Eleito Cabeça de Sebastião

Em preparação para assumir a administração de Matinha a partir de janeiro de 2025, o prefeito eleito Nilton Everton participou, nesta quarta-feira, de uma reunião de alinhamento estratégico para sua futura gestão. A reunião teve como objetivo principal traçar diretrizes e garantir a continuidade das ações que vêm sendo realizadas pela atual prefeita, Linielda de Eldo.

Nilton Everton destacou a importância dos diálogos realizados, enfatizando que o encontro foi muito importante para consolidar uma transição harmoniosa e definir os próximos passos para o desenvolvimento do município. “Seguimos nos alinhamentos para nossa Gestão de 2025, diálogos de suma importância, para que possamos articular e dar continuidade ao excelente trabalho desenvolvido pela nossa Prefeita, Linielda de Eldo”, afirmou o prefeito eleito.

Ele também expressou a importância do trabalho em equipe para alcançar o sucesso na administração pública, afirmando: “O segredo de um grande sucesso está no trabalho de uma grande equipe.” A fala ressalta o compromisso de Nilton em liderar uma gestão colaborativa e voltada para os interesses dos cidadãos de Matinha.

Ao lado do vice-prefeito eleito, Cabeça de Sebastião, Nilton Everton reafirmou que o foco de sua futura gestão será pautado pela fé e pela determinação para enfrentar os desafios que surgirem. “Seguindo em frente, com fé e determinação!”, concluiu o prefeito eleito, transmitindo otimismo e segurança em sua futura liderança.

A expectativa dos munícipes é que o próximo ano traga continuidade e avanços, impulsionados pela nova administração.

Veja Agora: Ministro André Fufuca Critica Decisão de Remover Detinha do Comando do PL Mulher no Maranhão e Declara Solidariedade

O ministro dos Esportes, André Fufuca, manifestou-se em solidariedade à deputada federal Detinha (PL) após sua destituição do cargo de presidente do PL Mulher no Maranhão, uma decisão anunciada recentemente pela Executiva Nacional do partido. Em uma publicação nas redes sociais, Fufuca não poupou palavras ao criticar o movimento liderado pela ex-primeira-dama Michele Bolsonaro, que classificou como uma “injustiça” e um “desrespeito” ao trabalho que Detinha desenvolveu para o partido e para os maranhenses.

A decisão da Executiva Nacional foi comunicada em um vídeo, no qual Michele Bolsonaro, ao lado de Flávia Berthier, vereadora recém-eleita em São Luís, apresentou-a como a nova presidente do movimento feminino do partido no estado. Durante o anúncio, Michele reconheceu o empenho e dedicação de Detinha na construção do PL Mulher no Maranhão, mas justificou a troca como uma “necessidade de uma nova liderança.”

O episódio gerou reações entre os membros do Partido Liberal, que demonstraram apoio a Detinha e destacaram a importância de sua atuação na consolidação da presença feminina no partido no Maranhão. Sob sua liderança, o PL Mulher contribuiu significativamente para o aumento da representatividade feminina, colocando o Maranhão entre os estados com o maior número de prefeitas eleitas pelo PL.

Para muitos, a liderança de Detinha no PL Mulher não só fortaleceu o partido no estado, mas também garantiu avanços expressivos na inclusão de mulheres na política, o que torna a sua destituição um ponto de questionamento entre aliados e apoiadores.

Adora São Luís 2024:O maior Evento Gospel do Maranhão acontece em Dezembro

A capital maranhense será palco do maior evento gospel do estado, o Adora São Luís, que chega à sua terceira edição e promete atrair milhares de fiéis e caravanas de diversas regiões. O evento, que tem entrada gratuita, acontecerá de 12 a 14 de dezembro, no Anel Viário, um dos locais mais estratégicos e de fácil acesso em São Luís.

A expectativa para esta edição é alta, com a presença confirmada de grandes nomes da música gospel nacional. Entre os artistas estão Fernandinho, conhecido por sucessos como “Faz Chover” e “Grandes Coisas”, a dupla Jeferson e Suellen, com suas canções inspiradoras. Valesca Mayssa, revelação da música cristã, Julliany Sousa e Kellen Byanca também farão parte da programação, além da consagrada cantora Cassiane, trazendo ao público um repertório recheado de louvores que marcaram gerações.

Além das apresentações musicais, o evento contará com ministrações da Pastora Camila Barros, figura de destaque no meio evangélico, conhecida por suas pregações impactantes.
Desde a sua primeira edição, o Adora São Luís vem crescendo em público e estrutura e rapidamente se tornou referência entre os grandes encontros de adoração do Nordeste, o que reforça a relevância do Adora São Luís no cenário nacional.
Para mais informações, acompanhe a página oficial do evento no Instagram: @adorasaoluis

Prefeito Eleito de Cajapió, Dr. Rômulo, Busca Apoio para Agricultura em Encontro com Presidente do Fiema/Senar

Em uma reunião significativa para o futuro da agricultura em Cajapió, o prefeito eleito Dr. Rômulo (PSB), esteve com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Raimundo Coelho. O encontro teve como objetivo discutir políticas públicas e buscar mais apoio para os agricultores locais, reconhecendo a importância do setor agrícola para o desenvolvimento da economia da cidade.

Dr. Rômulo, que é sobrinho do atual prefeito Dr. Marcone, ressaltou a importância de dar continuidade ao trabalho realizado por seu tio, que termina sua gestão com grande ênfase em avanços na infraestrutura e em políticas públicas essenciais para a população. O prefeito reeleito, Dr. Marcone, é amplamente reconhecido na região por seus esforços para desenvolver Cajapió e garantir melhores condições para os moradores.

Durante a reunião, Dr. Rômulo destacou a necessidade de novas parcerias e de investimentos que fortaleçam a produção agrícola, garantindo mais oportunidades para os agricultores cajapioenses. Raimundo Coelho, presidente do Fiema/Senar, mostrou-se disposto a colaborar e a buscar soluções para as demandas apresentadas, enfatizando a importância da capacitação e do apoio técnico para o setor.

A expectativa é de que, com o apoio do Fiema/Senar, Cajapió consiga implementar novos programas que beneficiem a classe agrícola e contribuam para o crescimento econômico do município. Dr. Rômulo reforçou seu compromisso em continuar a trajetória de desenvolvimento iniciada por seu tio, Dr. Marcone, e trabalhar para construir um futuro promissor para todos os Cajapioenses.

Trump vence eleição e promete “maior retomada econômica da história dos EUA”

Donald Trump

Na terça-feira (5), o candidato republicano Donald Trump, de 78 anos, garantiu votos suficientes para retornar à presidência dos Estados Unidos, em uma vitória confirmada na manhã desta quarta-feira (6). O resultado representa uma reviravolta política e um novo capítulo na história recente do país.

Durante a celebração da vitória, o vice de Trump, senador JD Vance, destacou o marco histórico do resultado de 2024, chamando-o de “a maior reviravolta política da história dos EUA”. Vance reforçou o compromisso da nova gestão com o crescimento econômico. “Vamos conduzir a maior retomada econômica da história dos EUA, sob a liderança de Donald Trump”, afirmou.

Apesar da projeção da CNN não ter cravado a vitória de Trump, o republicano já era considerado o favorito com 266 delegados, enquanto sua adversária, a democrata Kamala Harris, ainda não se pronunciou sobre o resultado.

Em seu discurso, Trump também agradeceu o desempenho dos candidatos republicanos que garantiram o controle do Senado. A expectativa é que o partido assegure, ainda, a maioria na Câmara dos Representantes, o que pode fortalecer o novo governo em futuras negociações legislativas.

Trump acompanhou a contagem de votos ao lado de centenas de apoiadores reunidos no centro de convenções do condado de Palm Beach, em um clima de comemoração e otimismo para o novo mandato que se aproxima.

Prefeito de São Vicente Ferrer, Adriano Freitas, reúne-se com Ministro das Comunicações em Brasília

O prefeito reeleito de São Vicente Ferrer, Adriano Freitas (União Brasil), esteve em Brasília para uma reunião com o ministro das Comunicações e deputado federal, Juscelino Filho, seu correligionário. Durante o encontro, o ministro parabenizou Freitas pela recente vitória nas urnas e destacou a importância do trabalho conjunto em prol do desenvolvimento de São Vicente Ferrer.

“Também recebi hoje o amigo Adriano Freitas, prefeito de São Vicente Ferrer/MA, a quem parabenizei pela reeleição. Também tratamos de importantes demandas do município”, comentou Juscelino Filho em suas redes sociais, evidenciando o compromisso com as necessidades locais.

Adriano Freitas tem sido um defensor constante do progresso e desenvolvimento de São Vicente Ferrer, realizando investimentos que buscam melhorar a qualidade de vida dos moradores. O prefeito se destacou ao longo de seu primeiro mandato por implementar políticas públicas e projetos que elevaram os padrões de infraestrutura e serviços no município. Com sua reeleição, ele reforça o compromisso de seguir transformando a cidade e atendendo as necessidades de cada vicentino.

A parceria com o governo federal, fortalecida pela presença de Juscelino Filho no Ministério das Comunicações, promete trazer ainda mais benefícios para São Vicente Ferrer.

Osmar Filho parabeniza Carlos Brandão e eleitos por desempenho no pleito municipal

Após um período de afastamento, o deputado estadual Osmar Filho (PDT) retomou, nesta terça-feira (5), sua cadeira na Assembleia Legislativa do Maranhão. Em sua primeira intervenção na tribuna, aproveitou para felicitar os prefeitos e vereadores eleitos no recente pleito municipal: “Me coloco à disposição de todos para que possamos contribuir na construção de um estado cada vez mais forte”.

O deputado também elogiou o governador Carlos Brandão (PSB) pelo resultado expressivo obtido nas eleições em todo estado e pela sua iniciativa de reunir os prefeitos e vice-prefeitos eleitos, independente de bandeira partidária, quando colocou sua administração à disposição para trabalhar por todo o Maranhão. “Foi mais uma demonstração de que o Governador é um gestor municipalista”, pontuou o pedetista.

Afastado do cargo desde julho, Osmar continuou atuando em prol da população que o elegeu, sem interromper suas atividades de apoio às comunidades locais. Nesse período, ele também se dedicou ao apoio de campanhas políticas em todo o estado, incluindo a de sua esposa, Clara Gomes (PSD), que foi eleita vereadora de São Luís, e de diversos candidatos às prefeituras e câmaras municipais.

Por: Mirlene Bezerra
Foto: Biaman Prado